sábado, 26 de janeiro de 2013

Kátia Abreu teme ser excomungada?


Na quarta-feira (23), o bispo emérito de Goiás Velho, Dom Tomás Balduino, publicou na coluna de debates da Folha um artigo incisivo contra Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e senadora do PSD de Tocantins. Hoje, a ruralista que tem uma coluna semanal no mesmo jornal retrucou no texto “Não darás falso testemunho”. Ela jura que “como católica praticante, jamais imaginei um dia polemizar com um representante da mais alta hierarquia da fé que professo”. Mas parte para o ataque!

A representante maior do latifúndio no país acusa Dom Tomás Balduino de ter escrito um “texto rancoroso e eivado de fúria acusatória e caluniosa”. Diz ainda que “a fé que professo não parece ser a mesma que a dele. As palavras que me dirigiu não foram de um cristão. Minha fé não é a do ódio revolucionário, que incita o conflito e trata como pecadores os que dele divergem ideologicamente”. Kátia Abreu também faz citações bíblicas e se referência no seu ídolo, o papa Bento 16. Ela até parece temer ser excomungada!

Mas o que incomodou tanto a presidenta da CNA? Reproduzo abaixo o artigo de Dom Tomás Balduino, um dos mais renomados nomes da Igreja Católica e expoente da Teologia da Libertação.  


Líder do MST é assassinado a tiros em Campos (RJ)

O corpo de Cícero Guedes dos Santos, 47, líder de um assentamento rural do MST (Movimento Sem-Terra) em Campos, cidade do norte fluminense, foi encontrado na manhã deste sábado (26) próximo a uma usina desativada onde os trabalhadores rurais ocuparam as terras, na localidade de Martins Lage. Cícero era coordenador do MST no município.

Segundo trabalhadores que estão acampados na região, Guedes dos Santos saiu da usina na tarde desta sexta-feira (25) e não foi mais visto desde então. O corpo foi encontrado com vários disparos na cabeça e nas costas. A perícia da Polícia Civil não encontrou cápsulas de bala no local do crime, mas ao retirar o corpo, os bombeiros encontraram uma munição de pistola calibre 40.


Confira no UOL Notícias

Motim em prisão deixa ao menos 50 mortos e dezenas de feridos na Venezuela


Pelo menos 54 pessoas morreram e outras 90 ficaram feridas, nesta sexta-feira (25), durante uma rebelião na prisão de Uribana, no Estado venezuelano de Lara. A informação foi dada à agência AFP pelo diretor do hospital central Antonio María Pineda, Ruy Medina, que atendeu as vítimas.
"Por volta das 20h (hora local), contabilizamos por volta de 90 feridos, a maior parte deles por tiro, e uma cifra verdadeiramente alarmante de pelo menos 50 mortos", disse Medina. 
Ainda de acordo com o diretor do hospital, até o momento, ao menos 14 feridos foram operados na unidade de saúde.
Segundo a ministra dos Assuntos Penitenciários do país, Iris Varela, há detentos e também policiais e carcereiros entre os feridos. Ela também adiantou que será divulgado um relatório detalhado da situação tão logo as autoridades consigam retomar o "controle absoluto" do presídio.

Mais no UOL Notícias

Aaron Swartz Enfrenta Ciberfariseus: O Primeiro Mártir da Ciberguerra

Texto do Prof. Pedro Rezende sobre os feitos, a perseguição e morte de Aaron Swartz, jovem ativista que questionou a privatização de conhecimento científico. O noticiário venal distorceu informações, rotulando seu ato heróico como "invasão e roubo" (endossando a acusação do governo dos EUA). Porém o que ele fez foi libertar milhões de artigos científicos que, por lei, já eram de domínio público, mas cujo acesso estava restrito via pagamento (catracas digitais).

Aaron Swartz Enfrenta Ciberfariseus: O Primeiro Mártir da Ciberguerra
http://www.cic.unb.br/docentes/rezende/trabs/aaron.html

Aaron Swartz faces Cyberpharisees: The First Martyr of Cyberwar
http://www.cic.unb.br/docentes/rezende/trabs/aaron-en.html

Ver também:
Magaly Pazello: “A internet perdeu um de seus mais brilhantes sonhadores”
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/magaly-pazello-aaron-swartz-perda-inestimavel.html

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO LOCALIZAR CRIMINOSOS DA INTERNET

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O aumento brutal da desigualdade nos EUA. 400 norte-americanos tornaram-se financeiramente mais ricos que metade da população do país


Um novo documentário revela como 400 norte-americanos tornaram-se financeiramente mais ricos que metade da população do país.

A reportagem é de Inês Castilho e Andrew Barker* e publicada pelo sítio Outras Palavras, 23-01-2013.
Uma forma de medir o aumento da desigualdade de renda é comparar, ao longo do tempo, o salário do trabalhador médio com o do trabalhador do topo do mercado. É o que faz o economista político Robert Reich, ex-secretário do Trabalho dos EUA e professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, no documentário Inequality for All(Desigualdade para Todos), que acaba de ser apresentado no Sundance Festival.

Lançado pregão para reforma no ar-condicionado do Margs

A Secretaria Estadual da Cultura confirmou que a reforma no sistema de ar-condicionado do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), em Porto Alegre, está encaminhada. Conforme uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa, o processo de compra e substituição das peças do equipamento, de mais de 15 anos de uso, demanda a abertura de pregão eletrônico. 

O processo já está na Central de Licitações e o custo estimado é de R$ 100 mil. Os interessados devem encaminhar propostas em até sete dias. Caso ninguém demonstre interesse, um segundo pregão deve ser aberto. 


Confira no Correio do Povo

ONU investigará mortes causadas por drones


As Nações Unidas estão começando a investigar o uso de drones (aviões não tripulados) em ações de "contraterrorismo". O anúncio ocorre em meio ao crescimento contínuo do número de civis inocentes mortos nos ataques.
O inquérito investigará ao menos 25 ataques de drones no Paquistão, Iêmen, Somália e territórios palestinos.

Confira na BBC Brasil

Coreia do Norte anuncia realização de terceiro teste nuclear

A Coreia do Norte disse que irá realizar um terceiro teste nuclear em resposta ao endurecimento de sanções por parte da ONU e testar também foguetes com capacidade para atingir o que chamou de seu ''inimigo'', os Estados Unidos.


Confira na BBC Brasil.

'Super-herói argentino' é indiciado por porte de arma vencido



"Menganno", uma espécie de super-herói argentino que pretendia combater o crime na periferia de Buenos Aires, foi indiciado por porte de armas depois de ter divulgado que afugentou a tiros supostos deliquentes durante uma ação criminosa.


Confira no Terra. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Brasil é o país dos 30 Berlusconis, diz ONG Repórteres Sem Fronteiras


A ONG Repórteres Sem Fronteiras publicou nesta quinta-feira (24) um relatório sobre o cenário da imprensa brasileira, em que diz que o país é a terra dos “30 Berlusconis”, em referência ao magnata italiano que domina a mídia e boa parte da política no seu país.
“A topografia da mídia do país que vai hospedar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 quase não mudou nas três décadas desde o fim da ditadura militar de 1964-85″, diz o texto.
Segundo a ONG, cerca de dez companhias dominam a mídia nacional, quase todas com base em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O relatório denuncia ainda a violência contra jornalistas no Brasil, mencionando que dois repórteres especializados em notícias de polícia tiveram que deixar o país no ano passado por conta de ameaças.

Confira no Terra

Ler autores clássicos estimula o cérebro, diz estudo


Ler autores clássicos, como Shakespeare, William Wordsworth e T.S. Eliot, estimula a mente, e a poesia pode ser mais eficaz do que os livros de autoajuda em tratamentos, segundo estudo da Universidade de Liverpool publicado nesta terça-feira (15).
Especialistas em ciência, psicologia e literatura inglesa da Universidade monitoraram a atividade cerebral de 30 voluntários que leram os primeiros trechos de textos clássicos e depois essas passagens adaptadas para a "linguagem coloquial".

Justiça... (ou a falta dela)


*Charge d@ Laerte

Charge de Jorge Alaminos


Charge de Jorge Alaminos vista em REBELIÓN.org (24.01.2013)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

OEA inicia investigação do caso Vladimir Herzog

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, admitiu oficialmente a investigação do caso do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975, durante a ditadura militar. A decisão, tomada internamente em novembro e divulgada nessa terça-feira por familiares de Herzog, abre caminho para se investigar as responsabilidade do Estado brasileiro no caso. O pedido de investigação tramita na OEA desde 2009.

No ano passado, o governo brasileiro foi consultado pela instituição e tentou obstruir o processo. Mas os seus argumentos foram rejeitados, segundo Viviana Krsticevic, diretora executiva do Centro pela Justiça e o Direito Internacional, uma das três organizações de direitos humanos que, ao lado dos familiares, assinaram a petição à comissão.O governo alegou que é impossível punir os responsáveis por causa da Lei da Anistia de 1979, que teria beneficiado também agentes de Estado acusados de violações de direitos humanos. "A Comissão segue a jurisprudência da Corte Interamericana, que estabelece que são inadmissíveis disposições de anistia destinadas a impedir a investigação e a punição dos responsáveis por violações de direitos humanos, como a tortura, execuções sumárias, prisões e desaparecimentos forçados", disse Viviana.


Confira no Correio do Povo

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Batmóvel original é vendido em leilão por US$ 4,62 milhões




O Batmóvel, o carro futurista utilizado na série de televisão "Batman", foi vendido em um leilão por 4,62 milhões de dólares, informaram meios de comunicação americanos nesta segunda-feira. O veículo foi construído por George Barris, que comprou um Lincoln Futura 1955 em um ferro-velho por apenas 1 dólar e o transformou em um dos veículos mais reconhecidos da história do entretenimento, disse a rede de televisão ABC.

Ele foi utilizado na série de televisão "Batman" de 1966 a 1968.(...)


Mais no Correio do Povo

Britânica de 56 anos é condenada à morte por tráfico em Bali


Uma britânica de 56 anos foi condenada à pena de morte nesta terça-feira em um tribunal em Denpasar, em Bali, na Indonésia. Enquanto ouvia o veredicto acompanhada de um tradutor,  Lindsay June Sandiford cobriu várias vezes seu rosto com um lenço. Ainda não se sabe se a britânica vai recorrer.
Sandiford estava presa desde o dia 19 de maio de 2012, quando foi flagrada tentando entrar na ilha com cerca de 5 kg de cocaína, quantidade estimada em cerca de US$ 2,5 milhões (R$ 5,1 milhões). Na ocasião, Sandiford, uma dona de casa, viajou de primeira classe de Bangkok, na Tailândia, até Bali, onde tentou desembarcar com a droga escondida em fundos falsos de um casaco. Ela foi flagrada por uma máquina de raio-x e detida por policiais do aeroporto. 


Confira no Terra

Lewandowski dá prazo de 5 dias para Congresso se manifestar sobre FPE

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, deu nesta terça (22) cinco dias para que o Congresso Nacional se manifeste sobre o motivo de não ter aprovado dentro do prazo estipulado pelo tribunal novos critérios de divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

(...)

Em 2010, o Supremo determinou que o Congresso votasse uma nova regra até 31 de dezembro de 2012, o que não aconteceu. Desde 1989, o critério de distribuição dos recursos foi sempre o mesmo: 85% do montante do fundo vão para estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15% para os estados do Sul e do Sudeste. A parcela que cabe a cada estado obedece a um coeficiente que leva em conta tamanho do território, renda per capita e o tamanho da população. O STF julgou o critério inconstitucional por considerar que os dados econômicos e sociais que dão base para a distribuição dos recursos estão desatualizados.



Confira o texto completo no G1

A imparcialidade das primeiras páginas


A mídia acredita na sua imparcialidade. De tanto contar para o público que é neutra, a imprensa acaba, às vezes, por acreditar no seu truque. É verdade que muitos jornais e jornalistas procuram desesperadamente ser justos. Mas a chamada grande mídia brasileira, instalada nas deliciosas terras cariocas ou na fuliginosa pauliceia violentada a cada dia, parece que já não se preocupa com isso. Não por mérito de transparência, mas por interesse mesmo, nem sempre republicano. No último domingo, o jornal Estado de S. Paulo, que não esconde suas preferências políticas conservadoras, sempre apresentadas como modernas, publicou pesquisa do IBOPE sobre a relação dos brasileiros com a política. O vetusto Estadão, no seu site poluído, noticiou assim os resultados: “Brasileiros que se dizem apartidários são maioria pela 1ª vez desde 1988 – Pesquisa mostra que índice de brasileiros sem preferência por legenda saltou de 38% para 56%”.
Um segundo título, um pouco menor, destacava: “No Sudeste, preferência pelo PSDB cai para a metade do que era em 1995”. Na linha de apoio: “Preferência pelo partido tucano caiu de 14% para 7% em dezessete anos”. No site da Folha de S. Paulo, com os devidos créditos ao Estadão, aparecia: “Fato inédito desde a redemocratização – Brasileiros sem partido são maioria pela 1ª vez desde 88, aponta Ibope”. No Bahia Notícias, outro enfoque: “PT é o partido mais querido dos brasileiros, aponta Ibope; PMDB é o segundo”. (...)


Continue lendo no blog do Juremir Machado da Silva


Por que o embate entre Carlos Dornelles e a Globo é de grande interesse público

A sociedade tem que saber mais sobre as práticas fiscais de corporações como a Globo Carlos Dornelles é um verbete grande no espaço de memórias do site da Globo. Ali ficamos sabendo que Dornelles, gaúcho de Cachoeira do Sul nascido em 1954, fez muitas coisas na Globo. Vou transcrever um trecho para conhecermos melhor Dornelles na Globo segundo a própria Globo: Esteve à frente de importantes coberturas, tais como a do comício no Vale do Anhangabaú pela campanha das Diretas Já, em 1984. (…) Também integrou a equipe mobilizada para a cobertura da doença e, em seguida, do falecimento do então presidente eleito Tancredo Neves. Em abril de 1989, Dornelles foi transferido para o escritório da TV Globo em Londres, onde começou a trabalhar como correspondente. Durante os anos em que esteve na Inglaterra, realizou importantes coberturas jornalísticas sobre a crise do leste europeu. 

Vejam mais no DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Um bode no Congresso


As denúncias contra o deputado Henrique Alves podem ser as mais importantes deste século, mas ocorrem numa hora curiosa.


Leia a coluna de Paulo Moreira Leite, agora na IstoÉ. 

Redução de juros em 2012 impulsiona crédito para pequenas empresas

A redução dos juros bancários, liderada pelos bancos públicos desde abril do ano passado, fez com que as micro e pequenas empresas fossem às instituições em busca de crédito. Só no Banco do Brasil (BB) e na Caixa Econômica Federal elas contrataram R$ 182,3 bilhões no ano passado, 34,7% a mais que em 2011.
Foram R$ 122,3 bilhões no BB, com incremento de 25% em relação aos R$ 98,1 bilhões do ano anterior, e R$ 60 bilhões na Caixa, onde o aumento de crédito foi mais significativo, 61%, comparado aos R$ 37,3 bilhões contratados em 2011. Essa diferença é explicada em parte pelo fato de a Caixa ter iniciado o processo de redução dos juros antes do BB.



Continue lendo no Terra

domingo, 20 de janeiro de 2013

EUA: aeroportos param de usar scanners corporais em junho


Os scanners corporais de aeroportos que produzem imagens gráficas de corpos dos passageiros serão removidos dos postos de controle em junho, de acordo com informações da Administração de Segurança dos Transportes (TSA) dos Estados Unidos publicadas na CNN.
Os passageiros vão continuar utilizando máquinas que apresentam um esboço genérico do corpo humano, suscitando menos preocupações a respeito de privacidade. A mudança ocorreu depois da empresa Rapiscan, fabricante do aparelho, reconhecer no Congresso que não poderia cumprir um prazo para instalar um software de privacidade nas máquinas.
Marc Rotenberg, diretor executivo do Centro Eletrônico de Informações Privadas (Electronic Privacy Information Center, em inglês) disse que trata-se de uma grande notícia e isso remove a preocupação de que as pessoas estão sendo visto nuas pelo aparelho.

Confira no Terra.

Raúl Castro, o verdadeiro dissidente





Contrariamente a uma ideia amplamente difundida, particularmente no Ocidente, o debate crítico está presente na sociedade cubana.  

No Ocidente, Cuba é representada como uma sociedade fechada em si mesma, na qual o debate crítico é inexistente e a pluralidade das ideias é proibida por quem está no poder. Na realidade, Cuba está longe de ser uma sociedade monolítica que compartilharia um pensamento único. Com efeito, a cultura do debate se desenvolve mais a cada dia e é simbolizada pelo Presidente cubano Raúl Castro (foto à esquerda), que se converteu no primeiro a falar dos reveses, das contradições, aberrações e injustiças presentes na sociedade cubana. 


Vejam mais em PATRIA LATINA