sábado, 14 de abril de 2012

O DISPOSITIVO ENTRA EM CENA


Passado o primeiro momento de perplexidade e catatonia, depois que  savonarolas, bicheiros e jornalistas  foram flambados nas próprias chamas, o dispositivo midiático demotucano se recompõe. A pasmaceira aos poucos recupera a afinação cúmplice de um coral de igreja: o importante no primeiro momento  é confundir. A desempenadeira torta da suspeição entra em campo para nivelar partidos  e reputações. A mensagem é martelada: a política é uma confederação de quadrilhas; todos os gatos são pardos.  



Vejam o texto completo em CARTA MAIOR(14.04.2012)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Morre Raymond Aubrac, um dos líderes da Resistência Francesa





Raymond Aubrac, importante figura da Resistência Francesa durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, morreu na noite de terça-feira, aos 97 anos de idade, em um hospital de Paris, informou sua filha.
Nascido Raymond Samuel, filho de pais judeus deportados para Auschwitz, ele e sua mulher, Lucie Bernard, adotaram o nome de guerra Aubrac após entrarem para a Resistência.


Mais na Folha.com
Foto por Joel Saget para a France Presse - 05/05/2009.

A Polônia volta a ser lembrada por sua colaboração com a CIA

O caso dos prisioneiros secretos da CIA, por muito tempo retido como interesse do Estado, volta a assombrar a Polônia. Na terça-feira (27), o jornal “Gazeta Wyborcza” revelou que o ex-chefe da agência de inteligência, Zbigniew Siemiatkowski, foi indiciado como parte de um inquérito sobre a existência de um centro de detenção americano na Polônia, entre 2002 e 2003. Por essa prisão teriam passado islamitas, no contexto da “guerra contra o terrorismo” iniciada após os atentados do 11 de setembro de 2001.

A procuradoria não quis confirmar essa informação, mas o indiciado se encarregou disso, explicando que ele se recusaria a depor diante da Justiça em nome da segurança nacional. Siemiatkowski está sendo processado por “privação ilegal de liberdade” e “uso de castigos corporais” contra prisioneiros. Portanto, o Estado polonês é suspeito de ter tolerado a tortura, praticada por agentes estrangeiros.






A notícia, originária do Le Monde e reproduzida pelo UOL, está disponível em Colagens do Umbigo e da Mosca Azul

Projeto fotografa há 2 anos lanche de fast-food que não apodrece

A fotógrafa nova-iorquina Sally Davies celebrou nesta terça-feira (10) o segundo aniversário de seu projeto "Happy Meal" (Mc Lanche Feliz), que divulga na internet as imagens fotografadas quase diariamente de um hambúrguer comprado em 2010 em uma rede de fast-food e que, apesar da passagem do tempo, se conserva sem problemas.

"Eu demoro a acreditar que se passaram dois anos desde o dia em que o comprei. Eu pareço dois anos mais velha, mas para o hambúrguer o tempo não passa", explicou a fotógrafa, que iniciou seu experimento fotográfico em 10 de abril de 2010, quando adquiriu o lanche infantil em um estabelecimento da rede McDonald's.




Leia mais no UOL Entretenimento

terça-feira, 10 de abril de 2012

Morador de rua tem corpo queimado durante a madrugada e morre em bairro nobre do Recife


Um morador de rua morreu após ter o corpo incendiado durante a madrugada do domingo de Páscoa (8), em frente a uma padaria no bairro nobre de Boa Viagem, zona sul do Recife. Como o jovem não possuía documentos no momento do crime, a vítima não teve o nome identificado.
O IML (Instituto Médico Legal) do Recife informou apenas que ele tinha 1,70 metro e não apresentava marca de agressões por arma. A vítima, que aparentava ter 18 anos, teve o tórax e o rosto queimados e morreu ainda no local.
Segundo a Polícia Civil, as primeiras informações apontam que três pessoas que estavam perto da padaria momentos antes do crime são suspeitas do assassinato. Eles chegaram ao local onde o jovem dormia sob um colchonete, teriam derramado álcool e, em seguida, ateado fogo e fugido. Ao lado do corpo estava um documento sem foto, mas que pode não ser da vítima.

Mais no UOL Notícias

Itália tem dificuldade para manter patrimônio cultural

Quarto destino turístico mundial, a Itália sempre teve orgulho de seu patrimônio cultural, enriquecido por séculos de história – da era romana ao barroco, passando pelo Renascimento. Atualmente, no entanto, o país, estrangulado pelo peso de sua dívida colossal e pelos planos de austeridade em sequência, não tem conseguido manter seu tesouro, e vem sendo obrigado a pedir ajuda ao setor privado e ainda à União Europeia.

Em Roma, partes se desprenderam pela enésima vez do Coliseu, monumento que simboliza a capital, apesar de cercado pelo trânsito e enegrecido pela poluição. E, assim, o maior anfiteatro romano recebe, cada vez pior, seus seis milhões de visitantes. Por falta de dinheiro, o governo fez um apelo ao setor privado para patrocinar a restauração desta construção excepcional, e foi atendido pelo proprietário do grupo Tod's, Diego Della Valle, que prometeu investir 25 milhões de euros.




Continue lendo no Correio do Povo

domingo, 8 de abril de 2012

Espanha na mira


Jean-Claude Juncker, primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente
 do Eurogrupo, apertando o pescoço a Luis Guindos, ministro da 
Economia e da Competitividade do Governo espanhol de Mariano Rajoy

É a soberania e a democracia o que irrita os “mercados”. Mas, ainda que cada vez mais afundada na sua condição de protetorado, em Espanha todavia há eleições, greves e cidadania. A hora da verdade aproxima-se da Europa e a Espanha poderá ser o elo fraco da cadeia. Por Rafael Poch.

A grande mídia a serviço de quadrilhas organizadas

No Brasil, estamos assistindo estupefatos ao descortinamento do conúbio inacreditável entre setores da mídia e crime organizado: gravações feitas pela Polícia Federal com autorização da Justiça revelam que a maior revista do pais, “Veja”, teria sido regularmente pautada por bandidos que usam espiões privados, alguns egressos do antigo SNI, para muitas vezes forjar escândalos. O artigo é de J. Carlos de Assis.  

Vejam mais em CARTA MAIOR

SUICÍDIO, 'KALÁSHNIKOV' OU COMER LIXO?


 'O governo de ocupação de 'Tsolakoglou' (referência ao primeiro ministro grego que durante a guerra, em 1941, colaborou com a ocupação nazista do país) aniquilou qualquer possibilidade de sobrevivência para mim, baseada em uma aposentadoria digna que paguei por minha conta sem nenhuma ajuda do Estado, durante 35 anos. Dado que minha idade avançada  não me permite recorrer à força - embora se um grego empunhasse um Kaláshnikov, eu seria o segundo a fazê-lo -, não me restou qualquer  outra solução para um final digno; recuso-me a buscar comida no lixo. Tenho fé que um dia os jovens sem futuro se erguerão em armas e na praça Sintagma pendurarão os traidores da nação, como os italianos fizeram com Mussolini em 1945". (Bilhete deixado por Dimitris Christoulas, farmaceutico aposentado de 77 anos, que se matou com um tiro, nesta 4ª feira, a poucos metros do Parlamento grego.

Vejam em Carta Maior (08.04.2012)

Jornalões e bancos privados fazem parceira para esfolar os brasileiros nos juros

Os bancos privados estão plantando notícias nos jornalões (que publicam, servilmente), na vã tentativa de frear a queda da taxa de juros, puxada pelos bancos públicos BB, CEF e BNB.

É fácil entender essa parceria, onde os dois lados se unem para arrancar dinheiro do bolso do povo brasileiro.

O jeito dos bancos arrancarem o dinheiro todo mundo entende: esfolando o cliente nos juros.

Para os bancos privados conseguirem continuar esfolando os clientes nos juros, a alma do negócio é a propaganda, e é aí que a velha imprensa ganha seu quinhão.

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA