sexta-feira, 6 de setembro de 2013

'Espionagem' dos EUA e Grã-Bretanha invadiu até serviços bancários

Os serviços de inteligência de EUA e Grã-Bretanha teriam quebrado a tecnologia usada para criptografar serviços de internet, tais como serviços bancários online, registros médicos e e-mails.

Leia na BBC Brasil

Egito vai dissolver Irmandade Muçulmana, diz jornal estatal

O governo militar do Egito decidiu dissolver o braço da Irmandade Muçulmana que funciona como organização não governamental, registrada legalmente. A cassação do registro da organização política islâmica ligada ao presidente deposto Mohamed Mursi foi divulgada pelo jornal estatal "Al-Akhbar" nesta sexta-feira (6).


Leia mais no UOL Notícias

Talibãs matam escritora indiana no Afeganistão, diz polícia

Supostos militantes do grupo Talibã mataram a autora indiana Sushmita Banerjee, que escreveu um popular livro sobre sua fuga dramática do Afeganistão na década de 1990. "Encontramos seu corpo crivado de balas perto da Madrassa nos arredores da cidade de Sharan (capital provincial) nesta manhã", afirmou o chefe da polícia provincial Dawlat Khan Zadran, confirmando relatos anteriores divulgados pela mídia indiana. 


Continue lendo no Correio do Povo.

Aos 80 anos, Little Richard anuncia aposentadoria

Após 65 anos de carreira, o pianista e cantor Little Richard, um dos pioneiros do rock'n'roll, decidiu que é hora de voltar a ser Richard Penniman - seu nome verdadeiro - de novo. Aos 80 anos, o performer explosivo de hits como "Tutti Frutti" e "Long Tall Sally" anunciou nessa quarta-feira sua aposentadoria. 

A poucos meses de completar seu 81º aniversário, o artista revelou à revista Rolling Stone que vai parar com a carreira musical. Problemas de saúde tornaram suas apresentações cada vez mais penosas. 


Confira no Correio do Povo

A ingratidão da Globo

Ingratidão da Globo me espanta, ela vomita no prato em que comeu, com o perdão pelo uso do verbo, de eficácia indiscutível, no entanto. Aludo ao editorial com que o mais autorizado porta-voz das Organizações, O Globo, brindou seus leitores dia 1º de setembro. Diz-se ali que apoiar o golpe de 64 foi erro nascido de um equívoco. Veio a ditadura, como sabemos, provocada pelos gendarmes chamados pelos donos do poder civil, entre os quais figurava, com todos os méritos, Roberto Marinho, e os anos de chumbo de alguns foram de ouro para a Globo.
A empresa do doutor Roberto cresceu extraordinariamente graças aos favores proporcionados pelos ditadores, gozou de regalias incontáveis, floresceu até os limites do monopólio. (...)

Leia mais na CartaCapital.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Assassino de jornalista, Pimenta Neves ganha direito ao regime semiaberto

A Vara de Execuções Criminais de Taubaté (SP) concedeu progressão de regime prisional semiaberto ao jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves. De acordo com a decisão da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, "o sentenciado tem contra si uma condenação de 14 anos, dez meses e três dias de reclusão, por homicídio doloso; já implementou o requisito temporal para a progressão de regime prisional e mantém bom comportamento carcerário, consoante atestado pela Administração Penitenciária".


Confira no Comunique-se.

Banco tenta barrar depósito de quase R$ 2 mil em moedas

Um caso inusitado ocorrido em uma agência do banco Itaú, em Campinas (93 km de São Paulo), deve resultar em processo judicial por constrangimento e danos morais.
O DJ e comerciante Melquisedeque Schiavoni da Silva, 26, foi impedido de depositar R$ 1.956 em moedas. O caso ocorreu por volta das 14 horas desta quarta-feira (4), na agência 0940, no bairro Ponte Preta.


Leia mais no UOL Economia

Presa diretora de museu que expôs Putin de lingerie

A diretora de um museu particular que realizou uma exposição mostrando o presidente Vladimir Putin e o primeiro-ministro Dmitri Medvedev usando lingerie foi presa pela polícia de São Petersburgo e libertada horas depois, segundo o fundador da instituição, Alexandre Donskoi. 

Titova, depois de libertada, não conseguiu obter informações da polícia sobre o porquê foi presa. O artista russo, autor das obras, informou na semana passada que vai pedir asilo político na França.


Confira no Correio do Povo.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Monitoramos os outros países "para entender melhor o mundo", diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira (4) que o governo americano obteve "informações de inteligência" sobre outros países para "tentar entender melhor o mundo", e justificou a ação "porque nossos meios são significativamente maiores".


Confira no UOL Notícias.

"Brasil é o grande alvo dos EUA", diz jornalista que obteve documentos de Snowden

A espionagem dá muito poder. Todos os governos, na história, que quiseram controlar o mundo, controlar a população, usam a espionagem para fazer isso. Quando você sabe muito sobre o que outros líderes estão pensando, planejando, comunicando, você pode controlá-los muito mais porque você sempre sabe o que eles estão fazendo. O motivo é o poder. Sempre que os Estados Unidos estão fazendo espionagem, o poder deles aumenta muito. Além disso, o sistema brasileiro de telecomunicação, como é um alvo grande, um alvo forte, eles podem coletar dados de comunicações de muitos outros países. Por exemplo, se tem alguém na China que está mandando e-mails para alguém na Rússia, muitas vezes pode atravessar o sistema do Brasil. Na internet funciona assim. Então, para saber tudo o que eles querem fazer, coletam tudo o que for possível. Mas com certeza é para obter vantagens industriais e também por questões de segurança nacional.


Confira no UOL Notícias

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Após exumação, Jango terá novo funeral com honras de chefe de Estado

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, afirmou nesta segunda-feira que o ex-presidente João Goulart terá um novo funeral, com honras de chefe de Estado, após a conclusão do processo de exumação de seus restos mortais. Em encontro com o diretório regional do PDT em Porto Alegre, a ministra afirmou que o corpo de Jango, morto no exílio em 1976, não teve direito às honrarias por parte da ditadura militar, configurando-se em mais um "ato criminoso" do regime.


Confira no Terra

Dilma foi alvo de espionagem dos EUA, diz TV

Reportagem exibida pelo "Fantástico", da TV Globo, na noite deste domingo (1º), afirma que a presidente Dilma Rousseff e seus assessores foram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA).
O jornalista Glenn Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, apresentou um documento indicando que era objetivo da NSA "entender melhor" a comunicação da presidente com sua equipe.

Leia mais no UOL Notícias

Convencimento, vergonha ou conveniência na ‘autocrítica’ da Globo?

O editorial do Globo começa mentindo: não foi um “apoio editorial”. O jornal, junto com os outros que ele cita – quase toda a mídia da época, que quase toda ainda anda por aí –, participou do bloco golpista que criou o clima favorável ao golpe, promoveu as “Marchas da Família, com Deus, pela Liberdade”, que funcionavam para tentar passar a ideia de que a população pedia um golpe militar.

Apoiou o golpe, buscou sua legitimidade e apoiou a ditadura militar ao longo de toda sua existência. E seguiu justificando-a até agora. 

Vejam mais no Blog do EMIR

domingo, 1 de setembro de 2013

A importância da imaginação pós-capitalista

David Harvey mergulha no estudo das contradições do sistema e busca alternativas: desmercantilização, propriedade comum, renda básica permanente e gratuidades. 

Vejam mais em BRASIL DE FATO