quinta-feira, 24 de julho de 2014

Canvas Fingerprinting, uma nova ferramenta que provavelmente está te vigiando online

O que a Casa Branca e o YouPorn têm em comum? Os sites dos dois usam o canvas fingerprinting, um novo formato de monitoramento online criado para dificultar a vida de quem quer manter a privacidade. A ProPublica investigou o novo método, desenvolvido como uma alternativa insidiosa aos cookies para que os sites possam manter o controle sobre quem os visita.
Pesquisadores de Princeton e da Universidade KU Leuven foram os primeiros a descobrir o canvas fingerprinting e escreveram um estudo cujo nome é The Web Never Forgets (A internet nunca esquece). Segundo a estimativa dos estudiosos, 5% de 100.000 sites muito acessados usam esse método para traçar as movimentações online, incluindo o site da Casa Branca, o Perez Hilton, oPlentyOfFish, o Rap Genius, a CBS e, sim, o YouPorn.

Leia mais no Gizmodo Brasil

Vaticano reabilita filme de Pasolini sobre a vida de Jesus

O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, reabilitou nesta semana o filme do diretor italiano Pier Paolo Pasolini, "O Evangelho segundo São Mateus".  A obra, que estreou há 50 anos, no Festival de Veneza, foi alvo de censura, na ocasião, por seu estilo "pouco sagrado", com um Jesus demasiado humano. 


Leia mais no Correio do Povo

Brasil sobe uma posição em ranking de IDH e ocupa 79º lugar

O Brasil subiu no ranking mundial de desenvolvimento humano em 2013. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país ficou em 79º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no ano passado, uma posição acima da registrada em 2012. Apesar da melhora, o Brasil continua abaixo de outros países latino-americanos como Chile, Argentina, Cuba e Uruguai.


Leia mais no Correio do Povo.

terça-feira, 22 de julho de 2014

McDonald's e Yum pedem desculpas após novo escândalo alimentar na China

O McDonald's e a Yum Brands estão enfrentando um novo temor sobre segurança alimentar na China, o que tem afetado os esforços das gigantes do fast food para fortalecer sua reputação e negócios, que foram afetados por um escândalo em 2012 em um de seus maiores mercados.
O McDonald's e a controladora do KFC, a Yum, pediram desculpas a consumidores nesta segunda-feira, depois que reguladores chineses fecharam uma fornecedora local de carne em reação a uma reportagem na televisão que mostrou trabalhadores pegando pedaços de carne do chão de uma fábrica e misturando carne com validade vencida à carne fresca. As empresas disseram que não vão mais usar a fornecedora.

Confira no UOL Economia

segunda-feira, 21 de julho de 2014

FBI incentivou atos terroristas em operações infiltradas, afirma ONG

O FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos americanos para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas, montadas depois dos atentados do 11 de setembro, segundo um relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) divulgado nesta segunda-feira (21).
Em muitos dos 500 casos de terrorismo analisados por tribunais americanos desde 2001, "a promotoria americana e o FBI tiveram como objetivo muçulmanos americanos em operações clandestinas de contraterrorismo abusivas, baseadas na condições religiosa ou étnica", denuncia o informe da HRW.

Leia mais no UOL Notícias (AFP)

Professor confundido com ladrão: quem bateu também é vítima

Entre gírias típicas da periferia de São Paulo e frases de filósofos e poetas, André Luiz Ribeiro, 27 anos, lembra do dia em que quase foi linchado: "25 de junho, por volta das 19h30". O professor de história da rede estadual diz que foi confundido com um ladrão, acorrentado e espancado na rua, em Parelheiros, bairro da periferia de São Paulo.

Durante o espancamento, ouviu alguém dizer: "vai buscar o facão". Antes que o homem voltasse com a arma, porém, bombeiros chegaram ao local e dispersaram a multidão. Os presentes, entretanto, não acreditaram que André era professor e lhe pediram que desse uma aula sobre Revolução Francesa.


Confira no Terra.