sábado, 7 de julho de 2012

AÇÃO URGENTE- ATIVISTAS EM RISCO NO BRASIL DEPOIS DO ASSASSINATO DE COLEGAS


No final de junho de 2012, os corpos de Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra, pescadores e membros ativos da AHOMAR, foram encontrados na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. Eles desapareceram depois de saírem para uma pescaria em 22 de junho de 2012. As investigações preliminares da divisão de homicídios da Polícia Civil indicam que ambos foram amarrados antes de serem afogados.
Os assassinatos ocorreram após constantes ameaças contra Alexandre Anderson de Souza, sua esposa, Daize Menezes de Souza, e outros membros da associação. As ameaças estão relacionadas a denúncias apresentadas pelo grupo contra a construção de um gasoduto na baía, e o dano ambiental que está ameaçando o modo de vida tradicional dos pescadores. Em 22 de maio de 2009, o tesoureiro da AHOMAR, Paulo César dos Santos, foi espancado e assassinado com um tiro na cabeça diante de sua esposa e filhos; no ano seguinte, Márcio Amaro, membro fundador da associação, também foi morto a tiros em sua casa. Nenhum dos casos foi solucionado. Alexandre Anderson afirma ter sobrevivido a seis atentados contra a sua vida nos últimos três anos.

Continue a ler, e veja como auxiliar, no blog da Anistia Internacional

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ao lado de Haddad, marido de Ana Maria Braga leva ‘mulherada’ para a campanhaAs ex-prefeitas Marta Suplicy e Luiza Erundina desfalcaram o evento, mas nem por isso faltou mulher na abertura formal da campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo. O candidato a vereador Marcelo Frisoni (PP), marido da apresentadora Ana Maria Braga, levou dois caminhões cheios de garotas vestidas em shorts e saias minúsculas para a caminhada inaugural de Haddad no centro de São Paulo.

.


.


As ex-prefeitas Marta Suplicy e Luiza Erundina desfalcaram o evento, mas nem por isso faltou mulher na abertura formal da campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo. O candidato a vereador Marcelo Frisoni (PP), marido da apresentadora Ana Maria Braga, levou dois caminhões cheios de garotas vestidas em shorts e saias minúsculas para a caminhada inaugural de Haddad no centro de São Paulo.




Leia mais no IG.  Foto de Ricardo Galhardo para o IG.



Serra com medo de Paulo Preto

O ex-governador José Serra já monitora a CPI.Uma nota na coluna de Azedo informa que, na segunda-feira, em São Paulo, reuniu-se com o líder do PSDB, Bruno Araújo (PE), para pedir mais empenho da bancada no sentido de protegê-lo.Serra disse que quer evitar que a CPI vire um palanque eleitoral para seus adversários o atacarem na disputa pela prefeitura de São Paulo.   
 

Uma borbulha e uma mancha branca surgem nas águas de El Hierro


Foto concedida pelo Grupo de Emergencias y Salvamento
 que avistou sobre o Mar de las Calmas uma borbulha
 e uma mancha branca. EFE

Os cientistas estão estudando sua origem, depois do aumento da atividade sísmica na região nos últimos dias.

O helicóptero do Grupo de Emergencias y Salvamento avistou sobre o Mar de las Calmas, a uns 180 metros da costa, uma borbulha e uma mancha branca, cuja origem os cientistas não puderam ainda determinar.

O Plano de Proteção Civil ante Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca) explicou que esta mancha e a borbulha foi vista num vôo de reconhecimento e o ponto onde está localizada é 27º 4.573 Norte y 18º03.761 Oeste. 

Vejam o texto original em Público.es ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Justiça condena ex-presidente da Vasp a oito anos de prisão

A Justiça Federal condenou o empresário Wagner Canhedo, ex-diretor presidente da Viação Aérea São Paulo (Vasp), a 8 anos, 8 meses e 17 dias de prisão por crime de apropriação indébita de contribuição previdenciária. O montante que Canhedo deixou de recolher aos cofres da Previdência, segundo cálculo da Procuradoria da República, alcança cerca de R$ 35 milhões.




Confira no IG

Relatório final sobre o acidente do voo AF 447 aponta falhas mecânicas, erros dos pilotos e falta de treinamento

O relatório final do inquérito sobre o acidente com o voo AF 447 da Air France, em 2009, foi divulgado nesta quinta-feira (5), em Paris, e mostrou que a tragédia foi provocada por erros dos pilotos e falta de treinamento da tripulação, que não soube agir frente a um problema mecânico apresentado pela aeronave. Outras falhas do avião podem ainda ter colaborado com a resposta equivocada dos pilotos. O documento foi apresentado pelo Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos da França (BEA, na sigla em francês), em uma coletiva de imprensa.




Mais no UOL Notícias

Golpe no Paraguai revela nova face da Operação Condor, diz ativista

Em entrevista à Carta Maior, o mais importante ativista dos direitos humanos paraguaio, Martin Almada, disse que o golpe que destituiu Fernando Lugo da presidência revela a atualidade da Operação Condor, a maior ação articulada de terrorismo de estado já imposta ao povo latino-americano. Para Almada, essa nova Condor é muito mais abrangente do que a iniciada em 1964, no Brasil: é mais suave, global e revestida de uma capa pseudodemocrática, por meio da cooptação dos parlamentos.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A "Frente Paraguaia" mostra os dentes

Bastou um golpe de Estado para catalisar a orfandade conservadora, que amargava indócil ostracismo no ambiente democrático e progressista que predomina no Brasil e na América do Sul. Veio do sofrido Paraguai - onde 2,5% da população detém 80% das terras - a senha para replicar cepas e esporões remanescentes de ditaduras e negócios contrariados ao longo desse processo.

O 'golpe democrático' contra Fernando Lugo aconteceu numa sexta-feira (22-06); rito expresso, cumprido em 33 horas. As bactérias conservadoras se alvoroçaram; mas ainda aguardariam o fim de semana para medir a espaço de adesão. Avaliado o risco, começaram a proliferar-se. A frente paraguaia pró-golpe manifestar-se-ia, primeiro, no Congresso.   

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Golpe


*Charge do Kayser -  ('Está crescendo...')

Descoberta uma nova partícula que poderia ser o bóson de Higgs.

Cientistas da Organização Européia para a Investigação NucleaR (CERN) encontraram uma nova partícula subatômica compatível com a teoria do bóson de Higgs, a única peça que faltava descobrir no quebra-cabeças das partículas elementares, mas ainda não houve uma confirmação com certeza científica.

Vejam o texto original em RT ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Aniversário (114°) do desembarque ianque em Cuba: Recordando outro Dia-D


Dallas Darling
Asia Times Online


Diferentemente do tenente Horace Henderson que escreveu:

“Notei que nada se movia sobre a praia exceto uma niveladora. A praia estava coberta de escombros, embarcações afundadas e veículos destruídos. Vimos muitos corpos na água.... Saltamos a água que nos chegava ao peito e atravessamos para a outra margem. Então vimos que a praia estava literalmente coberta de corpos de soldados ianques;” [1]
Richard Davis informou:
“Logo o mar estava salpicado com fileiras de barcos brancos cheios de homens envoltos em cobertores brancos com armas apontadas em todas as direções, balançando-se na água, enquanto uns barcos que pareciam de papel se aproximavam mais e mais. A cena era estranhamente parecida com uma regata..."[2]
Nessa semana, em 1898, o exército dos EEUU desembarcou em Playa Daiquiri, a 29 km a leste de Santiago de Cuba. Foi claramente diferente do desembarque do Dia-D em 1944, também em junho, que ocorreu nas praias da Normandia, França. Durante os primeiros da invasão de Cuba, não houve Omahas nas quais forte fogo de metralhadoras, morteiros e tanques alemães destroçou milhares de soldados ianques. Não houve uma Luftwaffe lançando bombas e metralhando soldados que se arrastavam pelo solo. Não havia alemães caindo enquanto navios de guerra disparavam contínuos bombardeios. Não havia armadilhas mortais repletas de sangue[3] ou serviços religiosos para enterrar os mortos. 

Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

terça-feira, 3 de julho de 2012

Clínicas enfrentam falta de vacina contra a gripe A

Com o aumento na procura pela vacina contra a gripe A (H1N1), algumas clínicas particulares do Estado já registram falta da dose. Os locais são procurados por pessoas que não fazem parte dos grupos de risco da doença, conforme determinação do Ministério da Saúde. Para idosos, doentes crônicos, profissionais da saúde, indígenas, gestantes e crianças com idade entre seis meses e dois anos, a dose está disponível gratuitamente nos postos de saúde, que receberam mais doses nesta semana. 

Nas ruas, principalmente junto a hospitais ou emergências, as máscaras, que se tornaram símbolo da primeira onda da gripe A em 2009, já começaram a aparecer. Elas são recomendadas no caso de pacientes que estão com sintomas de gripe para evitar que a transmissão do vírus seja ampliada. 




Mais no Correio do Povo

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Presidente do Barclays renuncia para tentar abafar escândalo de taxas


Na quarta-feira, o Barclays anunciou que pagaria 290 milhões de libras - aproximadamente 450 milhões de dólares - para encerrar as investigações das autoridades britânicas e americanas sobre tentativas de manipulação das taxas interbancárias Libor e Euribor.
Essas taxas definem o preço ao qual os bancos emprestam dinheiro, mas também indiretamente os preços dos créditos para as famílias e as empresas.
Este caso teve uma grande repercussão na Grã-Bretanha e o diretor-geral do Barclays, o norte-americano Bob Diamond, está convocado para comparecer na próxima quarta-feira perante uma comissão parlamentar britânica para dar explicações e informar o que sabia destas práticas.
Este executivo americano, muito impopular porque se converteu no símbolo dos excessos das finanças da Grã-Bretanha, segue sob pressão depois da renúncia de Agius.

Professores têm contrato rompido por não atenderem convocação


Cinquenta e sete professores do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) tiveram os contratos rompidos com o Governo do Estado da Bahia por não acatarem a convocação de retorno imediato às salas de aula, segundo informações da Secretaria de Administração do Estado (Saeb). O desligamento dos profissionais foi oficializado em divulgação no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (28).
No mesmo dia, foi publicado no documento o afastamento de três professores efetivos, com punição aplicada a eles de processo admnistrativo por indisciplina, de acordo com a Saeb. Os três serão punidos por adotarem comportamentos inadequados, como vandalismo e amaeças, ao tentar impedir aulas para estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, em Salvador.

Confira no G1

Desemprego na zona do euro registra nova máxima em maio


O desemprego na zona do euro registrou novo recorde de alta em maio, impulsionado pelas dispensas na França, Espanha e até na Áustria, uma vez que a crise da dívida que já dura dois anos e meio continua a afetar a frágil economia do bloco.
Cerca de 17,56 milhões de pessoas estavam sem emprego nos 17 países da zona do euro em maio, ou 11,1% da população que trabalha, uma nova máxima desde que começaram os registros na região em 1995, informou o escritório de estatísticas da UE nesta segunda-feira.

Vista como alimento ideal, soja pode se tornar vilã quando consumida em excesso

Cultivada há milênios pelos orientais, a soja é hoje reconhecida como uma das principais fontes de proteína e óleo vegetal do mundo – e o Brasil é um dos seus principais produtores. Este grão faz parte da família das leguminosas, assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. Tem alto valor proteico, é rico em ferro, cálcio, zinco, potássio, vitamina E e fibras - nutrientes importantes para a nossa saúde.

Durante um tempo, a soja foi vista como um “grão milagroso”, que poderia prevenir diversas doenças, como as cardiovasculares, colesterol alto, osteoporose, diabetes e até câncer. Porém, muitos estudos já realizados e outros ainda em curso apontam que a soja, como qualquer outro alimento, traz benefícios, mas pode ser prejudicial se consumida em excesso.




Leia mais no UOL Saúde

TEQUILA COM PIMENTA. E PÓLVORA.


"O México tem o homem mais rico do mundo (Carlos Slim) e 42% da população na pobreza; o salário mínimo atual é  28% menor, em termos reais, do que há 17 anos, quando sua economia  se fundiu a dos EUA , com o Nafta; nesse caldo de cultura de desigualdade e desesperança, o narcotráfico deita e rola e já fez mais de 50 mil cadáveres desde 2006. O conjunto será administrado nos próximos seis anos por um engomadinho, que, na forma, no conteúdo e no patrocínio midiático lembra muito Fernando Collor de Mello. Peña Nieto é mais o cadeado de um modelo falido --com design renovado-- do que um candidato de carne e osso. Nesse caldo de cultura, a rebelião da juventude mexicana contra a manipulação midiática  reflete  a emergência de uma cidadania que não aceita mais ser tutelada em seu discernimento nem fraudada no seu voto. Direto do México, Eduardo Febbro, ouviu  integrantes desse sopro de ar fresco no viciado sistema político local. O movimento Yosoy 132 criou um canal próprio de TV para cobrir o pleito e discutir temas da campanha com os candidatos e com os eleitores, o canal 131. "O problema central no México não está no fato de que os meios de comunicação e o poder político sejam cúmplices, mas sim que são a mesma coisa", dizem eles.(leia a reportagem nesta pág)."


 
(Carta Maior; 2ª feira/02/07/2012)

domingo, 1 de julho de 2012

Número de brasileiros com ensino superior aumenta mais de quatro vezes em dez anos

O número de brasileiros com ensino superior completo mais que quadruplicou nos últimos dez anos, passando de 5,5 milhões em 2000 para 25,5 milhões em 2010. Os dados são do último Censo Demográfico do IBGE e foram organizados pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e cedidos à Rede Brasil Atual pela organização social Educafro.

Percentualmente, o país passou de 2,7% da população com ensino superior para 13,39% nos últimos dez anos. O número de mestres e doutores também aumentou, passando de 0,18% para 0,83%, de acordo com os dados. Apesar do crescimento, o percentual ainda é considerado baixo e pode ser um entrave para o projeto de desenvolvimento do país, de acordo com a especialista em políticas públicas educacionais Maria Beatriz Luce. “Precisamos aumentar a escolaridade geral dos brasileiros para garantir acesso a novas tecnologias”. 




Leia mais na Rede Brasil Atual

Boca de urna: Candidato progressista é eleito prefeito na Cidade do México

O advogado Miguel Ángel Mancera, do PRD (Partido da Revolução Democrática) foi eleito neste domingo o novo prefeito da Cidade do México, uma dos maiores conglomerados populacionais do mundo. Segundo duas pesquisas de boca de urna divulgadas neste domingo pela imprensa local, ele deve ter recebido mais de 60% dos votos.

Uma pesquisa da firma GEA-ISA solicitada pelo grupo de mídia Milenio concede 61% a Mancera, postulado por uma coalizão integrada pelo PRD, PT (Partido do Trabalho) e Movimento Cidadão.




Mais no Opera Mundi

Boca de urna: Com 42% dos votos, Pena Nieto é o novo presidente do México e reconduz PRI ao poder


O advogado Enrique Peña Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), de apenas 45 anos, será o novo presidente do México pelos próximos seis anos, segundo os resultados das pesquisas de boca de urna divulgados neste domingo (01/07) logo após o fechamento das urnas pelo jornal El Universal.
Com 42% dos votos, o ex-governador do Estado do México derrotou o candidato progressista Andrés Manuel Lopez Obrador, do PRD (Partido da Revolução Democrática), que, assim como em 2006, amargou a segunda colocação, com 31%. A candidata Josefina Vasquez- Mota, do governista PAN (Partido da Ação Nacional), após dois mandatos consecutivos, teve de se contentar com o terceiro lugar, obtendo 24% da preferência dos mexicanos. Gabriel Quadri, do Panal (Partido da Nova Aliança), completou o quadro, com apenas 3%.


Mais no Opera Mundi

Capital, capitalismo e comunas

Para István Mészáros é essencial distinguir "capital" de "capitalismo", já que são fenômenos distintos, e afirma que a identificação conceitual de ambos é o que tem feito as experiências revolucionárias do século XX se mostrarem incapacitadas para superar o "sistema de metabolismo social do capital", isto é, o sistema caracterizado pela divisão hierárquica do trabalho, que subordina suas funções vitais ao capital. 

Vejam o texto original em REBELION.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Fora do ar “A Voz do Brasil”?

Os coronéis da mídia reunidos no 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão (Abert) querem a “flexibilização”(tirar do ar)do programa “A Voz do Brasil”.É a indefensável voracidade do grande empresariado do rádio em ter uma hora a mais de baixaria radiofônica, ou de rádio comercial e alienante.


Na semana passada, os coronéis da mídia reunidos no 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão (Abert) ouviram com gratidão o compromisso do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em atuar para que o mais antigo programa de rádio do mundo, A Voz do Brasil, tenha o seu horário de veiculação flexibilizado. Esse é um sonho acalentado pelos empresários para dar um passo célere para a extinção desta experiência prática de regulamentação informativa no Brasil. O sonho dos barões da mídia é antigo, nova é a conversão de setores da esquerda à flexibilização. Em ano eleitoral, declarações em favor das teses liberais são ainda mais valorizadas.  

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

La apropiación del ejemplo de la revolución cubana por la izquierda brasileña en los años sesenta

Imágenes de esperanza :: Fue a través de las propias experiencias brasileñas de lucha contras la dictadura de 1964, que el ejemplo cubano cobró sentido 


RESUMEN: A partir de los textos producidos por los militantes o los grupos de la izquierda brasileña de la década de 1960, el autor aborda las apropiaciones del ejemplo de la Revolución Cubana (RC) en sus orientaciones post golpe de Estado de 1964. De esta forma, busca observar la circulación de las ideas inspiradas por la RC, teniendo en cuenta las condiciones históricas concretas y las tradiciones de lucha de las que la citada izquierda se sentía parte.

Leer texto completo [PDF]
www.cedema.org  
 
circunstancia no menos crucial, a saber, que fue a través de las propias experiencias brasileñas que el ejemplo cubano cobró sentido. Fue el contexto de las luchas sociales


La Haine.org

Centro de Documentación de los Movimientos Armados

Centro de documentação dos movimentos armados da América Latina.

Site (ou sítio) interessante para pesquisas. 

Vejam em CEDEMA.ORG

Charge de Komikelx


Charge de Komikelx  vista em LA HAINE.ORG (01.07.2012)

Rio de Janeiro é Patrimônio Cultural da Humanidade


A cidade do Rio de Janeiro recebeu na manhã desse domingo (1) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade durante a 37ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que aconteceu em São Petersburgo, na Rússia. 
A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, acompanharam a votação. O Rio foi a primeira cidade a candidatar-se inteira a Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana.
O Brasil tem ainda outros 18 bens culturais e naturais na lista de 911 bens reconhecidos pela Unesco.

Confira no IG

¿Puede sobrevivir el mundo a la ciega arrogancia de Washington?


La evidencia es simplemente abrumadora de que Washington –ambos partidos– apunta a Rusia y China. Por el momento no es claro si el propósito es destruir ambos países o simplemente hacer que no puedan oponerse a la hegemonía mundial de Washington. Sin tener en cuenta la intención, una guerra nuclear es el resultado más probable.
La prensa prostituida de EE.UU. pretende que un maligno gobierno sirio asesina ciudadanos inocentes que solo quieren democracia y que si la ONU no interviene con medios militares, EE.UU. debe hacerlo para salvar los derechos humanos. Rusia y China son vilipendiadas por oponerse a cualquier pretexto para una invasión de Siria por la OTAN.
Los hechos, por supuesto, difieren de cómo los presentan los corruptos medios estadounidenses y miembros del gobierno de EE.UU. Los “rebeldes” sirios están bien armados con armas militares. Los “rebeldes” combaten al ejército sitio. Los rebeldes masacran civiles e informan a sus meretrices en los medios en Occidente que el culpable fue el gobierno sirio, y estos difunden la propaganda.
Alguien está armando a los “rebeldes” ya que obviamente las armas no pueden ser compradas en los mercados locales. La mayoría de la gente inteligente cree que las armas provienen de EE.UU. o de sus testaferros.
Por lo tanto, Washington ha iniciado una guerra civil en Siria, tal como lo hizo en Libia, pero esta vez los inocentones rusos y chinos han comprendido lo que se proponen y se han negado a permitir una resolución de la ONU como la que fue explotada por Occidente contra Gadafi.
Para superar ese obstáculo, se saca a relucir un viejo caza Phantom de la era de la guerra de Vietnam en los años sesenta y Turquía lo hace volar dentro de Siria. Los sirios lo derriban, y entonces Turquía puede pedir ayuda a sus aliados de la OTAN contra Siria. A falta de la opción de las Naciones Unidas, Washington puede invocar su obligación según el tratado de la OTAN, e ir a la guerra en defensa de un miembro de la OTAN contra Siria demonizada.
La mentira neoconservadora tras las guerras de hegemonía de Washington es que EE.UU. lleva la democracia a los países invadidos y bombardeados. Parafraseando a Mao, “la democracia brota del cañón de un fusil”. Sin embargo, la Primavera Árabe ha producido poca democracia, como en el caso de Iraq y Afganistán, dos países “liberados” por invasiones democráticas estadounidenses.


Confira o artigo completo no Rebelión

Quem quiser ler em inglês pode lê-lo no Global Research.

Especial: eleições no México

Opera Mundi preparou uma série de reportagens relacionadas à eleição presidencial no México, que ocorre neste domingo (01/07) em turno único. O próximo chefe de Estado do país irá governar o país pelos próximos seis anos. Além da Presidência, os eleitores mexicanos também renovarão seu congresso, escolhendo 128 novos senadores e 500 deputados federais.

Entre os temas abordados pelo especial estão o peso do narcotráfico nas eleições federais, a campanha da mídia para favorecer o candidato do PRI (Partido Revolucionário Institucional), Enrique Peña Nieto em detrimento ao candidato da esquerda, Andrés Manuel Lopez Obrador, e a influência do movimento cidadão #Yosoy132. O especial também conta com galerias do fotojornalista Rafael Stédile, enviado especial para a Cidade do México.




Confira no Opera Mundi

Vídeo: Álvaro Dias perdeu a chance de ficar quieto



Vídeo visto no blog BRASIL! BRASIL!