sábado, 16 de fevereiro de 2013

Lula, ardis do poder e destino

No livro de Nêumanne, relatos colhidos pessoalmente, entrevistas, biografias, estudos acadêmicos e sua presença ocular, como jornalista, em diversas circunstâncias da cena política brasileira. De posse desse material, seu relato procura dar sentido à construção do maior mito político do Brasil na virada do século XX para o XXI. Trata-se, claro pelo título, de um retrato pessoal - o que ele sabe de Lula; trata-se, claro também, de um retrato com parti pris: Nêumanne é simpatizante do PSDB, tanto quanto crítico ferrenho do governo Lula. Na construção que propõe, algumas ideias são exibidas e repetidas à exaustão.

Nas condições de pobreza e desajuste familiar em que Lula nasceu e passou a infância, as chances de chegar à presidência da República eram praticamente zero; sua trajetória política, da entrada casual na presidência do sindicato (uma manobra de Paulo Vidal para se mantiver no poder e colocá-lo como "testa de ferro") à garantia de que fez de Dilma Rousseff sua sucessora na presidência da República, é uma sucessão incrível de acasos favoráveis e golpes de sorte; inicialmente inexpressivo e manipulado por Paulo Vidal, súbito Lula torna-se hábil negociador, orador com sensibilidade para seduzir a massa e, principalmente, dotado de capacidade e clarividência incomuns para perceber as articulações do poder.

Com essas ideias frequentemente repetidas, Nêumanne constrói a trajetória política de Lula. Nessa trajetória, ele moveu de posição sempre com sentido afinado para as conveniências e, igualmente, se esmerou em atrair para seu círculo de interesses quem, por força das circunstâncias, lhe conviesse. Nesse sentido, uma "metamorfose ambulante", cujo projeto político foi sempre impulsionado pela tomada e manutenção do poder: primeiro no sindicato; finalmente, na presidência da República.


Peço desculpas pelo trecho talvez excessivamente longo. O texto completo é mais longo ainda. Creio que vale a pena. Foi escrito por Humberto Pereira da Silva, e está disponível no Digestivo Cultural.

Nenhum comentário: