sexta-feira, 5 de julho de 2013

Snowden, Evo Morales e adeus às ilusões

Recife (PE) - Os últimos acontecimentos na política internacional trazem uma luz didática para todas as pessoas que acreditam na liberdade e democracia do capitalismo. O mundo do capital, mais conhecido em propaganda e livros didáticos como o sistema de “livre mercado”, recebeu nestes dias uma clareza de desmonte. 
  
Para situar os fatos nos últimos 30 dias, primeiro Edward Snowden, um ex-técnico da CIA,  revelou para todo o planeta que o governo dos Estados Unidos espiona a vida íntima, pessoal de cidadãos não só no território norte-americano. Se ficasse somente entre os governados por Obama, a espionagem já seria um escândalo, uma prova hard e real do imaginado pelo escritor George Orwell, quando profetizou a existência do Big Brother. Mas o revelado pelo funcionário da CIA foi mais longe. Diplomatas e governos da União Europeia são também espionados. E mais: todos somos rastreados nos telefones celulares e nas informações da internet que passem pelo Google, Apple e o Facebook. E-mails, fotos e outros arquivos dos usuários em todo o mundo são aprisionados. O que é uma realização dos evangelhos: nada escapa aos olhos de Deus.  

Vejam mais em DIRETO DA REDAÇÃO

O desafio imperial

Mauro Santayana 

Se tivéssemos alguma dúvida sobre o desprezo que nos concedem os países europeus — e que é compartilhado no outro lado do Atlântico Norte — ela estaria resolvida pelo desaforo cometido contra o presidente da Bolívia, Evo Morales, tratado como um indesejável pela França, Espanha, Itália e Portugal. E tratado também com insolência pela Áustria, que lhe concedeu pouso de emergência, mas o reteve em Viena por 17 horas, antes de autorizar o voo de retorno a La Paz.
Não foi só o presidente da Bolívia o desfeiteado no episódio.

Todos os latino-americanos, incluídos os cidadãos do México, foram atingidos pelo insulto. E não adiantam disfarces de esfarrapada diplomacia: para essa atitude contribuiu o sentimento racista que no fundo os anima. Somos mestiços — e isso basta. 

Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Norte e Nordeste são os que mais sofrem com falta de médicos

Em Marechal Thaumaturgo, no Acre, quatro médicos “cadastrados” – o que significa com registro no Conselho Regional de Medicina do Estado – se revezam no atendimento da população. Eles contam com o apoio de mais quatro médicos estrangeiros, que não têm o diploma validado ainda, para auxiliá-los no atendimento dos 15 mil habitantes do município. Os estrangeiros são os únicos que moram na cidade. Os outros vivem em Rio Branco.


Continue lendo no IG

Construtoras derrubam pirâmide de 4 mil anos no Peru

Autoridades peruanas dizem que uma pirâmide de pelo menos 4 mil anos, localizada no mais antigo sítio arqueológico do país, foi destruída por operários de uma construtora.


Confira no IG

França possui programa de monitoramento similar ao dos EUA, diz jornal

Segundo Le Monde, agência de inteligência possui 'bunker' subterrâneo onde armazena milhões de dados eletrônicos

Os serviços de inteligência franceses criaram uma rede de coleta de dados eletrônicos de amplo alcance, informou nesta quinta-feira (4) o jornal Le Monde.

Confira no IG

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Exército derruba presidente Morsi e promete transição de poder no Egito

O chefe do exército do Egito, general Abdel Fatah al-Sisi, anunciou nesta quarta-feira (3) a deposição do presidente do país, o islamita Mohamed Morsi, por ele "não ter cumprido as expectativas" do povo.


Confira no G1

Número de mortos em terremoto de Sumatra chega a 27

As equipes de emergência da Indonésia buscam nesta quarta-feira sobreviventes do terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter que atingiu o norte da ilha de Sumatra e que até o momento deixou 27 mortos e mais de 200 feridos.

O porta-voz da Agência de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo, confirmou à Agência Efe as 27 vítimas fatais pelo terremoto registrado ontem, que afetou especialmente os distritos de Bener Meriah e Aceh.


Notícia da EFE, disponível no UOL

Assassino confesso de Dorothy Stang é libertado após oito anos de prisão

Rayfran das Neves Sales, assassino confesso da missionária norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stang, em 2005, foi libertado nesta terça-feira (2) do Centro de Progressão Penitenciária de Belém. A informação é do advogado de defesa do acusado, Raimundo Cavalcante.


Confira no UOL Notícias

Senado mantém 75% dos royalties a educação, mas texto prevê menos recursos

O Senado aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei que prevê 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% dos royalties para a saúde. No entanto, o texto foi alterado e agora prevê uma quantidade menor de recursos destinadas a essas áreas que o texto substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados. O projeto de lei terá de voltar para a Câmara dos Deputados.


Confira no UOL Educação

EUA iniciam por Honduras fortalecimento da presença militar na América Central

Para o ano fiscal de 2014, os Estados Unidos preveem uma ligeira diminuição nos fundos destinados para a “luta contra as drogas” no México e na Colômbia, em troca de um aumento para a CARSI (Iniciativa Regional de Segurança para a América Central, por sua sigla em inglês), para a qual o Departamento de Estado solicitou 162 milhões de dólares, ou seja, 26 milhões a mais do que o orçamento de 2012. Apesar de não ser fácil saber exatamente que quantidade de recursos vai chegar a Honduras através de diferentes vias e programas, é lógico pensar que esse país vai gozar de uma atenção privilegiada.


Confira no Opera Mundi.

Siga o Blogoleone no Twitter...


Blogoleone no Twitter.

Transição de ciclo econômico se acelera. E a restauração em marcha sabota plebiscito.

Transição de ciclo econômico se acelera

Retomada norte-americana amplia o poder de coação dos capitais que migram da bolsa brasileira em 3ª feira marcada, ainda, por queda na produção industrial e dados ruins na balança comercial. A transição de ciclo econômico se acelera: o Brasil terá que discutir as linhas de passagem para renovar a sua agenda de desenvolvimento. Há escolhas a fazer e não são singelas. O país dará liberdade aos fundos e rentistas internacionais para saquearem as suas reservas em revoadas para o exterior? Oferecerá arrocho salarial e juro alto na tentativa de conte-los aqui? Sacrificará investimentos em infraestrutura para entregar o superávit fiscal cheio', como pede a banca local e forânea? Saberá pactuar prioridades sociais escalonadas em calendário crível e realista? Se as respostas a essas e outras perguntas forem ordenadas pela lógica blindada do interesse financeiro, o resultado é sabido: o Brasil pode virar um imenso Portugal. Portanto, não é apenas a reforma política que requer amplo debate democrático. A travessia para um novo ciclo de desenvolvimento só contemplará os anseios das ruas por mais democracia social, se vier ancorada em sincera e corajosa discussão progressista com a sociedade. É exatamente o oposto do que uivam os centuriões do conservadorismo. Para eles a rua já deu o que tinha que dar: o desgaste do governo do PT. Todo o seu empenho agora é para descongestionar o ambiente político de qualquer contaminação associada a mecanismos de democracia direta. A rejeição nervosa ao plebiscito reflete a ansiedade defensiva de quem sabe que o divisor entre economia e política é tênue; nas crises, desmancha-se no ar.  


Vejam mais no BLOG DAS FRASES-CARTA MAIOR

A covardia europeia contra o presidente Evo Morales

Paris - Os europeus são incorrigíveis. Para não ficar mal com o império norteamericano são capazes de violar todos os princípios que defendem nos fóruns internacionais. O presidente boliviano Evo Morales foi o último a experimentar as consequências dessa política de palavras solidárias e gestos mesquinhos. Um rumor infundado sobre a presença no avião presidencial boliviano do ex-membro da Agência Nacional de Segurança (NSA) norteamericana, o estadunidense Edward Snowden, conduziu a um sério incidente diplomático aeronáutico entre Bolívia, França, Portugal e Espanha.

Vejam mais em CARTA MAIOR


Veja também: 
- Morales: proibição de voo sobre países europeus responde a uma "política imperial" (no Opera Mundi);


terça-feira, 2 de julho de 2013

Equipe da Rede Globo é expulsa durante protestos no Rio de Janeiro

Mesmo sem identificação, o carro de reportagem da Globo foi chutado durante o protesto contra gastos públicos na realização de grandes eventos esportivos no país, realizado no Rio de Janeiro. O caso aconteceu quando um grupo viu o jornalista Vandrey Pereira cobrindo a manifestação.

Segundo informações do Terra, policiais escoltaram a equipe da Globo, que foi obrigada a se retirar do local. Outros jornalistas também tiveram que abandonar a cobertura após ameaças dos participantes, que gritavam palavras de ordem.
Esse não foi o primeiro caso. Em outras ocasiões, jornalistas foram hostilizados durante a cobertura. Rita Lisauskas, da Band, Caco Barcellos e Honório Jacometto, da Globo, estão na lista dos que sofreram agressão.

Leia mais no Comunique-se

Brasil não concederá asilo a Snowden, diz Itamaraty

O governo brasileiro não irá conceder asilo ao ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (2), acrescentando que o Itamaraty deixará o pedido sem resposta.
A negativa torna o Brasil o mais recente de uma série de países que recusaram os pedidos de asilo apresentados por Snowden, que é procurado nos Estados Unidos por vazar informações sobre programas eletrônicos secretos de espionagem norte-americanos.
Snowden  pediu asilo a 21 países, entre eles vários latino-americanos, revelou nesta terça o site do Wikileaks.

Confira no UOL Notícias.

Veja os 5 pontos que o governo propõe para o plebiscito sobre a reforma política

presidente Dilma Rousseff enviou na manhã desta terça-feira (2) ao Congresso Nacional mensagem propondo a realização de um plebiscito sobre a reforma política. O documento foi entregue pelo vice-presidente Michel Temer e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que foram pessoalmente ao Congresso.
Há cinco pontos centrais na proposta de consulta popular sugerida pela presidente:

As propostas estão disponíveis no UOL Notícias

Pelo fim do fator previdenciário

Um grande filósofo escreveu que o homem é um ser aí para a morte. Um grande professor, menos trágico e mais prático, preferiu dizer que o homem é um ser aí para a aposentadoria. Como a morte, ela chega. Como viver essa aposentadoria sendo sangrado pelo fator previdenciário? A presidente Dilma Rousseff teria prometido ao senador Paulo Paim mandar a sua tropa votar o fim do fator previdenciário até o final de 2012. Nada aconteceu. As ruas precisam rugir. O futuro do fator previdenciário tem de ser uma das questões da consulta popular que a mídia conservadora e a oposição querem abortar por medo. É incrível como uma boa ideia pode encontrar opositores.


Confira o blog do Juremir Machado da Silva.

Após 10h, Câmara aprova projeto que baixa tarifa em Porto Alegre

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou com 34 votos favoráveis e um contrário o projeto de lei do Executivo que isenta do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que incide em 2,5% sobre as tarifas, as empresas de transporte coletivo por ônibus da Capital. Com a isenção, o valor da passagem, fixado em R$ 2,85, baixará para R$ 2,80. A prefeitura deve sancionar o projeto de lei nesta terça. Mais cedo, o Tribunal de Justiça negou liminar que deixaria o preço da passagem em R$ 2,67.

Do início da sessão até o término da votação – já no início da madrugada desta terça-feira – foram mais de dez horas de debates. A grande maioria do tempo foi usado para o debate de 15 emendas, as quais apenas uma foi aprovada, duas retiradas e 12, rejeitadas. 

Dentre as emendas rejeitadas pelos vereadores estava o texto que previa “que futuros reajustes nas tarifas serão condicionados à apresenção à Câmara da tabela de custos, com a descrição e valores de todos os insumos e tributos um mês antes da reunião do Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu), além da realização de audiências públicas antes dos aumentos”. Outra emenda rejeitada foi a que estabelecia “que somente será válido o reajuste se a Prefeitura disponibilizar na Internet a planilha de cálculo tarifário 30 dias antes da apreciação do reajuste pelo Comtu”. 


Vale a visita ao sítio do Correio do Povo, para conferir o que foi rejeitado.

Snowden envia pedido de asilo ao Brasil

O ex-analista de Inteligência americano Edward Snowden enviou pedido de asilo a 21 países, entre eles Brasil, Cuba, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, China, Rússia, Alemanha e França, revelou nesta segunda-feira o site Wikileaks. Além das solicitações anteriores a Equador e Islândia, a assessora legal para o caso Sarah Harrison entregou pessoalmente os pedidos de asilo em favor do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA). Snowden revelou o esquema do governo do presidente Barack Obama para "grampear" telefonemas e e-mails em todo o mundo.

"Os documentos, que destacam o risco de perseguição que Snowden enfrenta nos Estados Unidos, já começaram a ser entregues pelo consulado russo às embaixadas envolvidas, em Moscou", destaca o site. Snowden acusou nesta segunda-feira o presidente Obama de "pressionar os dirigentes" de vários países para obter sua extradição.

Leia mais no Correio do Povo.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Quanto ganham os professores no mundo?

En medio del debate por el dinero que se le debe asignar a los profesores y docentes de la enseñanza, la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE) publicó unestudio titulado "La educación 2013" que da cuenta del dinero que invierten los gobiernos en determinados países.

Una de las secciones presenta lo que perciben los maestros en las escuelas. En Japón, por ejemplo, el salario mínimo es de US$ 30.300 anuales, lo que equivale a US$ 2.525 por mes, unos $50.500 uruguayos. De todas formas, el sueldo promedio en ese país es de US$ 58.000. El país en donde se gana más es en Luxemburgo, donde los maestros perciben como base unos US$ 64.000 anuales, aunque en promedio ganan US$ 113.000, lo que equivale a US$ 9.450 -unos  188.500 pesos uruguayos-.

En tanto en Uruguay, un maestro que recién ingresa gana US$ 10.442 anuales (870 mensuales), hasta cuatro años de ejercicio. Esto equivale a unos 17.400 pesos uruguayos mensuales.


Confira no El Observador, do Uruguai (em espanhol).

Você pode tentar também a tradução do Google.