sábado, 8 de junho de 2013

Opinião: Quem manda aqui?


"The Economist" surgiu no auge da desapiedada exploração dos trabalhadores britânicos, e por iniciativa da indústria têxtil de Manchester - a vanguarda daquele old liberalism, que inspirou Marx e Engels a redigirem seu Manifesto Comunista. Bons tempos eram aqueles, nos quais os operários - entre eles crianças de 8 e 10 anos - trabalhavam de 12 a 16 horas por dia e, quando faltavam aos domingos, pagavam multa pela ausência. O mundo tem mudado, menos "The Economist". Naqueles tempos magníficos, a revista acompanhava os investimentos britânicos no Brasil e aplaudia o punho de ferro do imperialismo em nossas terras.

Em nossos tempos atuais, na defesa dos bancos ingleses e dos especuladores da City, a publicação pretende nomear o Ministro da Fazenda de nosso país: um ministro que faça tudo o que o governo britânico está fazendo hoje contra seu próprio povo, com o arrocho fiscal e o corte até o osso nos gastos sociais, para que sobre para o capital financeiro.

A revista, depois de haver sugerido (em nome de que e de quem?) a demissão de Guido Mantega em dezembro do ano passado, volta a fazê-lo agora. Esquecem-se seus editores de que a Inglaterra é hoje um leão desdentado, que vive à sombra do poder de sua antiga colônia americana, e se tornou o grande valhacouto de banqueiros bandidos, como os fraudadores do Barclay's, e confessos lavadores de dinheiro do narcotráfico, como os senhores do HSBC.

O Brasil é um país soberano, com suas instituições democráticas recuperadas há quase trinta anos, e quem manda aqui é o seu povo, mediante o parlamento e a Chefia do Estado, eleitos diretamente pelos cidadãos. Aqui mandamos nós, e os ministros são escolhidos e nomeados por quem tem o poder constitucional de fazê-lo: a chefia do poder executivo.

         Assim, e, por favor, Shut Up!. 

Visto no JORNAL DO BRASIL

Eletrobras desenvolve software para eficiência energética

Além das trocas de calor das edificações, ele simula também a troca de umidade

O primeiro software (programa de computador) do país voltado para a eficiência energética em edificações, o Domus-Procel Edifica, foi desenvolvido pela Eletrobras em parceira com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
“É um software de simulação hidro-termo-energética, Isso quer dizer que, além das trocas de calor das edificações, ele simula também a troca de umidade”, explica o arquiteto João Krause, da Divisão de Eficiência Energética no Setor Privado, da estatal.

Segundo o técnico, o programa representa uma vantagem em relação aos softwares disponíveis no mercado, “inclusive internacionalmente”. Como permite que sejam feitas também simulações com variáveis de consumo e demanda de energia, ele pode indicar soluções que tornem o projeto de um prédio mais eficiente, de modo a evitar desperdício de eletricidade. 

Visto em ESTADOS E MUNICÍPIOS

Inferno em Cuba

Há, na ilha de Cuba, um campo de concentração que lembra os montados pelos nazistas na Europa de Hitler. Mais de uma centena de prisioneiros sem julgamento — já que não há nas leis nada que dê suporte legal para tal ato — se encontram confinados desde 2002, em instalações precárias e provisórias, submetidos desde então a maus-tratos e tortura, física e psicológica. Quase todos eles se encontram há meses em greve de fome. Depois da morte de nove deles, passaram a alimentá-los à força, prática condenada pela Comissão de Direitos Humanos da ONU.  

É bom explicar que não é um presídio do governo de Cuba mas, sim, estadunidense. Trata-se de parte da base naval de Guantánamo, ali instalada pelo governo dos Estados Unidos, depois da guerra vitoriosa contra a Espanha, em 1901. A partir de então, Cuba deixou de ser colônia de Madri para tornar-se dependência política de Washington. 

Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Estudantes tentam provar que militante 'suicida' foi assassinado durante a ditadura em Porto Alegre

Uma série de 13 fotografias pode revelar mais um crime ocorrido no período da ditadura militar brasileira (1964-1985). Imagens e documentos encontrados em 2011 no arquivo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul por dois estagiários de história podem recontar o que os registros oficiais apontam como suicídio. Em 22 de abril de 1970, o motorista de táxi e militante de esquerda Ângelo Cardoso da Silva foi encontrado morto, aos 26 anos de idade, em uma cela do Presídio Central, em Porto Alegre.


Confira no UOL Notícias

Coreia do Norte reabre linha direta com Sul e países marcam reunião


A Coreia do Norte reabriu uma linha direta de comunicação da Cruz Vermelha com a Coreia do Sul, nesta sexta-feira, e convidou autoridades de Seul para negociações no fim de semana, em mais um sinal de que Pyongyang quer melhorar os laços após uma enxurrada de ameaças de guerra este ano.
Na quinta-feira, a Coreia do Norte propôs negociações para normalizar projetos comerciais, incluindo uma zona industrial conjunta que foi fechada no auge da tensão, no início de abril.


Com DiCaprio, "O Grande Gatsby" deslumbra pela estética

A quarta versão para o cinema de “O Grande Gatsby”, romance de Francis Scott Fitzgerald, feita por Baz Luhrman (“Moulin Rouge”), é uma das estreias nas telonas desta sexta-feira. O filme acerta na estética e peca no drama. É uma aula de estética cinematográfica, auxiliada por planos abertos e aéreos em 3D e nas reproduções das festas luxuosas do excêntrico milionário Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). A nova gravação, contudo, não tem a profundidade e a densidade dramatúrgica que o romance necessitava. 

A trama acompanha o aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) e seu deslumbre com a sociedade nova-iorquina, quando deixa o Centro-Oeste americano e chega a Nova Iorque em 1922. A cidade ainda na busca do sonho americano, com menos moral e mais jazz, mais luxo e contrabando. 


Mais no Correio do Povo

Paleontólogos homenageiam Jim Morrison ao batizar lagarto gigante

Uma equipe de paleontólogos anunciou nesta quarta que batizou um lagarto gigante de mais de 40 milhões de anos de "Barbaturex morrisoni", em homenagem ao vocalista da banda The Doors, Jim Morrison. O músico era famoso por seu fascínio pelos répteis e pelo xamanismo.

"Eu sou o rei Lagarto. Eu posso tudo", escrevia Jim Morrison em seu poema "The celebration of the Lizard".
O cantor morreu em 1971, aos 27 anos, em Paris.


Leia mais no Correio do Povo.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Demissão foi decisão conservadora, diz ex-diretor de campanha da Saúde

Dirceu Greco, exonerado do Ministério da Saúde na manhã desta quarta-feira (5) por causa de uma campanha de valorização das prostitutas, considerou a decisão um reflexo de políticas conservadoras. Para o ex-diretor, a frase “Sou feliz sendo prostituta”, criticada por Alexandre Padilha e um dos motivos de suspensão da inciativa, faz parte do processo de eliminação do estigma e dos preconceitos sofridos pelas profissionais do sexo. Por isso, a decisão do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e Hepatites Virais, o qual Greco chefiava, era de homenagear essas mulheres.


Confira no G1

Comissão do Senado aprova Barroso para vaga de ministro do STF


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (5), com 26 votos a favor e um contrário, o nome do advogado constitucionalista Luís Roberto Barrosopara o cargo de ministro doSupremo Tribunal Federal (STF). Para que ele possa tomar posse, é preciso que o plenário aprove o nome.
Barroso tem 55 anos e foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar vaga de ministro do Supremo no fim de maio. A 11ª cadeira do tribunal está vaga desde novembro do ano passado, quando o ministro Carlos Ayres Britto se aposentou compulsoriamente ao completar 70 anos.
(...)
Durante a sabatina, Barroso afirmou que o tribunal foi mais rigoroso e "endureceu" durante o julgamento do processo do mensalão na comparação com outros processos que analisou no ano passado. Ele também disse que se declarará impedido no julgamento da divisão dos royalties do petróleo pelo Supremo porque atuou no caso como advogado do governo do Rio de Janeiro (leia mais opiniões de Barroso sobre diversos temas abaixo).

Confira no G1

Centrais sindicais convocam dia de paralisações na Turquia

O clima de tensão na Turquia permanece no país, com a pressão dos manifestantes para que o governo demita os chefes da polícia de Ancara, a capital, de Istambul, Tunceli e Hatay, nas quais houve protestos e embates. O apelo foi feito ao vice-primeiro-ministro da Turquia, Bulent Arinç. Desde o último dia 31, há protestos violentos no país em decorrência de divergências entre os manifestantes e as políticas adotadas pelo governo. Esta quarta-feira será marcada por uma greve geral.

Na madrugada, houve conflitos entre manifestantes e policiais em Ancara, Istambul, Tunceli e Hatay. Nos confrontos com a polícia, os agentes de segurança usaram gás lacrimogêneo e bombas de água contra os manifestantes. Centrais sindicais convocaram para hoje um dia de paralisações. Os manifestantes querem a renúncia do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

A greve foi convocada pelas confederações dos Sindicatos dos Trabalhadores Públicos (Kesk) e dos Sindicatos Revolucionários de Trabalhadores (Disk), pela Ordem dos Médicos da Turquia (TTB) e pela União das Ordens de Engenheiros e Arquitetos (Tmmob).


Confira no Correio do Povo.

Protestos complicam trânsito no Centro de Porto Alegre

Dois protestos complicam o trânsito no Centro de Porto Alegre na manhã desta quarta-feira. Cerca de 500 trabalhadores ligados à extração de minerais promovem uma caminhada pelas principais ruas da região para protestar contra restrições na exploração de areia. Em outra manifestação, servidores da saúde exigem a saída do secretário municipal Carlos Casartelli após o corte do adicional de insalubridade dos profissionais. 


Confira no Correio do Povo

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Opinião: O Direito de Resposta

Há mais de um ano, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, em caráter terminativo,  projeto  do Senador Roberto Requião, que restaura, na legislação  brasileira, o direito de resposta aos meios de comunicação que atinjam  " a honra, intimidade, reputação, conceito, nome, marca ou imagem” do ofendido. Embora aprovado, o projeto não foi adiante. Devido a um recurso, exigindo sua votação em plenário, não pôde ser enviado à Câmara.

A decisão terminativa do Senado se amparava no artigo 5º da Constituição, nisso incisivo:  "é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem". A Lei de Imprensa,  que o assegurava, foi revogada, por decisão do STF. 

O direito à liberdade de imprensa não pode ser  licença para os caluniadores, injuriadores e difamadores. Sem prejuízo de que respondam criminalmente e civilmente pelos seus atos, devem assegurar aos ofendidos o direito imediato a responder, nos mesmos meios de comunicação, nas mesmas dimensões de tempo e de espaço em que tiverem sido atingidos em sua honra, privacidade e interesses econômicos.

Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

Joaquim Barbosa e Antonio Fernando de Souza esconderam provas que poderiam mudar julgamento do “mensalão”

A pedido do procurador Antônio Fernando de Souza, ministro Joaquim Barbosa manteve um inquérito paralelo sob segredo de justiça, no Supremo Tribunal Federal (STF), e decretou sigilo em outro processo que corre no Distrito Federal contra um ex-diretor do Banco do Brasil, acusado pelo mesmo crime que condenou Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do BB. Por esses dois outros procedimentos passaram parte das investigações do chamado caso do “Mensalão”. Por Maria Inês Nassif.

A MÍDIA E O SEQUESTRO EM MARCHA DE UMA NAÇÃO


O noticiário das últimas horas está salpicado de dados e fatos que
ensejam maior reflexão sobre os rumos do país. Eles não revogam os desafios que cercam a largada  para um novo ciclo de crescimento. Os impulsos nesse sentido são objetivos. Encerram escolhas estratégicas. Seu escrutínio requer o discernimento engajado da sociedade.  Mas, se não contradizem essa inflexão, os indicadores correntes exibem ao mesmo tempo uma vitalidade que desautoriza a sofreguidão do jogral conservador. Seu repertório para 2014 consiste em passar uma borracha nos avanços econômicos e democráticos dos últimos 11 anos, com um objetivo claro: revogar as balizas sociais que influenciaram a ordenação da economia na última década. Impedir que elas condicionem  a pavimentação do novo ciclo. Ou seja, desconstruir a essência do que deve ser preservado.  Trata-se de  enfraquecer ou desmoralizar o esboço de Estado Social que vem sendo erguido desde 2003.  


Vejam mais em CARTA MAIOR

“Deus não morreu, ele se tornou dinheiro”

“Deus não morreu. Ele tornou-se Dinheiro”. Confira abaixo a excelente entrevista com Giorgio Agamben, um dos principais intelectuais de sua geração

“O capitalismo é uma religião, e a mais feroz, implacável e irracional religião que jamais existiu, porque não conhece nem redenção nem trégua. Ela celebra um culto ininterrupto cuja liturgia é o trabalho e cujo objeto é o dinheiro”, afirma Giorgio Agamben, em entrevista concedida a Peppe Salvà.

Giorgio Agamben é um dos maiores filósofos vivos. Amigo de Pasolini e de Heidegger, foi definido pelo Times e pelo Le Monde como uma das dez mais importantes cabeças pensantes do mundo. Pelo segundo ano consecutivo ele transcorreu um longo período de férias em Scicli, na Sicília, Itália, onde concedeu a entrevista.

Segundo ele, “a nova ordem do poder mundial funda-se sobre um modelo de governabilidade que se define como democrática, mas que nada tem a ver com o que este termo significava em Atenas”. Assim, “a tarefa que nos espera consiste em pensar integralmente, de cabo a cabo, aquilo que até agora havíamos definido com a expressão, de resto pouco clara em si mesma, “vida política”, afima Agamben. 

Vejam mais em PRAGMATISMO POLÍTICO

terça-feira, 4 de junho de 2013

As vidas que o PNE poderia mudar


O filho de 1 ano e meio brinca com paus e pedras no quintal e Talita Cristina da Silva, 20 anos, o segue com o próximo bebê já na barriga. “Não pode ir aí”, “Solta isso” e “Cuidado” são algumas das frases que mais diz o dia todo, consciente de que não é a melhor rotina nem para ele nem para ela própria. “Queria que ele fosse para a creche para aprender mais coisas, brincar e eu também poder ir atrás de melhorar de vida”, diz.
Talita e os filhos são exemplos da demanda por educação que o Brasil não conseguiu atender até agora. Por trás da destinação dos royalties para o setor e da consequente aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) com 10% do PIB para a área estão milhões de pessoas como ela que dependem de mais investimento para conseguir o direito ao ensino de qualidade.
O projeto está há dois anos e meio em tramitação no Congresso Nacional e prevê 20 metas que devem ser cumpridas até 2020. Desde a última semana, também inclui uma emenda que destina 100% dos royalties do petróleo para a educação, estratégia do governo para que seja cumprido.


Leia mais no IG.

Mesmo com vitórias judiciais, pacientes sofrem na disputa com planos de saúde


A morte de um bebê recém-nascido há duas semanas em um hospital de Santos, no litoral paulista, chamou a atenção para um componente importante para o desfecho do caso - e que é cada vez mais comum: a desobediência dos planos de saúde a decisões judiciais. Na ocasião, uma liminar obrigava a transferência da criança, com grave problema no coração, para um hospital da capital, o que não ocorreu.
“Somente uma multa muito alta pode obrigar o plano a cumprir esse tipo de ordem”, desabafa a funcionária pública Helena Godoy. Ela é mãe de João Delfino de Godoy, que nasceu sem a glândula da hipófise, que provoca descontrole de peso. “Sem o medicamento de reposição hormonal ele engorda até com água”, diz. “Ele já passou dos 130 quilos. Com essa obesidade, outros problemas aparecem, como diabete, hipertensão, colesterol, além do desânimo.”


Leia mais no IG

Gilmar Mendes erra ao fazer política enquanto usa toga


No clima de feriadão, durante uma palestra, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes criticou o governo Dilma. Disse que o governo sofre de "gigantismo" e "muita burocracia".
 
(...) 

E se a presidente Dilma Rousseff decidir-se por responder? E se ela disser: "Ministro Gilmar, o tamanho do governo não é da sua conta". Ou: "Ministro Gilmar, preocupe-se com a quantidade de erros que o senhor cometeu e comete".
 
Se ela fizer isso, teremos manchetes sobre "crise entre o Executivo e o Judiciário". Aliás, é importante notar que desta vez o assunto passou batido. Está sendo debatido nas redes sociais, mas quase nada se diz na mídia sempre atenta às tais "crises".
 
O ministro Gilmar Mendes erra ao trocar a toga pelo comentário político. Direito de falar ele tem, como temos todos. Mas manda o bom senso que juiz não deve dizer como deve ser o governo e governo não ensina como deve agir um juiz.
 


Confira o comentáio completo no blog do Bob Fernandes, no Terra Magazine

"Mulher do vestido vermelho" vira símbolo dos manifestantes turcos

A foto de um policial vestindo máscara de gás espirrando gás lacrimogêneo no rosto de uma jovem ainda não identificada, na praça Taksim, em Istambul, virou símbolo dos manifestantes contrários ao governo islâmico-conservador do premiê Recep Tayyip Erdogan.


Replicada nas redes sociais e em cartazes levados às ruas da Turquia, a imagem da "mulher do vestido vermelho", como ficou conhecida, já é um ícone da onda de protestos.
"Essa foto resume a essência dos protestos. Ela mostra a violência da polícia contra manifestantes pacíficos, pessoas que estão apenas tentando proteger seus valores", afirmou a estudante de matemática Esra, entrevistada pela agência Reuters, durante um protesto.
Várias versões da imagem circulam pelos protestos. Uma das mais replicadas, mostra a manifestante em um tamanho muito maior do que o policial e diz: "quanto mais você espirra o gás, maior ficamos".
Segundo o jornal Hurriyet Daily News, o fotógrafo responsável pela imagem, Osman Orsal, ficou ferido na perna quando trabalhava em um dos protestos em Istambul.

Confira a foto e o restante do texto no UOL Notícias

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Primeiro-ministro nega "Primavera Turca" e culpa redes sociais por protestos

O primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, menosprezou a importância dos quatro dias de protestos pelo país e insistiu, em pronunciamentos feitos no domingo (2) e nesta segunda-feira (3), que as manifestações não são uma "Primavera Turca".


"Já tivemos uma primavera na Turquia", afirmou, nesta segunda, em referência às eleições realizadas no país. "Mas há pessoas querendo transformar esta primavera em inverno."
Erdogan também acusou o Partido Republicano Popular, de oposição, de estar por trás das manifestações e culpou as redes sociais na internet de incentivarem a violência pelo país.
"Agora há uma ameaça chamada Twitter. E os melhores exemplos das mentiras estão ali. Para mim, as redes sociais são a maior ameaça à sociedade", disse no domingo.

Confira no UOL Notícias

Pelo menos 10 crianças morrem em atentado suicida no Afeganistão


Pelo menos dez crianças e um policial morreram e 18 pessoas ficaram feridas em um ataque suicida em frente a um colégio na província de Paktika, no leste do Afeganistão, nesta segunda-feira (3), informou à agência Efe uma fonte oficial.
"Um suicida que circulava em uma motocicleta detonou os explosivos ao meio-dia no distrito de Samkanai durante a passagem de um veículo da Otan", disse o chefe de Polícia de Paktika, Zalmai Oriyakhel.

domingo, 2 de junho de 2013

Cuba aumenta acesso à internet, apesar do bloqueio

O governo cubano anunciou esta semana medidas para garantir e ampliar o acesso dos cubanos à internet. A medida foi possível graças a uma parceria firmada com a Venezuela. A partir de 4 de junho, os cubanos contarão com 118 salas de navegação na internet, abertas nas principais cidades — 12 delas em Havana.


Confira no Opera Mundi

ONG britânica é vítima das sanções econômicas dos Estados Unidos contra Cuba

"The Economic War against Cuba. A Historical and Legal Perspective on the U.S. Blockade" foi publicado pela Montly Review Press, editora localizada em Nova York, em abril de 2013 (1). O livro apresenta uma perspectiva histórica e jurídica das sanções econômicas que os Estados Unidos impõem a Cuba desde 1960 e avalia particularmente seu impacto em campos como a saúde, que afetam gravemente as parcelas mais vulneráveis da população cubana já que impedem que a ilha tenha acesso aos medicamentos e a equipamentos médicos fabricados no território estadunidense.

A obra ressalta o caráter anacrônico, cruel e ineficaz de um estado de sítio que data da Guerra Fria, que atinge de modo indiscriminado todos os setores da sociedade – a começar pelos mais frágeis – e que tem sido incapaz de alcançar seu objetivo, ou seja, a derrocada do governo cubano. Do mesmo modo, lembra que as sanções contra Cuba são repudiadas pela imensa maioria da comunidade internacional, com 188 países que votaram pela 21ª vez consecutiva em 2012 contra o embargo econômico, comercial e financeiro. Por outro lado, 67% da opinião pública estadunidense deseja uma normalização das relações com Cuba, uma vez que os norte-americanos não entendem porque podem viajar para a China, o Vietnã ou a Coreia do Norte, mas não para a maior ilha do Caribe.


Leia mais no Opera Mundi

Azenha vai ao ponto (E eu concordo!)


Dia desses um ex-ministro de Lula me falava sobre a ojeriza inicial da presidente Dilma pelos movimentos sociais. Combina com o estilo deixa-que-eu-chuto dela, que privilegia decisões de bastidores, mais rápidas e "eficientes". Esse estilo é o que permite que a Kátia Abreu tenha no governo o poder equivalente ao da CUT, se não maior. 
Enquanto isso, aqui na base militantes do PT usam bordões para bloquear o debate político: Marina Silva é "eco-chata", Eduardo Campos é "traíra", o PSOL foi tanto à esquerda que acabou na direita. São argumentos rasteiros, brandidos para desqualificar a priori as críticas feitas aos governos do PT. Empobrecem a política. Evitam que sejam discutidas questões de fundo. Permitem que críticas sejam descartadas de forma automática. 
Compreendo que o cerco midiático coloque o PT na defensiva, mas o comportamento de "seita" não é compatível com a trajetória do partido, marcada pelo incentivo ao debate e às críticas. 


Confira no Blog do Mário (Mário Lobato).

Turquia: manifestantes e polícia se enfrentam; 1,7 mil foram presos

A polícia turca disparou bombas de gás lacrimogêneo e utilizou canhões de água para dispersar neste domingo manifestantes em Ancara no terceiro dia de manifestações contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. Até agora o dia tinha transcorrido em relativa calma após duas jornadas de protestos em toda a Turquia.

A polícia prendeu mais de 1,7 mil pessoas nas manifestações, mas a maioria dos detidos foram libertados, anunciou neste domingo o ministro do Interior, Muamer Guler. No total, foram registradas 235 manifestações em todo o país desde 28 de maio, acrescentou Guler, citado pela agência de notícias Anatolia.


Confira no Terra