sábado, 24 de maio de 2014

Carta aos companheiros presos


José Genoíno, José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha foram condenados sem provas porque fazem parte de uma história que incomoda.

Por Hamilton Pereira (Pedro Tierra), na Carta Maior*

     (Para ser lida em voz alta com os companheiros que chegam à militância...) 

                                       (Brasília, fevereiro / maio de 2014)

A aventura de construir um partido de base popular que viesse a representar de maneira independente os interesses dos trabalhadores na sociedade brasileira, ainda sob a ditadura empresarial-militar imposta ao país pelo golpe de abril de 1964, percorre a esta altura, cerca de três décadas e meia. Se pensarmos bem, tempo relativamente curto, considerados os cinco séculos desde o desembarque dos colonizadores portugueses nesses trópicos. 

Depois das grandes mobilizações sociais catalisadas por S. Bernardo do Campo, no final dos anos 70, e das históricas assembleias do Estádio de Vila Euclides, o 10 de fevereiro de 1980, reuniu, no Colégio Sion, sob os olhos distraídos das velhas elites oligárquicas, vencedoras em 1964 e algum nervosismo das novas elites nutridas pela ditadura empresarial-militar, variadas vertentes dos movimentos populares e sindicais que resistiram a ela para constituir sob a liderança dos operários do ABC um instrumento que organizasse e unificasse sua ação. (...)

-CLIQUE AQUI  para continuar lendo.

A entrevista camarada de João Roberto Marinho a Alberto Dines



Ao ver a entrevista que Alberto Dines fez com João Roberto Marinho no seu Observatório de Imprensa, me lembrei, rindo, da ira que acometeu, aspas, o Globo quando Lula conversou com blogueiros.
O ponto do Globo é que Lula fizera uma “entrevista camarada”.
Pergunto: será que eles viram a entrevista de seu patrão? Pode haver entrevista mais “camarada”? Ou entrevista “camarada” só é um problema quando um inimigo a concede?


Brasil atinge meta da ONU e reduz mortalidade infantil

O Brasil atingiu a meta assumida no compromisso "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio" de reduzir em dois terços os indicadores de mortalidade de crianças de até cinco anos. O índice, que era de 53,7 mortes por mil nascidos vivos em 1990, passou para 17,7 em 2011. Os números integram o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento, divulgado nesta sexta-feira em Brasília pelo governo.

Leia mais no Correio do Povo

Um dia após golpe, junta militar prende premiê 'para sua própria proteção' na Tailândia

A junta militar que tomou o poder na Tailândia deteve nesta sexta-feira (23) a ex-premiê Yingluck Shinawatra e mais de 100 políticos, líderes e ativistas, proibindo-os de deixar o país. 
Segundo o porta-voz do Exército, Shinawatra e membros de sua família foram detidos "para sua própria proteção" e serão soltos "dentro de uma semana".
"No total, 155 pessoas foram proibidas de viajar ao exterior, salvo autorização" do novo regime militar, "para manter a paz e a ordem", declarou um porta-voz militar na televisão.


Confira no UOL Notícias

Exército anuncia golpe de Estado na Tailândia

O Exército da Tailândia deu nesta quinta-feira (22) um golpe de Estado, dois dias depois de declarar lei marcial sob o pretexto de solucionar a crise política no país após mais de oito meses de protestos antigovernamentais. A Constituição foi suspensa.


Leia mais no UOL Notícias

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Repórter da Globo se dá mal ao tentar fazer entrevista tendenciosa

A jornalista de O Globo, Tatiana Farah, entrevistou o ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda. Ou ela é mal informada ou jogou cascas de banana em três perguntas, mas levou 3 tocos como resposta.

(...)

“Isso é falso. O Brasil cresce mais que o México. E “países do Pacífico” não existem. Há um país grande, que é o México, há um país mediano, que é a Colômbia, e dois países pequenos, que são Peru e Chile. Não é certo que os do Pacífico cresceram mais. Essa é uma ficção criada pelos mercados na mídia internacional. O que se sucede é que as expectativas sobre o Brasil foram muito elevadas. Afirma-se que o México cresce mais que o Brasil, mas, no ano passado, o Brasil cresceu mais. E este ano o Brasil vai crescer mais que o México.”


Nesta resposta, Castañeda respondia à insinuação que "os países do Pacífico cresciam mais que os do Mercosul". Confira no Pragmatismo Político.

Estudantes usam saia para protestar contra sexismo em escolas francesas

Estudantes franceses foram estudar esta semana de uma maneira um tanto inusitada: todos estavam usando saia.
O motivo do uso dessa peça pertencente ao vestuário feminino é a campanha “O que levanta a saia”, idealizada pelos próprios estudantes, com apoio das autoridades locais e do governo federal.

Leia mais no Pragmatismo Político.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Cientistas descobrem por que azeite de oliva reduz pressão arterial

Ingerir gordura não saturada, como a contida no azeite de oliva, juntamente com vegetais de folhas verdes, entre outros, gera um tipo de ácido-graxo que reduz a pressão arterial, revelaram cientistas britânicos nesta segunda-feira (19).

O estudo com ratos de laboratório ajuda a entender trabalhos anteriores, segundo os quais a dieta mediterrânea combate a hipertensão, e foi publicado nos Estados Unidos e financiado pela British Heart Foundation.


Confira notícia da AFP no UOL

Exército da Tailândia decreta lei marcial no país

O Exército tailandês anunciou nesta terça-feira (20) a imposição de lei marcial no país, "para preservar a lei e a ordem" em meio a uma crise política no país. O anúncio surpresa concede ainda amplos poderes ao Exército para impor sua decisão. Os militares insistiram que a medida não se trata de um golpe de Estado.
A lei marcial ocorre depois de uma longa crise política, e meses de crescentes tensões entre o governo e a oposição.
O assessor-chefe de segurança do primeiro-ministro interino disse que o governo não foi consultado sobre a decisão do Exército. Um porta-voz do Exército disse que a imposição da lei marcial não terá impacto sobre o governo interino de Niwattumrong Boonsongpaisan, que permanece no cargo.

Aos 70 anos, Mick Jagger se torna bisavô

O veterano do rock Mick Jagger se tornou bisavô. Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, a neta do líder dos Rolling Stones, Assisi, de 21 anos, deu à luz uma menina nesta segunda-feira.  O nome do bebê ainda não foi divulgado, assim como as fotos da criança.  


Leia mais no Correio do Povo

Grito da Terra deve reunir 5 mil em Porto Alegre

A solução para a demarcação de terras, a distribuição de protetor solar pelo governo e a educação no campo são algumas das principais reivindicações que os agricultores familiares ligados à Fetag farão nesta terça-feira, em Porto Alegre, durante o 20º Grito da Terra Brasil. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 5 mil pessoas, de 352 sindicatos de trabalhadores rurais, participem da atividade. 


Leia mais no Correio do Povo.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Facebook suspende conta de italiana por foto de duas mulheres se beijando

Uma italiana teve sua conta do Facebook suspensa após ter publicado uma foto de duas mulheres se beijando, segundo ela, em manifestação a favor dos direitos dos homossexuais. Carlotta Trevisan, uma mãe de 28 anos, soube que sua conta foi bloqueada porque ela infringiu regras de uso da rede social de mais de 1 bilhão de usuários, mostrando imagens de "nudez e pornografia", de acordo com a mensagem enviada pelo Facebook.
A mulher publicou a imagem por conta do Dia Internacional Contra a homofobia e Transfobia, comemorado no sábado (17). Após alguns dias, contudo, ela recuperou sua conta e colocou a imagem "proibida" como sua foto de perfil.

Leia mais no G1

EUA processam militares chineses por ciberespionagem

O governo dos Estados Unidos iniciou um processo contra vários integrantes do Exército chinês acusados pelo roubo de segredos comerciais americanos, afirma a imprensa americana.

O jornal The Washington Post e outros meios de comunicação anunciaram que as acusações contra membros do Exército Popular de Libertação (PLA) marcam a primeira vez que Washington processa funcionários do governo chinês por espionagem econômica.

O jornal The New York Times afirma que o Departamento de Justiça anunciará formalmente a acusação durante a segunda-feira.


Leia mais no Terra.