quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Réu no mensalão mineiro, tucano Azeredo renuncia ao mandato

O deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), réu no processo do chamado mensalão mineiro, renunciou ao seu seu mandato nesta quarta-feira (19).
Uma carta de renúncia foi entregue pelo advogado Renato Penido Azeredo, o primogênito do tucano, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por volta do meio-dia.

Confira no UOL Notícias

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Manipulación de fotos de Venezuela

pedroalvarez-torturadofalso
Arriba a la izquierda: Tuitero opositor divulga foto de supuesto estudiante venezolano golpeado por “fascistas asesinos” del PSUV. Derecha: La foto corresponde a Unai Romano, joven retenido, golpeado y torturado en 2005 por la policía española.
Decenas de imágenes circulan en estos momentos en redes sociales y medios de comunicación de diferentes países, como forma de alegar que existe una “cruel represión” por parte de los cuerpos de seguridad venezolanos contra los manifestantes opositores.  Alba Ciudad recopila algunas de estas imágenes como forma de ayudar a desmontar esta campaña de mentiras contra Venezuela. Todas las imágenes pueden ampliarse y descargarse haciéndoles click.


Vejam mais em REBELIÓN.ORG

Um conto de Jack London em quadrinhos



Visto em REBELIÓN.ORG

Cuba disponibiliza 2 mil documentos de Hemingway aos EUA

O telegrama da Academia Sueca anunciando a entrega do Prêmio Nobel de Literatura está entre os 2 mil novos
documentos do escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961) que Cuba colocou à disposição de pesquisadores nos Estados Unidos, informou nesta terça-feira uma revista. "Preservados no Museu Finca Vigia de Havana (a casa de Hemingway na ilha), os textos estão agora disponíveis para os investigadores nos Estados Unidos, depois de serem digitalizados e transferidos para a Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy" , indicou a revista Cuba Contemporánea em seu site. "O material reflete a vida diária de Hemingway em Cuba. Permite um olhar muito pessoal de sua vida", disse à revista Susan Wrynn, curadora da Biblioteca Kennedy.


Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Há que tirar a colônia portoriquenha do armário!


Com o intuito de retirar o colonialismo portoriquenho do armário, Companheiros Unidos para Descolonização de Porto Rico lhe convida para uma marcha denominada La Primera Marcha Oscar -Mandela en Puerto Rico. 

Porto Rico tem sido colônia dos EEUU por 115 anos. A Organização das Nações Unidas já emitiu 32 resoluções solicitando aos EEUU que descolonize Porto Rico imediatamente por entender que o colonialismo é um crime contra a humanidade porque ameaça a paz mundial. Os EEUU ignoraram todas.

Pelo contrário, os EEUU tem criminalizado com suas leis a descolonização de Porto Rico. Por isso é que nosso preso político e patriota Oscar López Rivera está encarcerado há 32 anos nos EEUU apesar de uma pressão quase total da parte de Porto Rico e do mundo. O governo ianque sabe que, excarcerar Oscar que, os EEUU estariam dispostos também a descolonizar Porto Rico. Esta resistência para excarcerar Oscar pode significar então que os ianques não querem descolonizar Porto Rico.


Tradução livre em NEBULOSA.DE.ÓRION

Seis mitos sobre o comunismo que ocorrem no capitalismo



A visão tópica de um 'comunismo opressivo' e um 'capitalismo livre' arraigada na consciência comum não reflete a realidade, já que muitos ou quase todos os 'pecados' atribuídos ao comunismo são inseparáveis do sistema capitalista.

Assim opina em seu artigo no portal Salon.com o blogueiro Jesse Myerson, que elaborou uma lista das afirmações errôneas mais comuns sobre os dois sistemas cujo antagonismo marcou o século XX e gerou muitos mitos históricos.

Texto original em RT. Tradução livre em NEBULOSA.DE.ÓRION

domingo, 16 de fevereiro de 2014

“Quilombola, índio, gay: tudo que não presta”; acabou o tempo das sutilezas




Por Rodrigo Vianna*

O vídeo acima é outra prova inconteste: não existe mais direita e esquerda no Brasil e no mundo. Não. São conceitos velhos e enterrados – assim como luta de classes.

No vídeo acima, dois homens bons da pátria partem pra cima da “vigarice” e de “tudo que não presta” – como eles mesmos dizem, de forma neutra, sem nenhum peso ideológico.

É preciso combater os quilombolas, índios, gays – “tudo que não presta”, diz o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS). E quem protege essa gente que não presta? O ministro Gilberto Carvalho (PT). Ele é o alvo. (...)

Clique AQUI para continuar lendo.

Meu beijo gay

Os anos passaram e eu comecei a conviver mais com homossexuais, com os quais tive longas conversas sobre o assunto. O que me interessava nesta época não era responder à dúvida sobre minha sexualidade, dúvida que simplesmente não existia. O que me interessava era tentar compreender como nasce esta atração sexual por pessoas do mesmo sexo.
Mas, para ser franco, nunca entendi. E é daí, suponho, que nasce o ódio. As pessoas têm medo daquilo que não compreendem e reagem como bicho encurralado, isto é, com agressividade. O detalhe é que ninguém precisa entender o diferente para aceitá-lo. 

Leia o texto completo no blog do Paulo Polzonoff, via Digestivo Cultural.