sábado, 22 de dezembro de 2012

Boicote Ubuntu

A versão mais recente do sistema operacional Ubuntu ("12.10"), constituído majoritariamente de software livre, vem com cavalo de tróia (spyware e adware), além de infiltrar um contrato de espionagem "consentida". Tornou-se impróprio para uso empresarial ou doméstico, pela invasão de privacidade e vazamento de dados pessoais.

Com a nova ferramenta de busca de arquivos e programas, qualquer palavra chave digitada é enviada pela internet e ativa a exposição de publicidade da loja virtual Amazon.

O caso é descrito em português neste texto:
http://ubuntued.info/o-spyware-do-ubuntu

Uma denúncia bem detalhada tecnicamente foi apresentada pela Electronic Frontier Foundation:
https://www.eff.org/deeplinks/2012/10/privacy-ubuntu-1210-amazon-ads-and-data-leaks

Embora o recurso espião possa ser desativado ou desinstalado, é importante alertar que trata-se de estratégia baseada na chamada "arquitetura da escolha" ("choice arquiteture"), em que se inserem sorrateiramente opções "default" maliciosas, deixando ao usuário a tarefa de descobrir a trapaça e tomar atitude para se proteger. Através do uso malicioso da "arquitetura da escolha", o usuário tem "liberdade" de mudar a opção padrão, mas é induzido a não fazê-lo devido a empecilhos diversos.

USE SOFTWARE LIVRE. Mas boicote Ubuntu.

O dia do fim

Mauro Santayana

Em O Moinho de Hamlet, o grande historiador da história da ciência e dos mitos, Giorgio Santillana, lembra a teoria da precessão: de vinte e seis mil em vinte e seis mil anos, a Terra oscila sobre seu próprio eixo, dando origem a nova glaciação. Essa glaciação, de acordo com os mitos – identificados em todas as civilizações estudadas, incluída a maia – é relacionada com o dilúvio. O céu, nos relatos mitológicos, mergulha, com grande parte de suas estrelas, no mar. Um caminho se abre para a Via Láctea – em associação com o mito católico da assunção física de Cristo e Maria aos céus. 

De acordo com os astrofísicos, o plano da eclíptica, com relação às estrelas fixas, oscila alguns graus, sempre em direção ao oeste do planeta, e é essa oscilação que altera os processos geológicos. A última oscilação, ocorrendo já na idade do homem, é registrada pelos vários mitos, da América ao Extremo Oriente, passando pelas ilhas habitadas no Pacífico.  


Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

Stieg Larsson biografado

Na obra, a militância trotskista do autor e sua pesquisa sistemática e obsessiva sobre o movimento de ultradireita na Suécia, do qual foi um dos mais contundentes críticos, são expostos em detalhe. As análises de Pettersson tornam compreensíveis e, porque não, verossímeis, alguns dos personagens de Larsson.


Confira no blog Nulla dies sine linea.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo: Lula reabre o calendário das ruas

Recorrente, como um soluço no imaginário social, o milenarismo não contagia apenas mentes ingênuas e visões de mundo primitivas.

Autoridades e forças políticas muitas vezes se comportam também como peças de uma inexorável mecânica de desfecho datado e irreversível.

O milenarismo tem origem numa contabilidade religiosa fatídica: um milênio sob Cristo; depois, o Diabo.

Às vezes o fatalismo pega carona em 'sinais' correlatos, como agora. Interpretações apocalípticas, ou apenas oportunistas, anunciaram o fim do mundo neste dia 21 de dezembro de 2012, ao término do 13º giro, de 393 anos cada, do calendário maia.  
 
Vejam mais no Blog das Frases (Carta Maior)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A pizza e oportunismo dos ministros do STF


A situação, que não queria condenar mensaleiros, apresentou um relatório na CPI do Cachoeira pedindo vários indiciamentos.
A oposição, que rugia moralmente indignada pedindo severas condenações a mensaleiros, derrubou o relatório e assou a maior pizza do ano em Brasília.
Nem situação nem oposição estão preocupadas com  a corrupção.
A pizza tem nome: luta política.
O resto é tempero.
Vai ketchup?


Povoado francês se prepara para o "apocalipse maia"


Bugarach, um pequeno povoado do sul da França onde fica um famoso pico de 1.231 metros, se prepara para o anunciado apocalipse maia, depois que foi divulgado na internet que é um dos poucos lugares que escapariam, em 21 de dezembro, ao suposto fim do mundo.
Os moradores e as autoridades esperam até 40 mil visitantes na próxima sexta-feira, muitos talvez movidos pelo desejo de sobreviver ao cataclismo, mas a maioria unindo o espiritual e a diversão em um cenário natural de destaque, que lembra alguma das imagens de "Encontros na terceira fase".
Alguns acreditam que a montanha, localizada a 60 quilômetros de Perpignan, servirá de pista de aterrissagem para uma nave-mãe extraterrestre que salvará da hecatombe alguns escolhidos.


Leia no Terra

Grupo liderado por vidente estoca alimentos para 'fim do mundo'


Livros, água, alimentos, remédios e roupas de frio fazem parte de uma lista de itens de sobrevivência de um grupo em Porto Velho. Lideradas pela vidente Eunice Coelho, as pessoas já têm diversos produtos estocados em um abrigo secreto, localizado na área rural da cidade, numa preparação para o dia 21 de dezembro -- quando, segundo umateoria controversa baseada no calendário maia, aconteceria o "fim do mundo".
“Não tenho como prever o dia certo porque as entidades espirituais trabalham com datas aproximadas", diz Eunice. "Eles foram claros ao dizer que devíamos nos preparar para coisas ruins”, afirma.

Confira no G1

O STF. Por que não?

 Flávio Aguiar

Desde o golpe que levou Bush Filho ao poder contra Al Gore, há uma tendência de forças de direita se aglutinarem em torno do Judiciário para, sempre que possível, derrogar ou ameaçar a soberania do voto popular. Foi assim em Honduras. Por que não no Brasil? Na falta de outros argumentos, ou votos, a direita brasileira encastelou-se no Supremo.   

 

Vejam mais em CARTA MAIOR

O BRASIL, A ARGENTINA, OS ABUTRES E A "LIBERTAD".

(HD) - O Tribunal Internacional Sobre o Direito do Mar, de Hamburgo, decidiu, por unanimidade, que a fragata-escola Libertad, da Marinha de Guerra da Argentina, seja devolvida imediatamente ao governo daquele país. A retenção da nave, em 2 de outubro, foi um ato hostil que, fossem outras as circunstâncias, corresponderia a uma declaração de guerra. O governo de Gana se submeteu a uma ordem de um juiz de Nova Iorque, logo de um terceiro país sem jurisdição sobre Gana, nem sobre a Argentina.   

Vejam mais no blog do Mauro SANTAYANA 

Amaury Ribeiro Jr. promete revelar em novo livro bastidores do complô para derrubar Lula e Dilma

por Luiz Carlos Azenha 

Na semana seguinte às eleições municipais em que Fernando Haddad derrotou José Serra em São Paulo, episódios estranhos começaram a acontecer em torno do premiado repórter Amaury Ribeiro Jr., autor do livro Privataria Tucana, o best seller que vendeu 150 mil cópias.
Primeiro, ele foi procurado por telefone por um homem de Guarulhos que prometeu documentos relativos à Operação Parasita, da polícia paulista, que investigou empresas que cometiam fraudes na área da saúde.  Foi marcada uma reunião, mas a fonte se negou a entrar no local de trabalho de Amaury. Quando se encontraram pessoalmente, do lado de fora, a história mudou: o homem ofereceu a Amaury a venda de material secreto que teria como origem o despachante Dirceu Garcia.
No inquérito da Polícia Federal que apura a quebra de sigilo de dirigentes do PSDB, aberto durante a campanha eleitoral de 2010, Dirceu é a única testemunha que acusa Amaury de ter participado da violação. “Novamente, estão querendo armar contra mim”, diz Amaury. “Mas desta vez a trama foi toda gravada por câmera de segurança”.  

Vejam mais no VIOMUNDO

Prisão no mensalão: jogada eticamente duvidosa

 
Marcelo Auler
Quando, em julho de 2000, o ministro Marco Aurélio Mello, respondendo pela presidência do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar em um habeas corpus libertando da prisão o banqueiro Salvatore Cacciola, internamente, a grita entre os procuradores da República foi geral. Reclamavam do fato do ministro ter atendido monocraticamente um pedido que dificilmente passaria pelo plenário.
Marco Aurelio era vice-presidente do STF e estava na quinzena do recesso em que respondia por qualquer pedido urgente que ali impetrassem. 


Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Miséria e grandeza nossa de cada dia


A última patacoada do STF, produzindo uma crise entre os poderes, me fez pensar o seguinte: a observação diária da política brasileira é uma atividade psicologicamente desgastante. Não seria melhor deixarmos pra lá? Não seria melhor deixarmos que os debates políticos seguissem sem a interferência nossa, nós, os liliputianos das redes sociais? Afinal, o que ganhamos com isso a não ser insultos públicos lançados pela grande mídia? Merval Pereira, por exemplo, volta meia tenta mexer com nossos brios, ao descrever o movimento antihegemônico da blogosfera como fruto de mais um mensalão petista. Um ministro do Supremo, Gilmar Mendes, abriu processo contra um dos nossos, o querido ator José de Abreu. E os homens mais ricos e poderosos do país perseguem nossas modestas lideranças, que são os blogueiros que mais acessamos e gostamos, tentando lhes destruir a golpes de chicanas jurídicas.
De vez em quando, passaríamos a vista, furtivamente, na capa dos jornais; mas não arriscaríamos nossa paz de espírito numa briga de gigantes que parece se dar tão longe do cidadão comum.
A sensação é de total desamparo. Temos um Congresso acovardado, um STF reacionário, uma mídia extremamente agressiva e conservadora, um Executivo ausente e silencioso.

49,3% das pessoas acima de 25 anos não concluíram o ensino fundamental

Quase metade (49,3%) da população de 25 anos ou mais não concluiu o ensino fundamental, enquanto 11,3% tinham curso superior de graduação completo. O dado integra a pesquisa "Educação e deslocamento" desenvolvida com base no censo demográfico de 2010, divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Continue lendo no G1

Estupro coletivo em ônibus causa comoção na Índia


Um caso de estupro coletivo dentro de um ônibus na capital indiana, Nova Déli, vem provocando comoção no país. A vítima foi uma estudante de 23 anos, que está internada em estado grave desde o incidente, no domingo. Cinco pessoas, incluindo o motorista do ônibus no qual ocorreu o ataque, foram presas. A polícia diz estar procurando ainda mais uma pessoa.
A estudante de medicina e um amigo do sexo masculino que a acompanhava teriam sido atacados também com barras de ferro antes de serem jogados para fora do ônibus.

A esquerda política desapareceu, afirma sociólogo espanhol

Da indignação à esperança é o caminho descrito pelo sociólogo Manuel Castells (nascido em Hellín, Albacete, em 1942) nos movimentos de protesto que sacudiram os países árabes e o Ocidente, com especial presença na Espanha. Um movimento que se organiza nas redes de computadores e se concretiza nos espaços urbanos ocupados: da Porta do Sol ou da Praça Tahrir até Wall Street. Castells, catedrático na Universidade do Sul da Califórnia, vê aí o germe da mudança para formas de democracia mais participativas. É o que explica em sua última obra, "Redes de Indignação e Esperança" (ed. Aliança).

A entrevista, do El País, reproduzida no UOL, pode ser vista no Colagens do Umbigo e da Mosca Azul.

Clube Militar abre queixa-crime contra Silvio Tendler e manifestação é convocada


O cineasta Silvio Tendler, conhecido pelos filmes "Os Anos JK – Uma trajetória política", "Jango", "Glauber o Filme – Labirinto do Brasil", entre outros, prestará depoimento na 5ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro, no centro da cidade, às 14h desta quarta-feira (19). Tendler foi intimado por "constrangimento ilegal qualificado", de acordo com ofício recebido em sua residência na última sexta-feira (14). O advogado de Tendler, porém, ainda não teve acesso aos autos e não sabe quais são as denúncias.
Tendler, neste domingo (16) publicou nas redes sociais uma "Carta Aberta"endereçada ao delegado que cuida do caso. 
A queixa-crime foi feita pelo presidente do Clube Militar, General Ex Renato César Tibau da Costa. Segundo ele, Tendler organizou manifestações contra as comemorações pelo aniversário da Ditadura, realizadas em 29 de março, no mesmo Clube Militar. 
 
Familiares e amigos de Tendler estão organizando, via redes sociais, um ato de solidariedade em frente à delegacia, quando se iniciar o depoimento. "O objetivo é mobilizar estudantes, advogados e quem mais quiser comparecer, em solidariedade ao Silvio", afirma Ana Rosa Tendler, filha do cineasta.


Leia mais no blog do Bob Fernandes.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Saiba como surgiu a "profecia maia" do fim do mundo


Segundo interpretações da "profecia maia", o fim do mundo está previsto para a próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro. A ideia de que uma hecatombe mundial de grandes proporções se abateria sobre a raça humana na entrada do equinócio de inverno, que ocorre na mesma data, vem sendo alimentada pelo menos há quatro décadas.
Mas foi nos últimos três anos que a previsão ganhou força, polarizando aqueles que acreditam piamente no fim dos tempos e os mais céticos.
BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, decidiu investigar a polêmica. Confira.

Esta notícia da BBC, está disponível no Terra

Ao cassar mandatos o Supremo faz Política


Cinco a quatro. Portanto, é óbvio que o Supremo Tribunal estava rachado quanto à cassação ou não do mandato dos três deputados condenados no julgamento do chamado "mensalão" -Valdemar Costa Neto (PR-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Na noite desta segunda-feira, 17, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já reagia:
 
- A decisão do STF é precária. A Corte não estava com sua composição completa. A cassação é uma decisão da Câmara, ou do Senado, expressa na Constituição Federal. A vontade dos constituintes é clara em relação ao tema. Nosso trabalho é cumprir a Constituição na integralidade. Se o STF vai contra isso, é um sinal claro de ingerência de um poder sobre o outro. 
 
No mundo das frases feitas e dos clichês, diz-se que decisão da Justiça se cumpre e não se discute. No mundo real isso é só uma frase feita. O maior problema na Justiça brasileira é exatamente esse: as decisões são contestadas por quem tem dinheiro ou poder. E até a última vírgula.



Confira no blog do Bob Fernandes

Com menos armas, Brasil tem três vezes mais mortes a tiro que os EUA


Apesar do número bem inferior de armas de fogo em circulação na população do que nos Estados Unidos, o Brasil registrou, em 2010, 36 mil vítimas fatais de tiros.
O montante é 3,7 vezes o registrado pelos americanos, que tiveram 9.960 mortes, colocando o país no topo dos que mais registram óbitos por arma de fogo no mundo.
Os números oficiais foram recolhidos por um relatório do Escritório da ONU contra Drogas e Crimes (UNODC, na sigla em inglês). Os dados do Brasil foram fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Confira o texto da BBC Brasil, reproduzido no UOL

Os canhões midiáticos atiram contra Lula

Brasilia – Últimas notícias, extra, extra! “Lula viaja para a Europa, fugindo das denúncias de corrupção que o têm preocupado”; “Revelações do empresário Marcos Valério confirmam a vinculação de Lula com o mensalão”; “Golpeado pelas denúncias, o ex-presidente ameaça voltar a ser candidato”; “Lula ataca a imprensa”.

As manchetes acima são dos canais de televisão, sites da internet e alguns jornais brasileiros, nos últimos quinze dias.

Como se sabe, noticiar não é informar: a narração dos dias que correm, especialmente aquela divulgada em tempo real, busca, por definição, impactar o telespectador, mesmo que o preço a pagar seja mutilar os fatos e escamotear dados indispensáveis para que o público saiba o que está ocorrendo.

Contar de maneira anômala os acontecimentos é característico do espetáculo midiático global, nem sempre responde a motivações ideológicas. O que o distingue, no caso brasileiro, é a deformação seletiva sobre praticamente tudo o que diz respeito a Lula. O ex governante e líder do Partido dos Trabalhadores (PT) é um personagem crucial no panorama político do país e o dirigente brasileiro de maior estatura mundial – sua influência externa só se equipara à de Dilma Rousseff – e aquilo que se conta/inventa sobre ele, aqui em Brasília, às vezes sofre uma segunda distorção, ao chegar aos jornais de Washington, Buenos Aires ou Madri.

Vejam mais em CARTA MAIOR

STF: um sultão num país de eunucos?

A Suprema Corte, como o próprio nome indica, existe para ser a instância máxima a dirimir as pendências constitucionais de uma Nação.

Sobretudo, foi concebida para erguer linhas de passagem que superem interpretações divergentes em torno da Carta Magna, evitando-se crises institucionais, antecipando-se a elas, ademais de calafetar hiatos decorrentes de elisões constituintes.

Assim entendido, o Supremo é a extensão permanente do poder constituinte que o originou.

Mas não acima de qualquer circunstância.

Sobretudo, não como um usurpador do equilíbrio de poderes no qual se assenta a estabilidade da democracia.

Esse, infelizmente, foi e tem sido o conceito autoritário e oportunista de suprema instância evocado pela coalizão conservadora que capturou o STF. Serve-se dele abertamente para impor uma revanche à esquerda que a derrotou sucessivamente nas urnas presidenciais desde 2002. 

Vejam mais em CARTA MAIOR

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Murdochização definitiva da mídia brasileira


reportagem de capa da Época desta semana revela a murdochização inexorável, definitiva e… cara de pau da mídia brasileira… Trata-se de uma matéria feita inteiramente com vazamentos seletivos fornecidos pela Polícia Federal.
O esquema de Murdoch na Inglaterra era parecido. Seus jornais subornavam policiais para obterem dados sigilosos dos desafetos ou vítimas da vez. A maioria das vítimas eram celebridades, cujas intimidades eram expostas na mídia. A coisa aqui, porém, é bem mais pesada. O mau caratismo murdochiano visava, na maioria das vezes, apenas o lucro. Na mídia brasileira, o esquema de vazamentos de dados sigilosos para órgãos de comunicação faz parte de uma estratégia de luta pelo poder.
A matéria da Época força a barra ao vender simples conversas entre Rose e os irmãos Paulo, ou dos irmãos entre si, sobre a Ação Penal 470, como “tentativa de influenciar o julgamento do mensalão”.
O envolvimento de Dirceu na história, entra, mais uma vez, de maneira nebulosa, sem qualquer prova de crimes. A matéria, assinada por Diego Escoteguy, que trabalhou na Veja, incorpora sem nenhum critério, do início ao fim, ilações desencontradas, baixa intriga e insinuações levianas.

Confira em O Cafezinho, via blog do Luís Nassif

Os nós que impedem a solução da crise global


A crise internacional foi decorrência do excesso de liquidez na economia, com a criação, sem controle, de inúmeras ferramentas financeiras que multiplicaram por várias vezes a capacidade de especular dos investidores.
Nesse período, os grandes bancos lograram o controle dos bancos centrais de seus respectivos países. Com o tempo, passou a haver uma articulação entre esses diversos BCs, dominados por economistas de determinados centros de pensamento econômico.


Confira o texto no blog do Luís Nassif

Mensalão: STF decide cassar mandato de condenados e abre crise com a Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta segunda-feira a cassação dos mandatos dos deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT), condenados à prisão no julgamento do mensalão . A medida abre uma crise institucional entre o STF e a Câmara Federal já que a Casa alega que a prerrogativa de cassação de mandato não é da Justiça, e sim do Poder Legislativo. Após a decisão, o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, declarou o fim do julgamento após mais de quatro meses .

A liderança da Câmara já avisou que pretende não cumprir a decisão do STF, mas o ministro Celso de Mello alertou na sessão de hoje que, se essa medida for adotada, os responsáveis estão passíveis de crimes de ato de improbidade administrativa ou prevaricação, passíveis de prisão e até suspensão de direitos políticos. A fala do ministro soou como um recado a Marco Maia, presidente da Câmara,segundo quem a prerrogativa de cassar mandatos é exclusividade do Poder Legislativo.



Confira mais sobre a extrapolação do STF no IG.

Ex-combatentes líbios com psicose e depressão não conseguem tratamento

A cidade líbia de Misrata, palco dos conflitos mais sangrentos durante a revolução que depôs o coronel Muamar Khadafi no ano passado, não está dando conta de atender e tratar os vários ex-combatentes que sofrem distúrbios psiquiátricos por causa de traumas deixados pelo conflito.


Confira a reportagem da BBC Brasil, disponível no UOL Notícias

Cai o número de mães na faixa etária de 15 a 19 anos e mais mulheres dão à luz entre 30 e 34 anos, aponta IBGE


No Brasil, entre 2001 e 2011, o número de mães com idades entre 15 e 19 anos caiu, enquanto o de mães de 30 a 34 anos aumentou, aponta pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta segunda-feira (17). A pesquisa é baseada em estatísticas do registro civil, que computa nascimentos, óbitos, casamentos e divórcios.
A explicação está no declínio das taxas de fecundidade de um modo geral em todas as faixas etárias da população e no adiamento da maternidade, principalmente no caso de mulheres com maior escolaridade.

Continue lendo no UOL Notícias

Datafolha, o descrédito camuflado

A pesquisa do Datafolha divulgada neste domingo envolve um contexto tão ou mais humilhante para a oposição e o seu dispositivo midiático do que os resultados que revela.

O que revela, em contrapartida, deve ser encarado com cautelosos festejos pelo governo: pode ser a ante-sala de uma radicalização ainda maior do conservadorismo.

Os números tabulados são devastadores.

Dos entrevistados, 56% e 57% preferem que Brasil continue governado,respectivamente, por Lula ou Dilma, rejeitando a hipótese de se transferir o comando da sociedade à oposição.

Significa que Lula ou Dilma, é indiferente, qualquer um dos dois venceria hoje as eleições presidenciais num hipotético primeiro turno. Repita-se:o PT tem dois candidatos para vencer; a oposição não tem nenhum.

Esse é o tamanho do rombo que o Datafolha desvela na trincheira neoudenista, após cinco meses de açoites sucessivos, iniciados com o julgamento da Ação 470, em 2 de agosto.
 

Vejam mais em CARTA MAIOR

Caso Escola Base: Globo terá de pagar R$ 1,35 mi



A Rede Globo foi condenada a pagar R$ 1,35 milhão para reparar os danos morais sofridos pelos donos e pelo motorista da Escola Base de São Paulo. Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada e Maurício Monteiro de Alvarenga devem receber, cada um, o equivalente a 1,5 mil salários mínimos (R$ 450 mil).
A assessoria de imprensa da Globo afirmou que a emissora "está recorrendo e que não divulga a informação por questão de estratégia jurídica"
.
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e a revista IstoÉ também já foram condenados. Em todos os casos já julgados, ainda não houve decisões do Superior Tribunal de Justiça.Segundo o site Espaço Vital, a decisão contra a Globo foi tomada por unanimidade na manhã de quarta-feira pela 7ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP. O TJ entendeu que a atuação da imprensa deve se pautar pelo cuidado na divulgação ou veiculação de fatos ofensivos à dignidade e aos direitos de cidadania.  
 
Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

domingo, 16 de dezembro de 2012

Casaldáliga deveria ser papa, mas – de novo – está ameaçado de morte


edro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia e um dos maiores defensores dos direitos humanos no país, mais uma vez está marcado para morrer Aos 84 anos e doente, teve que deixar sua casa em São Félix do Araguaia por conta das ameaças surgidas em decorrência do governo brasileiro, finalmente, ter começado a retirar os invasores da terra indígena Marãiwatsédé, Nordeste de Mato Grosso – ação que sempre foi defendida por ele.
Incentivados por fazendeiros e políticos locais, alguns grupos de invasores decidiram resistir à decisão judicial de sair e forçaram conflitos com as tropas, além de ameaçar lideranças.

Confira no Blog do Sakamoto