sábado, 9 de novembro de 2013

Legisladores interrogarão editor do Guardian por vazamentos de Snowden

Legisladores britânicos vão questionar o editor do jornal The Guardian no próximo mês sobre os arquivos secretos do espião norte-americano Edward Snowden após advertências de chefes de segurança do Reino Unido de que os vazamentos danificaram a segurança nacional.
Alan Rusbridger se apresentará ao comitê de inquérito da Câmara dos Comuns, disse o Guardian. "Alan foi convidado a prestar depoimento à comissão ... e deve ocorrer no próximo mês", disse um porta-voz.

PED do PT: Entrevista com Markus Sokol



Markus Sokol é candidato a presidente do PT pela tendência “O Trabalho”. Fundador do PT e da CUT, Sokol lutou contra a ditadura, e hoje é um ds críticos ferrenhos da política de alainças adotada pelo PT. Em entrevista exclusiva ao Escrevinhador, afirmou: “Como vimos na Venezuela, no Equador e na Bolívia, para não buscar exemplos mais longínquos, buscando apoio no povo é possível, com recurso a uma Constituinte, começar uma transformação que faça a maioria social, que aparece como minoria parlamentar, transformar-se em maioria institucional (parlamentar).”

Neste domingo, mais de 800 mil petistas estão aptos a votar, na eleição interna que escolherá a nova direção do partido. Confira a entrevista de Sokol.

CLIQUE AQUI   para continuar lendo.

Desvendando a espuma: o enigma da classe média brasileira

A minha resposta, então, ao enigma da classe média brasileira aqui colocado, começava a se desvelar: é que boa parte dela é reacionária porque é meritocrática; ou seja, a meritocracia está na base de sua ideologia conservadora. 
Assim, boa parte da classe média é contra as cotas nas universidades, pois a etnia ou a condição social não são critérios de mérito; é contra o bolsa-família, pois ganhar dinheiro sem trabalhar além de um demérito desestimula o esforço produtivo; quer mais prisões e penas mais duras porque meritocracia também significa o contrário, pagar caro pela falta de mérito; reclama do pagamento de impostos porque o dinheiro ganho com o próprio suor não pode ser apropriado por um Governo que não produz, muito menos ser distribuído em serviços para quem não é produtivo e não gera impostos. É contra os políticos porque em uma sociedade racional, a técnica, e não a política, deveria ser a base de todas as decisões: então, deveríamos ter bons gestores e não políticos. Tudo uma questão de mérito.
Mas por que a classe média seria mais meritocrática que as outras? Bem, creio que isto tem a ver com a história das políticas públicas no Brasil. Nós nunca tivemos um verdadeiro Estado do Bem Estar Social por aqui, como o europeu, que forjou uma classe média a partir de políticas de garantias públicas. O nosso Estado no máximo oferecia oportunidades, vagas em universidades públicas no curso de medicina, por exemplo, mas o estudante tinha que enfrentar 90 candidatos por vaga para ingressar. O mesmo vale para a classe média empresarial, para os profissionais liberais, etc. Para estes, a burocracia do Estado foi sempre um empecilho, nunca uma aliada. Mesmo a classe média estatal atual, formada por funcionários públicos, é geralmente concursada, portanto, atingiu sua posição de forma meritocrática. Então, a classe média brasileira se constituiu por mérito próprio, e como não tem patrimônio ou grandes empresas para deixar de herança para que seus filhos vivam de renda ou de lucro, deixa para eles o estudo e uma boa formação profissional, para que possam fazer carreira também por méritos próprios. Acho que isto forjou o ethos meritocrático da nossa classe média. 

Policiais ameaçam ‘relaxar’ segurança na Copa

É grande a irritação de policiais e bombeiros com o cerco do Planalto à proposta de emenda constitucional que institui o piso salarial para as corporações. Em conversas com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o sindicalismo de farda fez um, digamos, aviso: sem aumento, não haverá policial que se anime a enfrentar black blocs nas ruas. “Eles dizem que não vão mais conter manifestações. Afirmam que estão sendo achincalhados e atingidos. Lembram que vem aí a Copa do Mundo.”
A PEC 300, como é chamada a proposta de emenda que acomoda na Constituição o piso de policiais e bombeiros, já foi aprovada na Câmara em primeiro turno. Antes de ser enviada ao Senado, os deputados precisariam aprová-la em segundo turno. E Henrique não tem a intenção de levar a encrenca à pauta. Além do Planalto, a grossa maioria dos governadores é contra a matéria.

Obama diz que não sabia de grampos contra aliados

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira que não sabia como os serviços de Inteligência obtinham informações sobre os países aliados, após o mal-estar diante das revelações de espionagem contra diversos líderes europeus. "Como todos os presidentes, quando me mostram dados de Inteligência, em particular quando se trata de aliados como a Alemanha, não fico procurando saber a origem da informação", disse Obama à rede de televisão NBC.


Confira no Correio do Povo,

No dia da inauguração, shopping 'classe A' é invadido por sem-terra em Maceió

A marcha organizada pelos trabalhadores sem-terra chegou até a AL-101 Norte e invadiu o estacionamento do Parque Shopping Maceió, cuja inauguração está marcada para a manhã desta quinta-feira (7). Cerca de dois mil trabalhadores saíram antes das 7h em caminhada pelo Barro Duro e ficaram no estacionamento do centro de compras até as 11h, em uma "manifestação pacífica".
Depois, retornaram à rota definida inicialmente, para o Centro da capital, onde pretendem se reunir com o governador Teotonio Vilela Filho no Palácio República dos Palmares. A assessoria do Parque Shopping confirmou que a manifestação não vai interferir na festa de inauguração.

Leia mais no TNH1.

Ministério Público identifica novo caso de adulteração de leite no RS

O Ministério Público do Rio Grande do Sul deflagrou nesta quinta-feira (7) no município Três de Maio, no noroeste do Estado, mais uma etapa da Operação Leite Compen$ado para desarticular um esquema de adulteração de leite. Segundo as investigações, um transportador de 31 anos, preso em flagrante por posse ilegal de arma, chefia uma quadrilha composta por esposa e dois sobrinhos, que são os motoristas do grupo.
De acordo com o Ministério Público, o grupo adicionava produtos químicos ao leite in natura para mascarar a água adicionada para aumentar o volume do produto final, o que causa redução do valor nutritivo do leite e riscos à saúde dos consumidores. Além disso, os fraudadores também colocavam peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para elevar a durabilidade do leite, já que o produto é bactericida.

Leia mais no UOL Economia

Tocha olímpica chega à Estação Espacial Internacional

A tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 chegou nesta quinta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de uma nave russa na qual viajaram três astronautas, anunciou a missão de controle russa. "Chegamos", disse um porta-voz da missão, no momento em que a televisão russa exibiu, ao vivo, o acoplamento da nave Soyuz-TMA à ISS.


Confira no Correio do Povo

Justiça derruba feriado da Consciência Negra em Curitiba e Londrina

Uma decisão liminar do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) suspendeu o feriado do Dia da Consciência Negra em Curitiba, que seria comemorado pela primeira vez na cidade no próximo dia 20. A sentença, provisória, é fruto de ação movida pela ACP (Associação Comercial do Paraná) e o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná). Mais de uma dezena de entidades do movimento negro prometem recorrer.


Confira no UOL Notícias

Para especialista americano, 'espionagem do Brasil não se compara à da NSA'

Ele já disse que, no campo da espionagem internacional, enquanto a maioria dos países opera com serviços de inteligência equivalentes a "lançadores de morteiros", os EUA detêm "uma arma nuclear.

Nesta entrevista à BBC Brasil, o jornalista James Bamford, especialista em assuntos de espionagem e pesquisador sobre a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) há mais de 30 anos, oferece uma variação sobre o mesmo tema, ao afirmar que "não há comparação" entre o tipo de espionagem conduzida pelos serviços secretos americanos e a que realizou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra os EUA.


Confira a reportagem da BBC Brasil no UOL.

Mais da metade das favelas do país são planas, aponta IBGE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (6) estudo que mostra que 52,5% das residências nas favelas do país estavam localizadas em áreas predominantemente planas (1.692.567 domicílios), 51,8% tinham acessibilidade por ruas (1.670.618 domicílios) por onde era possível o tráfego de carros, 72,6% não tinham espaçamento entre si (2.342.558) e 64,6% tinham um andar (2.081.977).
O LIT (Levantamento de Informações Territoriais), realizado pela primeira vez pelo Censo 2010, pretende qualificar as favelas e proporcionar maior conhecimento dos aspectos espaciais dessas áreas do país. O levantamento foi feito a partir de dados coletados nos 323 municípios brasileiros que registravam a existência de aglomerados –quando há pelo menos 51 domicílios carentes de serviços públicos essenciais, ocupando terrenos alheios e dispostos de forma desordenada ou densa. O IBGE chama as comunidades carentes de aglomerados subnormais.

Leia mais no UOL Notícias

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tarso Genro posiciona-se sobre cultivo de maconha

O governador Tarso Genro é um homem de posições claras.
Não se esconde.
Declarou ontem, em boletim do repórter Gabriel Jacobsen, da Rádio Guaíba, que veiculamos no Esfera Pública, ser favorável ao cultivo doméstico de maconha se isso ajudar a combater o tráfico.
O governador gaúcho está em sintonia com o debate uruguaio.
Os adversários dessa possibilidade vivem uma eterna contradição: por que não trabalham pela proibição das bebidas alcoólicas e do cultivo de fumo?
Ou acreditam mesmo que o fumo e o álcool são menos nocivos à saúde?
Argumentam com o clichê: a maconha é porta de entrada para outras drogas.
O álcool não é?

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Justiça turca condena 6 jornalistas à prisão perpétua por terrorismo

Um tribunal da capital turca anunciou nesta terça-feira (5) a condenação à prisão perpetua de oito pessoas - entre elas seis jornalistas - pela suposta militância em um movimento comunista considerado "terrorista", informou o jornal "Evrensel" em sua edição online.
No total, além das oito pessoas condenadas à prisão perpétua, o tribunal em questão condenou 18 pessoas com penas de dez a 13 anos de prisão, todas pela suposta militância no Partido Comunista Marxista Leninista (MLKP), um movimento da extrema-esquerda turca.
Entre os jornalistas condenados, estão vários redatores da revista "Atilim", de orientação esquerdista.

Confira no G1

Alemanha convoca embaixador britânico e pede explicação de denúncia de espionagem

O ministério das Relações Exteriores da Alemanha afirmou que pediu explicações ao embaixador britânico no país, Simon McDonald, sobre a acusação de que a agência de vigilância britânica opera uma rede de "postos de espionagem eletrônica" nas proximidades do Parlamento alemão e do gabinete da chanceler alemã.

A denúncia foi feita nesta terça-feira (5) no jornal britânico "The Independent" com base em documentos vazados pelo ex-prestador de serviço de uma agência de espionagem dos EUA Edward Snowden.


Confira no UOL Notícias

Índia inicia com sucesso sua primeira viagem a Marte

A Índia lançou nesta terça-feira (5) com sucesso sua primeira missão a Marte, uma meta ambiciosa que até hoje só havia sido alcançada por Estados Unidos e pela Europa, e que pode transformar o país no primeiro da Ásia a chegar ao planeta.
O lançamento do satélite que orbitará o planeta vermelho, transmitido ao vivo pelas televisões locais, aconteceu às 14h38 (7h08 de Brasília) do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, no Estado sulista de Andhra Pradesh.

Rússia coleta saliva de muçulmanas para se proteger de “potenciais terroristas”

A apenas três meses do início das Olimpíadas de Inverno de Sochi, a Rússia está colhendo amostras de saliva de mulheres muçulmanas no norte do Cáucaso como parte da medida de segurança para os Jogos. A ideia é que o DNA extraído de “potenciais terroristas” possa ser usado posteriormente para identificar aquelas que venham a executar ataques com bombas durante as Olimpíadas.
 “É discriminação pura e uma verdadeira agressão aos direitos humanos, um desrespeito às muçulmanas conservadoras. Esse tipo de medida não consegue impedir eventuais ataques terroristas. A única coisa que consegue é piorar este clima de guerra”, afirmou a Opera Mundi Louisa Dibirova, coordenadora-chefe da organização humanitária Corpus Civil no Daguestão e presidente da União Social-Democrata Russa da Juventude no norte do Cáucaso. “Com estas medidas, a quantidade de ataques terroristas, assassinatos e sequestros só vai aumentar. A política de linha-dura do Kremlin deteriorou a questão do Caúcaso”, diz.

Confira no Opera Mundi

Carro elétrico lidera vendas de automóveis em outubro na Noruega

O carro elétrico Nissan Leaf liderou pela primeira vez a lista de novos emplacamentos na Noruega. O feito ocorreu no mês de outubro, com as vendas impulsionadas por uma série de vantagens para adquirir veículos que não usem combustíveis fósseis no país.


Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Governo não concederá clemência a Snowden, dizem EUA

Um alto funcionário da Casa Branca e vários congressistas americanos afirmaram que não haverá clemência para o ex-consultor do serviço inteligência Edward Snowden, responsável pelo vazamento de milhares de documentos secretos sobre a espionagem do governo americano ao redor do mundo.
O assessor da Casa Branca Dan Pfeiffer e os presidentes das comissões de Inteligência do Senado e da Câmara de Representantes fizeram a afirmação depois que um parlamentar alemão divulgou uma carta de Snowden, refugiado na Rússia, que indicou estar disposto a testemunhar no Congresso alemão para esclarecer "delitos provavelmente graves" dos Estados Unidos.

Dez anos de bolsa-família

Não importa quem começou, se FHC ou Lula. Importa que, com o nome de Bolsa-Família, o mecanismo disparou. Nada tem sido tão eficaz para desconcentrar um pouquinho a renda no Brasil. Todos os argumentos contra o Bolsa-Família são pífios, ideológicos, rasteiros e partidários. Todo país desenvolvido sério tem o seu bolsa-família. Ajudas sociais fazem parte da realidade de qualquer nação com um mínimo de comprometimento com a dignidade humana. Só os ignorantes e os perversos não sabem disso. A ideia de que o Bolsa-Família serve para comprar votos é risível. Toda política pública bem-sucedida “compra” votos. Os empresários são comprados com reduções de impostos ou empréstimos do BNDES a juros camaradas.


Confira no Blog do Juremir Machado da Silva

Julgamento de Mursi é adiado para janeiro

O julgamento do presidente deposto egípcio Mohamed Mursi, que afirmou nesta segunda-feira no tribunal que é o "presidente da República do Egito", foi adiado para 8 de janeiro.

Em sua primeira aparição pública desde que foi destituído pelo exército, em 3 de julho, o primeiro presidente egípcio eleito democraticamente declarou: "Sou o doutor Mohamed Mursi, o presidente da República". "Este tribunal é ilegal".


Confira no Correio do Povo.

Revalida tem pior índice de aprovação na primeira fase

Criado em 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) teve este ano o pior percentual de aprovação na primeira fase da avaliação: 9,72%. Dos 1.595 candidatos que fizeram a prova, apenas 155 passaram para a segunda etapa. 

Em 2011, os aprovados na mesma fase foram 14%; em 2012, foram 12,5%. A cada prova, surge a discussão sobre os motivos do alto índice de reprovação e as opiniões são divergentes entre professores, médicos formados no exterior e entidades médicas.


Confira no Correio do Povo.