quinta-feira, 15 de maio de 2014

Após sofrer constrangimento em 2013, transexual comemora uso de nome social no Enem deste ano

A estudante Ana Luiza Cunha, de 18 anos, possivelmente passará por uma experiência diferente da ocorrida no ano passado, ao enfrentar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque o Ministério da Educação (MEC) decidiu permitir o uso do nome social de candidatos transgêneros para fazer o exame.
Em 2013, a transexual – identificada no RG como Luiz Cláudio Cunha – passou por situação constrangedora, tendo de responder a uma bateria de perguntas antes de realizar a prova. “Vou fazer a prova novamente, tentarei de novo Arquitetura, e dessa vez eu espero que olhem para mim e digam: ‘ah, tudo bem, pode entrar”, revela.


Leia mais no Tribuna do Ceará

quarta-feira, 14 de maio de 2014

No McDonald’s, prato de arroz e feijão tem pouco tempero e recebe críticas

Depois de descobrir que é possível comer arroz e feijão no McDonald's do Brasil, o G1 foi até uma loja própria da rede e pediu o cardápio executivo.
Os funcionários da unidade do Shopping D&D, na zona sul de São Paulo, tiveram dificuldade para encontrar o cardápio, que estava bem escondido embaixo do balcão.
Na lista, que não carrega a logomarca da rede, uma opção de refeição é apresentada para cada dia da semana. Além do arroz com feijão, cada prato executivo pode vir com dois hambúrgueres de frango, peixe ou carne bovina, uma salada com legumes, tempero, farofa e uma fruta. A refeição custa R$ 23 e não inclui a bebida.

Leia mais no G1

ANS anuncia nova suspensão de 161 planos de saúde de 36 operadoras


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quarta-feira (14) a suspensão da venda, por três meses, de 161 planos de saúde administrados por 36 operadoras. As suspensões valem a partir desta sexta-feira (16).


Leia no G1

Manifestantes queimam várias fábricas no Vietnã em protesto contra China

Trabalhadores vietnamitas queimaram várias fábricas durante um protesto contra os planos da China de instalar uma plataforma petrolífera em águas das ilhas Paracel, que é disputada pelos dois países, informou nesta quarta-feira a imprensa local.
O incidente ocorreu quando cerca de 19 mil pessoas se manifestavam ontem em um polígono industrial de empresas taiuanesas, chinesas e coreanas na província de Binh Duong, no sul do país, onde os protestos continuam hoje.
O vice-presidente provincial, Tran Van Nam, disse ao site "VNExpress" que alguns dos manifestantes incitaram o restante a remover as cercas e invadir as fábricas, o que propiciou roubos, incêndio de edifícios e agressões aos guardas de segurança.

terça-feira, 13 de maio de 2014

SP: Movimentos sociais fazem ato pela constituinte da reforma política




'PORQUE, COM ESSE CONGRESSO, NÃO DÁ'

São Paulo/SP - Por  Isaías Dalle, do sítio da CUT -  Sem uma reforma ampla do sistema político, elaborada por uma constituinte exclusivamente eleita para essa tarefa, não haverá as demais mudanças desejadas e necessárias para o Brasil. Essa a conclusão de movimentos de moradia, sindicatos, organizações da juventude, professores universitários e juristas que se reuniram no final da tarde deste sábado, na capital paulista, para realizar um Ato Nacional pela Constituinte. {Mais de 600 pessoas de 14 estados se fizeram presentes}.

O lema que resumiu o encontro, e que também faz parte de manifesto divulgado pelas entidades presentes, dá bem a medida dessa conclusão:“Com esse Congresso, não dá”. Do modo como a representação política se constitui – inclusive nos poderes Executivo e Judiciário, e não apenas no parlamento – reformas que alterem a distribuição de poder, que desconcentrem renda e ataquem as injustiças sociais existentes simplesmente não são aprovadas. (...)

Clique AQUI para continuar lendo.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Brasil tem o 2º passaporte mais valorizado da América Latina

Nos últimos meses, diversas mudanças na política de vistos da União Europeia e dos Estados Unidos fizeram com que alguns passaportes da América ganhassem mais peso no cenário mundial.

Alguns chilenos, por exemplo, vão poder entrar em território americano sem visto. Mas, afinal, qual o passaporte mais valorizado na América Latina?

Em um índice sobre cidadãos de um país que podem viajar a mais destinos sem a necessidade de visto, o Brasil aparece em segundo lugar, ficando atrás da Argentina.


Confira a notícia da BBC Brasil no UOL

Ataques de leopardos "devora homens" geram crescente temor na Índia

Os ataques a pessoas cometidos por leopardos, denominados localmente "devora homens", geram um crescente temor em zonas rurais da Índia, onde o felino se aproxima de algumas cidades em busca de alimento empurrado pela destruição de seu habitat.

O jornal local "The Hindustan Times" divulgou recentemente imagens impactantes de um leopardo nas ruas de uma pequena cidade do Estado de Maharashtra atacando um homem ao tentar fugir da multidão que o encurralava.


Confira a notícia da EFE, no UOL

Talibãs lançam ofensiva de primavera no Afeganistão

Os talibãs afegãos iniciaram nesta segunda-feira a ofensiva de primavera com vários ataques no país, sobretudo na capital Cabul, onde lançaram foguetes contra o aeroporto, e três pessoas morreram na cidade de Ghazni.

Um ataque também foi executado em Jalalabad (leste), onde dois terroristas conseguiram entrar no ministério da Justiça do governo provincial. "Há tiroteios com as forças de segurança afegãs", declarou Hazrat Husain Mashriqial, porta-voz da polícia local.  "Nós também lançamos foguetes contra os talibãs e cercamos o edifício", completou.


Confira no Correio do Povo.