sábado, 10 de maio de 2014

Morre mulher indiana queimada por não pagar dote à família do noivo

Uma mulher morreu queimada por seu marido e seus sogros no norte da Índia por não pagar o dote matrimonial exigido pela família, informaram nesta sexta-feira os meios de comunicação locais.

O fato ocorreu ontem na cidade de Jhaberpur, no estado de Uttar Pradesh, onde a mulher foi envolvida com querosene e depois atearam fogo em seu corpo, segundo disseram fontes policiais à agência local "PTI".


Confira no UOL Notícias

Após corte de 70 funcionários no Correio Braziliense, sindicato cobra transparência

Frente às demissões de mais de 70 funcionários no Correio Braziliense, veículo dos Diários Associados, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) cobra transparência da empresa. O corte atingiu, no início da semana, seis profissionais da redação, uma das áreas menos afetadas pela crise financeira que a companhia enfrenta, segundo a entidade jornalística.


Confira no Comunique-se

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Vem aí uma Constituinte pra reformar a Política: contra o PMDB, e contra a Globo


Grupos ligados à esquerda petista, e a movimentos sociais e sindicais, promovem um ato em defesa da convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana para o Sistema Político, neste sábado, em São Paulo. “Chega desse Congresso balcão de negócios. O Supremo Tribunal Federal prova a cada dia que está a serviço das elites”, diz  o manifesto do ato. Será que o PT está retomando a iniciativa política e se engajará nessa campanha?

por Igor Felippe, no Escrevinhador

A realização de um plebiscito para a convocação de uma Assembleia Constituinte – que terá a missão de reformar o sistema político brasileiro – surgiu como um raio em céu de brigadeiro no contexto das mobilizações de massa de junho, em discurso da presidenta Dilma Rousseff em rede nacional de rádio e televisão.
O recado dado por Dilma à sociedade brasileira era claro: as demandas apresentadas nos protestos não poderiam ser atendidas sem estourar a trama de interesses sustentada pelo atual sistema político. E que a maioria dos parlamentares do Congresso Nacional não deixaria que uma proposta de transformação da política institucional fosse levada a cabo.
A proposta tocou o nervo dos donos do castelo do poder no nosso país, tanto que houve uma reação violenta da oposição ao governo, dos partidos conservadores da base e dos grandes meios de comunicação. O PMDB abriu guerra ao governo, a oposição passou a fazer acusações de “chavismo” e os jornais fizeram uma série de editoriais contra a Constituinte. Até mesmo parlamentares do próprio PT, já adaptados às características do modelo institucional, rejeitaram a ideia.
A pressão foi tão grande que, depois do tiroteio, a presidenta recuou e deixou a Constituinte em banho maria. No entanto, movimentos populares, organizações sindicais, entidades estudantis viram uma porta entreaberta para ocupar a arena política e passaram a empunhar a bandeira da Constituinte.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Nepalês queima grávida para exigir moto e búfalos de dote

A polícia do Nepal busca um homem suspeito de ter queimado gravemente a esposa, grávida de sete meses, por uma disputa relacionada a um dote matrimonial. A mulher de 25 anos sofreu graves queimaduras na parte inferior do corpo e, dias depois, um aborto, indicou um funcionário policial.

O marido, Farid Sheikh, que agiu com a cumplicidade de seus pais, procedeu desta maneira para obter da família de sua esposa uma moto e vários búfalos como dote. "O incidente ocorreu aproximadamente há um mês" no distrito de Banke, oeste do Nepal, e os acusados levaram a mulher à "Índia para receber tratamento, dizendo que havia sido um acidente", declarou a fonte.


Leia mais no Correio do Povo

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Juan Carlos Varela é novo presidente do Panamá

O opositor Juan Carlos Varela prometeu um governo de unidade, justiça social e de luta contra a corrupção, após a vitória no domingo nas eleições do Panamá, um duro revés para o governo de Ricardo Martinelli, que estimulou grandes obras de infraestrutura de benefício duvidoso.

Varela, do conservador Partido Panamenho e atual vice-presidente do país, que virou um férreo opositor de Martinelli, venceu as eleições com 39% dos votos, sete pontos a mais que o governista José Domingo Arias, da Mudança Democrática, após a apuração de 80% das urnas, anunciou o Tribunal Eleitoral. "A época do confronto, a época do desrespeito fica para a história. E vem um governo humano, um governo de consenso, um governo de unidade nacional", disse Varela para centenas de seguidores, que gritavam "o povo primeiro", em um hotel da capital.

Os primeiros cumprimentos do exterior vieram da Colômbia e da Venezuela, cujo governo rompeu as ligações com o governo de Martinelli com acusações de interferência na crise venezuelana.


Leia mais no Correio do Povo