sábado, 11 de agosto de 2012

Piada pronta e paranoia no mensalão


Eu acho que apareceu uma nova pergunta sobre o caso. Ou melhor, é uma piada pronta. Acabo de ler que o mensalão do DEM foi desmembrado. Aquele mesmo, sobre 38 integrantes do governo do Distrito Federal que foram filmados quando recebiam dinheiro em sacos de supermercado e na sacola de feira. Então, ficamos assim: o mensalão do PSDB foi desmembrado. O mensalão do DEM foi desmembrado. Já o mensalão do PT não foi desmembrado.

No mesmo processo, uma das acusações mais graves contra o governador Joaquim Roriz foi considerada prescrita.

Vamos combinar: é recorde. Podiam pelo menos esperar o final do julgamento dos petistas antes de anunciar a medida. Embora a decisão sobre o mensalão do DEM tenha sido tomada em outro tribunal, o STJ, parece que as coisas envolvem acusações um pouquinho semelhantes…  

Ninguém vai dizer: PQP!?



Confira o texto de Paulo Moreira Leite

Brasil pode ter sido mais decisivo que EUA nos golpes latino-americanos





O Brasil pode ter tido um papel mais importante que os EUA nas ditaduras latino-americanas, embora a articulação estreita entre Brasília e Washington para perseguir militantes de esquerda nos anos 60 e 70 seja ainda quase desconhecida para a história oficial.
A missão de desvendar os meandros dessa cooperação e o verdadeiro papel que militares e civis brasileiros desempenharam em ditaduras como as do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia caberá à recém-instaurada Comissão da Verdade, diz o pesquisador norte-americano Peter Kornbluh em entrevista ao Opera Mundi.

Confira então no Opera Mundi
Na foto Médici e Nixon, com crédito para o National Security Archive.

Pistoleiros atacam acampamento Guarani Kaiowá e indígena está desaparecido


Pistoleiros atacaram no fim da manhã desta sexta-feira, 10, acampamento erguido por cerca de 400 Guarani Kaiowá em terra indígena retomada durante a madrugada no município de Paranhos, Mato Grosso do Sul. Segundo informações prestadas por um indígena que estava durante o ataque, que terá o nome preservado por motivos de segurança, o Guarani Kaiowá Eduardo Pires não conseguiu fugir e está desaparecido.   

O tekoha (território sagrado) Arroio Koral foi homologado pelo governo federal, mas ainda estava ocupado por fazendeiros. “Está comprovado que a terra é nossa, não pode ser assim de continuar matando os Guarani, mas se é para morrer por nosso tekoha, vamos morrer tudo agora", disse o indígena que quando falou com a equipe de jornalismo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) estava “escondido no meio do mato”.


População indígena no País cresce 205% em duas décadas

Os índios no Brasil somam 896,9 mil pessoas, de 305 etnias, que falam 274 línguas indígenas, segundo dados do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a primeira vez que o órgão coleta informações sobre a etnia dos povos. O levantamento marca também a retomada da investigação sobre as línguas indígenas, parada por 60 anos.


Confira no IG

Escutas da PF comprovam ligação entre Cachoeira e diretor da revista Veja em Brasília

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) preparou um relatório com informações da Polícia Federal que ligam diretamente Policarpo Jr., diretor da revista Veja em Brasília, ao bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. As informações são da revista Carta Capital. 

O relatório da Polícia Federal flagrou o bicheiro em contato direto com o jornalista para a realização de um grampo no telefone do deputado Jovair Arantes. O objetivo era conseguir informações privilegiadas da relação entre o parlamentar e dirigentes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Para realizar a escuta ilegal, o contraventor destacou "Neguinho", como é conhecido o delegado da PF Deuselino Valadares, que foi preso durante a Operação Monte Carlo por ser considerado informante da quadrilha de Cachoeira.


Leia mais no R7.

O imenso Jorge


Ele foi o único habitante deste planeta que conseguiu acreditar com a mesma sinceridade em Marx e na Menininha do Gantois. Muitos não admitem essa intimidade de Jorge com o marxismo, ao qual aderiu mais com o coração do que com a cabeça. E sua literatura também foi assim. Nada de papo cabeça. Papo coração.
Suando baianidade, melado pelo ouro do cacau, ele foi uma mistura de pai de santo e pajé, um pajé que sabia contar histórias bonitas para a imensa taba global onde à noite, se alguém era capaz de duvidar, ele repetia com astúcia: "Meninos, eu vi!".


O texto de Carlos Heitor Cony, sobre o centenário de Jorge Amado, está na Folha.com . Sempre  considerando o "paywall" da Folha.

A 'utopia' que irrita uns e desconcerta outros

Há uma história interessante de organização e utopia (no bom sentido) por trás dos saques a supermercados registrados na Espanha essa semana. Ela antecede a crise da ordem neoliberal e suscita questões de abrangência política que extrapolam os limites do gesto de reciprocidade simbólica à expropriação de direitos sociais na Europa.

Por trás dos saques, que irritaram a direita e desconcertaram parte da esquerda, existe uma liderança de carne e osso e uma estrutura organizativa que desautoriza a visão corrente segundo a qual as organizações políticas convencionais --e os projetos históricos progressistas-- perderam o sentido, tendo sido substituídos pela instantaneidade das mobilizações high-tec, de engajamento espontâneo e estrutura episódica.   

Vejam mais em CARTA MAIOR

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mensalão. Ministros do Supremo burlam a lei


Um grupo de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) está, com o compromisso de seus nomes não serem revelados, a falar em “off the record” sobre o Mensalão com jornalistas da Folha de S.Paulo, conforme matéria estampada na capa da edição de hoje do jornal. Ontem, eles falaram, sempre em “off”, ao jornal O Estado de S.Paulo.
 
Os dois jornais “estão na deles”, para usar uma expressão muito empregada pelos jovens.
 
Mas, enquanto os jornais publicam, “na deles”, o furo de antecipar opinião de ministros sobre a prova, o que dizer dos julgadores supremos?
 
A resposta é fácil. Até os bacharéis em Direito que ainda não foram aprovados no exame da Ordem dos Advogados sabem que o magistrado não pode antecipar juízos. A lei estabelece que só o ministro, sobre questões “sub-judice”,  pode falar nos autos e em determinados momentos processuais. Mais ainda, não pode prejulgar, nem dizer sobre validade de provas na formação do seu convencimento.


Mais no Terra Magazine

Grávida é banida do Facebook por postar foto só de calcinha




Hays Lynch, dona de uma companhia de fotografia em Devon, sudoeste da Inglaterra, teve seu perfil banido do Facebook após postar imagens “sensuais” de sua gravidez.
Ela, que tem 37 anos e é mãe de quatro filhos, pensou em fazer uma foto de sua barriga de gestação, enquanto ela estava de calcinha e cobrindo os seios.


Leia mais no R7

Novos fósseis complicam a árvore genealógica humana

Alguns novos galhos da árvore genealógica humana, de quase dois milhões de anos de idade, acabam de ser descobertos. Uma tradicional família de paleontólogos encontrou novos fósseis que, de acordo com eles, confirmam sua teoria que existiram mais duas espécies de hominídeos além da que é ancestral do ser humano moderno.


Mais no IG

Após décadas de estabilidade, jovens sofrem para aprender a lidar com a crise

Últimas grandes vítimas da crise na zona de euro, Espanha e Portugal têm uma geração colocada em xeque diante das medidas de austeridade impostas pela União Europeia para que consigam equilibrar as contas e evitar o colapso do euro.
E ninguém tem sentido tanto o baque quanto o jovem espanhol, que teve no segundo trimestre do ano mais um recorde de desemprego. Dos quase 5,7 milhões sem trabalho em todo o país, 16,8% são de jovens menores de até 25 anos, de acordo com dados do governo. Dentro desta faixa etária, 53% estão parados e, quando conseguem alguma atividade, ela é apenas temporária e paga menos de 1000 euros (R$ 2500), como acontece com Mimi de la Torre, de 22 anos, em Jaen, na Andaluzia, província do sul que amarga a liderança de desemprego em toda União Europeia.



Confira no IG

Itaú Unibanco fecha 9 mil vagas em um ano

O Itaú Unibanco, o maior banco privado do País, fechou 9 mil postos de trabalho em um ano - mais de 40% apenas no segundo trimestre. A redução do número de vagas acompanha uma tendência do setor, mas é mais expressiva que nos concorrentes. O assunto preocupa o sindicato dos bancários e se tornou tema da campanha salarial da categoria, que começou na terça-feira.


Confira no IG

Avós da Praça de Maio lutam contra o tempo

Imagine que um dia, lá pelos seus 30 e poucos anos, você descubra que seus pais não são seus pais biológicos. Seus pais biológicos foram mortos durante o sangrento regime militar da Argentina, que entre 1976 e 1983 tirou do mapa 30 mil pessoas, e você não sabia. Seus pais adotivos, a quem você ama, fazem parte de uma família que apoiava o regime ditatorial, na melhor das hipóteses, ou de organizações diretamente responsáveis pela morte dos seus progenitores, na pior delas.

106 pessoas, até hoje, passaram pela situação acima desde que as Avós da Praça de Maio – seguindo o exemplo das Mães da Praça de Maio, que lutavam para ter seus filhos desparecidos de volta —, começaram a batalhar para restituir os bebês sequestrados durante a ditadura. Estima-se que 500 bebês tenham sido roubados sistematicamente de militantes que os tiveram em cativeiro, ou que foram mortos por militares, para em seguida ser entregues para outras famílias.


Continue lendo no Terra Magazine.

O maior mapa em 3D acerca do enigma da energia escura



Astrônomos ianques reduziram a um modelo interativo os resultados de 12 anos de trabalho

O maior e mais detalhado mapa tridimensional jamais publicado simula o vôo  através das galáxias. Logo estará ao alcance de todos os internautas, mas tem um valor especial para os astrofísicos e muitos deles já o tem em seus computadores.   

Vejam mais em RT ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Paraíba:Atentado matou cacique Potiguara

 
Questões fundiárias e um quadro de violência na região permeiam a lista de lideranças Potiguara marcadas para morrer. Geusivan foi baleado com dois tiros na cabeça enquanto jogava dominó numa praça da aldeia Brejinho, município de Marcação, litoral norte paraibano.
 
O cacique Potiguara Geusivan Silva de Lima, 30 anos, morreu no início da noite desse domingo (5), depois de permanecer seis dias internado em estado grave no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, na Paraíba. 

Vejam mais em KAOSENLARED

Hiroshima e Nagasaki: Estados Unidos impõe seus interesses no mundo por meio da barbárie

Em Hiroshima e Nagasaki foram massacrados crianças, adultos e anciãos com mais de 80.000 e 140.000 pessoas mortas respectivamente, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945. Tudo isto após a capitulação nazista em 7 de maio de 1945, a qual os EEUU haviam contribuído muito pouco ou quase nada, já que não foi seu principal inimigo e não os enfrentou diretamente até o final do conflito, quando então os nazistas já estavam muito debilitados e haviam perdido qualquer opção de vitória. Há que se recordar que os EEUU entraram na Normandia em junho de 1944, menos de um ano antes da capitulação alemã. Nesta situação os EEUU não poderiam pretender ter um grande direito militar ou moral sobre o resultado final da guerra, já que outros que outros adversários como Inglaterra ou especialmente a Rússia tinham muito mais a dizer porque haviam sofrido e sacrificaram-se muito mais. Por isso ante a falta de boas razões para convencer por algum motivo legal, moral ou ético, a administração ianque marcou e pôs as condições da negociação sobre o pós-guerra mediante o uso, fora de lugar e extremamente criminoso, da força, com as novas tecnologias das armas nucleares. Tratava-se de condicionar e intimidar a União Soviética, a qual queria indenizações pelos danos e ataques sofridos, entre estas concessões estariam que nem a Polônia ou Alemanha tivessem governos hostis à URSS para evitar os fatos recentes.

Vejam o texto original em Terc3ra Información ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Novo ataque contra igreja cristã deixa 19 mortos na Nigéria

Pelo menos 19 pessoas foram mortas em um ataque contra uma igreja na noite de segunda-feira (6), na Nigéria. Uma dezena de homens armados invadiram uma igreja cristã pentecostal na cidade de Okene, a 250 km da capital, Abuja, e abriram fogo. O pastor da igreja está entre as vítimas.


A notícia no R7

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pais são presos após espancar filha por ter namorado negro


David e Frances Champion agrediram a filha Jane, de 17 anos, após descobrir que ela estava namorando um jovem negro. O pai, de 50 anos, foi condenado a um ano de prisão, e a mãe, de 47 anos, passará nove meses presa pelas agressões e por insultos racistas a Aflonce Ncube, namorado da menina.

A primeira vez que David bateu em sua filha foi quando ele e sua mulher flagraram a filha despida ao lado do namorado, quando voltavam para a sua casa em St Thomas, subúrbio de Swansea, na Inglaterra. O pai começou insultar Ncube com palavras racistas, enquanto chutava o jovem, e o colocava para fora de sua casa. Depois, agarrou Jane pelos cabelos e bateu nela, dizendo que ela estava "envergonhando a família".


Confira no R7


Salário mínimo deveria ser de R$ 2.519,97, avalia Dieese



O salário mínimo do trabalhador no País deveria ter sido de R$ 2.519,97 em julho, a fim de suprir as necessidades básicas dos brasileiros e de sua família, como constata a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, divulgada nesta segunda-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Com base no maior valor apurado para a cesta no período, de R$ 299,96, em Porto Alegre, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ter sido 4,05 vezes maior do que o piso vigente no Brasil, de R$ 622,00.

Confira no IG Economia

Homem ateia fogo em criança que dormia em praça de Maceió


O desempregado Douglas de Oliveira Roosi, de 30 anos, foi preso, neste domingo (5), acusado de atear fogo em uma família de moradores de rua que estava em um coreto na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, na região central de Maceió. No atentado, uma criança de oito anos ficou ferida com várias queimaduras e foi socorrida para o Hospital Geral do Estado.
Segundo a polícia, no momento do incêndio estavam no coreto o morador de rua José Ailton Pereira da Silva, de 37 anos, o filho de oito anos e uma outra criança de 7 anos, que não tiveram os nomes revelados. O homem chegou com um galão de gasolina, jogou o combustível contra as vítimas e ateou fogo.

Continue lendo no Tudo na Hora.

Dois pesos e dois mensalões


Na sua indignação com o colega Ricardo Lewandowski, o ministro Joaquim Barbosa cometeu uma falha, não se sabe se de memória ou de aritmética, que remete ao conveniente silêncio de nove ministros do Supremo Tribunal Federal sobre uma estranha contradição sua. São os nove contrários a desdobrar-se o julgamento do mensalão, ou seja, a deixar no STF o julgamento dos três parlamentares acusados e remeter o dos outros 35, réus comuns, às varas criminais. De acordo com a praxe indicada pela Constituição.
Proposto pelo advogado Márcio Thomaz Bastos e apoiado por longa argumentação técnica de Lewandowski, o possível desdobramento exaltou Barbosa: “Essa questão já foi debatida aqui três vezes! Esta é a quarta!” Não era. Antes houve mais uma. As três citadas por Barbosa tratavam do mensalão agora sob julgamento. A outra foi a que determinou o desdobramento do chamado mensalão mineiro ou mensalão do PSDB. Neste, o STF ficou de julgar dois réus com “foro privilegiado”, por serem parlamentares, e remeteu à Justiça Estadual mineira o julgamento dos outros 13.
Por que o tratamento diferenciado?


MENSALÕES, SONEGADORES & HIPÓCRITAS

 Os gestores de dinheiro ilegal sempre acabam irrigando o caixa 2 de partidos --seja em nome próprio, para comprar proteção, seja a mando das empresas para as quais trabalham,  no toma lá dá cá que rege as relações entre a plutocracia e  o poder, em regimes de democracia representativa, refém do financiamento privado das campanhas eleitorais. Há pouco, uma pesquisa norte-americana mostrou que os brasileiros tinham cerca de US$ 520 bi ( R$ 1 trilhão de reais) em paraísos fiscais. O estudo ,'The Price of Offshore Revisited', feito por ex-economista-chefe da consultoria McKinsey, cruzou dados do Banco de Compensações Internacionais,FMI, Banco Mundial e governos nacionais (portanto, está subestimado). Conclusão: desde os anos 1970 até 2010, os cidadãos mais ricos de 139 países aumentaram de US$ $ 7,3 trilhões para US$ 9,3 tri a "riqueza offshore; os depósitos de brasileiros formam o quarto maior volume do planeta nessa modalidade  de evasão financeira e fiscal. A desregulação financeira e o desmonte dos Estados nacionais pelo credo neoliberal --apoiado enfaticamente no Brasil pelo mesmo jornalismo que agora pede sangue ao STF-- lubrificou e potencializou essa dinâmica. O nefasto sistema de caixa 2 de campanhas eleitorais consome alguns farelos dessa engrenagem. A  hipocrisia da direita -- e a do STF, bem como a do Procurador Geral que arquivou a operação Monte Carlo, beneficiando Cachoeira et caterva-- se esponja nessa gota de água turva. E poupa o lamaçal.