sábado, 22 de junho de 2013

Charge de Vitor Teixeira


Charge de Vitor Teixeira vista em NASSIF ONLINE

Fawkes tucano


Visto no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

"Não se cura tuberculose por decreto"

Não se cura tuberculose por decreto ao fim de passeatas. Mas as gangues de ladrões e depredadores que desde terça-feira, dia 18 de junho, receberam de presente a mais legítima carona da sociedade – desfiles pacíficos em nome da democracia – estão pouco se lixando.

Os articuladores anônimos dos grupos violentos de direita, neo-nazistas inclusive, e dos radicalóides sociopatas, conhecem muito bem o tempo das políticas, mas não é o que os interessa. Para os atraídos de boa fé para a trapaça reivindicatória, enfim, o discurso da presidente Dilma não trouxe novidade. Investimento em saúde e educação, ensino técnico como nunca visto, transparência na administração, através da lei de acesso à informação, apuração de desvios administrativos, com inédita demissão de ministros, são políticas já em vigor e rotineiras, isto é, não há mais discussão sobre se devem ou não devem ser executadas. São políticas de Estado, compromisso do país. Isso para não enumerar sucessivas inovações na política social que, estupidez que o amanhã julgará, passou a ser impudico mencionar em meios de classe de renda mais elevada.   

Vejam mais no 247

A quem interessa a radicalização?

Os povos do mundo inteiro estão insatisfeitos com a falta de sentido de uma sociedade conduzida pela ganância e pelo hedonismo. Nesse clima de angústia de muitos e da ansiedade geral, todos os pretextos servem para a explosão das ruas: uma árvore na Turquia e o aumento de vinte centavos nos transportes públicos no Brasil. Convocados pela internet, os manifestantes se reúnem, aos milhares. Cada um deles tem a sua árvore, a sua passagem de ônibus, as suas frustrações pessoais. 

Que muitos jovens, ricos ou pobres, se deixem levar pelo entusiasmo e não controlem seus próprios impulsos, podemos entender. Mas não se pode aceitar que a isso fossem levados pelos noticiários de televisão, como qualquer pessoa com o mínimo de neurônios ativos podia claramente perceber. Ou incitados por um programa de televisão, cuja apresentadora ensinava a redigir cartazes “contra a corrupção”. Com tais estímulos, foi impossível que os mais sensatos deles impedissem o início de depredação do Itamaraty e o apedrejamento da Catedral de Brasília. Fatos como esses também ocorreram em outras cidades brasileiras, entre elas São Paulo e Rio. Só diante da força policial, parcelas enfurecidas de manifestantes se renderam. 

A quem interessa a radicalização? Não interessa ao povo trabalhador deste país, que está conseguindo, pouco a pouco, cobrar da sociedade o que é de seu direito: educação, respeito social e empregos. E, como é a esperança, e não o desespero, que faz as revoluções, seria natural que o povo exigisse mais, em busca de sua plena emancipação histórica. 

Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

Irracionalidade de manifestantes antipartido capturada num diálogo

Depois de presenciar expulsão de organizações políticas, membro do Passe Livre explica a jovens que hostilizaram bandeiras por que foram violentos em ato em São Paulo; grupo demonstra ter agido sem pensar


Multidão raivosa cercou, hostilizou e agrediu militantes partidários no ato de quinta-feira (20), em São Paulo
IMG_7302.jpgSão Paulo – Após presenciar – e tentar evitar, sem sucesso – a agressão de militantes de esquerda por uma multidão ensandecida ontem (20) na avenida Paulista, em São Paulo, um membro do Movimento Passe Livre (MPL) conhecido como Bahia, de 21 anos, passou mais de meia hora tentando convencer um pequeno grupo de pessoas do quão violentamente haviam se comportado no episódio. E conseguiu.

“É doentio. É assustador. É a barbárie. As pessoas se comportaram como animais”, dizia o jovem militante à RBA quando foi questionado por um grupo de pessoas que haviam participado das hostilidades – ainda que sem partir para a agressão física nem lançar objetos contra as pessoas que portavam bandeiras de partidos, movimentos sociais e sindicatos. Então, começou um diálogo entre Bahia e um rapaz chamado David Romão, de 26 anos, e sua namorada, Mariana. A conversa foi acompanhada por outros jovens.

A reportagem acompanhou o debate, em que o integrante do MPL desconstruiu todos os argumentos apresentados pelo grupo, que tentava justificar o acosso contra o grupo de militantes de esquerda. No final, o jovem que havia incitado a ação de pessoas mais violentas, com gritos de “Abaixa essa bandeira”, pareceu convencer-se da irresponsabilidade de seus atos. Confira o diálogo:

Vejam mais no REDE BRASIL ATUAL

Datafolha: pesquisadora amedronta entrevistada, diz jornalista


“O site Viomundo reproduz texto extraído do Facebook do jornalista Gilberto Nascimento:
"Há cerca de uma hora, na esquina de casa, vi uma mulher abordando outra para perguntar o que achava das manifestações e quebra-quebra no país e se era a favor do que vinha acontecendo.

Como o assunto me interessou, parei e fiquei um pouco próximo para ouvir do que se tratava. A mulher que perguntava tinha um crachá branco e azul, com o nome do Datafolha. 



Vejam mais no blog BRASIL! BRASIL!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

EUA acusam Snowden de espionagem e pedem que Hong Kong o detenha

As autoridades federais dos Estados Unidos apresentaram acusações contra Edward Snowden por revelar programas de espionagem secretos e solicitaram a Hong Kong, onde supostamente o jovem está refugiado, que o prenda com uma ordem de detenção provisória, segundo informou nesta sexta-feira (21/06) The Washington Post.


Confira no Opera Mundi

Manifestação é o conjunto. Destruir escola e posto de saúde público não é lutar por educação e saúde.

Na manifestação de ontem no centro do Rio de Janeiro, muita gente empunhava cartazes pedindo mais saúde e educação.

Só que um grupo no meio da manifestação, que não era pequeno, invadiu e detonou a Escola Municipal Tia Ciata, uma escola com prédio novo, bonito, com boas instalações, e lá a grande maioria dos alunos é de famílias pobres.

Ao lado, um posto de saúde público também foi destruído.

Ainda houve destruição a pontos de ônibus novos e bem conservados, cuja função é abrigar do sol e da chuva a população usuária do transporte público, uma das bandeiras que deflagrou as atuais manifestações. 

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

MPL anuncia que não vai convocar novas manifestações 'no momento'

Após a redução da tarifa dos transportes públicos -- comemorada em ato marcado pela hostilidade contra militantes de partidos -- o MPL (Movimento Passe Livre), que vinha convocando as manifestações desde a semana retrasada, irá suspender temporariamente este tipo de evento.


"O MPL não vai convocar novas manifestações pelos próximos dias. Atingimos nosso objetivo, que era a revogação do aumento, e agora vamos avaliar a situação", afirmou Douglas Belome, do MPL.
O militante também condenou a hostilidade contra os partidos, que marcou os atos em São Paulo e no Rio de Janeiro. "Essas legendas estavam conosco desde o início compondo a luta contra o aumento e pela revogação, não são oportunistas". 
Belome se mostrou contrário a diversas 'pautas conservadoras' que engrossaram a manifestação. "Nos últimos atos pudemos ver pessoas pedindo a redução da maioridade penal e outras questões que consideramos conservadoras. Não endossamos essas reivindicações".

Leia mais no UOL Notícias

Ruas adotam novo grito de guerra: "Sem partidos"

As manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas do País tinham reivindicações sociais diversas – saúde, educação, transporte – aliadas a críticas contra a corrupção e um novo grito de guerra praticamente comum: "sem partido". 

Militantes de legendas que levavam bandeiras à concentração na Candelária,para a passeata do centro do Rio, por exemplo, foram recebidos com vaias e palavras de ordem."O povo, unido, não precisa de partido", gritaram os manifestantes apartidários para um grupo que levava bandeiras do PSTU, PCB e PC do B e descia a Rua Uruguaiana na direção à Avenida Presidente Vargas. "Sem partido", repetiam os manifestantes contrários à partidarização. "Sem fascismo", respondiam os militantes partidários. 


Leia mais no Correio do Povo

Governo Dilma

 
Visto no blog do NASSIF (comentário de Krishna em 21.06.2013-11:17)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ato Médico cria instabilidade jurídica, dizem profissionais de saúde

A aprovação do projeto do  Ato Médico pelo Senado Federal na noite dessa terça-feira (18) gerou indignação entre as demais categorias da área da saúde. A principal reclamação é que, caso o projeto seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff, a atuação dos profissionais de saúde será cerceada. Por outro lado, os que defendem o projeto afirmam que a regulamentação da profissão do médico, que tem sua última lei de regulamentação sancionada há mais de 50 anos, pretende impedir que outras profissões invadam o exercício da medicina. 


Confira no IG

Governo divulga nota respondendo exigências de manifestantes

O governo do Estado divulgou uma nota oficial na tarde desta quarta-feira respondendo as exigências dos manifestantes. Atendendo a reivindicações como posição contrária ao projeto da “cura gay” e à PEC 37, o documento pede uma manifestação sem violência e depredação amanhã


Confira no Correio do Povo.

Ministro rebate comparação entre protestos no Brasil e na Turquia

Em visita a Oslo, na Noruega, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, rebateu nessa quarta-feira a comparação entre as manifestações que ocorrem no Brasil e os protestos na Turquia. Patriota disse que os episódios de violência são isolados. Segundo ele, os protestos são democráticos e o governo ouve os apelos da sociedade civil. Na Turquia, os protestos ocorrem há três semanas, registrando quatro mortos e mais de 7 mil pessoas feridas.

“É uma situação diferente (se comparada com a da Turquia)”, disse Patriota, que encerrou ontem a viagem a Oslo, onde participou de um seminário sobre segurança e paz mundiais. “As manifestações foram, predominantemente, pacíficas. Ocorreram episódios de violência aqui e ali e, claro, as forças de segurança têm de estar preparadas porque há grande número de pessoas envolvidas.”

O ministro acrescentou que "a expectativa é que eles (os manifestantes) vão continuar a manifestar-se de forma pacífica. Brasil. O governo está ouvindo as vozes da sociedade civil. E é natural que os indivíduos ou grupos queiram participar do debate democrático sobre o futuro do país”.


Leia mais no Correio do Povo

Do espaço, astronauta chinesa dá aula prática de física

Uma astronauta chinesa em órbita ao redor da Terra deu uma aula prática de física nesta quinta-feira para milhões de estudantes, em uma demonstração das ambições espaciais da China. Diante de uma grande bandeira do país, a sorridente Wang Yaping, segunda mulher chinesa a viajar ao espaço, fez uma série de pequenas experiências didáticas para demonstrar a falta de gravidade.

Wang Yaping, ex-piloto da aeronáutica, está no módulo Tiangong ("Palácio celeste") 1, mais de 300 quilômetros sobre a Terra. Os outros dois integrantes da missão Shenzhou X, o general Nie Haisheng e o coronel Zhang Xiaoguang, filmaram a aula. 


Confira no Correio do Povo.

CUT, MST, UNE, Levante, MMM e JPT, militância do PT e PCdoB, CTB, UJS, hoje nas ruas, para manifestação pacífica


Concentração conjunta da CUT com o MST, Levante, MMM, UNE, UBES e JPT hoje na Pça em frente à Av Angélica, perto do metrô Paulista às 16h.

No Rio, será na Candelária, a partir das 17 horas.

Procure saber onde haverá manifestações em sua cidade, e participe pacificamente.

Além da comemoração da redução da passagem, já que a manifestação é difusa, cada um precisa expressar aquilo que acha importante para um Brasil melhor, mais justo, mais igual, como melhor distribuição de renda, com os mais ricos pagando mais impostos para os mais pobres pagarem menos e haver melhores serviços públicos, pelo fim do financiamento privado de campanha que incentiva a corrupção, pela reforma política, contra o oligopólio da Globo, contra a sonegação fiscal, por mais participação popular nas decisões políticas, pelo Judiciário e Ministério Público ter 30 dias de férias e não 60, pelo fim dos auxílios moradia e outras vantagens que elevam os salários acima do teto do funcionalismo, pelo fim de privilégios indevidos com dinheiro público, etc.


Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Tem Cabo Anselmo aos montes, nas ruas

Na foto, na porta da Prefeitura, o cabo Anselmo de sempre




1.    Relato de como descobri os infiltrados nos movimentos do MPL pelas ruas do Brasil.


Artigo. 19.06.2013 às 21:25

Acredito que descobri quem são os infiltrados no movimento MPL. Quem esteve agitando na rua, quebrando tudo, é a direita! A infiltração no movimento de rua do MPL que vem causando transtornos em meio a passeata pacifica, tem vários nomes, movimentos, mas uma forma de agir, cooptar e incitar a violência. E só descobri isso porque lancei uma isca e deu certo!
Coloquei na minha página uma mascara do Anonymous, postei palavras de ordem, distribui a informação em grupos conservadores e não tardou para entrarem em contato. Para a turma que ainda acredita que tem uma divisão no MPL em São Paulo, que existe bagunceiros quebrando tudo, e que isso ocorre ao acaso, tenho uma bomba pra vocês. Não é divisão… é infiltração golpista. 

Vejam mais em CONVERSAAFIADA

PETIÇAO: EU APOIO A PRESIDENTA DILMA CONTRA A TENTATIVA DE GOLPE DE SETORES DA ELITE BURGUESA DO BRASIL

A presidente Dilma, que foi eleita pelo povo brasileiro, está dando continuidade e aprimorando importantes conquistas nas áreas sociais. A elite burguesa do Brasil está tentando distorcer as reais motivações das manifestações que ocorrem em nosso país desde o início do mês de junho de 2013, manifestações que são apartidárias e reivindicam melhorias nas áreas do transporte coletivo, educação, saúde e segurança a todos os políticos deste país, independente da legenda partidária.

http://www.avaaz.org/po/petition/EU_APOIO_A_PRESIDENTE_DILMA_CONTRA_A_TENTATIVA_
DE_GOLPE_DE_SETORES_DA_ELITE_BURGUESA_DO_BRASIL/?wfEZjeb

O BONDE DA HISTÓRIA ESTÁ PASSANDO

A insatisfação desprovida de agenda, liderança e capacidade de negociação -que implica hierarquizar, exigir e transigir, conforme as circunstâncias- leva à revolta desordenada que se desespera com o paradoxo de sua própria força. Uma força descomunal que gira em falso e se exaure. O chão achatado pelo peso da inconsequência estratégica é o campo fértil da regressividade social e política. Nenhuma sociedade admite se transformar em um parafuso espanado, à mercê da incerteza paralisante. O PT e os partidos à esquerda do PT talvez ainda tenham condições de definir uma agenda progressista para a estupenda energia liberada pelas explosões de protestos que varrem o país há 13 dias. Talvez. Mas para isso precisam vencer uma rejeição mútua e autodestrutiva, que não é propriamente novidade na história da esquerda mundial. Na Alemanha, nos anos 20, essa negociação não se deu. No Chile, em 1973, ela tampouco aconteceu. Na Espanha de 2011, idem. Os resultados são conhecidos. O Brasil não é a Alemanha de Weimar, nem o Chile de Allende ou a Espanha do PP, onde o neofranquismo ascendeu à sorrelfa dos indignados que coalhavam a Praça do Sol. Mas o Brasil está vivendo um movimento de massas vigoroso e espontâneo. Que se espalha magistralmente sem que as forças de esquerda disponham, sequer, de um fórum para avaliar um denominador de propostas críveis, capaz de transformá-lo na alavanca reordenadora de um processo de desenvolvimento que vive o seu ponto de mutação. Ou alguém acha que basta revogar centavos de tarifa e a pasta de dente gentilmente voltará ao tubo? Se as forças democráticas, lideradas pelos partidos de esquerda e as organizações progressistas, não tiverem a capacidade de construir as linhas de passagem para um novo ciclo, com um salto de democracia participativa e metas de qualidade para a dimensão pública da vida, alguém o fará. Na direção oposta à da democracia social que o país luta por construir desde o fim da ditadura militar e antes dela. Todo o dispositivo conservador opera febrilmente no sentido de desqualificar a capacidade progressista de conduzir o passo seguinte da economia e da sociedade. O projeto que pretendem recuperar é sabido. Talvez ainda haja tempo de evitá-lo. Há muito a se perder e muito a se ganhar na roleta dos dias que correm. O bonde da história está passando. E a esquerda não é a única a disputar a vaga do motorneiro.    

Vejam mais no BLOG DAS FRASES-CARTA MAIOR

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sobre o apoio da Globo às manifestações

A Globo hoje, desde à tarde apoiando as movimentações nas cidades brasileiras.

Alguém já viu a Globo gostando de povo nas ruas? A Globo apoiou e se tornou o que é hoje por conta de sua parceria com os gorilas que mataram, torturaram e estupraram milhares no Brasil!

No Jornal da Globo, canal pago, voltado para a classe média e alta (para quem pode pagar esses serviços), Paulista como pano de fundo, torre da FIESP iluminando a bandeira do Brasil e os “especialistas” num discurso uníssono de que o governo federal é corrupto, que perdeu o controle e repercutindo as análises internacionais.

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

As redes, as ruas e os riscos da incerteza



Há o imenso risco do movimento virar as costas para o fato de que o "gigante" não acordou somente agora e que esse país já foi palco de muitas lutas antes da internet. Afinal, foi gente muito desperta que lutou para construir nossa imperfeita democracia. Não saber distinguir verdadeiros adversários e ignorar que a longa luta por justiça, liberdade e democracia não começa agora, poderá levar os atuais movimentos a uma profunda derrota. Por Vinicius Wu.

As manifestações do Brasil pelo mundo afora


Escrevendo de Berlim, nosso colunista Flávio Aguiar ressalta que, após as manifestações nas ruas brasileiras, muitas autoridades já estão dispostas a rever as tarifas. Enquanto isso, na Europa, apesar dos protestos locais, predomina a lógica da “Austerität über alles und alle”, ou seja, a austeridade acima de tudo e por cima de todos. Onde há mais democracia?

Charge do Latuff



Charge do Latuff no 247

Polícia identifica suspeito de assassinar o jornalista Rodrigo Neto

A Polícia Civil de Belo Horizonte informou nesta terça-feira, 18, por meio de nota, que identificou e prendeu os assassinos do jornalista Rodrigo Neto, morto há três meses. Suspeitos de envolvimento na execução, o investigador de polícia Lúcio Lírio Leal, de 22 anos, e Alessandro Augusto Neves, de 31 anos, conhecido como Pitote, já estão detidos.
A divulgação da motivação e dinâmica do crime deve acontecer nos próximos dias. A equipe do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela apuração da morte do jornalista, afirmou que está concluindo os levantamentos sobre o assassinato.

Leia mais no Comunique-se

Assange completa um ano na Embaixada do Equador sem perspectivas de sair

Nesta quarta-feira (19/06), completa-se um ano da chegada do jornalista Julian Assange à Embaixada do Equador em Londres. As perspectivas para a resolução do impasse diplomático e político não são animadoras, como reconheceu o próprio fundador do Wikileaks, nesse final de semana, quando disse estar disposto a permanecer "mais cinco anos no local", se for preciso.



Confira no Opera Mundi

Movimentos divulgam lista de reivindicações a governantes

Em reunião realizada na noite dessa terça-feira, o movimento intitulado Bloco de Luta pelo Transporte Público divulgou uma série de reinvindicações destinadas ao prefeito de Porto Alegre José Fortunati  e ao governador do Estado Tarso Genro. O Movimento Passe Livre também esteve reunido ontem na Capital e elaborou uma lista de exigências destinadas aos chefes do Executivo municipal e estadual e à presidente da República Dilma Rousseff (confira abaixo).


Confira as demandas no Correio do Povo

Chuvas deixam 120 mortos e milhares de desaparecidos na Índia

Pelo menos 120 pessoas morreram e milhares permanecem isoladas na região Norte da Índia desde o fim de semana passado, em consequência das precoces chuvas de monção, informaram nesta quarta-feira as autoridades locais.


Confira no Correio do Povo.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Porque Aécio não conta a verdade sobre as tarifas de ônibus

Senador critica mas não informa que comanda o lobby nacional das tarifas das empresas de ônibus municipal, intermunicipal e interestadual

O Senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, utilizou uma rede social para afirmar: “São brasileiros de diversas partes do país se mobilizando, entre outras questões, contra o aumento de passagens, contra a baixa qualidade dos serviços públicos, de transporte”. 

Evidente que é precisa e louvável a análise de Aécio esquecendo-se apenas de informar que sua carreira política sempre foi financiada pelos concessionários de ônibus, patrimônio herdado de seu pai que igualmente foi desde a década de 60, defensor dos interesses dos concessionários de ônibus.

No congresso nacional Aécio sempre defendeu os interesses das empresas de ônibus mantendo paralisado quando presidente da Câmara dos Deputados todos os projetos que visavam modernizar e moralizar o setor. Sendo inclusive sua a iniciativa para prorrogação sem licitação das concessões de linhas interestaduais e internacionais. 

Vejam mais em NOVOJORNAL

Prism: EUA são tão ruins quanto a Rússia comunista, diz Wozniak


O cofundador da Apple, Steve Wozniak, está com uma opinião muito ruim sobre os EUA no momento. Na opinião dele, o país não é melhor do que o que lhe ensinaram sobre a Rússia quando era jovem.
“Quando estava crescendo me ensinaram que a Rússia comunista era aquela que ia atrás da gente e bombardeava nosso país, e que eles eram ruins porque perseguiam seus cidadãos, prendiam-nos, os colocavam em prisões secretas, desapareciam com eles, esses tipos de coisas”, disse em entrevista ao site FayerWayer. “Nós (EUA) estamos ficando cada vez mais assim.”


Leia mais na MacWorld Brasil.

Ex-procurador Cláudio Fonteles deixa a Comissão da Verdade


O ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles afirmou nesta terça (18) que deixou a Comissão Nacional da Verdade, que desde o ano passado apura casos de violação de direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar.
Ele negou divergências com o governo ou com membros da comissão e disse que renunciou porque completou "um ciclo". Segundo Fonteles, a decisão é "irrevogável".

Leia mais no G1

ONU pede moderação a autoridades e manifestantes em protestos no Brasil

A ONU pediu nesta terça-feira ao governo brasileiro que garanta o direito às manifestações pacíficas e evite o uso desproporcional da força, e cobrou que seja realizada uma investigação independente sobre relatos de excessos policiais na repressão aos manifestantes, após os maiores protestos populares no País em mais de 20 anos.


Leia mais no IG.

Menor é arrastada por segurança de mercado após falsa acusação de furto

A família de uma adolescente de 17 anos registrou um boletim de ocorrência contra um supermercado em São Vicente, no litoral de São Paulo, após a jovem ter passado momentos de humilhação devido ao comportamento de um segurança do comércio. Segundo a menor, ele a arrastou do ponto de ônibus até o meio do supermercado acusando-a de roubo, porém, ao abrir a bolsa da garota, nada foi encontrado.



Confira no G1

O supermercado em que trabalha o abusador é o Extra

Atentado suicida contra líder político deixa 3 mortos em Cabul

Um ataque suicida ocorrido nesta terça-feira (18) em Cabul contra o líder da etnia hazara, Mohammad Mohaqiq, matou três civis afegãos e deixou cerca de 20 feridos, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O terrorista detonou as bombas em frente à Comissão de Direitos Humanos do Afeganistão e tinha como alvo Mohaqiq, um antigo senhor da guerra e presidente do Partido da Unidade Islâmica, disse o porta-voz da polícia de Cabul, Dawood Amin.


Confira a notícia da EFE, disponível no UOL.

Globo tira logotipo de microfones de seus repórteres

Temendo pela integridade física de seus repórteres, a Globo adotou uma estratégia inédita durante a cobertura das manifestações que acontecem em São Paulo nesta segunda-feira. Tanto o repórter Jean Raupp, que cobriu o evento para o "Jornal Nacional", como seu colega Fabio Turci, apareceram na Globo sem o chamado "cubo" no microfone.


Confira na coluna de Ricardo Feltrin, no UOL Notícias.

Policiais prendem 90 pessoas em mais um dia de protestos na Turquia

Pelo menos 90 pessoas foram detidas nesta terça-feira por policiais, em Istambul, na Turquia, enquanto estavam em casa. A imprensa local informou que 30 pessoas foram detidas para identificação em Ancara, 13 em Eskisehir (a Noroeste), na sequência das operações policiais em 18 províncias.

As detenções foram relacionadas às manifestações contra o governo. Nos últimos 18 dias, os protestos são diários no país: quatro pessoas morreram, mais de 5 mil ficaram feridas e houve cerca de 600 detenções.


Confira no Correio do Povo

Brasil vive dia de protestos generalizados

Uma série de manifestações mobilizou dezenas de milhares de brasileiros em todas as capitais do Brasil e cidades periféricas nesta segunda-feira. Os protestos iniciaram de forma pacífica, mas o fim da noite foi marcado pelas imagens de confrontos e violência entre polícia e grupos menores de participantes. Os maiores contingentes reunidos ocorreram em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.


Leia mais no Correio do Povo.