sábado, 22 de setembro de 2012

Apoie denúncia à Polícia Federal sobre falsificação de pesquisas




A Organização Não Governamental Movimento dos Sem Mídia irá protocolar na segunda-feira na Superintendência Regional de São Paulo do Departamento de Polícia Federal, na Delegacia de Defesa Institucional – Delinst, a representação abaixo reproduzida.
A denúncia versa sobre inquietude crescente quanto à confiabilidade e à veracidade de pesquisas de opinião eleitorais que, tal qual na última eleição presidencial, continuam sendo alvo de desconfiança de atores políticos e de amplos setores da sociedade civil.

Vejam mais no Blog da Cidadania

Jornalismo cafajeste na Globo para apoiar campanha cafajeste de Arthur Virgílio


O ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), descambou para a cafajestagem na campanha eleitoral. Sem qualquer noção de civilidade, está simplesmente tripudiando sobre uma cusparada no rosto de sua adversária, Vanessa Grazziotin (PCdoB), ato praticado por seus cabos eleitorais.

Na porta de uma emissora de TV onde houve um debate, pelas fotos e vídeos disponíveis, comprova-se que os militantes de Vanessa, faziam a festa da democracia pacificamente, com bandeiras e camisas da sua candidata. Já os cabos eleitorais de Virgílio, em vez de festejar seu candidato, faziam manifestação agressiva e provocativa, levando bonecas de Vanessa vestida de "bruxa" e cartazes ofensivos. Coisa de molecagem buscando provocar confusão. Mas até aí tudo bem, a militância de Vanessa ignorava.


Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Abandonada, gata de 18 kg procura por novo dono nos EUA





Uma gata de 18,5 kg chamada Skinny (que se tivesse o nome traduzido para o português se chamaria, vejam só, "Magra") procura um novo dono após ter sido abandonada em Richardson, no Estado americano do Texas. A felina de 5 anos está no abrigo de animais da cidade, que faz campanha para que algum morador adote o animal. Kim Chapin, funcionária do Serviço de Animais de Richardson há 21 anos, disse que Skinny é o maior gato que ela já viu.
Há uma semana, policiais receberam um chamado sobre um gato abandonado em um terreno e recolheu o animal. Os funcionários do abrigo achavam que Skinny era macho até que um veterinário a examinou.

Leia mais no Terra.  Foto da Associated Press.

Seis partidos reagem ao golpe hondurenho contra Lula

Nota de 6 partidos políticos (PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e PRB) em defesa do presidente Lula diante dos ataques da revista Veja e do PSDB, DEM e PPS:

O PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e PRB, representados pelos seus presidentes nacionais, repudiam de forma veemente a ação de dirigentes do PSDB, DEM e PPS que, em nota, tentaram comprometer a honra e a dignidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Valendo-se de fantasiosa matéria veiculada pela Revista Veja, pretendem transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação.

As forças conservadoras revelam-se dispostas a qualquer aventura. Não hesitam em recorrer a práticas golpistas, à calúnia e à difamação, à denúncia sem prova.

O gesto é fruto do desespero diante das derrotas seguidamente infligidas a eles pelo eleitorado brasileiro. Impotentes, tentam fazer política à margem do processo eleitoral, base e fundamento da democracia representativa, que não hesitam em golpear sempre que seus interesses são contrariados.

Assim foi em 1954, quando inventaram um “mar de lama” para afastar Getúlio Vargas. Assim foi em 1964, quando derrubaram Jango para levar o País a 21 anos de ditadura. O que querem agora é barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento com distribuição de renda, incorporando à cidadania milhões de brasileiros marginalizados, e buscou inserção soberana na cena global, após anos de submissão a interesses externos.

Os partidos da oposição tentam apenas confundir a opinião pública. Quando pressionam a mais alta Corte do País, o STF, estão preocupados em fazer da ação penal 470 um julgamento político, para golpear a democracia e reverter as conquistas que marcaram a gestão do presidente Lula .

A mesquinharia será, mais uma vez, rejeitada pelo povo.

Rui Falcão, PT
Eduardo Campos, PSB
Valdir Raupp, PMDB
Renato Rabelo, PCdoB
Carlos Lupi, PDT
Marcos Pereira, PRB.

Brasília, 20 de setembro de 2012.  
 

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

O vasto telhado de vidro de José Serra


O vasto telhado de vidro de José Serra (reprodução)
Não consta do sistema Divulgação de Candidaturas 2012 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a certidão da Justiça Federal do DF, na qual o candidato a prefeito de São Paulo José Serra (PSDB), é réu em uma ação por improbidade administrativa, decorrente da quebra (escandalosa, aliás, mas atualmente esquecida pela “grande mídia”) do Banco Econômico, quando Serra era ministro da área econômica do governo FHC.
No sistema Divulgação de Candidaturas, o tucano apresentou apenas seis certidões, e omitiu a certidão do tribunal onde corre o referido processo – mostrada na imagem ao lado. A apresentação destas certidões, obrigatória e divulgada na internet, visa permitir ao eleitor conhecer melhor seu candidato – coisa que, aparentemente, não interessa a Serra.  

Vejam mais em Brasil Atual

Ato condena ataque de revista a Lula

Segundo o presidente da CUT, Vagner Freitas, reportagem de “Veja” foi “tentativa da mídia de enfraquecer a classe trabalhadora” 

 
Ato condena ataque de revista a Lula O presidente da CUT critica jornalismo partidário de Veja (Foto: Gerardo Lazzari/RBA)
São Paulo – O presidente da CUT, Vagner Freitas, criticou duramente a reportagem de capa publicada nesta semana pela revista Veja, a qual associa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao mensalão com base em "supostas" declarações de "pessoas próximas" ao publicitário Marcos Valério. A crítica foi feita durante o ato unificado das categorias em campanha salarial, realizado na Avenida Paulista. Segundo Freitas, a reportagem foi uma “tentativa da mídia de enfraquecer a classe trabalhadora”. 

Vejam mais em Brasil Atual

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Maconha combate câncer agressivo, revelam estudos

Em breve, pacientes diagnosticados com câncer podem não ter mais que temer o risco de tumores se espalharem pelo corpo. Cientistas do Centro Médico Pacífico da Califórnia, em São Francisco, acreditam ter descoberto uma forma de impedir a metástase, que consiste em uma das principais causas da morte de pessoas com a doença. 

A substância “milagrosa” é o Cannabidiol ou CBD, um composto derivado da maconha que não possui efeito psicoativo. Os microbiologistas Sean McAllister e Pierre Desprez aplicaram o CBD em células com alta concentração do ID-1, gene cancerígeno responsável pela metástase, e o processo de reprodução celular voltou ao normal. 

“O que descobrimos foi que o Cannabidiol pode desativar esse gene”, explicou Desprez ao jornal norte-americano Huffington Post. As células pararam de se difundir e imigrar para outros tecidos.    

Os pesquisadores publicaram a descoberta em 2007 e, agora, preparam a divulgação de um estudo ainda mais aprofundado sobre o assunto e que pode revolucionar o tratamento do câncer. Nesta nova etapa, os testes foram realizados em células de laboratório de diversos tipos da doença e em animais. 


Confira no Opera Mundi

A defesa de Lula por Jorge Viana

Jorge Viana faz defesa de Lula  

“Eu venho à tribuna do Senado para tratar de um assunto que, de alguma maneira, se não está na ordem do dia do conjunto dos brasileiros, está na ordem do dia de uma parte importante da imprensa brasileira.

Neste final de semana, vimos uma reportagem que tenta trazer a figura do Presidente Lula para o debate das eleições municipais de 2012. Estou frisando, porque não tem nenhum sentido desprezarmos esta preliminar. Tem eleição e tem uma ação deliberada da elite brasileira contra o PT. Essa intolerância da elite brasileira com o PT está institucionalizada, é real. Eles não aceitaram o Governo do Presidente Lula por oito anos; eles engoliram, mal e porcamente. 

Eu sempre tive um diálogo muito franco, aberto, com setores que cumpriram o papel de governar o Brasil durante muito tempo. Sempre tive uma ótima relação com o Governo do PSDB e com o Presidente Fernando Henrique especificamente, que é uma pessoa que tenho na melhor conta. Mas eu começaria dizendo que, se tenho o Presidente Fernando Henrique na melhor conta, o PSDB não tem. O PSDB do Brasil inteiro, depois de oito anos do Governo do Presidente Fernando Henrique, o escondeu, tentou apagar um dos Líderes do PSDB.

Vejam o texto completo no blog  NASSIF ONLINE

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tiririca: pior não ficou


Durante a campanha de 2010, o candidato Tiririca virou símbolo do que de pior poderia existir na política brasileira. Embora o Brasil esteja acostumado a eleger tipos inacreditáveis e nefastos, o palhaço foi execrado. Havia quem defendesse a proibição de sua candidatura, em um atentado direto à democracia, que pressupõe o direito de votar e ser votado. Por causa dessa comoção (não se vê o mesmo em relação a Paulo Maluf ou José Sarney), Tiririca foi obrigado a fazer testes para aprovar não ser analfabeto.
Eleito, Tiririca não se mostrou um desastre. Ao contrário. O primeiro palhaço a chegar à Câmara pelo voto popular acaba de ser indicado como um dos 25 melhores deputados do ano no Prêmio Congresso em Foco. A indicação é feita por jornalistas que cobrem o Legislativo em Brasília. Outra etapa, o voto de internautas, vai decidir quem é o melhor deputado do País.


Confira na CartaCapital

França: charges de Maomé geram debate sobre liberdade de expressão

Os franceses estão divididos entre a liberdade de expressão e a condenação de um "excesso", após a publicação de caricaturas de Maomé por um jornal semanal satírico, em um contexto de violência no mundo provocado por um filme ofensivo ao Islã.

Depois da distribuição do último número da Charlie Hebdo, a reação foi imediata, com medidas de segurança e apelos por calma. Temendo manifestações, enquanto no restante do mundo o filme "A inocência dos muçulmanos" causou protestos mortais, as autoridades decidiram fechar suas embaixadas, escolas e instituições culturais na sexta-feira em doze países e proibiu protestos em Paris no sábado diante da representação diplomática americana.


Confira no Terra

Transgênicos aumentam em até três vezes ocorrência de câncer em ratos

Os ratos alimentados com organismos geneticamente modificados (OGM) morrem antes e sofrem de câncer com mais frequência do que os demais, destaca um estudo publicado nesta quarta-feira (19) pela revista "Food and Chemical Toxicology", que considera os resultados "alarmantes".


Confira no IG

STF autoriza extradição de argentino acusado de crimes durante a ditadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição do argentino Claudio Vallejos, que é acusado por crimes de tortura, homicídio, sequestro e desaparecimento forçado de pessoas durante a ditadura de seu país (1976-1983), informou nesta quarta-feira o tribunal em um comunicado.


A extradição foi aprovada na noite de terça-feira por unanimidade pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que aceitou parcialmente a solicitação apresentada pelo governo argentino por considerar que os crimes de homicídio e tortura já estavam prescritos para a legislação brasileira.
O juiz instrutor no processo, Gilmar Mendes, exaltou algumas condições para aprovar a extradição. Segundo Mendes, o acusado deve ser julgado em seu país apenas pelo crime de sequestro, enquanto o governo argentino deve se comprometer a trocar uma eventual pena de prisão perpétua por uma condenação para uma máxima de 30 anos, assim como prevê a lei brasileira.

Texto completo no IG

A RESPOSTA DE LULA: 10 ANOS DE JUSTIÇA SOCIAL


"Para se ter uma ideia, a renda no Nordeste, que é a área mais pobre do Brasil, nesses oito anos cresceu, por pessoa, em termos reais, 42%. No Sudeste, 16%; nas áreas rurais, 49%; nas metrópoles 21% (...) nas favelas... 42%(...) A economia está próxima do pleno emprego, a renda está crescendo, não no mesmo ritmo que estava crescendo antes da crise, mas em um ritmo aceitável. E, surpreendentemente (...) a desigualdade continua em queda. Estou muito curioso para ver se a gente vai completar dez anos de queda da desigualdade,  e a PNAD de 2011 (que sai nesta 6ª feira) vai dizer". (Marcelo Neri, presidente do Ipea; entrevista exclusiva nesta pág).

Madeireiros queimam criança indígena no Maranhão, mas imprensa silencia

Uma criança de oito anos da etnia Awá-Gwajá foi queimada viva por madeireiros no município de Arame, a 476 km de São Luís (MA). Ela faleceu no local. A informação, inicialmente divulgada pelo jornal "Vias de Fato", foi confirmada pelo representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) no estado, Gilderlan Rodrigues da Silva.
Mídia muda
De acordo Gilderlan, a Fundação Nacional do Índio (Funai) foi alertada pelos Awá-Gwajá várias vezes a respeito da proximidade dos madeireiros da região no território indígena, mas não se mobilizou. "Qualquer questão de abuso contra os indígenas daqui pouco sai na mídia. Os madeireiros são muito blindados pela imprensa para não sujar a imagem das invasões das terras indígenas", disse o representante do CIMI, ao Informe JB. Jornalistas do "Vias de Fato" disseram que a influência do senador José Sarney (PMDB-AP) nos jornais locais é muito forte para que os problemas da questão indígena sejam divulgados.  

Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

O governo financia a direita [NA VEIA!]

Por Rui Martins
Berna (Suiça) - Daqui de longe, vendo o tumulto provocado com o processo Mensalão e a grande imprensa assanhada, me parece assistir a um show de hospício, no qual os réus e suspeitos financiam seus acusadores. O Brasil padece de sadomasoquismo, mas quem bate sempre é a direita e quem chora e geme é a esquerda.
Não vou sequer falar do Mensalão, em si mesmo, porque aqui na Suíça, país considerado dos mais honestos politicamente, ninguém entende o que se passa no Brasil. Pela simples razão de que os suíços têm seu Mensalão, perfeitamente legal e integrado na estrutura política do país.   
 
Vejam mais em TERRA BRASILIS

Voto de Joaquim Barbosa ameaça violar independência do Legislativo

No julgamento da Ação Penal 470, ao começar a julgar o chamado "núcleo político do mensalão", o ministro Joaquim Barbosa insistiu na tese de compra de votos parlamentares, sem haver qualquer confissão, testemunho, documento ou gravação que a comprove.

Para piorar, ignorou as provas da defesa dos réus, ao dar peso jurídico à constatação que todos os partidos com deputados que receberam dinheiro do chamado valerioduto participavam do governo indicando cargos na administração federal – ignora, portanto, que esse é o principal motivo para qualquer partido integrar uma base governista, nos regimes democráticos como o brasileiro – ainda que a prática seja moralmente passível de críticas.

O voto de Barbosa preocupa, porque ele quer tutelar o voto parlamentar, delegando a si, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, o julgamento de quais acordos políticos um parlamentar poderia fazer ou não. 

Por mais que não gostemos de deputados chamados fisiológicos, se há democracia eles existem e sempre existirão por delegação popular enquanto tiverem votos nas urnas, e têm legitimidade para agirem até virando a casaca. Há deputados que se elegem, não por voto de opinião, nem ideológico, mas por buscarem recursos em Brasília para sua região.  

Vejam mais em BRASIL ATUAL (Blog da Helena)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Rejeição internacional tira Paraguai da Cúpula Ibero-americana

O isolamento internacional que o Paraguai enfrenta pela destituição do presidente constitucional, Fernando Lugo, impedirá a presença de sua delegação na próxima Cúpula Ibero-americana em Cádiz, Espanha, em novembro.

Sancionado com sua suspensão do Mercado Comum do Sul e da União de Nações Sul-americanas e condenado pela diretora do Parlamento Latino-americano, o governo de Federico Franco vê agora fechadas as portas dessa instância da Ibero-América.

O próprio governo espanhol, organizador do evento, enviou a Assunção seu Secretário de Estado para a Cooperação Internacional, Jesús Garcia, para expressar a Franco que sua presença em Cádiz não é bem-vinda por uma boa parte dos países participantes da Cúpula.


Texto completo no Pátria Latina, via Luis Nassif

Em novo vídeo, Romney diz que palestinos 'não querem a paz'


O candidato republicano à presidência dos EUA, Mitt Romney , tem sete semanas para superar o mais novo e significativo obstáculo de sua campanha: vídeos feitos com câmera escondida nos quais, durante um jantar para doadores ricos, ele diz que quase metade dos americanos são dependentes do governo e que os palestinos não querem a paz.
O primeiro vídeo, divulgado na segunda-feira, causou furor ao mostrar Romney dizendo que "não tem que se preocupar" com os 47% dos eleitores americanos que votam em seu rival, o presidente Barack Obama, porque dependem do Estado e se julgam "vítimas". Nesta terça-feira, um novo vídeo, gravado no mesmo evento, mostrou o republicano dizendo que os palestinos "estão comprometidos com a destruição e a eliminação de Israel" e sugerindo que, em seu eventual governo, poucos esforços serão concentrados em buscar um acordo de paz no Oriente Médio.

Mais no IG

Bancários de todo o país entram em greve; em 2011, paralisação durou 21 dias


A partir desta terça-feira (18), bancários de todo o país entram em greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados, segundo informou Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. No ano passado, a categoria ficou em greve por 21 dias.
A paralisação foi aprovada nas assembleias realizadas na última quarta-feira (12) pelos mais de 130 sindicatos representados pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). 

Confira no UOL Economia

Tucanos, jornalistas e colunistas do pig


Visto no blog do BRIGUILINO

Joaquim Caifás Barbosa

Está escrito nos evangelhos de Mateus e João:   Caifás teve participação de destaque no julgamento de Jesus organizado pelo Sinédrio. Por ser um sumo sacerdote, Caifás também ocupava a posição de chefe da Corte Suprema judaica. De acordo com os evangelhos Jesus foi preso pela guarda do Templo de Jerusalém, e foi levado diante de Caifás e outros, por quem foi acusado de blasfêmia.
caifasNo Evangelho segundo Mateus (Mateus 26:57-67) Caifás, juntamente com outros sumos sacerdotes e o Sinédrio da época  são retratados interrogando Jesus, procurando por “falsas evidências” com as quais possam incriminar Jesus, porém não conseguem descobri-las. Jesus permanece em silêncio durante o processo, até que Caifás lhe exige que diga se ele é o Cristo. Jesus declara implicitamente que o é, e faz uma alusão ao Filho do Homem, que o sumo sacerdote veria “assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.” Caifás e os outros homens o acusam de blasfêmia, e ordenam que seja espancado. Após considerá-lo culpado, o Sinédrio entregou-o ao governador romano Pôncio Pilatos, por quem Jesus também foi acusado de sedição contra Roma

Vejam mais no blog do Marcus Vinicius

O cosmos tem 'força': demonstrou-se que a misteriosa energia escura existe

A probabilidade da existencia da energia escura é de 99,996%.

 A energia escura, a enigmática força cósmica que, supostamente, acelera a expansão do universo, é real, segundo uma equipe de astrônomos anglo-alemã.

Após um estudo de dois anos, cientistas da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), e da Universidade LMU de Munique (Alemanha) concluem que a probabilidade da existencia da energia escura é de 99,996%. 


Vejam o texto original em RT ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Cientistas descobrem uma estrela gigante com o maior campo magnético jamais visto

O papel do magnetismo na evolução das estrelas pode ser estabelecido a partir deste corpo celeste.

NGC 1624-2 é a estrela que possui um campo magnético 20.000 vezes mais forte que o do próprio Sol. Sua descoberta poderá servir de base para entender a origem e o papel do magnetismo nas mesmas estrelas e nas galáxias que formam.

Gregg Wade, autor principal do estudo, astrônomo da Royal Military College do Canadá, disse que encontrar uma estrela com um campo tão forte é ser muito afortunado porque os campos magnéticos de tal força como NGC 1624-2 possui são extremamente raros. 

Vejam o texto original em RT ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Em fotos, o triste cenário de una praia dominicana

Neste sábado celebrou-se o Dia Internacional da Limpeza nas Costas Praianas, tão agredidas diariamente pela negligência humana. No caso específico da República Dominicana, as imagens a seguir permitem ver a atuação dos voluntários da praia Fuerte San Gil recolhendo os dejetos dos turistas. Uma verdadeira agressão ambiental.
Foto: Erika Santelices/AFP.
Foto: Erika Santelices/AFP.   
 
Vejam mais em CUBADEBATE ou no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

GOLPISMO AGE COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ



"Carlinhos Cachoeira e seu ubíquo braço-direito, o araponga Dadá, não estão mais à solta para emprestar  artes e ofício às reportagens' e 'denúncias'  programadas por 'Veja'. Quase não se nota. Se o plantel perdeu talento específico, o engajamento na meliancia  política ganhou em arrojo e sofreguidão. A constelação de colunistas que orbita em torno daquilo que  'Veja' excreta arregaçou mangas e redobra esforços. A afinação do jogral não deixa dúvida sobre o alvo mais cobiçado. O troféu da vez é Lula, não a pessoa, mas o símbolo de uma barragem que reordenou a política brasileira abrindo espaço às águas do campo popular. O conservadorismo  age como se não houvesse amanhã. A crise econômica não destruiu o governo do PT e o país retoma o crescimento neste 4º trimestre. Então,  é agora ou nunca. Com a ajuda das togas que atiçam o linchamento contra o partido no STF, a mídia demotucana arranca uma escalada preventiva vertiginosa." (LEIA MAIS AQUI)
(Carta Maior; 3ª feira/18/09/2012)

Bomba: 'mensalão' da Visanet no governo FHC abasteceu campanha tucana de 2002

Provas indiciárias mostram que o chamado "mensalão" da Visanet abasteceu a campanha do deputado Edson Aparecido (PSDB/SP) em 2002.

Hoje, o deputado tucano é Secretário estadual de Assuntos Metropolitanos do governo Alckmin (PSDB), e coordenador de campanha de José Serra (PSDB) na eleição deste ano.

O inquérito n. 2474/STF, também nas mãos do Ministro Joaquim Barbosa, traça o caminho do dinheiro da Visanet para a DNA Propaganda, nos anos de 2001 e 2002, durante o governo FHC.

Grande parte desse dinheiro foi repassado para a empresa Takano Editora e Gráfica, o que foi identificado já na CPI dos Correios.

A Polícia Federal investigou mais um pouco e apontou que boa parte dos serviços não foram prestados, pedindo maiores investigações sobre esta empresa que, estranhamente, faliu um mês após Roberto Jefferson dar a entrevista sobre o "mensalão". 

Vejam mais detalhes e documentos no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Occupy Wall Street: 35 são detidos em protesto de aniversário

O movimento de protesto Occupy Wall Street (OWS) celebrou nesta segunda-feira o primeiro ano de vida com uma mobilização que bloqueou durante a manhã os acessos à Bolsa de Nova York e terminou com 35 pessoas detidas. Vigiados por um grande número de policiais, quase 300 ativistas do movimento que denuncia as crescentes desigualdades e o poder do dinheiro na política americana protestaram nas proximidades de Wall Street, sul de Manhattan.
Os manifestantes se reuniram no parque Zuccotti, onde nasceu o movimento há um ano. A polícia realizou as detenções quando os manifestantes tentaram tomar a rua e caminhar até a Bolsa de Wall Street, perto do local. "Saiam, vocês não podem ficar aqui", ordenou a polícia, em um ambiente muito tenso. Policiais a cavalo bloqueavam as ruas laterais.



Confira no Terra

Rebeldes sírios cometeram crimes de guerra, diz HRW


Rebeldes sírios cometeram crimes de guerra, incluindo tortura e assassinato de detentos, afirmou a Human Rights Watch nesta segunda-feira, pedindo aos países que apoiam os que lutam contra o regime do presidente Bashar al-Assad para pressioná-los a respeitar as leis humanitárias.
O grupo sediado em Nova York disse que documentou mais de 12 casos em que os combatentes rebeldes mataram seus adversários capturados, enquanto pelo menos seis detentos entrevistados pela HRW contaram que haviam sido torturados e maltratados.

Confira no Terra

Relatório de comissão da Assembleia de Goiás diz que PMs violaram direitos humanos


A cópia do relatório da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás, que motivou o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana a agendar uma audiência pública para a próxima quarta-feira (19), reúne várias denúncias de arbitrariedades e violações aos direitos humanos no estado registradas entre os anos de 2000 e 2010.
O documento de 46 páginas a que a Agência Brasil teve acesso sugere que as autoridades goianas têm se omitido, demorando a apurar as denúncias e punir os policiais militares e agentes públicos que, eventualmente, estejam envolvidos em crimes como execuções e o desaparecimento de 36 pessoas após abordagem policial.

Mais no Sul21

A guerra da Veja contra o retorno de Lula

Do ponto de vista político, a pauta da Veja, já devidamente abraçada pela oposição ao governo federal, parece ter um objetivo claramente definido. No momento em que Lula começa a voltar aos palanques, nas campanhas das eleições municipais, e em que o STF começará a julgar os réus do chamado “núcleo político do mensalão”, a tentativa é de colar uma coisa na outra. Colunistas políticos repercutiram amplamente supostas declarações de Marcos Valério. "Nada impede que uma denúncia seja feita contra Lula mais adiante", sugeriu Merval Pereira, de O Globo.

Moradora de Salvador recebe ACM Neto chamando-o de 'pilantra, vagabundo, mentiroso, fuleiro' ...

Uma moradora da periferia de Salvador, numa das mais brilhantes manifestações de consciência política, disse que só estava lá, como moradora de uma comunidade carente, por causa de ACM Neto e do avô dele.

Fez um veemente protesto contra o candidato do DEMos:

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

domingo, 16 de setembro de 2012

Ritual de decapitação


Carta Capital - por Maurício Dias - O novo desentendimento público entre os ministros Joaquim Barbosa, relator, e Ricardo Lewandowski, revisor, expôs a ponta de uma questão que pode se tornar a mais grave deformação no julgamento da Ação Penal 470, chamada de mensalão.

Wanderley. Na perspectiva de um julgamento de exceção
“Esse julgamento não é dos mais ortodoxos que já se processaram neste Supremo”, observou Lewandowski, gravemente, ao longo do bate-boca para o qual foi puxado por Joaquim Barbosa na quarta-feira 12.
O ministro não desvendou a insinuação que fez. Mas há ocorrências que conduzem a uma heterodoxia que projeta um futuro diferente. Ou seja, embora o tribunal não seja de exceção, o julgamento poderá vir a ser se forem consumados indícios formados a partir de alguns votos.
“Não sei se o ex-ministro José Dirceu é inocente ou se, como outros, cometeu algum crime à sombra do ilícito caixa 2. Os autos devem esclarecer isso. Há algo, todavia, independente dos autos: será um julgamento de exceção se for condenado por não haver provas contra ele”, observa Wanderley Guilherme do Santos, o maior cientista político brasileiro vivo, que a Universidade Autônoma Nacional do México considerou um dos cinco mais importantes da América Latina. (...)
-Leia mais Clicando Aqui

No Maranhão, uma decisão judicial lembra como é difícil ser pobre


Um trabalhador havia conseguido, em primeira instância, uma decisão na Justiça do Trabalho para que o fazendeiro e juiz Marcelo Testa Baldochi lhe pagasse R$ 7 mil, como indenização por danos morais. Ele havia sido resgatado por um grupo de fiscalização do governo federalde condições análogas às de escravo no interior do Maranhão em 2007. O caso Baldochi ficou famoso e rodou o país por razões óbvias, afinal de contas não é todo dia que se vê um juiz envolvido em uma situação assim.
A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão votou contra a indenização e o acórdão saiu no último dia 13 de setembro (processo número 0143200-45.2009.5.16.0013).
Sem entrar no mérito das confusões que os desembargadores fizeram sobre o que é trabalho escravo contemporâneo – o que fica evidente para quem lê o acórdão – gostaria de destacar um tema específico que vai além do crime em questão. Ou seja, a visão que alguns de nossos magistrados do Trabalho têm do que sejam direitos dos trabalhadores.

Cópia do acórdão e o texto completo no blog do Sakamoto