sábado, 31 de maio de 2014

Troca de sargento dos EUA por 5 presos de Guantánamo é elogiado por talibãs


A libertação dos cinco presos afegãos de Guantánamo em troca do sargento americano Bowe Bergdahl, detido há quase cinco anos pelos talibãs, é uma grande satisfação, segundo expressaram os rebeldes radicais neste sábado (31).


Confira a notícia da AFP no UOL

Quatro detidos pelo apedrejamento de grávida no Paquistão

Quatro homens foram detidos no Paquistão pela morte de uma mulher grávida, que foi apedrejada pela própria família, um caso que provocou grande indignação da opinião pública. Farzana Parveen, de 25 anos, morreu na terça-feira ao ser apedrejada diante do tribunal de Lahore, uma cidade de 10 milhões de habitantes, por quase 30 integrantes de sua família que não aceitavam o casamento da jovem com um agricultor local.

O assassinato brutal provocou uma onda de indignação e destacou mais uma vez o horror dos crimes de honra e fragilidade da situação das mulheres no Paquistão, um país no qual muitos casamentos são combinados pelas famílias.


Confira no Correio do Povo

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Advogado que levou PT à derrota no STF é ligado a Gilmar

Embora tenha sido atacado nas redes sociais, por não conceder a medida impetrada pelo PT para conseguir que os presos da AP 470 tenham direito à prisão no semi-aberto, é consenso no STF (Supremo Tribunal Federal) que o Ministro Marco Aurélio de Mello agiu acertadamente.
O advogado do PT, Rodrigo Mudrovitsch valeu-se de um instrumento legal chamado de ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) criado pela Constituição de 1988.
Ocorre que esse tipo de ação vale para causas abstratas, não para resolver um caso concreto. E foi isso o que Marco Aurélio de Mello alegou para rejeitar o pedido.

Confira no Blog do Luís Nassif

Taylor Swift cancela show na Tailândia após golpe militar

A cantora Taylor Swift cancelou um show da sua turnê "Red Tour" em Bangkok na Tailândia, por conta da ocupação militar que tomou o poder do país pela 12ª vez. “Estou enviando meu amor aos meus fãs na Tailândia”, escreveu ela na sua conta oficial do Twitter. “Estou tão triste que o show foi cancelado.” Com a queda do governo, os militares instituíram um toque de recolher entre 22h e 5h, impossibilitando a realização do show, segundo informa o site The Mirror.


Leia mais no Correio do Povo

Sissi vence eleição no Egito e legitima poder do exército


O ex-comandante do exército egípcio Abdel Fatah al-Sissi venceu a eleição presidencial com 96% dos votos, segundo resultados provisórios, o que legitima o poder do exército no país 11 meses depois da destituição do único presidente civil da história do Egito, o islamista Mohamed Mursi.

A vitória era mais que esperada em um país no qual as vozes dissidentes foram reprimidas e os opositores são julgados e detidos. Mas a votação registrou um índice de abstenção superior a 50%. Os partidários do deposto Mursi foram as primeiras vítimas da repressão implacável comandada por Sissi, que deixou mais de 1,4 mil mortos e quase 15 mil detidos. Agora os alvos das forças de segurança e da justiça são os jovens progressistas.
Leia mais no Correio do Povo

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Militares censuram mais de 200 sites na Tailândia

A junta militar que governa a Tailândia bloqueou 219 sites sob a alegação de que os portais são uma ameaça para a segurança nacional, informou nesta quarta-feira (28) a imprensa local. O exército também pedirá para redes sociais como Facebook e Twitter, e aplicativos de chat, como o Line, colaboração para eliminar as contas dos usuários que divulgarem "conteúdos ilegais", publicou o jornal "Prachatai".


Confira no G1

terça-feira, 27 de maio de 2014

Os EUA estão impedindo a entrada de chineses que parecem hackers

Um representante do governo dos EUA recentemente listou diversas maneiras que os EUA estão mirando a comunidade hacker chinesa como um todo. A lista inclui diversas coisas, desde sanções econômicas até banimento de hackers chineses que querem participar de conferências nos EUA. E isso já está acontecendo.


Confira no Gizmodo Brasil

Brasil bate recorde histórico de homicídios

O Brasil quebrou um triste recorde: teve o maior número de pessoas mortas em um ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (27) no Mapa da Violência 2014, que compila dados de 2012. Ao todo, foram 56.337 mortes, o maior número desde 1980. O total supera o de vítimas no conflito da Chechênia, que durou de 1994 a 1996. 
É o dado mais atualizado de violência pelo Brasil e tem como base o Sistema de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que registra as ocorrências desde 1980.


Leia mais no UOL Notícias

domingo, 25 de maio de 2014

A aposta de Ronaldo

Ao dizer que está com vergonha do Brasil, Ronaldo, que não dá ponto sem nó, busca três objetivos;
eximir o COL das responsabilidades que também são do COL, do qual faz parte, talvez a mais visível;
culpar o governo federal, embora as culpas devam ser divididas também entre os 12 governos estaduais e municipais que receberão a Copa do Mundo;
apoiar a candidatura à presidência do amigo Aécio Neves.
Elementar.