sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Navio de assalto anfíbio americano de última geração visita Rio de Janeiro

O navio de assalto anfíbio USS America (LHA6), uma das mais modernas embarcações da marinha dos Estados Unidos e que chegou ontem ao Rio de Janeiro, abriu suas portas à imprensa nesta quarta-feira para uma visita guiada em que foram exibidos alguns dos armamentos e aeronaves de que dispõe.

O USS America, que conta com 1.400 homens a bordo, faz sua viagem inaugural e atracou no Rio após passar por Cartagena das Índias, na Colômbia. O navio zarpou no dia 11 de julho em Mississipi, e fará sua última parada no dia 15 de setembro em San Diego, na Califórnia, onde fica sua base.

A viagem, intitulada "America visita as Américas", visa reforçar a parceria entre as marinhas do Brasil e dos EUA, melhorar a segurança marítima e a ajuda humanitária, segundo um comunicado divulgado pelo comandante da embarcação.


Leia a notícia da EFE no UOL.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Snowden autorizado a permanecer mais três anos na Rússia

O ex-analista de inteligência americano Edward Snowden foi autorizado a permanecer mais três anos na Rússia, onde mora há um ano, anunciou o advogado Anatoli Kucherena. Snowden, que trabalhou para Agência Nacional de Segurança (NSA) e revelou a existência de um sistema generalizado de espionagem eletrônica em todo o mundo por parte do governo americano, "obteve o direito de residir durante três anos em território russo", afirmou o advogado em uma entrevista coletiva em Moscou.


Confira no Correio do Povo

Após Copa, mendigos voltam a Copacabana e reclamam de recolhimento forçado


Denúncia do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) em junho, antes do início da Copa do Mundo, alertava: apesar de proibição judicial, centenas de mendigos estavam sendo retirados das ruas da capital fluminense e levados para um abrigo da prefeitura, que estava "em condições precaríssimas de superlotação". E parte deles de forma compulsória, prática ilegal. A SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) negou a realização de recolhimentos à força, mas o UOL ouviu diversos moradores de rua que voltaram a ocupar as praças e calçadas de Copacabana, na zona sul da cidade, após o torneio e descrevem a mesma situação denunciada pelo Ministério Público.

Confira no UOL Notícias.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Tailândia proíbe jogo que simula ditadura militar

A junta de governo da Tailândia, no comando de militares, proibiu um jogo eletrônico que permite, entre outras funções, criar uma ditadura militar em uma ilha paradisíaca fictícia, na qual existem "praias ensolaradas e corrupção política". O game, chamado Tropico 5, propõe aos jogadores construir a própria forma de governo na ilha, seja uma "utopia socialista na qual cada cidadão conta" ou sistema tirânico que transforma a nação em uma mina de recursos para uma conta bancária na Suíça.


Confira em ZH Tecnologia

Governo e mídia dos EUA são coniventes com crimes, dizem jornalistas na Flip

Impunidade, poder e imprensa foram os motes da mesa que abriu o quarto dia da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) neste sábado.  Os jornalistas norte-americanos Charles Ferguson e Glenn Greenwald, convidados na mesa "Liberdade, liberdade", primeira conversa do dia , declararam que oss crimes financeiros, de tortura, de espionagem e de fraude cometidos nos Estados Unidos e pelo governo norte-americano são praticados com a conivência do Estado e da grande imprensa.


Confira no Correio do Povo