sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Obama promete reformas para maior "autocontrole" da agência que espionou

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu nesta quinta-feira (5) que vai propor, em breve, reformas para garantir maior "autocontrole" da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), e reconheceu que suas atividades são mais "agressivas" no exterior do que dentro do país.

"Vou propor (mais) autocontrole para a NSA, e iniciarei reformas que poderão gerar mais confiança nas pessoas", afirmou Obama durante uma entrevista à rede de televisão "MSNBC".


Confira a notícia da EFE no UOL

Dirigentes políticos de todo mundo lamentam morte de Mandela

Dirigentes de todo o mundo lamentaram a morte do líder sul-africano Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid, que faleceu nessa quinta-feira em sua residência de Johannesburgo, aos 95 anos.


Leia mais no Correio do Povo.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Lobista ensina tucano a obter verba para obra da Alstom

Cópia de e-mail em posse da Polícia Federal mostra que Jorge Fagali Neto, apontado como lobista da multinacional francesa Alstom e intermediador de propinas do cartel de trens, fez sugestões, no fim de 2006, sobre como o governo estadual deveria agir no setor metroferroviário ao tucano Aloysio Nunes Ferreira, então coordenador da campanha de José Serra (PSDB) ao comando do Estado.
Uma dessas sugestões - a busca de dinheiro externo para obras de uma linha do Metrô - acabou concretizada depois de Serra ser eleito e Aloysio assumir a Casa Civil do Estado. A obra foi tocada por um consórcio que tinha a Alstom como sócia.
Anexada nos autos da investigação sobre o cartel suspeitos de atuar nas gestões do PSDB entre 1998 e 2008, a correspondência é de 26 de setembro daquele ano eleitoral. Faltavam cinco dias para a votação e as pesquisas demonstravam que Serra venceria no 1º primeiro turno, o que de fato ocorreu.

Leia mais em A Tarde

Agência americana rastreou bilhões de celulares no exterior, diz jornal

A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) rastreou a localização de 5 bilhões de celulares por dia no exterior, incluindo aqueles pertencentes a norte-americanos em viagens internacionais, informou o Washington Post na noite dessa quarta-feira. 

A NSA reuniu dados de localização de "dezenas de milhões de norte-americanos que viajam para o exterior" anualmente, incluindo bilhões de outros registros coletados em operadoras ao redor do mundo, informou o jornal. Esses dados sugerem que a NSA pode monitorar o movimento de praticamente qualquer celular ao redor do mundo e mapear as relações do usuário do aparelho. O Washington Post disse que um programa de computador chamado CO-TRAVELER analisa dados de bilhões de pessoas e constrói padrões de relacionamentos baseado no movimento dos celulares.


Leia mais no Correio do Povo

'Para Agir como o PT Agia!'



No último  final de semana (30/11 e 01/12) o 'Diálogo Petista'  promoveu uma concorrida e representativa 'Plenária Nacional' em São Paulo/SP.  Estiveram presentes, 'para avaliar a situação política e o momento pós-PED e adotar pontos comuns urgentes na discussão interna, assim como propostas para a luta dos trabalhadores e do povo', delegações petistas de 15 estados da Federação.

Compuseram a Mesa dos Trabalhos @s companheir@s: Markus Sokol (membro do Diretório Nacional do PT e Coordenador do 'Diálogo Petista'); Maria Alice (PT/SP, assessora do companheiro José Dirceu); Júlio Turra (membro da Direção Nacional da CUT), Misa Boito (DE do PT/SP) e o Deputado Estadual Adriano Diogo (PT/SP). Os principais temas abordados foram:  fortalecer a campanha contra a Ação Penal 470, em defesa do PT e dos Direitos Democráticos -  'para agir como o PT agia'; a luta por um Plebiscito Popular por uma Constituinte Soberana que  realize a Reforma Política; o retorno dos Encontros de Delegados e o  fim do atual modelo do PED (eleições internas) do PT, que descaracteriza, despolitiza  e desmobiliza o partido, além de inserir definitivamente o 'poder econômico' e a força dos 'mandatos' e 'aparelhos' nas disputas internas (legítimas) do PT; a intensificação da campanha pela retirada das tropas brasileiras do Haiti. (...)

-Continue lendo  CLICANDO AQUI

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Rebeldes querem usar freiras sequestradas como 'escudos humanos'

Os rebeldes sírios querem usar as religiosas sequestradas do seu convento em Maalula, norte de Damasco, como "escudos humanos", acusou nesta quarta-feira o jornal sírio Al-Watan.


Confira a notícia da AFP no Terra

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Futebol, políticos e cocaína

O companheiro Moacir Oliveira, o Moa, experiente jornalista aqui em Brasília, lembrou que o escândalo do ex-ministro do Esporte, Orlando Silva –  que pagou uma tapioca (R$8,00) com cartão de crédito do governo –  repercutiu várias semanas na imprensa.
Mas o transporte de 443 quilos de cocaína no helicóptero do senador Zezé Perrella (PDT/MG) segurou apenas dois dias de noticiário.
Motivado pela “bronca” de Moa volto ao assunto. Até porque, há indícios de um escândalo digno de mafiosos, envolvendo um senador ligado ao futebol. Zezé Perrella já foi presidente do Cruzeiro. Hoje, ele ajuda a derrubar no Senado pedidos de CPIs para investigar falcatruas de cartolas.

Continue lendo no blog de José Cruz no UOL Esporte

Contrariando estereótipos, estudo classifica pais gays como exemplares

A família Schulte-Wayser se parece com os Jetsons: uma mistura entre o tradicional de meados do século 20 e o descolado pós-moderno. Um dos dois pais, Joshua Wayser, sustenta a casa trabalhando como advogado, e é quem pega mais pesado quando o assunto é a lição da escola, a hora de dormir ou a importância das regras da família. O outro, Richard Schulte, descreve a si mesmo como um "encantador de bebês", que fica em casa para cuidar das duas filhas e quatro filhos do casal.
Wayser, Schulte e os seis filhos adotivos fazem parte de uma das reinvenções mais enfáticas dos padrões familiares atuais. Um número crescente de gays e lésbicas está em busca da paternidade de todas as formas possíveis: adoção, barrigas de aluguel e doação de esperma. "Está acontecendo um 'boom' de filhos de gays, isso é uma verdade. Muitos de nossos amigos estão tendo filhos", afirma Wayser.


Confira a reportagem do The New York Times, reproduzida no UOL Mulher.

Manifestantes invadem sede da polícia e do governo em Bangcoc, na Tailândia

Após dois dias de confrontos nas ruas de Bangcoc, os manifestantes contrários ao atual governo conseguiram entrar nesta terça-feira (3), sem resistência, na sede da Polícia Metropolitana e na Casa do Governo na capital tailandesa.


Confira a notícia da EFE no UOL.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Polícia da Islândia mata um homem pela primeira vez em sua história

A polícia islandesa foi obrigada, pela primeira vez em sua história, a atirar e matar nesta segunda-feira (2) um homem.

Este é um incidente "sem precedentes" na Islândia, declarou o diretor da polícia, Haraldur Johannessen, durante uma coletiva de imprensa em Reykjavík.


Confira a notícia da AFP, no UOL.

Governador de Sergipe, Marcelo Déda morre aos 53 anos em São Paulo

Morreu às 4h45 desta segunda-feira (2), aos 53 anos, o governador de Sergipe,Marcelo Déda (PT). Vítima de um câncer gastrointestinal, o governador foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 27 de maio, com dificuldades para se alimentar. Nos últimos dias, o estado de saúde do governador havia se agravado e, no sábado (30), o hospital divulgou boletim médico, afirmando que o quadro de Déda era grave e que apresentava "piora progressiva".
Casado duas vezes, atualmente com a repórter-fotográfica Eliane Aquino, o governador deixa cinco filhos. No seu lugar assume o vice-governador, Jackson Barreto, do PMDB.
O governo decretou luto de sete dias no Estado, além de ponto facultativo até terça-feira. As aulas das escolas estaduais também foram suspensas.

Leia mais no UOL Notícias

'QUEREM NOS DESTRUIR!'


'Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão', diz  Miruna, filha de Genoino.


CLIQUE AQUI  para ler na íntegra.