sábado, 15 de dezembro de 2012

O MANUAL DO GOLPE DE ESTADO

    

Cúrzio Malaparte escreveu, em 1931, seu livro político mais importante, Técnica del colpo di Stato: envenenamento da opinião pública, organização de quadros, atos de provocação, terrorismo e intimidação, e, por fim, a conquista  do poder. Malaparte escreveu sua obra quando os Estados Unidos ainda não haviam aprimorado os seus serviços especiais, como o FBI - fundado sete anos antes - nem criado a CIA,  em 1947. De lá para cá, as coisas mudaram, e muito. Já há, no Brasil, elementos para a redação de um atualizado Manual do Golpe.
               Quando o golpe parte de quem ocupa o governo, o rito é diferente de quando o golpe se desfecha contra o governo. Nos dois casos, a ação liberticida é sempre justificada como legítima defesa: contra um governo arbitrário (ou corrupto, como é mais freqüente), ou do governo contra os inimigos da pátria. Em nosso caso, e de nossos vizinhos, todos os golpes contra o governo associaram as denúncias de ligações externas (com os países comunistas) às de corrupção interna.   
 
Vejam mais no blog do MAURO SANTAYANA

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Britânica de 20 anos tem fotos roubadas e vira até maria-chuteira na web

Lily Thomas, bartender de 20 anos e moradora de Wales, País de Gales, vem causando certofrisson online, mas por motivos que não orgulham a moça: o furto de suas fotos do Facebook e uso público dessas. Alguém roubou suas fotografias na rede social, a "inscreveu" em um concurso de beleza sem ela saber e começou a espalhar que ela já namorou pessoas famosas.


Confira a história no Techtudo

Atirador mata 26 e morre em escola infantil em Connecticut, nos EUA

Um tiroteio em uma escola fundamental deixou pelo menos 27 mortos, 20 deles crianças, nesta sexta-feira (14), na pequena cidade de Newtown, no estado americano de Connecticut. Outra pessoa adulta morreu em uma casa na cidade, em um incidente relacionado com o crime.


Confira no G1

Mulher leva choque da polícia ao tentar comprar muitos iPhones

Uma mulher que tentou comprar mais iPhones do que o permitido em uma loja da Apple em New Hampshire, Estados Unidos, foi imobilizada com uma arma de choque e presa após um mal entendido com a polícia , informa o siteHuffington Post. Um vídeo em que policiais aparecem dominando a mulher, que nas cenas está no chão, foi feito por um dos clientes que estavam no shopping. O som da arma de choque pode ser ouvido na gravação.



Confira no Terra

Homem que teve identidade confundida com supeito da Al Qaeda aguarda desculpas dos EUA

O governo americano tenta há quase uma década abafar o que fez com Khaled el Masri, um cidadão alemão cuja história de identidade confundida, abdução e abuso marca um dos pontos baixos da "guerra ao terror" pós-11 de Setembro da CIA.

Na quinta-feira (13), o acobertamento acabou. A Corte Europeia de Direitos Humanos decidiu que o desaparecimento forçado de Masri, sequestro e transferência encoberta, sem o devido processo legal, para a custódia americana, há nove anos, violou as garantias mais básicas da decência humana. Notadamente, a corte apontou que o tratamento sofrido por Masri no Aeroporto de Skopje "nas mãos da equipe especial de rendição da CIA (...) representou tortura".

Apesar da corte não ter jurisdição sobre os Estados Unidos, sua decisão é uma condenação poderosa das táticas impróprias da CIA e do fracasso abjeto de qualquer tribunal americano de fornecer reparação a Masri ou a outras vítimas da política desacreditada de Washington de detenção secreta e rendição extraordinária.

Os 17 juízes da grande câmara da corte europeia, vários dos quais criados sob o comunismo, fizeram o que nossa própria Suprema Corte se recusou a fazer: condenar um abuso escandaloso sofrido por um homem inocente e cometido por serviços de segurança fora do controle.


O texto do International Herald Tribune, republicado no UOL, pode ser visto no Colagens do Umbigo e da Mosca Azul

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CONVOCAÇÃO DA UJS


Visto no blog do NASSIF

Lula recebe prêmio de R$ 215 mil do governo da Catalunha

Blindado da imprensa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quinta-feira, 13, um prêmio do governo da Catalunha, acompanhado por um cheque de R$ 215 mil. Lula chegou por volta do meio dia na capital catalã, Barcelona, cercado por um forte esquema de segurança.


Confira no Estadão (via blog do Luís Nassif). 

Lixões oceânicos prejudicam focas e cetáceos

Até 135 mil focas e cetáceos sofrem, todos os anos, danos causados pelo lixo oceânico despejado em todo o mundo. Esta é a estimativa apresentada em um novo relatório elaborado pela WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal, intitulado “Trapped” (em português, “Presos”). Apesar de bem documentada por ambientalistas e conservacionistas, a questão do sofrimento animal ainda não havia sido, até então, devidamente abordada nas discussões sobre lixo e destroços oceânicos – problema que afeta centenas de espécies. Estimativas contidas no relatório informam que, por ano, entre 57 mil e 135 mil animais focas e baleias de grande porte se entrelaçam com algum tipo de lixo oceânico, como cordas, redes, fitas adesivas e embalagens plásticas.

Leia mais no blog Bicho Amigo, no Correio do Povo

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Advogado de Bradley Manning acusa Exército de medidas extremas na prisão

O advogado David Coombes, que atua na defesa de Bradley Manning, soldado norte-americano apontado como fonte do WikiLeaks, acusou o Exército dos EUA de mantê-lo intencionalmente em condições extremas. A razão justificada pelas Forças Armadas seria de que Manning teria tentado cometer suicídio na prisão de Quantico, Estado da Virgínia. No entanto, o advogado afirma que o Exército sabe que o risco disso ocorrer era inexistente.


Confira no Opera Mundi

Parlamento destitui magistrados da Suprema Corte e abre nova crise política em Honduras

Três anos e meio depois do golpe de Estado contra o presidente Manuel Zelaya, Honduras parece entrar em nova crise institucional. Na madrugada desta quarta-feira (12/12), o Congresso do país aprovou a destituição de quatro dos cinco magistrados que compõem a Sala Constitucional da Suprema Corte de Justiça.

Os juízes Antonio Gutierrez Navas, Francisco Ruiz, Rosalinda Cruz e Gustavo Enrique Bustillo foram retirados dos seus cargos com a justificativa de que “colocam em perigo imediato a segurança cidadã e porque sua conduta é manifestadamente contrária ao interesse do Estado de Honduras”.

A decisão, aprovada com o voto de 97 deputados, enquanto 31 parlamentares se expressaram contrariamente, não foi unanimidade no país, sendo considerada um atentado à independência entre os três poderes.


Confira no Opera Mundi

Exército dos EUA testa aviões não-tripulados da Nasa


Os Estados Unidos lançaram nesta terça-feira (11), pela terceira vez, ao espaço o X-37B, um pequeno dispositivo teleguiado que especialistas acreditam que poderá dar início a uma nova era na espionagem.
O longo veículo, de 8,9 metros, foi lançado por um foguete Atlas V à 01h03 local (16h03 de Brasília) de Cabo Cañaveral, na Flórida, em uma missão sobre a qual a força aérea americana deu pouquíssimos detalhes.
A United Launch Alliance, uma empresa conjunta entre a Boeing e a Lockheed Martin, ofereceu em troca ao vivo e em streaming imagens da decolagem em sua página na internet e afirmou que a missão apoiaria "a experimentação espacial".
O exército americano descreveu o programa X-37B como uma forma de por à prova "tecnologias para uma plataforma de testes espaciais confiável, reutilizável e não tripulada", depois da retirada doprograma de ônibus espaciais da Nasa. 

Fora do Brasil, repórter ameaçado pela Rota relata a mudança de vida


Após escrever uma reportagem em julho relatando que o ex-comandante da Rota (a controversa unidade de elite da Polícia Militar de São Paulo) e vereador eleito Paulo Telhada usava sua página no Facebook para pregar a violência, o repórter André Caramante, do jornal Folha de S. Paulo, passou a ser alvo de ameaças que o levaram a deixar o País com a família.
Com os filhos fora da escola regular e longe dos amigos e da profissão, o jornalista espera providências das autoridades, que ainda não identificaram os autores de ameaças como: "Quero deixar um recado para o André Caramante. Para ele deixar a polícia trabalhar em paz ou os filhos dele vão estudar no tacho do inferno", feita por telefone a um funcionário do jornal, segundo o Ministério Público.

Leia mais, e confira uma entrevista com Caramante, no Terra

Voto eletrônico: Hacker de 19 anos revela no Rio como fraudou eleição


Um novo caminho para fraudar as eleições informatizadas brasileiras foi apresentado ontem (10/12) para as mais de 100 pessoas que lotaram durante três horas e meia o auditório da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (SEAERJ), na Rua do Russel n° 1, no decorrer do seminário “A urna eletrônica é confiável?”, promovido pelos institutos de estudos políticos das seções fluminense do Partido da República (PR), o Instituto Republicano; e do Partido Democrático Trabalhista (PDT), a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.
Acompanhado por um especialista em transmissão de dados, Reinaldo Mendonça, e de um delegado de polícia, Alexandre Neto, um jovem hacker de 19 anos, identificado apenas como Rangel por questões de segurança, mostrou como — através de acesso ilegal e privilegiado à intranet da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro, sob a responsabilidade técnica da empresa Oi – interceptou os dados alimentadores do sistema de totalização e, após o retardo do envio desses dados aos computadores da Justiça Eleitoral, modificou resultados beneficiando candidatos em detrimento de outros – sem nada ser oficialmente detectado.
“A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados  mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada”, explicou Rangel, ao detalhar em linhas gerais como atuava para fraudar resultados.

Leia mais no Vi o Mundo, via blog do Luís Nassif.

Leia também, sobre este assunto, no blog do Sílvio Meira, no Terra Magazine: - não é a urna, é o sistema: hacker mostra como mudar o resultado da eleição, e diz que mudou em 2012;

Forças de Defesa de Israel invadem ONGs palestinas na Cisjordânia

Soldados israelenses invadiram nesta terça-feira (11/12) os escritórios de três organizações civis que defendem os direitos humanos do povo palestino, localizados no centro de Ramallah, a capital oficial da Cisjordânia, em plena área A (sob total controle da administração palestina, segundo os Acordos de Oslo). Antes mesmo do amanhecer, os oficiais arrombaram as portas da União dos Comitês das Mulheres Palestinas, da Rede de ONGs Palestinas e da Addameer e confiscaram diversos itens.


Confira no Opera Mundi. 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ONU pede a Israel para abrir instalações nucleares e aderir ao TNP

A Assembleia-geral das Nações Unidas aprovou, por 174 votos a favor, seis contra e seis abstenções, uma resolução que apela a Israel para abrir seu programa nuclear a inspeções da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e a aderir “o mais rápido possível” ao TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear).

A resolução não obriga Israel a cumpri-la, mas reflete a opinião da comunidade internacional e tem peso político.

Israel se recusa a confirmar ou negar a posse de armas nucleares, embora haja consenso internacional de que o país as tenha. Por isso, recusa-se a assinar o TNP, ao lado de outros três países que produzem esses artefatos: Índia, Paquistão e Coreia do Norte. Israel justifica a não assinatura do tratado dizendo que seria necessário um tratado de paz geral no Oriente Médio antes de se estabelecer uma zona livre de armas nucleares.

Os EUA votaram contra a resolução, mas apoiaram dois parágrafos: o apoio à aderência universal do TNP e a convocação aos países que não aderiram ainda ao tratado para “fazê-lo o mais rápido possível”.


Leia mais no Opera Mundi.

Pela 1ª vez, brancos são menos de 50% dos londrinos


A Grã-Bretanha está se tornando cada vez menos "branca" e com uma população crescentemente diversa, com mais cidadãos nascidos no exterior, sobretudo na Índia, Polônia e Paquistão, de acordo com novos dados do censo britânico divulgados nesta terça-feira. No total, o país já tem cerca de 7,5 milhões de residentes originários de outras nações - um aumento de 3 milhões nos últimos dez anos - e a taxa de britânicos caucasianos caiu para 80% do total de 56,1 milhões de habitantes da Inglaterra e do País de Gales. De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas, os resultados do Censo mostram um cenário "diverso" e "em mutação", com 13% dos residentes nascidos no exterior.
A capital britânica, Londres, tem a maior proporção de residentes nascidos fora do Reino Unido (37%) e de estrangeiros (24%). Menos da metade dos londrinos são britânicos caucasianos, 45% do total. Dez anos atrás, eles eram 58%. O motivo principal apontado para justificar as mudanças é a imigração.

Continue lendo no Terra

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Marco Maia: 'Não vou cumprir decisão que cassa mandatos'


O gaúcho Marco Maia (PT), presidente da Câmara, afirma que não cumprirá uma provável decisão do Supremo Tribunal Federal pela cassação dos mandatos dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), condenados no mensalão.
Ele afirma que perda de mandato é prerrogativa do Congresso e faz um diagnóstico preocupante sobre o impasse envolvendo Judiciário e Legislativo: diz que o país está “muito próximo” de uma crise institucional.
“Espero que o Supremo tome uma decisão olhando para a Constituição e para o equilíbrio entre os poderes”, diz.

Número de denúncias de violação dos direitos humanos cresce 77% em 2012


O número de denúncias de violações de direitos humanos, feitas por meio do Disque 100, alcançou 155.336 de janeiro a novembro deste ano. Os registros representam aumento de 77% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registradas 87.764 denúncias. Ao todo, considerando também as ligações com pedidos de orientações e de informações, foram feitos, de janeiro a novembro de 2012, 234.839 atendimentos.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pelo serviço, para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para a ministra Maria do Rosário, o aumento nos números ocorreu porque a população percebeu que o serviço é confiável. "Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do serviço", disse.

Mais no IG.

2013 vai ser difícil

Marcos Coimbra, CartaCapital
 
“Um espectro ronda a política brasileira. O fantasma da próxima eleição presidencial.

Este ano já foi marcado por ele.

Ou alguém acredita que é genuína a inspiração ética por trás da recente onda moralista, que são sinceras as manchetes a saudar “o julgamento do século”? Que essas coisas são mais que capítulos da luta política cujo desfecho ocorrerá em outubro de 2014?

A história dos últimos 10 anos foi marcada por três apostas equivocadas que as elites brasileiras, seus intelectuais e porta-vozes fizeram. A primeira aconteceu em 2002, quando imaginaram que Lula não venceria e que, se vencesse, seria incapaz de fazer um bom governo.
 

Vejam mais em BRASIL! BRASIL!

O bacharelismo e os ecos do Brasil Colônia no Judiciário

A naturalidade com a qual os magistrados de São Paulo recebem “presentes” de empresas privadas e com que um ministro do STF fala do lobby que executou para “conquistar” esse cargo são exemplos de um problema que nasce com a própria formação do Estado brasileiro. Uma das faces desse problema é a baixa qualidade intelectual e cultural que atravessa uma parte importante do Judiciário. Na cultura do bacharelismo, ainda presente, os futuros magistrados são ensinados que não são servidores públicos, mas sim “membros do poder”.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Chávez anuncia nova cirurgia e pede apoio a Maduro em eventual sucessão

Dois meses após conquistar um novo mandato, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou na madrugada deste domingo (09/12) que deverá realizar uma nova cirurgia em Cuba após o aparecimento de "algumas células malignas". Ele, que luta contra um câncer desde 2011, indicou que o atual vice-presidente, Nicolás Maduro, deverá assumir seu lugar "se algo acontecer".


Confira no Opera Mundi

Estudantes cubanos lamentam morte de Oscar Niemeyer

Em nota envida à UNE, a Federação dos Estudantes Universitários de Cuba (FEU) lamenta a morte do arquiteto Oscar Niemeyer. “Para o mundo da arquitetura é uma perda irreparável. Nos deixa uma vasta obra que se distingue por sua maestria e singularidade, defendendo os contornos de grande parte da identidade nacional brasileira e latino-americana."

“Cuba perdeu um grande amigo da Revolução e de nosso líder Fidel Castro. Perdemos mais um militante deste time de homens que lutam e triunfam; de incalculáveis princípios a favor dos humildes; exemplo de homem que teve o mundo aos seus pés e vivia e trabalhava com a maior simplicidade, sem ocultar nunca suas convicções revolucionárias”, escrevem.

Eles também lembram que um dos tesouros da obra de Niemeyer está na praça central da Universidade de Ciências Informáticas de Havana, “como reflexo das ideias que compartilhou de nossa revolução”.

“Os estudantes universitários cubanos transmitem as mais sentidas condolências ao povo irmão do Brasil”, conclui a nota.




Visto no PORTAL VERMELHO

Argentina: Juízes financiados pelo Clarín sabotam 7D

Prorrogaram a aplicação da Ley de Medios, marcada para 7 de dezembro, após ganharem viagem a Miami
Por Vanessa Silva e Leonardo Wexell Severo/Comunicasul, de Buenos Aires
Nesta quinta-feira (6) de muita chuva e contaminação no céu de Buenos Aires, às vésperas da entrada em vigor da Lei de Meios Audiovisuais na Argentina, os juízes Francisco de las Carreras e María Susana Najurieta, da Câmara Civil e Comercial Federal, decidiram prorrogar a medida cautelar que beneficia o Grupo Clarín, mantendo suspenso o artigo 161 da lei “até que se dite uma sentença definitiva”.
Ministro da Justiça e titular da AFSCA reafirmam na TV confiança
na democratização da comunicação (Comunicasul) 


O artigo em questão determina que as empresas com número de licenças superior ao permitido pela nova regulação vendam o excedente para se adequar. A lei define que uma empresa pode ter no máximo 35% do mercado a nível nacional e 24 licenças (atualmente, o grupo monopolista detém 240), sendo dono de 41% do mercado de rádio, 38% da TV aberta e 59% da TV a cabo.
Entidades populares, lideranças sindicais, parlamentares e movimentos pela democratização da comunicação já vinham alertando para o fato de os juízes em questão terem viajado para Miami inteiramente bancados pelo grupo monopolista, que agora utiliza dos seus préstimos.   

Vejam mais na REVISTA FÓRUM

As estatais estrangeiras e o mercado nacional


 Mauro Santayana

Com a intenção de “normalizar e simplificar a governança estratégica” do gigantesco grupo de armamentos EADS, “assegurando, ao mesmo tempo, que a Alemanha, a França e a Espanha, protejam os seus legítimos interesses estratégicos”, os governos dos três países acabam de fechar acordo para manter 24% das ações nas mãos dos estados francês e alemão e 4% sob propriedade do estado espanhol. Mantêm, assim, o domínio do grupo, que controla, direta e indiretamente várias empresas prestadora de serviços na área de defesa, no Brasil, como é o caso da Cassidian.

Enquanto no Brasil é pecado o Estado meter-se em outras áreas que não sejam segurança, saúde e educação, países admirados por muitos como paradigmas de capitalismo avançado e do livre-mercado, asseguram a propriedade do Estado em áreas estratégicas da economia - e nem por isso o mundo vem abaixo.  

Vejam mais em CARTA MAIOR

Quando o jornalismo é covarde





Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
“Qualquer jornalista que não seja demasiado obtuso ou cheio de si para perceber o que está acontecendo sabe que o que ele faz é moralmente indefensável”. Janet Malcolm
Uma das imagens mais revoltantes da história do jornalismo foi publicada hoje na capa do tabloide New York Post. Um homem tenta voltar à plataforma da estação na rua 49, enquanto o trem do metrô vem em sua direção. Seu nome era Ki Suk Han, imigrante coreano de 58 anos, casado, uma filha. Han morreria em decorrência dos ferimentos.
A reação foi instantânea. Por que o fotógrafo freelancer R. Umar Abbasi preferiu clicar ao invés de tentar salvar seu personagem? Por que o Post publicou? Por que ninguém presente à cena fez nada?  


Vejam mais em PATRIA LATINA