sábado, 29 de setembro de 2012

Edmilson Rodrigues, o primeiro prefeito do Psol?

Fundado em 2005 por petistas descontentes, o Psol se notabilizou por suas propostas contundentes e pela pressão contra políticos denunciados por corrupção. Com essa postura, o partido conseguiu algum sucesso em eleições legislativas e montou bancadas pequenas, mas costumeiramente barulhentas. Agora, em 2012, pela primeira vez, o Psol tem uma possibilidade real de conseguir um cargo no Executivo. Edmilson Rodrigues lidera todas as pesquisas para prefeito em Belém e pode até vencer a disputa no primeiro turno.


Continue lendo na CartaCapital

Mulheres Pera e Perereca e Homens Caju e Picanha buscam voto no país


Do palco para o corpo a corpo na rua, três candidatas ao cargo de vereadora em São Paulo e em Salvador têm utilizado a fama de dançarinas para tentar angariar votos do eleitorado. Na capital paulista, Suelem Aline Mendes Silva, mais conhecida como Mulher Pera, e na capital baiana, Marina Silva Queiroz, a Mulher Perereca, e Ana Cecília Parada, a Mulher Maravilha, chamam a atenção quando decidem sair à busca de apoio na campanha.
Mas não são apenas mulheres que vêm tentando atrair o eleitorado. O Homem Picanha, em São Vicente (SP), o Homem Borracha, em Anápolis(GO), e o Homem Caju, em Fortaleza, também têm buscado a vitória nestas eleições municipais. E, para isso, Adenilson Nobre da Silva, Geferson Crosara e Kleber Santana têm usado os nomes de urna para se sobressair.

Confira no G1

Os Problemas da Humanidade e o Real Propósito da Tecnologia

Nossa produção tecnológica (dadas algumas exceções) não está diretamente focada na solução de problemas que afligem o homem. Ela está em sua grande parte focada na manutenção do sistema econômico atual. Ao meu ver, a palavra economia deveria significar gestão correta de recursos essenciais aos seres vivos, mas o seu significado no século 21 é bem menos nobre: a gestão de uma coisa chamada dinheiro. O dinheiro, ou moeda, surgiu (dentre outros propósitos) como uma solução aos problemas logísticos do escambo. Em uma época em que recursos eram realmente escassos, a moeda era atrelada à metais preciosos (ou efetivamente feita deles) tais como ouro e prata, e era uma boa solução para o comércio em si, apesar de não resolver os problemas sociais da época (como também não o faz hoje em dia). Nos dias atuais essa economia de lastro não existe mais. O dinheiro que circula hoje em nossas carteiras tem seu valor baseado em sua própria circulação. A economia hoje tem a mecânica de jogo de banco imobiliário em escala global, e infelizmente ela não está voltada à solução de problemas fora da esfera monetária.



Confira o texto completo no Hardware.com.br .

Neo Blogoleone...

Este editor criou um novo perfil no Twitter, o "Neo Blogoleone", e pensa que ativou uma disponibilidade de atualizações automáticas deste perfil do Twitter, a partir dos textos publicados neste blog.
Há um outro perfil, o "Blogoleone" original, que funcionava da mesma maneira, mas que parou de funcionar, e eu não conheço a razão disso.
Resta saber se continuará funcionando com os demais editores do blog.
Confirmando, tente seguir este blog no perfil "Neo Blogoleone" no Twitter.

Defesa estuda pedir suspensão de júri dos réus do caso do Carandiru

A defesa dos policiais militares, réus no processo do caso do massacre do Carandiru, informou nesta sexta-feira (28) que estuda pedir à Justiça a suspensão do julgamento dos acusados de matar os presos da Casa de Detenção marcado para 28 de janeiro de 2013. De acordo com a advogada Ieda Ribeiro de Souza, ela recebeu com “perplexidade” a decisão do juiz José Augusto Nardy Marzagão em designar a data do júri popular somente para 28 dos 79 réus que ela defende no processo de homicídio. No total, 111 detentos foram mortos no dia 2 de outubro de 1992, quando a Polícia Militar entrou no complexo para conter uma rebelião.


Confira no G1

Japão executa dois presos e número de condenados mortos em 2012 chega a 7

O Japão executou nesta quinta-feira (27) dois presos condenados à morte, entre eles uma mulher, o que aumentou para sete o número de vezes que a pena capital foi aplicada no país em 2012, informou a agência "Kyodo".

No início de agosto, outros três prisioneiros foram executados no Japão, que junto com os Estados Unidos são os únicos dois países industrializados e democráticos que ainda aplicam a pena de morte.

Sachiko Eto, uma curandeira de 65 anos da cidade de Fukushima, foi executada na forca em Sendai por ter batido em seis "pacientes" durante um ritual de exorcismo até eles morrerem.

O segundo condenado foi Yukinori Matsuda, de 39 anos, enforcado em Fukuoka por roubar e matar a punhaladas um casal em outubro de 2003.


Leia mais no UOL Notícias

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Kim Dotcom recebe desculpas por vigilância ilegal no caso Megaupload


O caso do fundador do Megaupload, Kim Dotcom, fica mais estranho a cada dia. Desta vez, um relatório oficial revela que a polícia da Nova Zelândia não sabia, ou não verificou, se Kim Dotcom tinha nacionalidade neozelandesa. Isso é crucial para o caso: o primeiro-ministro do país até pediu desculpas a Dotcom pelo erro.
O órgão oficial de monitoramento/espionagem da Nova Zelândia perguntou à polícia (ou melhor, à Agência de Crime Organizado e Financeiro) se Dotcom era um residente legalizado da Nova Zelândia. Os policiais disseram que não… mas ele era.
No relatório, a seção “potencial para confusão” tenta explicar o que houve. Basicamente, mudanças na lei de imigração fizeram a polícia assumir que Dotcom ainda não era 100% neozelandês (ele nasceu na Alemanha).
Só que este é um erro grave: estranhamente, os serviços de inteligência da Nova Zelândia podem interceptar e monitorar as comunicações de estrangeiros – mas não podem fazer o mesmo com neozelandeses. Só que Dotcom tem nacionalidade neozelandesa. Portanto, todo o caso pode se basear em dados obtidos ilegalmente.

Continue lendo no Gizmodo Brasil

Secretaria identifica cerca de 1.200 camponeses mortos e desaparecidos entre 1961 e 1988


Relatório apresentado na quarta-feira (26) pela Secretaria de Direitos Humanos à CEMDP (Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos) identifica 1.196 casos de trabalhadores rurais assassinados ou desaparecidos por razão ideológica e disputa fundiária no campo, entre setembro de 1961 e outubro de 1988, período indicado pela Lei nº 9.140/1995 – a primeira lei a reconhecer que pessoas foram assassinadas pela ditadura militar (1964-1985).
Apesar do número expressivo (3,5 vezes acima do total de reconhecidos oficialmente como mortos por perseguição política) apenas 51 casos foram analisados pela CEMDP e desses 29 tiveram a causa da morte relacionada à questão política. “Ficando excluídos 1.145 casos de camponeses e seus apoiadores mortos ou desaparecidos”, grande parte porque não teve “acesso nem reconhecimento aos direitos da Justiça de Transição”, descreve o relatório.
(...)
De acordo com o estudo, há mortes durante o regime militar e também durante o regime civil. Quatro pessoas foram assassinadas antes do golpe de abril de 1964; 756 foram mortas durante a ditadura (sendo 432 na abertura política após 1979); e 436 após março de 1985, já na transição civil (governo Sarney). Segundo o documento, o aumento da violência no campo a partir da distensão e ao longo da chamada Nova República tem a ver com a organização política dos trabalhadores rurais.

Confira no UOL Notícias.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ratos que comem 11% de milho geneticamente modificado ficam assim antes de morrer.

1 - http://www.criigen.org/SiteFr/index.php?option=com_content&task=view&id=402&Itemid=128
2 - http://tempsreel.nouvelobs.com/ogm-le-scandale/20120918.OBS2686/exclusif-oui-les-ogm-sont-des-poisons.html
3 - http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jbTRSV7LN7STry7JM18yD9FAhMcw?docId=CNG.553e3445c124ff6521a72f99f6408486.6e1http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jbTRSV7LN7STry7JM18yD9FAhMcw?docId=CNG.553e3445c124ff6521a72f99f6408486.6e1

Para realizar a pesquisa (a maior realizada até hoje), 200 ratos foram alimentados durante um prazo máximo de dois anos (muitos morreram antes) de três maneiras distintas: apenas com milho OGM NK603, com milho OGM NK603 tratado com Roundup (o herbicida mais utilizado do mundo) e com milho não alterado geneticamente tratado com Roundup.

Durante o estudo, o milho fazia parte de uma dieta equilibrada, em proporções equivalentes ao regime alimentar nos Estados Unidos.
"Os resultados revelam uma mortalidade muito mais rápida e maior durante o consumo dos dois produtos", afirmou Seralini, cientista que integra ou integrou comissões oficiais sobre os alimentos transgênicos em 30 países.
"O primeiro rato macho alimentado com OGM morreu um ano antes do rato indicador (que não se alimenta com OGM), enquanto a primeira fêmea, oito meses antes. No 17º mês foram observados cinco vezes mais machos mortos alimentados com 11% de milho (OGM)", explica o cientista.
Os tumores aparecem nos machos até 600 dias antes de surgirem nos ratos indicadores (na pele e nos rins). No caso das fêmeas (tumores nas glândulas mamárias), aparecem, em média, 94 dias antes naquelas alimentadas com transgênicos.
Os pesquisadores descobriram que 93% dos tumores das fêmeas são mamários, enquanto que a maioria dos machos morreu por problemas hepáticos ou renais. 
CLIQUE NOS LINKES ACIMA PARA SABER MAIS E... BOM APETITE!

Charge de Tragicómix


Charge de Tragicómix vista em Rebelion.org(26/09/2012)

Capitalismo americano: uma usina de pobres

  Existe um traço comum entre a rastejante recuperação norte-americana sob a batuta de Obama, a etapa aguda da crise que a antecedeu -- capitaneada por Bush Jr-- e, antes ainda, o período de apogeu que originou tudo, composto pelo desmonte regulatório nas mãos de Reagan (1981-1989), seguido da consolidação rentista, sob a batuta do democrata amigo de FHC, Bill Clinton (1993-2001).

O fio que interliga o enredo é a persistente disseminação da pobreza na maior potencia capitalista da terra, antes, durante e depois do colapso de 2008.

A caminho do quinto ano, a crise mantém os pobres no limbo dos renegados; ao contrário do que se viu nos anos 30, subordina seu resgate à salvação das finanças, como criticou a Presidenta Dilma Rousseff, na ONU, nesta 3ª feira.

A prioridade ortodoxa justifica jogar novas cargas ao mar e ofusca a questão política central dos dias que correm: turbinado organicamente pelas finanças, o capitalismo atravessou o Rubicão despindo-se de qualquer compromisso com o presente e o futuro da sociedade; nos EUA, bem antes da crise, em pleno ciclo de expansão dos lucros e da produtividade, a engrenagem passou a cuspir regressividade e pobreza, gerando uma massa crescente de renegados. A esses, como sentenciou Mitt Romney, o mercado não tem o que dizer.

Vejam mais no Blog das Frases (Carta Maior-26/09/2012)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PT tende a ser, de novo, o partido que mais cresce na eleição. Já os da oposição, PSDB, DEM, PPS....

Passei a semana analisando pesquisas eleitorais. Encerro-a tratando do mesmo assunto. Conversei praticamente todos os dias com vocês sobre todas as que saíram do Datafolha e do IBOPE sobre diversas capitais, não contestei os resultados de nenhuma - não costumo contestar - mas discordei e continuo discordando das interpretações apressadas dos analistas.

Principalmente, dos que se esforçam para antecipar uma derrota do PT que está longe de acontecer no pleito deste ano. Pelo contrário, a exemplo das cinco últimas eleições, nacionais (2002-2006-2010) e municipais (2004 e 2008), o PT vai ganhar mais votos nas capitais e no país.

Vamos crescer em voto, em número de prefeituras, de prefeitos e vereadores eleitos nas capitais, nas  grandes e nas médias cidades de mais de 100 mil eleitores. E nas pequenas também. È só certos articulistas sentirem o pulso real do país, a reta final da disputa, estas duas últimas semanas de campanha até o 7 de outubro do 1º turno.

  
Vejam mais no Blog do Zé Dirceu

Os sonhos da oposição

À falta de programa e de candidato, os setores opositores sonham com descalabros que, talvez, lhes deem alguma chance de evitar que Dilma se reeleja em 2014 e o Brasil siga o caminho que vem trilhando, vitoriosamente (nunca nenhuma força, pela via democrática, governou por tanto tempo no Brasil, como o PT).

Como sonhar não é proibido – mesmo que seja com pesadelos para o país e para o povo -, as oposições desejam ardentemente que:

- A recessão internacional afete profundamente a capacidade de crescer da economia brasileira, instaurando, aqui também, os descalabros que o neoliberalismo produz na Europa: recesso, desemprego, endividamento, dependência do FMI, inflação, fuga de capitais.

- Crise social, grandes mobilizações populares contra o governo, repressão, perda de apoio popular do governo. A CUT se divide, um setor sai e se soma aos grupos de ultra-esquerda. 

Vejam mais em Carta Maior (Blog do Emir)

Falência causa fechamento de prefeitura na Grécia



greciaA prefeitura do município de Ajarnés, uma localidade de 100 mil habitantes ao norte de Atenas, encerrou hoje suas atividades ante a impossibilidade de prestar serviços públicos por encontrar-se falida, explicaram seus responsáveis num comunicado. A decisão foi adotada na noite de ontem, após uma reunião extraordinária do conselho municipal, e foi motivada por causa da falta de recursos para pagar os salários dos trabalhadores e as despesas correntes.

Segundo a comunicação oficial "a municipalidade permanecerá fechada por tempo indefinido até que se resolva o problema econômico", e afirmou que os únicos serviços que continuarão prestando serão os da segurança e os da limpeza nas escolas e jardins de infância.
  
Vejam o texto original em CUBADEBATE ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Os generais civis do golpe de Estado

AGUSTIN Edwards: pediu aos EEUU
que implementasse um golpe militar no Chile.
Não parece explorado a fundo o papel que os civis tiveram na conspiração que ao longo de mais de três anos culminou com o golpe militar de setembro de 1973, quando se abriu a porta a uma ditadura que mudou profundamente o Chile. Os "generais civis" não hesitaram em produzir o caos e, em seguida, respaldar sem maiores escrúpulos as atrocidades selvagens que se prolongaram dezessete anos. Muitos deles se enriqueceram e até hoje se esquivam de responsabilidades e vergonhas. Engendraram para empurrar os militares e para executar a política que mais convinha aos interesses da oligarquia.
À cabeça da conspiração esteve Agustín Edwards Eastman, então diretor proprietário do grupo El Mercurio e cabeça de um grupo econômico. Edwards sofreu uma verdadeira comoção pelo triunfo de Salvador Allende e a derrota do candidato de direita, Jorge Alessandri. Havia acreditado nas pesquisas e nas opiniões de Edward Korry, embaixador dos EEUU. Os piores pesadelos pareciam materializar-se. El Mercurio havia planejado que a decisão do povo se daria entre democracia e comunismo. Havia triunfado o comunismo. E isso era o que temia Edwards. Dois anos antes, quando o general Roberto Viaux havia se aquartelado no Regimento Tacna tentando derrubar o presidente Eduardo Frei Montalva, o dono do El Mercurio -segundo se diz- conspirou nas sombras. E para assegurar-se, havia viajado aos EEUU. 

Vejam o texto original em punto Final ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

domingo, 23 de setembro de 2012

EUA sabiam o que ocorria na ditadura argentina, diz autor de documentário sobre as Avós da Praça de Maio

Charlie Tuggle, professor da UNC, defende a abertura dos documentos da diplomacia norte-americana



A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, entrega às Avós da Praça de Maio prêmio de direitos humanos, em dezembro de 2010

É difícil pensar em alguém que não conheça o movimento argentino das Avós da Praça de Maio. Há 35 anos, a organização investiga o paradeiro de cerca de 500 bebês que foram apropriados ilegalmente durante a ditadura militar no país. Pois as abuelas, que recentemente encontraram o 106º neto, passaram despercebidas entre muitas pessoas nos Estados Unidos. Pior: a própria história dos abusos cometidos pelo regime militar argentino é desconhecida entre os norte-americanos. É o que relata Charlie Tuggle, professor de jornalismo da UNC (Universidade da Carolina do Norte - Chapel Hill) e produtor do documentário “Las abuelas de Plaza de Mayo – A busca por identidade”, recém-lançado no país. Segundo Tuggle, a reação ao filme pode ser resumida numa frase: as pessoas simplesmente não sabiam do ocorrido. “Os norte-americanos têm uma ideia muito vaga sobre isso. Somos mal informados sobre o que aconteceu, como isso nos afetou e como estávamos envolvidos”, diz.

Vejam mais em OPERA MUNDI

PAGAR PARA APANHAR


Uma suposta reportagem da Veja,  na qual o publicitário Marcos Valério, sem dar entrevistas, “revelaria” seus segredos em que “incriminaria” Lula como o responsável pelo chamado  mensalão -  uma grosseira montagem  -   faz surgir novamente, com força,  a necessidade de um jornal popular, democrático, de massas. Sem ele, as forças progressistas  ficam reféns, inertes e sem qualquer capacidade de resposta diante da verdadeira campanha de demolição de Lula, do PT e dos valores políticos defendidos pelas forças populares.
Nos países em que há governos populares na América Latina,   foram criados mecanismos de comunicação popular, seja com nova leis de comunicação, como na Argentina, Venezuela e Equador, fortalecendo a TV e o rádio públicos, mas também houve  o florescimento de jornais populares com capacidade de fazer a batalha de idéias com a imprensa conservadora sistematicamente sintonizada com as ideologias e os interesses dos EUA, e dos oligarcas nativos. No Brasil já houve um jornal, cuja criação foi estimulada pelo Presidente Vargas, o Última Hora, que foi  sufocado após o golpe de 1964.   

Vejam mais em PATRIA LATINA

“É impossível pensar o sistema capitalista internacional sem o dinheiro do narcotráfico"

O tráfico de drogas movimenta cerca de 500 mil milhões de dólares por ano, afirma o jornalista brasileiro José Arbex Jr.. “O mercado clandestino é essencial para a sobrevivência do capitalismo, a proibição acrescenta valor à droga e é um prémio para os traficantes”, diz o historiador Henrique Carneiro. Por Isabel Harari, Carta Maior.
"O dinheiro não está nas favelas nem nos morros, faz parte do sistema financeiro e sustenta os grandes bancos", diz Arbex.
"É impossível pensar o sistema capitalista internacional sem pensar no dinheiro do narcotráfico", denunciou o jornalista José Arbex Jr. em Simpósio sobre Esquerda na América Latina, realizado na Universidade de S. Paulo, Brasil. A mesa também contou com a presença do historiador Henrique Carneiro, a especialista em História da Cultura Rosana Schwartz e Julio Delmanto, mestrando em História Social e membro do coletivo DAR (Desentorpecendo a Razão). O fio condutor do debate foi a relação de simbiose entre o proibicionismo e o sistema financeiro capitalista.  

Vejam mais em ESQUERDA.NET

O 'mensalão' é a 'Miriam Cordeiro' do Serra

A história não permite incluir no âmbito da mera coincidência a decisão do relator Joaquim Barbosa de calibrar o julgamento do chamado do mensalão, de modo a levar a discussão sobre o ex-ministro José Dirceu à boca da urna, nas eleições de 7 e 28 de outubro próximo.

Ao fazê-lo, o relator abastece a cartucheira conservadora com mais uma daquelas balas de prata de que se vale frequentemente a direita brasileira quando parte para o tudo ou nada, sem deixar tempo ao adversário ou ao eleitor para reagir.

O conservadorismo sempre teve um aliado canino nesses botes. Agora pelo jeito tem dois.

O parceiro tradicional é a cobertura esperta da mídia 'isenta', que nunca sonegou a essa tocaia o amparo 'factual' que a legitima, e mais que isso, inocenta o capanga e criminaliza o alvo.

O rito sumário na boca da urna é uma das especialidades eleitorais desse jornalismo. À s vezes só há tempo para um jogo de fotos. Nisso também eles são bons .

 Quem não se lembra de um clássico do gênero, a edição da Folha de 30 de setembro de 2006, véspera do 1º turno da eleição presidencial daquele ano?

Um jato da Gol havia se chocado com outro avião no ar. Morreriam 155 pessoas. A tragédia, de longe, era o destaque do dia. Mas a Folha, a mesma que agora coloca na boca de Haddad a frase que ele nunca disse ('é degradante me associar a Dirceu..'), montou também uma 'pegadinha' nesse dia sombrio.

Virou um 'case' do jornalismo meliante.


Vejam mais em CARTA MAIOR

Charge do Bessinha


Charge do Bessinha vista no blog BRASIL! BRASIL!(22/09/2012)