quinta-feira, 5 de junho de 2014

Mais uma jovem é enforcada em árvore após estupro na Índia

Uma adolescente foi encontrada enforcada em uma árvore após ter sido vítima de estupro no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, onde casos semelhantes também foram registrados nos últimos dias, informou nesta quarta-feira (4) a imprensa local.

O corpo da jovem de 15 anos foi encontrado ontem pendurado em uma árvore na região de Mishrikh. Anteriormente, de acordo com fontes policiais em declarações à agência "Ians", o pai da jovem chegou a registrar uma queixa de estupro da filha.

Confira no UOL Notícias

Ainda: 

- Jovem é estuprada, assassinada e tem o rosto desfigurado por ácido.

Menino de 10 anos é estuprado por 8 homens na Índia

Mais um abuso sexual de criança choca a Índia. Dessa vez, um menino de 10 anos foi estuprado por oito homens em Nova Déli, capital do país, informou a agência de notícias Pti.
A polícia de Geeta Colony, onde a denúncia foi registrada, informou que "o menino foi abordado no dia 27 de maio quando estava entrando em uma loja".

Leia mais no UOL Notícias

Câmara aprova proibição do uso de animais em testes de cosméticos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa quarta-feira um projeto de lei que veda o uso de animais em testes laboratoriais para a confecção de cosméticos. O projeto do deputado Ricardo Izar (PSD-SP) segue agora para o Senado. A proposta prevê multa para quem descumprir a lei.

Em votação simbólica, os parlamentares decidiram proibir também o uso de animais em atividades de ensino e pesquisa para desenvolvimento de produtos de uso cosmético em humanos. De acordo com o projeto, a indústria cosmética fica impedida de utilizar os animais em teste de substâncias já existentes e "comprovadamente seguras para o uso humano". "A partir de agora vai ser muito difícil usar animais em testes", disse Izar.


Confira no Correio do Povo

terça-feira, 3 de junho de 2014

Ex-chefe do Exército é proclamado vencedor de eleição presidencial no Egito

O ex-chefe do Exército egípcio Abdel Fatah al Sisi foi declarado oficialmente vencedor das eleições presidenciais do país nesta terça-feira (03/06). Segundo as autoridades eleitorais, o ex-militar conseguiu 96,9% dos votos, em um pleito que teve 53% de abstenção. 

O principal concorrente de Sisi, o esquerdista Hamdin Sabahi, obteve 3,09% dos votos.


Leia mais no Opera Mundi

Aécio e a cocaína no Roda Viva


Aécio tem um problema.
Mesmo num ambiente superprotegido como foi o Roda Viva ontem, a questão da cocaína o assombrou.
O editor da Piauí, Fernando Barros e Silva, fez a pergunta fatal. O desconforto jorrou em golfadas de Aécio.
Me ocorreu a reação histórica de FHC quando, como candidato a prefeito de São Paulo, ouviu de Boris Casoy num debate pela tevê o seguinte: “O senhor acredita em Deus?”
Naquela época, FHC não acreditava.
“Mas Boris: nós tínhamos combinado antes que você não faria essa pergunta”, respondeu ele.
Fernando Barros – o único dos entrevistadores que fez ontem algo parecido com jornalismo – perguntou.
A resposta de Aécio – disse, perturbado e irritado, que nunca usou cocaína – não foi a mais convincente que ele deu na vida, com certeza.

Acusações sobre uso de cocaína vêm do 'submundo da internet', diz Aécio


O senador e pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves (MG), disse em entrevista na noite desta segunda-feira (2) ao programa "Roda Viva" da TV Cultura, que as acusações de que ele é usuário de cocaína vêm do "submundo da internet".
A afirmação foi feita em resposta ao jornalista Fernando de Barros e Silva, diretor-responsável da revista Piauí, que indagou ao senador se ele já consumiu a droga. "Fernando, jamais [usei cocaína]. Talvez seja exatamente isso que busca esse submundo da internet: que um jornalista qualificado como você [faça esse questionamento]."
Barros e Silva citou uma partida da seleção brasileira contra a Argentina em 2008, no Mineirão, em que os torcedores fizeram um grito relacionando Aécio com Maradona, que já teve problemas com o uso da droga. O jornalista também lembrou um artigo escrito por José Serra em dezembro passado, no mesmo dia em que Aécio lançou sua pré-candidatura em Brasília.

Leia mais no UOL Notícias.

O Senador poderia lembrar que o "submundo da internet" pode vir de correligionários, do seu partido, conforme o blog Diário do Centro do Mundo,  ou lembrando um velho texto publicado na Folha de São Paulo, citado no Observatório da Imprensa.

Obama anuncia plano para reforçar presença militar dos EUA no leste da Europa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira (3) em Varsóvia um plano para aumentar a presença militar americana no leste da Europa, declaração que chega em um contexto marcado pela crise da Ucrânia, as tensões com a Rússia e o temor de países como a Polônia de um expansionismo russo na região.


Leia mais no UOL.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Edward Snowden é o "criminoso mais procurado" do mundo

Nos últimos vários meses, recebemos lições instrutivas sobre a natureza do poder do Estado e as forças que conduzem a política de Estado. E sobre uma questão intimamente relacionada: o sutil e diferenciado conceito de transparência.
A fonte da instrução, é claro, é o grande número de documentos sobre o sistema de vigilância da Agência Nacional de Segurança divulgados pelo corajoso combatente da liberdade Edward Snowden, peritamente resumidos e analisados por seu colaborador Glenn Greenwald em seu novo livro, "Sem Lugar para se Esconder".

Continue lendo o texto de Noam Chomsky, no UOL Notícias

Nordeste lidera ranking da morte e vê assassinatos dobrarem em 10 anos

Em uma década, o Nordeste viveu uma explosão no número de assassinatos, o que tornou a região líder em números absolutos e taxa de homicídios no país. Os dados são do Mapa da Violência 2014, divulgado na semana passada, que revelou casos entre os anos de 2002 e 2012.
Nesse mesmo período, os homicídios na região cresceram 10 mil, mesmo índice do Sudeste, onde, em vez de crescer, o número caiu. Em 2012, foram assassinadas na região 20.960 pessoas, quase o dobro de 2002, quando foram 10.947 mortes.


Leia mais no UOL Notícias

O rei Juan Carlos vai se calar

O rei da Espanha, o discretamente escandaloso Juan Carlos, vai abdicar.
Por que a Espanha não aproveita para abolir a monarquia, essa aberração da idade primitiva do comportamento humano, em busca de um pai, e instaurar uma república? No século XXI, qualquer monarquia, por melhor que seja, é absurda.

Aos 76 anos, rei Juan Carlos da Espanha decide abdicar do trono

O rei Juan Carlos I, de 76 anos –  que teve a imagem abalada nos últimos anos por vários escândalos – decidiu abdicar em favor do filho, o príncipe Felipe, anunciou nesta segunda-feira o chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy, que surpreendeu o país. O príncipe das Astúrias, de 46 anos, deve ser nomeado em breve o novo monarca da Espanha com o nome de Felipe VI.


Leia mais no Correio do Povo

domingo, 1 de junho de 2014

Reforma Política





Por Marco Weissheimer, no Sul21*

O ex-governador e agora pré-candidato ao Senado, Olívio Dutra, deu uma aula pública, na noite desta quarta-feira, no pátio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Olívio foi convidado por estudantes para participar do lançamento do Comitê da UFRGS para o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana da Reforma do Sistema Político, movimento que está sendo construído por centenas de organizações em defesa da transformação do sistema político brasileiro. Esse movimento culminará em uma votação a ser realizada entre os dias 1 e 7 de setembro, onde a população responderá a seguinte pergunta:“você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana do Sistema Político?”.

Aluno do curso de Letras da UFRGS, Olívio falou sobre a importância da Reforma Política para o avanço da democracia brasileira. O ex-governador apontou a fragmentação da esquerda como um dos obstáculos que atrapalham a aprovação de uma Reforma Política profunda. “Costumo dizer que, se deus nos deu dois ouvidos e uma boca, talvez tenha sido para nos sugerir que ouvíssemos mais e falássemos menos. Nós precisamos aprender a nos ouvir mais uns aos outros”, afirmou.

Ele defendeu uma Reforma Política profunda, que não fique apenas na superfície, e lembrou das dificuldades que o campo popular e progressista já enfrentou para mudar o sistema político saído da ditadura. (...)

CLIQUE AQUI  para continuar lendo.