sábado, 30 de março de 2013

Azenha: Globo consegue o que a ditadura não conseguiu: calar imprensa alternativa

Meu advogado, Cesar Kloury, me proíbe de discutir especificidades sobre a sentença da Justiça carioca que me condenou a pagar 30 mil reais ao diretor de Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, supostamente por mover contra ele uma “campanha difamatória” em 28 posts do Viomundo, todos ligados a críticas políticas que fiz a Kamel em circunstâncias diretamente relacionadas à campanha presidencial de 2006, quando eu era repórter da Globo.
Lembro: eu não era um qualquer, na Globo, então. Era recém-chegado de ser correspondente da emissora em Nova York. Fui o repórter destacado para cobrir o candidato tucano Geraldo Alckmin durante a campanha de 2006. Ouvi, na redação de São Paulo, diretamente do então editor de economia do Jornal Nacional, Marco Aurélio Mello, que tinha sido determinado desde o Rio que as reportagens de economia deveriam ser “esquecidas”– tirar o pé, foi a frase — porque supostamente poderiam beneficiar a reeleição de Lula.


Vejam mais em PATRIA LATINA

O Millenium e as lembranças

| 29/03/2013 | Copyleft
Não é mera coincidência a preferência dos integrantes do Instituto Millenium pela subordinação do Brasil aos grandes centros financeiros internacionais e sua ojeriza diante das relações harmônicas entre governos latino-americanos.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Taxista atropela grupo de ciclistas durante pedalada em Buenos Aires

Três ciclistas ficaram feridos na noite de quarta-feira (27) no bairro Palermo, em Buenos Aires. Eles foram atropelados por um taxista que não quis esperar a passagem de um grupo de ciclistas conhecido como “Massa Crítica”. O caso lembrou incidente semelhante, ocorrido em Porto Alegre no dia 25 fevereiro de 2011, quando ciclistas do mesmo grupo foram atropelados pelo Golf dirigido por Ricardo Neis no bairro Cidade Baixa.


Confira no Sul21.

No aniversário do golpe, clubes militares atacam Comissão Nacional da Verdade


A Comissão Nacional da Verdade foi o alvo escolhido pelos clubes Militar, da Marinha e da Aeronáutica em mensagem “à nação brasileira” pela passagem dos 49 anos do golpe de 1964 – ou “revolução”, como preferem os defensores do movimento. Em nota, as entidades atacam os “democratas arrivistas” e reafirmam que a intervenção de quase cinco décadas atrás ocorreu para preservar a ordem.
Segundo os clubes, as ações das Forças Armadas desde o início da República garantiram sua credibilidade. “Não foi por outro entendimento que o povo brasileiro, no início da década de 1960, em movimento crescente, apelou e levou as Forças Armadas Brasileiras à intervenção, em Março de 1964, num governo que, minado por teorias marxistas-leninistas, instalava e incentivava a desordem administrativa, a quebra da hierarquia e disciplina no meio militar e a cizânia entre os Poderes da República”, diz a nota, divulgada na quinta-feira (28), mas com data de 31 de março, assinada pelos presidentes do Clube Militar, general do Exército Renato Cesar Tibau da Costa, do Clube Naval, vice-almirante Ricardo Antonio da Veiga Cabral, e do Clube da Aeronáutica, tenente brigadeiro-do-ar Ivan Moacyr da Frota.

Texto completo no Sul21.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Aumenta déficit de financiamento em educação nos países de baixa renda

Com a queda da ajuda externa, os países de baixa renda aumentaram o déficit de financiamento em educação nos últimos três anos. Dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), revelam que é necessária ajuda externa de US$ 26 bilhões anuais para que esses países universalizem a educação fundamental, até o ano de 2015. O valor aumentou. Em 2010, os cálculos apontavam que ainda que os governo priorizassem a educação, faltariam US$ 16 bilhões anuais para que toda criança tivesse pelo menos seis anos de formação inicial.

Os números constam no relatório Tornar a educação acessível até 2015 e no período posterior (Making Education for All Affordable by 2015 and Beyond). A meta de universalização até 2015 é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmados na Cúpula do Milênio, em 2000 e assinados por 189 países, entre eles o Brasil.


Confira no UOL Educação.

Cartunista recebe visita do serviço secreto após piada sobre "drones"


Em 8 de março, o cartunista Norm Augustinus publicou em seu site um "gif animado" em que, diante da Casa Branca, o presidente Obama, a primeira-dama Michelle, o vice-presidente Biden e a senadora democrata Nancy Pelosi são eliminados por um laser disparado de um avião, no qual se lê "drone".
Os "drones" são aviões não tripulados, usados recentemente em ataques contra terroristas no Paquistão, e motivo de controvérsia nos EUA.
Dois dias após a publicação do cartum, Augustinus diz que recebeu este e-mail.
"Caro Sr. Augustinus,
Informamos que o seu desenho animado é uma violação do título 18, código dos Estados Unidos, seção 871 (ameaça contra o presidente). Você tem dez dias para remover esses desenhos ou enfrentará terríveis consequências.
Respeitosamente,
Roland K. Anders
Serviço Secreto dos Estados Unidos
Divisão de Proteção"


Confira no F5.

Estupro e assassinato de jovem chocam Equador

O brutal estupro e assassinato de uma jovem de 20 anos chocou o Equador e chamou a atenção sobre o problema da violência contra a mulher no país.

O corpo de Karina del Pozo foi encontrado com sinais de golpes na cabeça e de estrangulamento após uma busca de vários dias realizada por seus familiares.

Cinco jovens que participaram de um evento social com Karina na noite do crime estão presos. Segundo depoimentos prestados às autoridades e vazados para a imprensa, acredita-se que três deles tivessem ligação direta com o crime.

O jornal equatoriano El Universal diz que um dos acusados, identificado como Geovanny P., teria dito a seus amigos ''querem ver como se mata uma prostituta?'' e, em seguida, começado a golpear a cabeça da jovem.


Confira a notícia da BBC Brasil, disponível no UOL.

E se Nikita Kruschev e o público soviético não fossem grosseiros?



Salvador López Arnal

Harvey Lavan Van Cliburn nasceu em Shreveport, Louisiana, em 1934, e faleceu recentemente, em meados de março, aos 79 anos de idade, em sua casa em Forth Worth (Texas) [1].
Foi um pianista de grande talento, especializado no repertório romântico e no romantismo tardio. Filho de um trabalhador da indústria petrolífera que se estabeleceu em Kilgore, uma localidade texana, quando ele tinha seis anos. Antes, aos três anos, começou a receber lições de piano com sua mãe, Rilda Bee O'Brian, que, por sua vez, "havia recebido aulas nada mais nada menos que de Arthur Friedheim, um dos discípulos prediletos de Fraz Liszt". Aos 12, Harvey Lavan Van Cliburn ganhou um concurso de nível estadual que o permitiu debutar com a orquestra sinfônica de Houston. Aos 17 anos ingressou na escola Juilliard de Nova York, "onde se aprofundou no conhecimento da grande tradição romântica russa com Rosina Lhevinne". Aos 20, já havia ganhado um dos prêmios internacionais mais prestigiosos da época, o Leventritt (que nas três edições prévias havia declarado deserto).
Sua -digamos e sem expressar bem- vitória no primeiro concurso internacional Tchaikowski, celebrado em Moscou, em 1958, o converteu num "herói cultural" ianque. Eram tempos de forte e dura luta política-cultural na muito e muito mesmo quente guerra fria. 

Vejam mais em REBELION.ORG

                      NEBULOSA.DE.ÓRION (tradução livre)

Charge do Osval


Vista em REBELION.ORG (28.03.2013)

Em cinco anos, pelo menos 300 mil brasileiros que viviam no exterior voltaram ao Brasil

A crise econômica internacional associada a problemas específicos em alguns países, como o terremoto seguido por tsunami no Japão (em 2011), provocou o retorno de 300 mil a 400 mil brasileiros que estavam no exterior para o Brasil. Os números são do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, e referem-se ao período de 2007 a 2012. A estimativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem fora do país.


Leia mais no Sul21.

Charge de Josetxo Ezcurra


Visto em REBELION.ORG (27.03.2013)

Grupo protesta contra uso de drones pelo governo norte-americano


Dezenas de pessoas bloquearam o acesso à base da Força da Aérea Creech, em Nevada, em protesto contra o uso de drones (aviões não tripulados) pelo governo norte-americano.
Os manifestantes se deitaram na estrada para impedir a passagem de oficiais. Dez pessoas foram presas durante o protesto organizado pelo grupo 'Nevada Desert Experience' que realiza uma caminhada anual pela paz, contra o uso de armas nucleares e drones.

Confira no G1.

Proposta de lei de drogas põe Câmara na contramão


Políticos de diversos países, de perfis até mesmo conservadores, vem sugerindo que é tempo de rever a política que sustenta a criminalização dos entorpecentes e que, indiretamente, castiga o próprio usuário que o legislador afirma tutelar.
O STF está prestes a decidir, inclusive, sobre a constitucionalidade da punição do porte de entorpecente apenas para uso pessoal.
E a par de tudo isso, o projeto do deputado Osmar Terra quer aumentar as penas do usuário, estabelecer cadastros, treinar professores para descobrir dependentes e vitaminar a pena do tráfico baseada na natureza do entorpecente –o que tende a incrementar ainda mais a seletividade da punição, por via do crack, negociado nas camadas mais vulneráveis.
Até o projeto do Código Penal, que não tem lá grandes arroubos progressistas, buscou estabelecer diferenças mais seguras entre tráfico e uso, para excluir o usuário do sistema penal.
Mas o projeto na Câmara procura aumentar a tutela sobre o usuário, incorporar professores e médicos no espectro da repressão e manter a ideia da internação compulsória, que só tem servido para propósitos higiênicos-urbanísticos.
O tráfico de entorpecentes é, hoje, a principal causa da hiperprisionalização.

Confira o texto completo no Blog do Marcelo Semer, no Terra Magazine.

Estrelas azuis se formam em jovem constelação visível da Terra


Um grupo de estrelas recém formadas situado na constelação austral da Vela forma esse salpicado de estrelas azuis brilhantes, em imagem divulgada nesta quarta-feira pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês). O aglomerado NGC 2547 tem entre 20 e 35 milhões  de anos de idade, segundo estimativas de astrônomos - praticamente um bebê, em termos espaciais.
Comparando com o Sol que ainda nem chegou à meia idade e tem 4 bilhões  e 600 milhões de anos, corresponde a imaginarmos que se o Sol for uma pessoa de 40 anos de idade, as estrelas brilhantes da imagem são bebês de três meses. Embora o NGC 2547 contenha muitas estrelas quentes que brilham intensamente no azul, um sinal claro da sua juventude, também são visíveis uma ou duas estrelas amarelas ou vermelhas que já evoluíram até se tornarem gigantes vermelhas.  


Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

quarta-feira, 27 de março de 2013

Leandro Fortes: O nazijornalismo do CQC

"Dar um microfone a uma criança, ou usá-la como instrumento pérfido de manipulação, como fez o CQC com José Genoíno, não faz dela um repórter – e, provavelmente, não irá ajudá-la a construir um bom caráter. É um crime"
por Leandro Fortes, em CartaCapital
A violência do CQC contra o deputado José Genoíno alcançou, essa semana, um grau de bestialidade que não pode ser dimensionado à luz do humorismo, muito menos no campo do jornalismo. Isso porque o programa apresentado por Marcelo Tas, no comando de uma mesa onde se perfilam três patetas da tristeza a estrebuchar moralismos infantis, não é uma coisa nem outra.   

Vejam mais em VIOMUNDO

Coreia do Norte corta comunicação com Sul e vê guerra "a qualquer momento"


A Coreia do Norte vai cortar o último canal de comunicação com o Sul porque uma guerra pode estourar "a qualquer momento", afirmou o país nesta quarta-feira, dias depois de advertir os Estados Unidos e a Coreia do Sul sobre um ataque nuclear.
O movimento é o mais recente em uma série de ameaças belicosas da Coreia do Norte em resposta a novas sanções da ONU, impostas após um terceiro teste nuclear realizado em fevereiro, e de exercícios militares "hostis" entre os EUA e a Coreia do Sul.

terça-feira, 26 de março de 2013

GM demite cerca de 500 de linha de produção em SP, diz sindicato

A General Motors começou demissões de cerca de 500 funcionários de uma das linhas de produção do complexo fabril de São José dos Campos (SP), afirmou nesta terça-feira o presidente do sindicato local. "A GM nos informou que começou a enviar as cartas de demissão para cerca de 500 funcionários ontem", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros.
Além das demissões na unidade, Barros afirmou que GM abriu nesta semana um Programa de Demissão Voluntária na fábrica de São Caetano do Sul (SP). A informação foi confirmada pelo sindicato local. Procurada, a GM afirmou que não comentará o assunto.


Leia no Terra Economia.

segunda-feira, 25 de março de 2013