sábado, 23 de novembro de 2013

Modelos plus size: as novas mulheres irreais

Não procure mulheres reais em anúncios de sapatos, num desfile da Dior, em editoriais de moda ou na capa da Nova. A tentativa tem tudo pra ser frustrante, pois você dificilmente achará. Talvez você pense ter encontrado ao se deparar com algo ligado ao segmentoplus size. É que, nos últimos anos, querendo dar a entender que estão reconhecendo a cidadania das mulheres que não se parecem com manequins de vitrines vivos, a indústria da moda e a mídia colocaram esse padrão sob os holofotes. (Lá fora, esse rótulo engloba a numeração que vai do 12 a 24, o que no Brasil equivale ao intervalo que vai do 40 ao 52. Sim, é bastante absurdo dizer que plus size começa no 40, mas é verdade.) 

À primeira vista, pode parecer que isso é um passo no sentido de universalizar o direito das mulheres de terem as formas corporais que elas quiserem e puderem. Sem pressão, sem alguém dizendo que elas estão erradas por destoarem das magérrimas modelos, que, por definição, significam referências, exemplos a serem imitados. Engano. Quando você encontrar mulheres gordas na mídia, elas terão rostos lindos de morrer, todas com suas medidas e formas também "ideais" pro padrão daquelas que vestem mais que 38. (...)


Continue lendo no Digestivo Cultural.

Especial: eleições em Honduras

Quatro anos após um golpe de Estado derrubar o presidente Manuel Zelaya, Honduras realiza eleições gerais neste domingo (24/11). Os mais de cinco milhões de eleitores escolherão o futuro presidente da República, três vice-presidentes, 298 prefeitos, 128 deputados federais e 20 integrantes do Parlamento Centro-Americano.


Confira a ampla cobertura do Opera Mundi

EUA não superaram assassinato de Kennedy até hoje, afirma historiador

Robert Dallek, da Universidade Stanford, explica em entrevista que a popularidade que ainda cerca JFK não se deve apenas aos seus feitos políticos. Para o biógrafo, várias promessas de 50 anos atrás permanecem em aberto.


Confira no Deustsche Welle.

Cinco estados concentravam 65,2% do PIB em 2011, aponta IBGE

Cinco estados brasileiros concentraram 65,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2011, segundo as Contas
Regionais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira. Na liderança está
São Paulo, que deteve 32,6% do PIB brasileiro naquele ano. O segundo lugar ficou com o Rio de Janeiro, com 11,2% do PIB, seguido por Minas Gerais, com uma fatia de 9,3%, pelo Rio Grande do Sul, com 6,4%, e Paraná, com 5,8%.

Confira no Correio do Povo.

Agricultores protestam contra ação de índios em Vicente Dutra

Agricultores protestaram na manhã desta sexta-feira contra depredações que teriam sido causadas por índios nos últimos dias em Vicente Dutra, no Norte do Estado. A manifestação – organizada pela Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outras entidades – visa pressionar as autoridades federais, especialmente a Fundação Nacional do Índio (Funai), a buscar uma solução para o problema das demarcações de terras. As aulas foram suspensas e a prefeitura e e estabelecimentos comerciais foram fechados. 

O prefeito de Vicente Dutra, João Paulo Pastório, disse que o o clima é tenso na cidade. “Nós temos no turismo, especialmente através da água mineral, uma das principais fontes de renda do município. Essa pressão e depredação feitas pelos índios prejudica muito nossa cidade”, argumentou.


Leia mais no Correio do Povo

30 anos depois, o primeiro delator da NSA conta todos os detalhes de sua história

Ouvi o nome de Perry Fellwock pela primeira vez algumas semanas após Edward Snowden, o antigo funcionário de inteligência de 26 anos, entrar na história com seus laptops cheios de segredos da NSA. Após o Guardian começar a publicar artigos baseados nos documentos de Snowden, o site anti-segredos Cryptome repostou o artigo original da Rampart de 1972,“Electronic Espionage: A Memoir” (Espionagem Eletrônica: Uma Memória, em tradução livre), no qual Fellwock havia denunciado a NSA.
Fellwock, sob seu pseudômino Winslow Peck, foi apresentado como:
um analista da NSA no posto de escuta da Istambul por dois anos e meio. Ele participou dos jogos mortais de esgrima internacional que acontecem diariamente com a União Soviética, traçando suas forças aéreas e terrestres e penetrando suas defesas.
Na época, apenas os contornos mais amplos das atividades da NSA haviam sido publicadas na imprensa. Sua sede não tinha nenhuma marca, sua descrição nos documentos oficiais do governo dos EUA era restrita e absurdamente vaga: “realiza funções altamente especializadas técnicas e coordenativas relacionadas à segurança nacional.” O espetáculo pós-Snowden do chefe da NSA dando explicações ao Congresso dos EUA, e então sendo desmentido por vazamentos posteriores, era inimaginável. Nenhum diretor havia falado publicamente sobre a missão da agência, ainda menos sobre o que ela fazia ou deixava de fazer.

Confira a longa reportagem no Gizmodo Brasil

Bob Dylan lança vídeo interativo para "Like a Rolling Stone"

O cantor Bob Dylan lançou nesta terça um vídeo interativo para "Like a Rolling Stone", música gravada originalmente a década de 60 e que se tornou uma de suas mais conhecidas canções. No clipe, o usuário pode escolher entre diversos canais, que mostram pessoas falando a letra da música. 

• Clique e confira o vídeo 

Você pode ler mais no Correio do Povo.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ex-diretor da Siemens envolve seis políticos com cartel

Em relatório entregue no dia 17 de abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer afirma que o hoje secretário da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin (PSDB), deputado licenciado Edson Aparecido (PSDB), foi apontado pelo lobista Arthur Gomes Teixeira como um dos recebedores de propina das multinacionais suspeitas de participar do cartel dos trens em São Paulo.
O ex-executivo, que é um dos seis lenientes que assinaram um acordo um mês depois com o Cade em que a empresa alemã revela as ações do cartel de trens, também cita o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), aliado dos tucanos, como possível beneficiário.
Trata-se do primeiro documento oficial que vem a público que faz referência a supostas propinas pagas a políticos ligados a governos tucanos. Até agora, o Ministério Público e a Polícia Federal apontavam suspeitas de corrupção que envolviam apenas ex-diretores de estatais como a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Confira em A Tarde

Congresso anula sessão que depôs João Goulart em 1964

O Congresso Nacional aprovou na madrugada desta quinta-feira o projeto de resolução (PRN 4/13) dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (Psol-AP) que anula a sessão do Congresso de 2 de abril de 1964, que declarou vaga a Presidência da República no mandato do presidente João Goulart, o Jango.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, avaliou que a votação é a “oportunidade histórica de reparar uma mancha na História do País”. Ele ressaltou que a sessão foi acompanhada pelo filho do ex-presidente, João Vicente Goulart. Os dois autores da proposição ressaltaram a ilegalidade em que a sessão se baseou: declarou a presidência vaga mesmo depois que João Goulart enviou ao Congresso um documento dizendo que estava no País e no exercício do cargo.


Confira no Correio do Povo.

Vítima de racismo enfrenta barreira para denunciar agressor

Desde 1989 que a prática de racismo é crime no Brasil. Conforme a Lei Federal nº 7.716/89, conhecida como Lei Caó - em homenagem ao seu autor, o ex-deputado Carlos Alberto Oliveira dos Santos -, quem for pego ao cometer ato racista pode ser preso por até cinco anos e será obrigado a pagar multa, definida pelo juiz.
Ainda que seja um crime inafiançável (não pode ser relaxado a favor de quem comete o ato) e imprescritível (quem cometeu o delito pode ser preso a qualquer tempo, mesmo que se passem anos), levar casos de racismo adiante requer paciência e conhecimento jurídico.
O músico Fábio Lira, de 33 anos, sabe muito bem disso, após ter sido discriminado em um grande shopping de Salvador, ao ser xingado por outro cliente de "preto, f... e cabelo rasta podre".
Ao chamar a segurança do shopping, foi transformado de vítima em agressor. Ao chegar à delegacia para prestar queixa, os policiais se recusaram a fazer um boletim de ocorrência em que o fato fosse tipificado como racismo.

Confira em A Tarde

Exposição traz fotos raras de um passado não tão distante: a escravatura no Brasil

Na escola, nos acostumamos a ver livros de História do Brasil ilustrados com pinturas de artistas como Rugendas e Debret, que retrataram o Brasil do século XIX. Uma das temáticas recorrentes no trabalho desses pintores eram os escravos, que não foram somente pintados, mas também fotografados. A fotografia encontrou campo no Brasil, uma vez que Dom Pedro II era um grande entusiasta dessa arte, o que possibilitou o espaço para que os fotógrafos, alguns deles patrocinados pela Coroa, registrassem uma das nossas mais tristes realidades da época: a escravatura.
Agora, uma parceria entre o Museu de Arte Contemporânea da USP e o Instituto Moreira Salles traz uma exposição com 74 fotografias que retrataram escravos. Tiradas entre 1860 e 1885, período de eclosão do movimento abolicionista, as fotografias (feitas em grande formato), possuem o mesmo tom idealizado das pinturas da época: boa parte das fotos mostra os escravos em poses cuidadosas orientadas pelos fotógrafos. O foco é estético e o objetivo não era exatamente denunciar um país que ainda mantinha o regime escravocrata quando todas as outras nações americanas já haviam libertado seus cativos, mas exibir a escravatura brasileira como mais um dos detalhes pitorescos de um imenso país tropical repleto de estranhezas e mistérios.

Leia mais, e veja as fotos, no Gizmodo Brasil

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TransEmpregos: site oferece vagas para travestis e transexuais

Para ajudar profissionais transgêneros que encontram dificuldade em arranjar trabalho, foi criado o TransEmpregos, site gratuito que oferece vagas exclusivas para travestis e transexuais.
A iniciativa, que está no ar há pouco mais de um mês, reúne vagas de estágio, trabalho temporário, efetivo ou freelance.
Atualmente, o site conta com várias oportunidades de empregos abertas em diversas funções como recepcionista, secretária, assistente de mídias sociais, operador de telemarketing, cabeleireiro, entre outras.

Confira no Blog Happy Hour

Prisão de mensaleiros e estranhezas

As prisões significam o fim de uma certa ideia de impunidade. Isso é extraordinário. Ainda mais cumpridos todos os ritos legais. Pode-se, enfim, sonhar com mais: o julgamento pelo STF do “mensalão mineiro” e de todos os casos de corrupção à espera de sentenças. As suspeitas de julgamento político que ainda recaem sobre o STF só desaparecerão depois do desfecho do “mensalão tucano”. A participação do ex-presidente Lula nisso tudo poderia ser esclarecida. E a compra da emenda da reeleição por Fernando Henrique Cardoso teria de ser investigada e julgada. Afinal, todos são iguais perante a lei. Não sejamos, porém, ingênuos: o jogo ideológico está presente nessa contenda, especialmente de parte dos “torcedores”. Há quem vibre hoje, sob a bandeira dissimulada do justo combate à corrupção, com a prisão de estrelas petistas. Não mostrarão o mesmo entusiasmo em outros mensalões.


Confira no blog do Juremir Machado da Silva

EUA espionaram 33 milhões de ligações telefônicas na Noruega, diz jornal

A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos espionou mais de 33 milhões de chamadas telefônicas na Noruega em um mês, revelou nesta terça-feira o jornal norueguês Dagbladet com base em documentos entregues pelo ex-consultor americano Edward Snowden.

Segundo o Dagbladet, a NSA espionou 33,2 milhões de chamadas efetuadas de 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013, mas não exclui que o programa de vigilância tenha existido antes e depois deste período. Isso representa cerca de 10% de todas as comunicações telefônicas realizadas em um mês na Noruega, segundo o Datatilsyn, o organismo norueguês de proteção de dados.


Confira no Correio do Povo

Atentados na embaixada do Irã no Líbano deixam 22 mortos

O assessor cultural da embaixada do Irã em Beirute, no Líbano, e outras 21 pessoas morreram e quase 150 ficaram feridas em dois atentados nesta terça-feira em frente à embaixada iraniana na capital do Líbano. "Há pelo menos 22 mortos e 146 feridos. Este não é um balanço definitivo", declarou o ministro da Saúde, Ali Hasan Khalil.

Entre os mortos está o xeque Ibrahim Ansari, conselheiro cultural da embaixada, de nacionalidade iraniana, segundo uma fonte oficial libanesa. "Ele entrava na embaixada no momento da explosão. Ficou gravemente ferido e faleceu no hospital".


Leia mais no Correio do Povo

O último julgamento de exceção e o fim de uma farsa

A direita, derrotada política e eleitoralmente, com partidos aos frangalhos, organiza o combate ideológico ao PT a partir do STF e da mídia monopólica. 


É cada vez mais consensual nos meios políticos, intelectuais e jurídicos honestos que o chamado caso do “mensalão” teve um julgamento de exceção. E é cada vez mais evidente que a maioria dos Ministros do STF fez desse julgamento um espetáculo político para destruir a imagem do PT e, correlatamente, reescrever a narrativa do período Lula.  

Vejam mais em CARTA MAIOR

Prisões revelam caráter 'nefasto e desonesto' de Joaquim Barbosa, diz Berzoini

Berzoini: 'Joaquim Barbosa desonra o Poder Judiciário brasileiro'
ricardo berzoini tribunaSão Paulo – O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) ocupou a tribuna da Câmara ontem (19) para criticar duramente o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a quem chamou de “nefasto” e “desonesto” por ter transformado em “patrimônio pessoal” a decisão de mandar prender de forma ilegal os condenados na Ação Penal 470 no feriado de 15 de Novembro, sem consultar seus pares na Corte.
“Ele tomou esta ação como se fosse um patrimônio pessoal para fazer propaganda política, para fazer marketing político de si próprio”, afirmou o deputado. Com isso, segundo Berzoini, Barbosa “confessou a sua intenção nefasta e inconstitucional, a sua intenção desonesta com esse processo”.
Na avaliação do petista, o presidente do STF usou a data da Proclamação da República para “fazer manipulação política, para tentar criar fato político”, com o que teria cometido mais uma ilegalidade: “trouxe para Brasília pessoas que tinham o direito de cumprir suas penas — penas injustas, diga-se de passagem — no seu local de moradia”.
 

Vejam mais em REDE BRASIL ATUAL

domingo, 17 de novembro de 2013

CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO



O julgamento da AP 470 caminha para o fim como começou: inovando - e violando - garantias individuais asseguradas pela Constituição e pela Convenção Americana dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.

A Suprema Corte do meu país mandou fatiar o cumprimento das penas. O julgamento começou sob o signo da exceção e assim permanece. No início, não desmembraram o processo para a primeira instância, violando o direito ao duplo grau de jurisdição, garantia expressa no artigo 8 do Pacto de San Jose. Ficamos nós, os réus, com um suposto foro privilegiado, direito que eu não tinha, o que fez do caso um julgamento de exceção e político. 

Como sempre, vou cumprir o que manda a Constituição e a lei, mas não sem protestar e denunciar o caráter injusto da condenação que recebi. A pior das injustiças é aquela cometida pela própria Justiça. (...)

CLIQUE AQUI  para continuar lendo a Carta do companheiro José Dirceu ao Povo Brasileiro.