sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Por que as pessoas vivem em Hiroshima e Nagasaki, mas não em Chernobil?

Em 6 e 9 de agosto de 1945, os aviadores norte-americanos lançaram as bombas nucleares Little Boy e Fat Man sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Em 26 de abril de 1986, o reator número 4 da Central Nuclear de Chernobil, na Ucrânia, explodiu.
Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em Hiroshima e Nagasaki, mas na zona de exclusão de Chernobil, uma área de 30 quilômetros quadrados em torno da usina, permanece relativamente desabitada. E vamos explicar por quê.

Confira no Gizmodo Brasil

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Grupo organiza ato pelo fim da violência policial contra jornalistas

A Praça Rossevelt, em São Paulo, será palco do protesto contra agressões da polícia militar a jornalistas. A concentração, marcada para a próxima segunda-feira, 28, vai terminar na Secretaria de Segurança Pública, localizado na Rua Líbero Badaró.

O evento, divulgado pelo Facebook, tem Sergio Silva, repórter fotográfico atingido no olho por bala de borracha, como administrador e afirma que "a violência contra um jornalista é uma violência contra todos, aos que estão protestando e aos que assistem". Levantamento feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), mostra que mais de 80 profissionais da imprensa foram agredidos durante a cobertura das manifestações, que tiveram início no mês de junho.


Leia mais no Comunique-se.

'Síndrome do celibato': por que os jovens do Japão não fazem mais sexo?

Japoneses com menos de 40 anos de idade parecem estar perdendo o interesse nos relacionamentos convencionais. De acordo com reportagem publicada pelo jornal britânico "The Guardian", a mídia do Japão tem tratado o fenômeno como "síndrome do celibato".
Para o governo japonês, essa síndrome pode significar uma catástrofe iminente. O Japão já tem uma das menores taxas de natalidade do mundo, e a atual população de 126 milhões de pessoas --que vem diminuindo nos últimos dez anos-- pode ser reduzida em 30% até 2060, segundo projeções feitas no país.

Confira no UOL Notícias

Policiais matam adolescente que portava arma de brinquedo nos EUA

Dois policiais do condado de Sonoma na Califórnia, nos Estados Unidos, foram suspensos temporariamente de suas funções enquanto são investigados por um incidente em que mataram um adolescente hispânico de 13 anos que estava com uma arma de brinquedo, pois acreditavam que ele "atiraria" contra eles, informaram nesta quarta-feira (23) as autoridades locais.

A polícia de Santa Rosa, onde aconteceu o episódio na última terça-feira (22), e a de Petaluma averiguam hoje o fato e se reuniram ao longo da noite de terça-feira, disse o tenente Paul Henry em comunicado.

O adolescente, identificado como Andy López, estava com uma arma de brinquedo que pertencia a um amigo e que as autoridades descreveram como uma réplica de uma AK-47 feita de plástico.


Confira a notícia da EFE, no UOL

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Merkel liga para Obama depois de descobrir que pode ter sido espionada

A chanceler alemã, Angela Merkel, ligou para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, depois de descobrir que o seu telefone celular pode ter sido alvo de escutas de agências de inteligência americanas. A Casa Branca confirmou o diálogo entre os dois chefes de Estado, dizendo que Obama assegurou à líder da Alemanha que ela não foi espionada por agências dos EUA.
"O governo federal obteve informações segundo as quais o celular da chanceler pode ter sido grampeado pelos serviços americanos", informou o porta-voz Steffen Seibert em comunicado. "Nós rapidamente enviamos um pedido aos nossos parceiros americanos solicitando um esclarecimento imediato e abrangente", acrescentou.

Confira no Terra

"Não se trata de fato isolado", diz MP sobre tortura de Amarildo na UPP da Rocinha

A denúncia apresentada à Justiça pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), nesta terça-feira (22), deixa clara a convicção dos promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de que a tortura praticada contra o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, 43, morador da favela da Rocinha, na zona sul da cidade, fazia parte da rotina dos policiais militares da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da comunidade.
"O crime de tortura ora imputado não se trata de fato isolado no comportamento dos denunciados. A prova dos autos demonstra que o atuar violento é rotineiro, tanto assim que também foram denunciados pelo crime de formação de quadrilha armada", relata o documento.

Confira no UOL Notícias

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Quem perdeu no pré-sal

Para quem avalia o sucesso e o fracasso de qualquer negócio pelo critério ideológico do privatômetro, o saldo é deprimente.
De cada 100 dólares extraídos do pré-Sal, a União irá receber, por caminhos diversos, um pouco mais do que 75%. É o caso de perguntar: os críticos estavam infelizes por que acham pouco? Ou acham que é muito?
Você decide.

Leia o texto de Paulo Moreira Leite

Cuba anuncia unificação de moedas em circulação no país

O governo de Cuba anunciou nesta terça-feira que iniciará um processo de unificação do peso cubano e do peso “conversível”, moedas que circulam no país há 19 anos. “O Conselho de Ministros (Executivo) chegou a um acordo para colocar em vigor o cronograma de execução das medidas que conduzirão à unificação monetária e cambial”, diz nota publicada no jornal oficial Granma.
De acordo com o comunicado, a decisão é resultado de uma reunião do gabinete ministerial realizada no último sábado, com o presidente cubano, Raúl Castro. Atualmente circulam no país o peso cubano (CUP), com que a maior parte da população recebe salários e paga produtos e serviços, e o peso cubano conversível (CUC), moeda forte, equiparável ao dólar.

Confira no Terra

Poeta do Catar é condenado a 15 anos de prisão por criticar o governo

O Tribunal de Cassação de Doha ratificou nesta segunda-feira a condenação a 15 anos de prisão de um poeta do Catar por um texto considerado crítico ao regime do país, informou seu advogado. Mohamed al-Ajmi, conhecido como Iben al-Dhib, foi detido em novembro de 2011 por um poema no qual celebrava a Primavera Árabe e expressava a esperança de que ela se estendesse a outras monarquias do Golfo.

"O Tribunal de Cassação condenou Mohamed al-Ajmi a 15 anos de prisão", declarou Nejib al-Naimi, ex-ministro da Justiça do Catar. Condenado à prisão perpétua em 29 de novembro de 2012 por "atentar contra os símbolos do Estado e incitação para derrubar o poder", teve sua pena reduzida a 15 anos de prisão em fevereiro passado. 


Confira no Correio do Povo

França reitera pedido de explicações sobre espionagem aos EUA

O chanceler francês Laurent Fabius voltou a apresentar ao secretário de Estado americano, John Kerry, um pedido de explicações sobre o programa de espionagem mundial dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, inclui ações na França. "O chefe da diplomacia francesa reiterou" ao colega americano o pedido de explicações sobre as inaceitáveis práticas de espionagem entre sócios, que devem cessar", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Romain Nadal.

A reunião, que já estava prevista antes da divulgação de novas revelações sobre a espionagem americana, aconteceu pouco antes da viagem de Fabius e Kerry para Londres, onde participarão em um encontro sobre a Síria.


Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ataque a tiros em escola em Nevada, nos EUA, deixa dois mortos

Um ataque a tiros em uma escola no norte de Nevada deixou dois mortos e dois meninos feridos em estado grave, provocando pânico entre pais, professores e estudantes durante o início da semana escolar.

Leia mais no Último Segundo do IG

Consórcio formado por Petrobras, Shell, Total e chinesas vence leilão de Libra

Um consórcio formado por Petrobras, Shell Brasil, Total, CNOOC e CNPC venceu o leilão de Libra, o primeiro do pré-sal. O grupo ofereceu uma contrapartida de 41,65% do óleo produzido à União, exatamente o mínimo exigido em contrato.
A Petrobras ficará com 40% do óleo extraído; a regra previa mínimo de 30%.
A composição é a seguinte: Petrobras, que já tinha 30%, fica com mais 10%; Total (França), 20%; CNPC (China), 10%; Shell Brasil, 20%, CNOOC (China) 10%.
"Houve um consórcio, está dentro rigorosamente das regras", diz Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, questionado sobre o fato de apenas um consórcio ter participado do leilão de Libra.

Leia mais no IG Economia

domingo, 20 de outubro de 2013

EUA espionaram sistematicamente governo mexicano por anos

Os Estados Unidos espionaram sistematicamente o governo mexicano e suas principais autoridades por anos, chegando até mesmo a invadir a rede telefônica do atual presidente Peña Nieto e o e-mail publico de seu predecessor, Felipe Calderón. As informações coletadas na investigação da NSA (Agência Nacional de Segurança na sigla em inglês) favoreceram os norte-americanos em negociações diplomáticas e comerciais.

É isso o que indicam documentos vazados pelo ex-técnico do serviço de inteligência norte-americano, Edward Snowden, e divulgados neste domingo (20.10) pela revista alemã Der Spiegel. Os novos arquivos aprofundam informações, já divulgadas previamente em outros papéis, sobre o sistema de espionagem dos EUA em seu vizinho e aliado mexicano.


Leia mais no Opera Mundi