sexta-feira, 6 de abril de 2012

A onda Bolsonaro e o despertar do neonazismo

Hoje, o Brasil tem cerca de 300 células neonazistas. Segundo a antropológa Adriana Dias, mestre pela Unicamp e que estuda o tema há dez anos, cerca de 150 mil brasileiros baixam mensalmente mais de cem páginas com conteúdos nazistas. Desse total, 15 mil são líderes e coordenam as incitações de ódio na internet.




Confira no sítio da CartaCapital

Basta de violencia contra nossas lideranças!!


A presidente do sindicato dos trabalhadores nas indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Rio do Sul e região (SITITEV) Zeli da Silva, participava de uma manifestação em frente a uma empresa em Agrolândia na tarde de ontem (04), quando foi covardemente agredida. 

Zeli da Silva que buscava informar os trabalhadores de seus direitos foi agredida com um pedaço de pau desferido por um dos proprietarios da empresa que acertou o rosto de Zeli da Silva. Zeli da Silva foi encaminha ao pronto socorro do Hospital Regional onde teve que passar por procedimentos emergencias provocados pelo golpe desferido contra ela na tarde de ontem. A sindicalista registrou boletim de ocorrencia e ingressara na justiça contra o agressor.






Confira no blog Desnaturalizar o Natural.

Primeiro queimaram sua casa, depois tiraram sua vida. Como a traballhadora Dinhana Nink entrou na mira do crime organizado na Amazônia


Dinhana Nink, 27 anos, foi uma das pessoas mais corajosas que entrevistei nos 8 dias que passei investigando a violência no sul do Amazonas para a Agência Pública. Entre tantas histórias sobre pistoleiros que saqueiam, agridem e matam quem se opõe ao corte das árvores, ela foi uma das poucas entrevistadas que me recebeu de cabeça erguida e não teve medo de mostrar o rosto:
- Bote meu nome aí, eu vou falar sim. Eles mandaram calar a boca, mas eu não calo.
Mas não há recompensa para a coragem na Amazônia. Dinhana foi morta com uma bala no peito na madrugada da última sexta, dia 30. (...)


Continue lendo no Jezebel

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chile aprova lei contra discriminação após morte de jovem gay

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta quarta-feira a maioria dos artigos de uma lei que pune a discriminação por orientação sexual ou religiosa. A lei, que tramitava no Congresso desde 2005, foi votada após a morte de Daniel Zamudio, um homossexual de 24 anos que agonizou por três semanas após ser surrado por um grupo de neonazistas.


Continue lendo no Correio do Povo

O Facebook pode destruir o seu cérebro!

Das 845 milhões de pessoas cadastradas no Facebook, 483 milhões utilizam a rede social todos os dias. No ano passado, a empresa de pesquisas Nielsen revelou que o tempo médio gasto no Facebook é de pelo menos quatro horas mensais, e que alguns de nossos hábitos têm sido alterados pela maneira como nos portamos na rede - isso inclui dormir pouco, beber, fumar, entre outros exemplos.


Continue lendo no Olhar Digital

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Após Malvinas, ditadura brasileira temia queda de Galtieri

Documentos da chancelaria brasileira dos anos 80 revelam os temores da ditadura de João Batista Figueiredo diante do fracasso de seus pares argentinos. Documentos mostram apreensão da ditadura com as Mães da Praça de Maio e o retorno dos "subversivos". Telegramas registram que embaixador em Londres, Roberto Campos, intercedeu para a liberação do repressor da ESMA, Alfredo Astiz, que foi deportado de Londres para a Argentina em um avião que fez escala no Rio de Janeiro, a bordo do qual viajaram diplomatas brasileiros. O artigo é de Dario Pignotti.    

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR