sábado, 16 de novembro de 2013

A Mansão de Genoíno

Eu morava bem no alto daquela mistura de torre de Pisa, de Babel e puxadinho mal-feito, num quarto espaçoso, logo, sem banheiro dentro. A pia ficava numa sacada com vista para a parte de baixo do bairro e para o quintal de uma personalidade bastante respeitada na época: o então candidato ao governo de São Paulo pelo PT, José Genoíno. Da minha sacada, com a boca cheia de pasta de dente, eu via toda manhã os fundos da Vila Indiana e o quintal da casa de um dos políticos mais respeitados daquele momento, um sobrado simples com garagem. Por cinco ou seis vezes pude ver daquele mirante Genoíno no seu quintal ou na sua garagem, sempre muito rápido e discretamente. Em algumas delas consegui cumprimentá-lo.
 
Genoíno ainda mora lá, naquele simples sobrado de classe média baixa, depois de todo o sórdido e covarde espetáculo promovido pela máfia midiática no caso do “mensalão”, que linchou publicamente a sua reputação de político honesto e comprometido com as causas populares. 


Confira no Blog do Fajardo

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

França bloqueia acordo com o Irã por uma razão óbvia

O chanceler Fabius quer estreitar elos comerciais com o Golfo Pérsico. Riad, inimiga de Teerã, comprou seis fragatas francesas por 1 bilhão de euros.


Confira na CartaCapital

Roberto Carlos e censura: cantor já impediu a circulação de duas biografias

Há 34 anos, uma ação do cantor Roberto Carlos impedia a circulação de "O Rei e Eu" (Ediplan Editora), primeira biografia que radiografava a vida do astro da jovem guarda. O livro foi narrado por Nichollas Mariano, conhecido como "o mordomo do rei Roberto". Na verdade, "ele era um faz-tudo", como explica ao iG o escritor e psicoterapeuta Roberto Pinheiro Goldkorn.


Confira no IG

Décadance avec élégance?, ou o vazio deixado pela oposição

Um dos principais bastiões de crítica ao petismo, há 10 anos no poder, tem sido um grupo de senhores cinquentões, que surgiram na cena musical brasileira na década de 1980 através do chamado Rock Brasil: Lobão, Roger, Dinho Ouro Preto e outros. Há tempos eles vêm se manifestando, em diversos meios, com críticas ao governo. São discursos durante seus shows, tuítes, entrevistas etc. De todos o mais crítico e de maior visibilidade é Lobão. Autor de livro, o veterano roqueiro carioca tem sido festejado por setores de direita por ter sua mira quase sempre apontada para a esquerda, e em particular para o governo petista. Acaba de estrear como colunista de Veja, batendo duro no que identifica como setores chapa-branca. É pau puro pra cima de um monte de gente mais ou menos identificada como de esquerda. Algo parecido com o que fez há pouco Demétrio Magnoli em sua coluna de estréia na Folha de São Paulo, na qual bateu no PT do início ao fim. A impressão que fica, tanto num caso quanto no outro, é que tendo lido a coluna de estréia já lemos todas as demais que virão no futuro.


Confira no Jornal GGN

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Bertolucci acredita que será lembrado como descobridor de jovens atrizes

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci acredita que será mais lembrado pelo talento para descobrir jovens atrizes do que como diretor. A declaração foi dada em uma entrevista durante o festival de cinema AFI de Los Angeles, onde estreia a versão em 3D de "O Último Imperador". 

"Isso não me importa", responde ao ser questionado como gostaria de ser recordado. "Meus filmes estão aí e as pessoas podem assistir". "Mas às vezes sorrio ao pensar que serei mais recordado como um descobridor de jovens atrizes do que como diretor de cinema. Descobri tantas", completa o cineasta de 73 anos. 


Leia mais no Correio do Povo

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Neonazista descobre ao vivo em programa de TV que é 14% negro

Um supremacista branco que lidera uma iniciativa para transformar a cidade do Estado americano de Dakota do Norte em um "enclave branco" não gostou muito de uma notícia que recebeu ontem, ao vivo, em um programa de TV. Craig Cobb era um dos convidados de um talk show britânico quando soube que ele não é 100% branco. Um teste de DNA achou 14% de traços da África Subsaariana.


Confira no Terra

Brasil reciclou 98% das latinhas de alumínio em 2012, diz entidade

O índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas atingiu 97,9% do total disponível no mercado em 2012. Com isto, o Brasil é o país que mais recicla latinhas desde 2001, informou  a Abal (Associação Brasileira de Alumínio) e a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade).
No total, foram 267,1 mil toneladas recicladas de 19,8 bilhões de embalagens, o correspondente a  54,1 milhões por  dia, ou 2,3 milhões por hora.

Confira no UOL Economia

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tradição familiar da política brasileira, que remonta à colonização, deve manter-se na eleição de 2014

Em todos os Estados brasileiros, os partidos se preparam para as eleições de 2014. Nesse processo, nomes surgem como possíveis candidatos na disputa para cargos no Executivo e Legislativo, nacional e estadual. Eles possuem sobrenomes já conhecidos pela população brasileira, como é o caso dos prováveis candidatos à Presidência da República, Aécio Neves e Eduardo Campos, netos de figuras emblemáticas na recente história política brasileira.

Sarney, Magalhães, Calheiros, Alves, Maia, Bornhausen, Richa e Barbalho. Os filhos dessa famílias tradicionais da política brasileira nasceram e cresceram em um ambiente cercado por tios, primos, avós que "fizeram carreira" como políticos.
Porém, o que pode ser entendido como um caminho natural é, segundo especialistas, a expressão dos traços oligárquicos que sempre estiveram presentes na política brasileira.
Segundo o cientista político e professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Michel Zaidan, essa família política, na verdade, tem origem na família patriarcal colonial, matriz da formação do Estado brasileiro. "É como Gilberto Freyre aborda em sua obra: a família patriarcal é a dominação primeira do Brasil e se pode perceber a sobrevivência desse grande patrimonialismo até hoje na política brasileira", diz. 

Leia mais no UOL Notícias

Peritos descartam envenenamento de Neruda e confirmam morte por câncer

Um grupo de peritos não encontrou elementos tóxicos nos restos mortais do poeta e prêmio Nobel Pablo Neruda, descartando a acusação de que ele foi envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet . A morte do escritor aconteceu em decorrência de um câncer de próstata. "Não encontramos nenhum agente químico relevante que poderia estar relacionado com a morte de Pablo Neruda", declarou Patrick Bustos, diretor do Serviço Médico Legal (SML) do Chile, ao entregar o relatório com as conclusões da análise dos restos mortais do poeta, falecido em 1973. 

"Confirmamos, por meio de várias técnicas complementares, a existência de lesões metastáticas disseminadas em vários segmentos do esqueleto em justa correspondência com a doença que atingia o Sr. Pablo Neruda", acrescentou Bustos durante uma coletiva de imprensa. 

Confira no Correio do Povo.

domingo, 10 de novembro de 2013

R.I.P videolocadora: Blockbuster fecha todas as suas lojas nos EUA

O velho logotipo azul e amarelo da Blockbuster, que há nove anos ocupava a fachada de mais de 9 mil lojas de aluguel de vídeo por todo os Estados Unidos, não resistiu ao tsunami da internet. A Dish Network, grupo que comprou a Blockbuster em 2011 em um leilão de falência, anunciou nesta quarta-feira que está fechando as 300 locadoras que sobraram.


Leia mais no IDGNow!