sábado, 1 de fevereiro de 2014

Tiros e explosões agitam protestos na Tailândia um dia antes de eleição

Dezenas de tiros e pelo menos duas explosões aumentaram a tensão durante as manifestações contra o governo na capital da Tailândia neste sábado, um dia antes da eleição geral, que está sendo vista como incapaz de restaurar a estabilidade no país altamente polarizado.


Confira a notícia da Reuters no UOL

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Radiação destrói revestimento de estação espacial, advertem cientistas russos

A radiação cósmica está destruindo o revestimento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo um estudo de um grupo de cientistas russos cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira em Moscou.
"No final do ano passado fizemos um trabalho para o Centro Espacial Krunichev e obtivemos resultados surpreendentes: o revestimento, a proteção do casco da ISS, está sendo destruído pela radiação", disse Yelena Deshevaya, do Instituto de Problemas Médico Biológicos (IPMB) da Academia de Ciências russa.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Legisladores noruegueses indicam Snowden para o Nobel da Paz

Dois legisladores norueguês disseram nesta quarta-feira (29) que indicaram conjuntamente o ex-prestador de serviço da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA na sigla em inglês) Edward Snowden para o Prêmio Nobel da Paz de 2014.
O deputado socialista Baard Vegard Solhjell, ex-ministro do Meio Ambiente, e Snorre Valen afirmaram que o debate público e as mudanças das políticas "na esteira das revelações de Snowden contribuíram para uma ordem mundial mais estável e pacífica."
Ser indicado ao prêmio apenas significa que Snowden será um dos nomes que o comitê do Nobel irá considerar para o prêmio.

Confira no UOL Notícias

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Angry Birds é usado pela NSA para acessar dados de usuários de celulares

A NSA (Agência de Segurança Nacional) dos Estados Unidos utiliza aplicativos vulneráveis, como o jogo "Angry Birds", para acessar informação pessoal ou dados de localização no mundo todo , revelaram nesta segunda-feira (27) os jornais "New York Times" e "Guardian".

As agências de inteligência dos Estados Unidos e Reino Unido desde 2007 tentam explorar a grande quantidade de informação obtida por aplicativos móveis e as partilhadas em redes sociais, segundo novas revelações do ex-analista externo da NSA, Edward Snowden.


Confira a notícia da EFE disponível no UOL

Contra racismo e homofobia, artista russo faz foto inspirada em socialite que sentou em mulher negra

A socialite russa Daria Zhukova foi o centro de uma polêmica na semana passada depois de ter sido clicada sentada sobre uma cadeira que imitava a forma de uma mulher negra. Zhukova -- namorada do bilionário russo Roman Abramovich -- foi acusada de racismo e pediu desculpas por ter "possivelmente ofendido alguém". Mas a foto rodou o mundo e provocou amplas reações de rechaço.

O artista russo Sasha Kargaltsev, baseado em Nova York, foi um dos que se manifestaram, produzindo uma foto em resposta a Zhukova. Na imagem, um homem branco simula uma cadeira, enquanto um negro se senta sobre ele -- em referência direta ao racismo e à homofobia. Em entrevista a Opera Mundi, Sasha contou que se viu forçado a sair da Rússia justamente por esses motivos. “Me deixa muito triste ver que o racismo está sendo glamourizado e passado a ser não somente aceitável, como 'na moda'”, lamentou.


Leia mais no Opera Mundi

Snowden diz que há "ameaças significativas" à sua vida

O ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden disse à TV alemã no domingo ter conhecimento de notícias dando conta de que funcionários do governo norte-americano desejam matá-lo por ter vazado documentos secretos sobre o monitoramento pela NSA de telefonemas e emails.


Confira a notícia da Reuters no UOL