sábado, 19 de julho de 2014

Mídia: Boeing 777 poderia ter sido confundido com avião do presidente russo

Quem abateu o Boeing 777 da Malaysia Airlines poderia ter planejado um atentado contra o presidente da Rússia Vladimir Putin, informa a mídia russa.


Leia mais na Voz da Rússia
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_07_17/M-dia-alvo-dos-quem-abateu-Boeing-777-poderia-ter-sido-avi-o-do-presidente-russo-2784/

Seca não é ideológica; mídia, é. Demissões da água em São Paulo só saem no “Valor”

São Pedro, sabe-se, não tem partido e pouca chuva não é problema ideológico, mas hidrológico.
Mas os efeitos e a capacidade de enfrentá-los é, sim, ação de Governo.
Todo mundo acompanhou a agitação, nos primeiros meses do ano, com o “terror do apagão elétrico” que a seca iria provocar.
E não provocou, nem vai provocar, embora as condições sejam, de fato, delicadas e se vá chegar à época das chuvas com um armazenamento muito baixo.
É a verdade, são fatos e fatos não são partidários.
Mas a imprensa é.
Você consegue imaginar o que seriam as manchetes dos jornais brasileiros e as indústrias estivessem demitindo trabalhadores e suspendendo investimentos por conta de uma esperada falta de luz?
Mas isto está acontecendo com a indústria paulista em função do medo de não terem água para trabalhar.
Nem a Folha, nem o Estadão divulgam a pesquisa apresentada hoje pela Fiesp.

Confira no Tijolaço (via Blog do Luís Nassif). 

Hello Kitty festeja 40 anos desafiando personagens modernos

A personagem Hello Kitty, que neste ano festeja seu 40º aniversário, ainda tem muitos anos de fama pela frente, afirmou nesta quinta-feira a designer japonesa responsável pela gatinha. "Já são três gerações de fãs da Hello Kitty e, portanto, acredito que seguirão existindo outras no futuro, como os membros de uma grande família", declarou Yuko Yamaguchi, integrante desde 1980 da equipe da personagem na empresa japonesa Sanrio.


Leia mais no Correio do Povo

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Juiz condena blogueira que 'aparecia bem demais' na busca do Google

A Justiça francesa condenou uma blogueira por escrever uma dura crítica a um restaurante que "aparecia demais" no Google.
A decisão obrigou a blogueira Caroline Doudet a mudar o título de um post em que fala mal do restaurante Il Giardino, em Cap-Ferret, no sudoeste da França.
A medida também determina que ela pague uma indenização ao estabelecimento.

Confira no G1

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Com aumento de 7%, Chile paga segundo melhor salário mínimo na América do Sul

Após uma queda de braço que durou vários dias, os ministros do Trabalho, Javiera Blanco, e Fazenda, Alberto Arenas, conseguiram concluir um acordo com a Central Unitária de Trabajadores (CUT), presidida pela comunista, Barbara Figueroa, para fixar um plano escalonado de aumento nominal do salário mínimo nacional do Chile entre 2014 e 2016.
Como primeira medida e efeito retroativo a 1º de julho, o mínimo chileno, de 210 mil pesos atuais, será corrigido em 7% para  225 mil pesos, equivalente ao aumento de 379,0 para 406,0 dólares. Em 1º de julho de 2015, o mínimo será de 241 mil pesos, devendo ser aumentado para 250 mil pesos em janeiro de 2016. Deste modo, a CUT aceitou postergar por ano e meio o valor que os movimentos sociais e bases sindicais reivindicavam para agora.

Confira no Blog do Luís Nassif

Política francesa é condenada a nove meses de prisão por comparar ministra a chimpanzé

Uma política francesa foi condenada a nove meses de prisão e recebeu uma multa de 50 mil euros por comparar uma ministra negra a um chimpanzé, informou o jornal britânico "Independent". É a sentença mais dura já vista na França para um crime de racismo.
Anne-Sophie Leclère, do partido de extrema direita Frente Nacional, postou no Facebook uma imagem de um chimpanzé fêmea ao lado de uma foto de Christiane Taubira, ministra da Justiça da França. A primeira imagem tinha como legenda "18 meses de idade" e a segunda dizia "Agora".

Confira no UOL Notícias.

Retrato de mulher nua com pelos pubianos é retirado de galeria por ser considerado 'nojento'

Um quadro da artista plástica britânica Leena McCall foi ironicamente removido da Exposição Anual da Sociedade de Mulheres Artistas da galeria Mall, em Londres.
A obra, chamada "Retrato da Sra. Ruby May em Pé", foi considerada "pornográfica" e "nojenta" pela galeria.
O quadro mostra uma mulher vestindo calça, colete e chapéu verde-oliva, fumando um cachimbo e lançando um olhar intrigante ao observador.


Confira no F5

Fabricante americana cria réplica do Batmóvel para andar nas ruas

Depois de levar quase um ano para ser construída, está pronta a réplica do Batmóvel licenciada para ser conduzida nas ruas. A réplica do carro icônico do Batman na série de TV dos anos 1960 tem 430 cavalos de potência e um tanque que cria o mesmo efeito de pós combustão que o original. 


Confira no Correio do Povo

As 13 previsões mais desastrosas sobre a Copa

Copa do Mundo não resolveu e não irá resolver todos os problemas do país. Aliás, nem é esta a função de um evento esportivo privado. Mas que o mundial atrai turismo e investimentos externos, não há mais dúvidas. Como também não há nenhuma de que ele mexe com autoestima de um país incentivado durante séculos a cultivar um inapropriado “complexo de vira-latas”!
Por isso, agora que o sucesso do evento já é reconhecido em todo o mundo, que o país já provou que pode ser organizar uma bela copa e que os turistas e os investimentos estrangeiros continuam chegando, é hora de dar boas gargalhadas com previsões mais pessimistas feitas pelas cartomantes de plantão que tanto torceram contra a realização do mundial.
Das adivinhações às avessas do mago Paulo Coelho à mudança de planos da cineasta que fez sucesso afirmando que não viria ao Brasil, confira as 13 previsões mais catastróficas – e furadas – sobre a Copa do Mundo no Brasil.


Confira no Pragmatismo Político

Réu do mensalão tucano no STF, senador de MG renuncia ao mandato

Último réu do processo do mensalão mineiro que ainda seria julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal),  o senador Clésio Andrade (PMDB-MG) renunciou ao seu mandato no início da tarde desta terça-feira (15), alegando problemas de saúde. O pedido foi feito acompanhado de laudo médico com diagnóstico de necrose no fêmur das duas pernas.


Confira no UOL Notícias

terça-feira, 15 de julho de 2014

Após críticas, Fifa errou mais do que governo na Copa-2014

Após seguidas críticas pelos atrasos nos preparativos do torneio, a Fifa cometeu os maiores erros na organização da Copa-2014. Falhas na segurança interna dos estádios e comercialização ilegal de ingressos foram os piores problemas do Mundial, encerrado neste domingo. E ambos os itens estavam nas mãos da entidade e do COL (Comitê Organizador Local).


Confira no Blog do Rodrigo Mattos no UOL

A confusão da adaptação da legislação eleitoral à Internet

Há uma confusão geral na definição de regras de propaganda eleitoral para a Internet. Por conta dessa confusão, governos federal e estaduais desativaram seus sites, há uma corrida maluca para tirar do ar qualquer vídeo – mesmo antigo – que possa ter um logotipo de governos. Assim como não tem lógica coibir a comunicação oficial, seja em sites do governo federal seja em estados tucanos.
Não pode ser assim.
Ao contrário da televisão, do rádio, dos outdoors e das publicações impressas, o conteúdo da Internet é intemporal. Não se pode enquadrá-lo nas mesmas regras temporais dos demais veículos.

Confira no blog do Luís Nassif

As vigas e a vigarice

Quando houve a torpe tentativa de ligar ao Governo Federal o desastre da queda de um viaduto em Belo Horizonte, obra de responsabilidade da Prefeitura da Cidade, dirigida por um aliado de Aécio Neves,  perguntei aqui porque  um desastre igual, em São Paulo, que também causou uma morte, um mês antes, tinha recebido apenas uma nota nos jornais paulistas.
Hoje, aconteceu outro desabamento em São Paulo, em obra do governo estadual, felizmente sem vítimas.
Um “viguinha” de 40 toneladas caiu e arrastou outras duas em Cubatão, na construção do anel viário que ligará a Anchieta a outras duas rodovias estaduais.
Nem a Folha, nem o Estadão citam, sequer, o Governo do Estado de São Paulo, apenas a empresa que administra a Anchieta, a Ecovias, embora as obras façam parte de investimentos do Estado e sejam fiscalizadas  pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Leia mais no Tijolaço.

A novela da derrota da Copa na mídia brasileira

Bastou um pouco mais de 90 minutos de jogo - e, claro, o resultado atípico em termos históricos - para que assistíssemos a algo que, se bem analisado, pode se tornar tão intrigante quanto o resultado da semi-final que Brasil e Alemanha protagonizaram. A derrota da seleção brasileira, com o fatídico 7x1 em favor da Alemanha, trouxe à tona mais um episódio de incoerência e superficialidade na cobertura da maioria da imprensa brasileira.
Ninguém questiona a surpresa gerada pelo placar. Mas tão surpreendente quanto foi a rápida mudança na linha editorial de dezenas de emissoras de rádio e TV, sites, jornais e revistas. Do patriotismo exacerbado, com direito a aterrissagem de helicóptero global nos treinos da seleção, ao quase que linchamento público de alguns jogadores e da comissão técnica, salvo raras e honrosas exceções.
Editoriais e opiniões que antes denotavam a seleção alegre, feliz, o grupo unido do menino “Ney’ e de Felipão rapidamente mudaram o tom e elevaram as críticas àquela que já chamam como a pior seleção brasileira dos últimos tempos. Uma situação que beira, inclusive, a esquizofrenia, quando o peso recai sobre os próprios privilégios.

Animação resume conflito entre a Palestina e Israel em três minutos; assista

Está circulando pelas redes uma animação cujo título é “This land is Mine”, em livre tradução, “A ilha é minha”. Produzido por Nina Paley, o vídeo, que tem três minutos de duração, faz um resumo da história do conflito entre a Palestina e Israel.
Em seu blog, Nina Paley explica a canção que dá título ao vídeo. Segundo Paley, “This land is mine é uma paródia da ‘Canção êxodo’”, que era “uma trilha sonora do sionismo americano na década de 1960 e 70, que visava expressar o direito judaico por Israel”. A autora do vídeo explica que ao “colocar a música na boca de todos os partidos em guerra” está “criticando” a canção original.

Confira na Revista Forum

segunda-feira, 14 de julho de 2014

AÇÃO URGENTE: Profissionais do sexo despejadas e agredidas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro

Isabel (nome fictício), profissional do sexo na cidade de Niterói, foi agredida e ameaçada depois de denunciar publicamente o estupro e extorsão de profissionais do sexo pela polícia durante incursões ilegais e despejos realizados no dia 23 de maio. Cerca de 300 profissionais do sexo estão agora sem ter onde morar e a segurança de Isabel e sua família está em risco.
Isabel é profissional do sexo em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Em 4 de junho, ela participou de uma audiência pública onde denunciou vários atos violentos cometidos por policiais contra ela e suas colegas em 23 de maio, quando a polícia invadiu um prédio onde cerca de 300 profissionais do sexo moravam e recebiam seus clientes. Além de extorsão, Isabel e outras profissionais do sexo afirmam que a polícia estuprou, roubou seus pertences e plantou evidências para incriminá-las falsamente, antes de detê-las sem mandados de interrogatório e fechando seus apartamentos como "cenas de crime". 
Apesar dos "defeitos estruturais" que estão sendo citados como uma das razões para o fechamento do edifício, apenas os andares e apartamentos onde moram e trabalham as profissionais do sexo foram invadidos e fechados. A venda ou compra de serviços sexuais não é crime no Brasil e a Defensoria Pública reconheceu que as ações policiais foram ilegais. Apesar dos esforços para apresentar queixas contra a polícia, as profissionais do sexo relataram que a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) recusou-se a registar as suas alegações no dia da incursão, e que os advogados que as assistem foram proibidos de acompanhar os  interrogatórios.

Vírus chikungunya deixa 33 mortos nas Antilhas e na Guiana Francesa

O vírus chikungunya provocou indiretamente a morte de 33 pessoas nas Antilhas e na Guiana Francesa desde dezembro, indicou nesta quinta-feira (10) a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, classificando-o de "grande epidemia".
"Até hoje, a doença provocou indiretamente 33 falecimentos de pessoas idosas frágeis, afetou 100.000 pessoas e provocou mil hospitalizações nos departamentos franceses da América", anunciou o ministério da Saúde.

Especialista recomenda atenção a sintomas de nova doença

Especialista recomenda atenção a sintomas de nova doença

Febre chikungunya chegou ao Brasil via militares e missionários

Parecida com a dengue e com o mesmo vetor da doença que virou problema de saúde pública no Brasil, a febre chikungunya chegou ao País principalmente por militares e missionários brasileiros que voltaram de missão no Haiti. A especialista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Jois Ortega, diz que as pessoas não devem ficar alarmadas com a doença, mas sim atentas. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, é raro um paciente morrer em decorrência da doença. A mortalidade é menos frequente que nos casos de dengue. O tratamento é feito para combater os sintomas.


Confira no Correio do Povo