sábado, 14 de dezembro de 2013

Oásis medieval, Monte Saint-Michel é resumo da história da civilização francesa

Conhecido como um dos pontos turísticos mais antigos e belos da França, o Monte Saint-Michel impressiona pela imponência. Visto de longe, sua presença se torna mais evidente pelo aspecto insular, isolado do continente pelas águas da baía de Saint-Michel – ou pela areia, quando a maré está baixa –, como um verdadeiro oásis medieval parado no tempo em meio à paisagem rural.

Essa pequena ilhota composta por um penedo de 80 metros de altura, localizada na fronteira entre a Normandia e a Bretanha, bem na foz do rio Couesnon, é a cidade francesa com o maior número de monumentos históricos por habitante na França (61 para uma população de apenas 42 pessoas), enquanto recebe cerca de três milhões de visitantes por ano.


Confira no Opera Mundi

AI-5 já era debatido cinco meses antes, opondo Costa e Silva e o futuro presidente Médici

O dia 13 de dezembro entrou para a história do Brasil há 45 anos com a implementação do Ato Institucional nº 5. Diferentemente do que se pode imaginar, no entanto, o símbolo do endurecimento da ditadura militar brasileira não foi uma medida intempestiva ou revanchista do presidente Arthur da Costa e Silva (1967-1969) contra o Congresso, pelo veto à abertura de processo contra o deputado opositor Márcio Moreira Alves.
A narrativa mais tradicional desse período da história diz que o ato foi uma resposta à resistência da Câmara em processar Moreira Alves, que defendera, meses antes, um boicote às comemorações de Sete de Setembro. “Seria necessário que cada pai, cada mãe, se compenetrasse de que a presença dos seus filhos nesse desfile é o auxílio aos carrascos que os espancam e os metralham nas ruas”, disse o deputado na tribuna da Câmara. E, num trecho que ficou famoso: “Aquelas que dançam com cadetes e namoram jovens oficiais. Seria preciso fazer hoje, no Brasil, que as mulheres de 1968 repetissem as paulistas da Guerra dos Emboabas e recusassem a entrada à porta de sua casa àqueles que vilipendiam-nas.”
Mas o documento que fechou o Poder Legislativo, extinguiu o habeas corpus e autorizou a censura àimprensa já estava pronto muito antes do discurso de Moreira Alves e, inicialmente, tinha conteúdo ainda mais repressivo do que o aprovado por Costa e Silva.

Confira no Última Instância

Exposição de fotos e postais raros redescobre Rio 'idílico' de 1900 a 1930

Rio antigo

Uma exposição denominada Sebastianópolis reúne 55 fotografias do Rio de Janeiro feitas entre 1900 e 1930.

As imagens da mostra foram fornecidas por estúdios e fotógrafos que trabalharam no Rio no começo do século 20, inclusive vendendo os primeiros postais da cidade para os turistas da época.


Confira a notícia da BBC Brasil, no UOL.

E olhe uma sequência das fotos também no UOL

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

JN cai 18% sem Fátima Bernardes e tem o pior ano da história

Dois mil e treze vai ser o pior ano da história do Jornal Nacional. O principal telejornal do país vai fechar o ano com média de audiência em torno dos 26 pontos na Grande São Paulo, referência do mercado publicitário. Pelo segundo ano consecutivo, o JN ficará com médias inferiores a 30 pontos. 

Leia mais no Notícias da TV, no UOL

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Campanha traz imagens de deusas 'agredidas' para combater violência doméstica na Índia

Uma agência de publicidade recorreu à religiosidade do povo indiano para combater a violência doméstica na Índia, que segundo estatísticas é muito alta já que 68% das mulheres indianas sofrem com isso.

Para fazer um alerta a essa situação, a agência mostrou figuras mitológicas femininas do hinduísmo, como as deusas Lakshmi e Saraswati, com marcas de agressão no rosto.


Leia mais e confira as imagens no Vírgula

Governo da Tailândia anuncia a dissolução do Parlamento

O Governo da Tailândia anunciou a dissolução do Parlamento e a realização de eleições gerais dentro de 60 dias, com o objetivo de atenuar os protestos antigovernamentais previstos para esta segunda-feira (9).

Pelo menos nove colunas de manifestantes devem partir de vários acampamentos espalhados por Bangcoc em um dia que os antigovernamentais batizaram como a "batalha final" contra a corrupção do "regime Thaksin".


Confira a notícia da EFE no UOL

PM do Rio tem bomba de gás lacrimogêneo mais forte

A Polícia Militar do Rio comprou da Condor S/A Indústria Química bombas de gás lacrimogêneo duas vezes mais potentes do que o normalmente empregado pelas forças de segurança brasileiras. Muitas delas foram utilizadas para reprimir "vândalos infiltrados" na recente onda de manifestações, segundo oficiais da corporação.
No dia 2, o procurador da República Jaime Mitropoulos converteu o procedimento preparatório para apurar o caso em inquérito civil, depois de a fabricante informar que, desde 2012, vende para a PM fluminense artefatos com concentração de até 30% de ortoclorobenzalmalonitrilo, o lacrimogêneo. Segundo o Exército, responsável por fiscalizar a produção e comercialização desse tipo de produto, as fábricas brasileiras produzem granadas com concentração aproximada de 10% da substância.

Leia no UOL Notícias

domingo, 8 de dezembro de 2013

Juntos pelas bandeiras do PT! - Resolução da Plenária Nacional



    COMPROMISSO

Juntos pelas bandeiras do PT!
No momento em que as arbitrárias prisões de dirigentes do PT injustamente condenados, marcam mais um passo na ofensiva do STF contra o nosso partido, e uma verdadeira ameaça às organizações construídas pelos trabalhadores;
No momento em que o PED que acabou de realizar-se comprova ser um processo que desconstrói a vida interna do PT;
Neste momento em que as mais profundas aspirações que eclodiram nas ruas em junho seguem sem resposta, enquanto as atuais instituições comprovam ser um obstáculo às reformas necessárias no país:
Nesse momento, respondendo ao chamado do Diálogo Petista e das chapas “Constituinte por Terra Trabalho e Soberania”, 67 militantes vindos de 14 estados nos reunimos nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, em São Paulo, numa Plenária Nacional de petistas, em dois dias de discussão onde, cada um expressou livremente suas opiniões na mais cara tradição de nosso partido.

Sem pretender declarar um novo campo ou tendência do PT, concluímos, todavia, que desde já, independente das ligações de cada um no atual quadro partidário, temos uma compreensão que nos é comum: o compromisso com as bandeiras originais do PT é o que pode reaproximar, verdadeiramente, o partido da base social que há 33 anos ele nasceu para representar. (...)
CLIQUE AQUI  para ler na íntegra a Resolução da Plenária Nacional realizada em São Paulo/SP.