sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A NSA negou o que você já sabia: é muito fácil identificar pessoas através de metadados

Quando foi revelado que a NSA rastreava telefones, a Agência Nacional de Inteligência foi rápida em afirmar que não estava escutando as ligações. Mas ela está espionando para quem você liga, quando você faz isso e por quanto tempo – em resumo, os seus metadados. As alegações de que os metadados são anônimos não deixaram ninguém mais tranquilo, especialmente agora: pesquisadores de Stanford afirmam que conectar os metadados aos usuários não é só fácil: é trivial.


Confira no Gizmodo Brasil

A NSA pode acessar e espionar muita coisa nos iPhones

Nós já sabíamos que a NSA desenvolveu um jeito de interceptar computadores comprados nos EUA para colocar grampos. Mas não é só isso: estes hacks também davam acesso quase completo aos iPhones.
Documentos compartilhados pelo pesquisador da área de segurança Jacob Appelbaum e pela revista alemã Der Spiegel revelam que a NSA pode espionar quase toda a comunicação enviada pelos smartphones da Apple. Usando um software chamado DROPOUTJEEP, a NSA pode: interceptar mensagens SMS, acessar listas de contatos, localizar o aparelho usando dados de torres de celular e até mesmo ativar o microfone e a câmera do aparelho.

Confira no Gizmodo Brasil

Cubanos podem comprar carros novos pela pela 1ª vez desde 1959

Moradores de Cuba voltam a poder vender e comprar carros novos e usados sem precisar de permissão do governo. Medida é mais uma etapa nas reformas promovidas por Raúl Castro para "atualizar" a economia comunista.
A partir desta sexta-feira, os cubanos podem comprar carros novos e usados sem a necessidade de uma "carta de autorização". A medida, que havia sido anunciada em 19 de dezembro, liberaliza o comércio de veículos, restrito rigorosamente no país durante mais de meio século.

Confira no Terra

Adolescente indiana sofre duplo estupro coletivo e é queimada viva

Uma adolescente indiana sofreu dois estupros coletivos em ataques separados e depois morreu queimada viva, reavivando os protestos contra este tipo de crime na cidade de Calcutá e na capital, informou a polícia nesta quinta-feira (2).

A menina de 16 anos foi primeiramente atacada em 26 de outubro e novamente no dia seguinte por um grupo de mais de seis homens perto da casa de sua família na cidade de Madhyagram, 25 km ao norte de Calcutá.


Confira no UOL Notícias (AFP).

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Colorado é 1º Estado dos EUA a vender maconha para uso recreativo

O Estado do Colorado, no centro-oeste dos Estados Unidos, se transformou nesta quarta-feira no primeiro Estado do país a permitir a venda de maconha para fins recreativos.

Segundo um levantamento do jornal The Denver Post, de Denver (a capital do Estado), cerca de 30 lojas em todo o Colorado devem começar a vender a droga nesta quarta-feira, que já foi apelidada de "Quarta-Feira Verde".

Em novembro de 2012, Colorado, juntamente com o Estado de Washington (na costa oeste), aprovou a legalização do uso e posse de maconha para pessoas acima de 21 anos.

Washington deve iniciar a venda ainda neste ano.


Continue lendo a notícia da BBC Brasil no UOL

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Mianmar anuncia anistia de todos os presos políticos do país

O governo de Mianmar anunciou uma ampla anistia que permitirá a libertação de todos os presos acusados sob as leis que as autoridades utilizaram para reprimir a dissidência, informou nesta terça-feira a imprensa estatal do país.

O perdão, anunciado em um comunicado publicado na capa do jornal oficial "New Light of Mianmar", foi assinado pelo presidente do país, Thein Sein, que tinha se comprometido a libertar todos os presos políticos antes do final do ano.


Confira a notícia da EFE no UOL

domingo, 29 de dezembro de 2013

Atentado suicida em estação de trem na Rússia deixa ao menos 14 mortos

Um atentado a bomba em uma estação de trem na cidade de Volgogrado (ex-Stalingrado), no sudoeste da Rússia, matou pelo menos 14 pessoas, segundo as autoridades locais. Outras 34 pessoas ficaram feridas. Inicialmente, havia sido informado que eram 18 os mortos e 50 os feridos, mas um novo balanço revisado para baixo foi divulgado pela comissão de investigação.  


Confira no UOL Notícias