sábado, 27 de julho de 2013

Egito: nº de mortos em ataque aumenta para 72, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde do Egito informou neste sábado que o número mortos nos conflitos desta madrugada entre partidários do presidente deposto Mohammed Mursi e a polícia no Cairo aumentou para 72. Já o número de feridos subiu para 292.
O porta-voz do ministério, Khaled al-Khatib afirmou ainda que no restante do país, já foram contabilizados oito mortos e cerca de 500 feridos. As vítimas fatais são todas da cidade de Alexandria.


Confira no Terra

Mursi deve ir para a mesma prisão de Mubarak, diz ministro

O presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi, que foi acusado de assassinato e outros crimes, deve ser transferido para a mesma prisão do Cairo onde o ex-presidente Hosni Mubarak está detido, disse neste sábado (27) o ministro do Interior.


A notícia da Reuters, está disponível no UOL

Entrevista com David Harvey: E a História não acabou

O geógrafo britânico David Harvey fala sobre a volta do interesse em Marx, analisa a atual situação econômica da Europa e explica como a atual ideologia consumista norteia a ordenação das cidades 

Por Glauco Faria e Thiago Balbi | Fotos por Yumi Kajiki 

Fórum – O que o senhor acha desse ressurgimento do interesse em Marx, tanto em estudos acadêmicos quanto como inspiração no meio político?
David Harvey – Na verdade, a história de se ler Marx surge quando tudo está mal e ninguém sabe bem o por quê, daí as pessoas retornam e dizem: “Bem, Marx tinha algo a dizer sobre isso”. Acho que, historicamente, é assim. E há outros eventos que afastaram as pessoas da leitura de Marx, por exemplo, o fim da Guerra Fria e o colapso dos Estados comunistas, que levaram muitas pessoas a concluir que não havia uma boa razão para ler Marx. Foi um período dos anos 1990, quando alguns diziam: “Ganhamos tudo… É o fim da História…”
E a História, de repente, voltou. É um grande tempo, em que as pessoas começam a olhar ao seu redor e entender que há alguma razão para tentar analisar isso usando as ideias de Marx, para entender a crise. 

Vejam mais na Revista FÓRUM

30% dos portorriquenhos contaminados com urânio por presença da Armada dos EUA


Corbis

Tradução: ADITAL
30% da população de Porto Rico tem urânio radioativo no corpo, segundo o oncologista Víctor Marcial Veja. Especialistas dizem que é consequência de várias décadas de presença de militares estadunidenses nesse Estado Livre Associado dos Estados Unidos.
"30% temos urânio radioativo em nosso sangue e urina, enquanto que 100% das pessoas estão contaminadas com metais pesados, que estamos respirando nesse momento”, expressou o médico portorriquenho por ocasião de um simpósio sobre salubridade em San Juan, citado pela Agência Prensa Latina.   

Vejam mais em ADITAL

EUA sempre rechaçam diálogo cubano, diz último embaixador norte-americano em Havana

Wayne S. Smith é o último diplomata norte-americano a exercer em Cuba o cargo de embaixador. Sem relações diplomáticas desde sua ruptura unilateral com Havana em 3 de janeiro de 1961, Washingson sempre se negou a normalizar suas relações com Cuba, apesar do fim da Guerra Fria e da opinião unânime da comunidade internacional.


Leia a longa e interessante entrevista do ex-embaixador Wayne S. Smith, no Opera Mundi

Com laptop, especialistas hackeiam e assumem controle de carros

Dois especialistas em segurança nos Estados Unidos mostraram que é possível assumir o controle de um carro em movimento usando um laptop, lançando um alerta para uma nova modalidade de crime que pode estar prestes a se tornar uma realidade nas ruas.
Com cabos, Charlie Miller e Chris Valasek conectaram computadores às unidades de controle eletrônico de dois modelos de carro, o Ford Escape 2010 e o Toyota Prius. A conexão ocorreu através do sistema de autodiagnóstico - utilizado por mecânicos para identificar falhas.


Continue lendo no Terra Tecnologia

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dona de agência de turismo é presa por tráfico humano

Claudete do Nascimento Bandeira foi presa por tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), nessa quinta-feira (25) pela Polícia Federal (PF). Após investigações que começaram em 2004, a PF confirmou que a mulher, dona de uma empresa de turismo, era a agenciadora e a encarregada de organizar todo o procedimento para as vítimas no exterior.
Em sua agência foram encontrados vários currículos femininos, mensagem de correio eletrônico relativos a reservas de passagens em nome de mulheres e mensagem de correio eletrônico referente à negociação financeira. Também foi constatado que tais mulheres sofreram assédio para se prostituir no exterior. As “candidatas” listadas eram pessoas com baixo grau de instrução e sem experiência no ramo de turismo.

Confira no Leia Já, no IG.

Empresas brasileiras endurecem negociação salarial

A piora do cenário econômico já é refletida em um agravamento da queda de braço entre empresas e trabalhadores em torno dos reajustes salariais anuais.
As primeiras categorias que fecharam acordo este ano obtiveram ganhos reais menores do que esperavam e a expectativa de especialistas é que 2013 seja pior para o trabalhador do que 2012, quando quase todas as categorias conseguiram ganhos reais expressivos.

Leia mais no Brasil Econômico

Há 60 anos, ataque ao Quartel Moncada dava início à Revolução Cubana




Veja a apresentação no Terra.

Justiça egípcia decreta prisão preventiva de 15 dias para Mursi

A justiça egípcia ordenou nesta sexta-feira (26) prisão preventiva de 15 dias para o deposto presidente Mohammed Mursi por sua suposta ligação com o grupo palestino Hamas para perpetrar "ações inimigas contra o país" e pela invasão a uma prisão.

O juiz Hassan Samir, do Tribunal de Apelação da capital, adotou esta medida depois de interrogar a Mursi, que está retido pelo Exército, sobre as provas apresentadas no caso, informou a agência de notícias estatal "Mena".


Notícia da EFE, disponível no UOL

Los Angeles fecha parque por esquilo infectado com peste negra

Áreas de um parque nacional de Los Angeles, nos Estados Unidos, foram fechadas e evacuadas depois que autoridades identificaram um esquilo infectado com peste negra.

Exames de rotina acusaram a doença no roedor e, logo em seguida, autoridades deram ordens para que os visitantes da Floresta Nacional de Angeles deixassem o local.


Notícia da BBC Brasil, disponível no UOL

Prefeitura do RJ vai levar desabrigados da Rio-2016 para área de risco

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu levar para uma área de risco as cerca de 500 famílias que serão removidas da Vila Autódromo para a construção do Parque Olímpico dos Jogos de 2016. O terreno em que estão sendo erguidos os prédios nos quais viverão parte dos desabrigados pelas obras para a Rio-2016 tem possibilidade de deslizamento. Um estudo feito pelo próprio município comprova o fato.
A área tem mais de 80 mil m² e fica ao lado da Estrada dos Bandeirantes, zona oeste da capital fluminense. Ela fica nos sopés do Maciço da Pedra Branca, formação rochosa na qual está o ponto mais alto do Rio de Janeiro: o Pico da Pedra Branca, que tem 1.024 m de altitude.
Por suas características geológicas e a sua proximidade com a montanha, o espaço foi apontado como de médio risco no Mapa de Suscetibilidade de Escorregamento do Rio. O documento foi elaborado pela Geo-Rio (Instituto de Geotécnica do Município) após desastres causados pelas fortes chuvas em 2010.


Leia mais no UOL Esporte.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O que é necessário para vender a fotografia mais cara da história?

A arte é cara. Não, melhor: a alta arte é cara. É um dos mercados mais manipulados e desregulados do mundo, com uma minoria de artista na estratosfera superior e uma maioria de desconhecidos no piso térreo. Recentemente falamos das dez fotografias mais caras já vendidas, e três delas são do mesmo artista: Andreas Gursky, que iniciou uma nova exibição no Japão neste mês. Então parece um momento apropriado para perguntarmos: como a “Gurskymania” começou?


Confira no Gizmodo Brasil

Fãs de Bruce Lee se mantêm fiéis 40 anos após morte do ator

Os admiradores de Bruce Lee, homem que levou as artes marciais para o cinema e construiu pontes entre o Oriente e o Ocidente em plena Guerra Fria, se mantêm fiéis, mesmo 40 anos após a sua morte. Turistas, fãs de cinema e de artes marciais se costumam se reunir junto à estátua de bronze de Bruce Lee que enfeita a "Avenida das estrelas", em frente a um arranha-céu de Hong Kong. "O monumento honra a memória de Bruce Lee e os sonhos que tínhamos quando éramos crianças, de um mundo sem forças malignas, graças aos defensores da justiça", afirma uma página de fãs de Bruce Lee.

Nascido 27 de novembro de 1940 em São Francisco, o ator morreu em 20 de julho de 1973, aos 32 anos, vítima de um edema cerebral. Intérprete de filmes como "Fúria Oriental" e "Operação Dragão", Bruce Lee encontrou sua vocação em um centro de artes marciais.


O texto da AFP está disponível no Correio do Povo

Número de mortos em acidente de trem sobe para 78

descarrilhamento de um trem, ocorrido na noite dessa quarta-feira, a três quilômetros da estação de Santiago de Compostela (Galícia, Espanha) causou a morte de 78 pessoas e deixou 143 feridos, de acordo com a emissora pública Televisión Española (TVE).


Confira no Correio do Povo

Artistas septuagenários resistem e reinventam o rock

Como Mick Jagger, astro dos Rolling Stones que, na sexta-feira, completa 70 anos, os veteranos do rock resistem e, muitas vezes, ressuscitam, meio século depois de revolucionarem a música exatamente com sua juventude. O vocalista, sempre ágil e com a voz intacta, acaba de se apresentar no Hyde Park, em Londres, para milhares de espectadores em comemoração aos 50 anos de sua mítica banda.

Os shows do grupo foram aplaudidos por público e crítica. Mesmo sem lançar um novo álbum - apenas duas músicas inéditas foram divulgadas no início do ano - os músicos parecem ávidos para voltar aos palcos.


Confira a reportagem da AFP no Correio do Povo

Policial se passou por repórter para abordar integrante do Mídia Ninja

Foi um policial à paisana que, se passando por jornalista, segurou o braço de Filipe Peçanha, integrante do Grupo Mídia Ninja, e o levou até o PM fardado. A afirmação faz parte do relato do jovem, que falou sobre o assunto em sua página pessoal do Facebook. De acordo com ele, o homem que o abordou disse que queria uma entrevista.

Peçanha conta que desconfiou do pedido e perguntou de qual veículo de comunicação o homem fazia parte. Sem responder, o suposto policial levou a força o membro do Grupo Mídia Ninja, que foi detido por outros PMs. Ele foi encaminhado à delegacia e depois foi liberado. De acordo com informações do Terra, a Polícia Militar do Rio de Janeiro ainda não se posicionou oficialmente sobre as acusações.


Leia mais no Comunique-se.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

País gasta com juros 13 vezes o custo do programa ‘Mais Médicos’

Em tese, a política fiscal seria o espaço da solidariedade no capitalismo.

Caberia a ela transferir recursos dos mais ricos para os fundos públicos, destinados a contemplar os mais pobres e o bem comum.

A sonegação praticada pela Globo (R$ 615 milhões) e aquela que teria sido cometida pelo presidente do STF, (Joaquim Barbosa, noticia-se, teria adquirido apartamento de R$ 1 milhão, declarando gasto de R$ 10 reais), são pequenas ilustrações da afronta a esse princípio, facilitadas, no caso, pelo acesso (legal?) a operações em paraísos fiscais

Palavras como ética, transparência, republicanismo, justiça, interesse público soam constrangedoras quando a contraface do emissor é a sonegação.  

Vejam mais em CARTA MAIOR

Stedile: Sem Constituinte, entraremos numa crise política prolongada

O dirigente acredita que está definitivamente enterrada qualquer possibilidade de mudança política através do atual Congresso 




Em junho, no auge dos protestos que sacudiram o país, o Brasil de Fato publicou uma entrevista com João Pedro Stedile, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e membro das articulações dos movimentos sociais brasileiros por mudanças sociais, para fazer um balanço e entender o significado daquele momento. 

Agora, passado um mês daquele momento histórico, e após a realização do dia nacional de paralisações, convocado pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais, publicamos nova entrevista com Stedile. O dirigente acredita que está definitivamente enterrada qualquer possibilidade de mudança política através do atual Congresso. E ele é taxativo: “Se não viabilizarmos uma assembleia constituinte, entraremos numa crise política prolongada, cujos desdobramentos ninguém sabe como acontecerão”. 

Visto na REVISTA FORUM

Interagentes: Estudo mostra principais detratores e apoiadores de Dilma nas redes sociais

Levantamento analisou 272.264 citações à presidenta entre os dias 11 e 16 de junho no Facebook e no Twitter
Da Redação
A Interagentes, empresa parceira da Publisher Brasil em análise e monitoramento de redes, divulgou mais um estudo no qual foram analisadas mensagens que fizeram referência à presidenta Dilma Rousseff. A análise considerou as maiores autoridades no Facebook e no Twitter, aqueles perfis ou páginas que têm mais compartilhamentos, e mostra os 10 principais críticos e os 10 que mais apoiam o governo.
Confira a íntegra do estudo abaixo:
DILMA NAS REDES: A DISPUTA POLÍTICA NO CIBERESPAÇO  


Vejam mais na REVISTA FORUM

Impressionante chuva de estrelas cairá sobre a América Latina neste fim de semana

Trata-se da chuva estelar conhecida como Delta Aquáridas, que deverá ser vista a partir de 12 julho até 23 de agosto.

Neste ano chegará a seu máximo esplendor entre 28 e 30 de julho e poderá ser observada no hemisfério sul nas latitudes tropicais do hemisfério norte.

O melhor momento para desfrutar deste espetáculo cósmico será duas horas antes do amanhecer, considerando que o maior obstáculo para a observação destas estrelas fugazes é a Lua.

A atividade dos Delta Aquáridas é estimada entre 15 a 20 meteoros por hora, que se deslocarão a velocidades próximas a 41 km/segundo.

Segundo a NASA, a origem desta chuva de estrelas é ainda incerto, ainda que o candidato mais provável seja o cometa do período curto 96P/Machholz, descoberto em 1986.



Vejam mais no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

AC - “Bola de fogo” corta o céu do Acre; Clarão seguido de estrondo e tremor de terra foi sentido por moradores de vários municípios

Foto: Ilustrativa
O céu do Acre foi cortado por uma misteriosa “bola de fogo”, na noite deste domingo (21). Um clarão no céu seguido de um forte estrondo e tremor de terra, ocorrido por volta das 22h45, causou medo em centenas de moradores de vários municípios do Acre.

Diversas postagens no Facebook, de moradores dos municípios de Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira e Rio Branco confirmaram ter presenciado os sinais, exatamente no mesmo momento.




Visto em REDE BRASIL NOTÍCIAS

terça-feira, 23 de julho de 2013

Pai mata filha, genro e netos em "crime de honra" no Paquistão

Um homem matou sua filha, genro, dois netos e outros dois parentes no leste do Paquistão para se vingar da afronta da jovem que decidiu se casar por amor contra a vontade da família, informaram à agência EFE nesta terça-feira fontes policiais.
O fato ocorreu ontem à noite na aldeia Tara Singh, no distrito rural de Dipalpur e muito próximo da fronteira indiana, quando o suposto agressor aproveitou para fazer sua vingança durante a primeira visita de sua filha desde que ela fugiu com o marido há cinco anos.

Un punto azul pálido según Cassini (v2.0)



El pasado viernes 19 de julio entre las 21:27 y las 21:42 UTC la sonda Cassini de la NASA tomó una serie de imágenes de Saturno mientras el Sol se hallaba escondido tras el disco del planeta. El objetivo oficial de la foto era estudiar el aspecto de los anillos a contraluz, pero de paso el equipo de la sonda aprovechó para realizar una imagen de la Tierra a 1445 millones de kilómetros.

Leia mais no Eureka, de Daniel Marín.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Adolescentes trocam de sexo e se tornam namorados; entenda

Os adolescentes Arin Andrews e Katie Hill parecem como um outro casal qualquer quando posam lado a lado, usando roupas de banho. Por isso, fica difícil acreditar que, há apenas dois anos atrás, ele era uma garota chamada Emerald, enquanto ela era um menino chamado Luke. As informações são do site do jornal britânico The Sun.
Arin, 17, e Katie, 19, se submeteram a cirurgias para trocar de sexo. Há um ano, Arin, até então uma estudante universitária, teve os seios removidos. “Eu odiava meus seios, eu sempre senti que eles não me pertenciam. Agora, eu finalmente me sinto confortável com meu próprio corpo”, disse o adolescente.

Confira no Terra

Alternativas a serviços on-line monitorados pelos EUA crescem

Depois da revelação da existência do Prism, programa que permite à NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) acessar os dados dos usuários de empresas como Apple, Google e Facebook, o buscador DuckDuckGo, que foca a privacidade, viu sua média de pesquisas diárias quase dobrar, de 1,7 milhão para 3 milhões.
O temor de alguns usuários de que suas atividades on-line sejam monitoradas fez crescer também o interesse pelo Tor Browser Bundle, que permite navegar na web de forma anônima. O software é usado pelo próprio Edward Snowden, o ex-analista de inteligência que tornou público o programa de vigilância dos EUA.


Confira mais na Folha de São Paulo

Mulher morre na Índia após ser atacada com ácido pelo namorado

Uma mulher morreu e outras três ficaram feridas em consequência de um ataque com ácido cometido pelo namorado da vítima no Estado de Madhya Pradesh, no centro da Índia, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte da Polícia.
A mulher, de 28 anos, estava na casa de seus pais na cidade de Porsa quando o suspeito, Yogendra Singh Tomar, entrou na casa no começo da manhã do sábado e jogou ácido na vítima, disse o superintendente local, Irshad Wali.
A mulher morreu em um hospital neste domingo, enquanto duas primas e sua avó ficaram feridas no ataque, mas estão fora de perigo.
"O acusado tinha uma relação amorosa com a vítima. Mas ela não queria viver com ele e por isso o suspeito a atacou com ácido", explicou Wali.

Exército sequestrou Mursi, acusa família do presidente deposto do Egito

Familiares do presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi, afirmam que o Exército do país sequestrou o político. A filha de Mursi, Shaimma, fez a acusação nesta segunda-feira (22), em entrevista a jornalistas no Cairo.

"Ainda não sabemos onde meu pai está", afirmou um filho do presidente deposto, Osama Mursi, à agência de notícias "RT". "Os líderes deste golpe de Estado são criminosos de guerra. Eles detiveram sem acusação alguma o presidente eleito de acordo com a lei."
Os filhos de Mursi se dizem preocupado com a segurança do pai, e receosos pela vida dele. 
A última aparição pública do presidente deposto do Egito foi no dia 3 de julho, véspera do golpe de Estado que o retirou do poder.

Leia mais no UOL Notícias.

Depois de muita expectativa, neva em cidades gaúchas e catarinenses

Ela era esperada há uma semana e finalmente chegou na madrugada desta segunda-feira (22) para alegria dos milhares de turistas que se deslocaram para a região para testemunhar a precipitação. Pela primeira vez no ano, nevou em municípios gaúchos e catarinenses, cobrindo de flocos brancos casas, carros e ruas.
O episódio mais significativo ocorreu às 4h30 em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul. Naquele momento, a temperatura era -0,5ºC na cidade.
Ao mesmo tempo, na região serrana de Santa Catarina, a cidade de São Joaquim também experimentava o fenômeno, que ocorreu a uma temperatura de -0,4ºC.
O fenômeno durou cerca de 10 minutos.

Mais no UOL Notícias.

Ministro do TCU 'rejuvenesce' para adiar aposentadoria

Nomeado há seis anos para o Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Raimundo Carreiro envelheceu, sem truque de beleza ou matemática, só quatro de lá para cá. Depois de assumir o cargo, conseguiu na Justiça mudar sua data de nascimento de setembro de 1946 para setembro de 1948 e, assim, esticar em dois anos a permanência na corte, tida como o "céu" de políticos e servidores públicos em fim de carreira. A manobra adia a aposentadoria do ministro, obrigatória aos 70 de idade, e lhe assegura a posse na presidência do tribunal no biênio 2017-2018, escanteando colegas de plenário.

Confira no sítio do jornal A Tarde.

Dois terremotos na China deixam mais de 50 mortos

Ao menos 54 pessoas morreram nesta segunda-feira e mais de 300 ficaram feridas em dois terremotos em uma região montanhosa e de difícil acesso da província chinesa de Gansu, no noroeste do país. "Mais de 21 mil edifícios ficaram gravemente danificados e outros 1,2 mil desabaram", indicou um funcionário do serviço sismológico de Gansu, que explicou que ocorreram ao menos 371 abalos secundários.

O primeiro terremoto ocorreu às 7h45min locais (20h45min de Brasília) a uma profundidade de 9,8 quilômetros, indicou o serviço geológico americano (USGS). Pouco depois, às 9h12min locais, um segundo tremor de 5,6 graus de magnitude atingiu a mesma região, com um epicentro a 10,1 quilômetros de profundidade, acrescentou o USGS.


Confira a notícia da AFP no Correio do Povo.