sábado, 12 de outubro de 2013

Onde está Honestino Guimarães?



Por Vinícius Lisboa, dAgência Brasil*
Os 40 anos do desaparecimento do militante Honestino Guimarães foram lembrados nesta quinta-feira (10) em uma audiência pública da Comissão Estadual da Verdade do Rio (CEV-Rio) no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ato, a filha do líder estudantil, Juliana Botelho, prestou depoimento público pela primeira vez e lançou a campanha "Trilhas de Honestino", para resgatar a memória do pai e ter pistas do desaparecimento dele. (...)
-Continue lendo clicando AQUI (via Brasil de Fato).

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

“Quando encontramos comida no lixo é motivo de festa”, relata sertanejo que sofre com a seca

“Quando encontramos comida no lixo é motivo de festa”. O relato, segundo o padre Djacy – conhecido ativista que denuncia nas redes sociais as consequências da prolongada estiagem no estado da Paraíba – é do chefe de uma família da comunidade na cidade de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba, a 422 quilômetros da capital João Pessoa. A família migrou da zona rural para as periferias da cidade, mas não encontra emprego e sobrevive catando lixo. 
O padre, que há quase dois meses está fazendo peregrinação solitária por várias cidades do Vale do Piancó paraibano, conta que já presenciou essas e outras situações dramáticas vivenciadas pela população por conta da falta de água para consumo humano. Segundo os sertanejos, além do sofrimento com a falta de água para beber, eles também não têm o que comer.

Confira no Portal Correio

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Após agressões em protestos, jornalistas mudam visão sobre segurança

Desde junho, quando o país começou a presenciar a série de protestos em diversos estados, mais de 80 profissionais de imprensa foram agredidos física e moralmente, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraij). Quem passou por isso não guarda boas lembranças e afirma que há pouca segurança para repórteres que cobrem momentos de conflitos.


Confira no Comunique-se

Agência do Canadá que espionou Minas e Energia teve encontros secretos com petroleiras, diz jornal

A agência canadense que, segundo denúncias, espionou o Ministério de Minas e Energia participou de encontros secretos em Ottawa, no Canadá, em que agentes secretos deram informações a empresas petrolífereas. A revelação foi feita nesta quarta-feira (9) pelo jornal britânico "The Guardian".


Confira no UOL Notícias.

Espionagem expõe linha tênue entre segurança nacional e liberdade civil

Enquanto o governo brasileiro manifesta sua indignação com a coleta de informações potencialmente sensíveis sobre seus ativos de petróleo e mineração, perguntas cruciais sobre a espionagem americana e canadense continuam sem resposta.

Afinal, o Brasil foi vítima de espionagem industrial por parte das agências de inteligência desses países? Ou figurava, para surpresa das autoridades brasileiras, em uma lista supersecreta de alvos considerados chave para a segurança do hemisfério?

Qualquer das duas hipóteses possivelmente será incômoda para o Planalto.

Mas o esclarecimento pode implicar uma tênue diferença entre operações válidas e operações que violem a missão central dos serviços de inteligência, de focar seus esforços em questões de segurança nacional.

Tanto a agência de inteligência dos Estados Unidos quanto a do Canadá insistem que não fazem espionagem industrial ou comercial: não utilizam informações obtidas através de meios secretos em benefício de companhias de seus países.

Entretanto, nenhum dos dois países esclareceu satisfatoriamente a razão pela qual suas agências de espionagem monitoraram a Petrobras e o Ministério das Minas e Energia, responsáveis por gerenciar alguns dos ativos mais valiosos do Brasil.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Acabou o teatro: Marina se rende à “Velha Política”



Por  Ricardo Kotscho  - Estava na cara que ela não ficaria fora do jogo. Até o governo Dilma já contava com a candidatura presidencial de Marina Silva, como escrevi aqui mesmo nesta quinta-feira na coluna "Planalto conta com Marina candidata mesmo sem Rede".
O que ninguém esperava é que a ex-senadora se oferecesse para ser vice de Eduardo Campos, do PSB, o candidato dissidente da base aliada do governo, como ela comunicou aos seus seguidores, reproduzindo o que dissera a ele, ao final de uma reunião que terminou com muito choro de marináticos na madrugada de sábado em Brasília.
-Clique Aqui para continuar lendo

domingo, 6 de outubro de 2013

Número de mortos em protestos no Egito sobe para 34

O número de mortos neste domingo em confronto entre manifestantes islamitas e as forças de segurança no Egito subiu para 34, e ao menos 209 pessoas ficaram feridas nos distúrbios, informaram fontes oficiais.

O diretor do departamento de Emergências do Ministério da Saúde, Khaled al-Khatib, explicou à agência oficial "Mena" que 30 das mortes ocorreram na capital Cairo, a maioria nos bairros de Mohandisin, Dokki, Ramsés e no centro. Três mortes foram registradas em Beni Suef e uma na província de Minia.


Confira a notícia da EFE, no UOL

Atentados deixam 30 mortos no Iraque

Pelo menos 30 pessoas, incluindo 10 crianças, morreram neste domingo em atentados no Iraque, incluindo ataques contra uma delegacia e uma escola na região norte do país.


Confira a notícia da AFP, no UOL

Pyongyang defende programa nuclear, enquanto EUA continuam com ameaças

A Coreia do Norte voltou a defender seu programa nuclear e assegurou que não se desfará de seu arsenal atômico enquanto os Estados Unidos mantiverem o seu e continuem com sua "política de hostilidade", segundo um comunicado do regime comunista.

"De acordo com a situação na qual continua a ameaça nuclear dos Estados Unidos, é razoável para nós possuir e desenvolver nossas capacidades nucleares para defender a dignidade e a segurança da nação", assinalou o comitê para a reunificação da Coreia em comunicado publicado neste domingo pela agência estatal "KCNA".

Este argumento utilizado em repetidas ocasiões pelo regime de Pyongyang chega de novo perante o começo nesta segunda-feira de manobras navais conjuntas entre EUA, Coreia do Sul e Japão em território sul-coreano.


Notícia da EFE, disponível no UOL

Chefe da Al Qaeda é capturado em operação dos EUA na Líbia

Forças americanas capturaram na Líbia o membro da rede Al-Qaeda Abu Anas al-Libi, procurado por suspeita de participação nos atentados às embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia, em 1998, informou uma fonte do governo dos EUA à rede CNN.

Ele teria sido "sequestrado" por homens armados, neste sábado, em Trípoli, disse à AFP uma pessoa próxima.

"Foi sequestrado perto de sua casa depois da oração do amanhecer por um grupo de homens armados", confirmou essa fonte, que pediu para não ser identificada.


Confira a notícia da EFE, no UOL

Suíça ameaça devolver dinheiro a brasileiros condenados

A lentidão da Justiça brasileira pode fazer com que cerca US$ 28 milhões que estão bloqueados na Suíça acabem retornando aos bolsos de condenados por corrupção, lavagem de dinheiro e quadrilha no caso que ficou conhecido como "propinoduto", que envolvia fiscais das receitas federal e estadual do Rio de Janeiro, entre eles Rodrigo Silveirinha - ligado aos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho.
As autoridades suíças enviaram um ofício ao governo brasileiro, datado de 17 de maio deste ano, cobrando uma definição do caso, que já dura uma década. Alertaram que, pela lei suíça, esse é o prazo-limite para reter o dinheiro no país e que sem uma decisão final da Justiça terão de liberar os recursos para saque dos donos originais das contas bancárias.
O Ministério da Justiça repassou o alerta ao Ministério Público Federal que, na semana passada, ingressou com um pedido de "prioridade de julgamento" do recurso. Há quatro anos, o processo vai de um gabinete a outro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sem que seja apreciado. Já passou pela mão de cinco diferentes relatores, sendo que o último, a ministra Assusete Magalhães, está com o caso há apenas dois meses. Mesmo que seja julgado imediatamente pela turma da qual faz parte a ministra relatora, os quase 70 volumes terão ainda de passar pela análise dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Confira em A Tarde