quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Jovem negra coloca foto com namorado branco no Facebook e sofre racismo

Quando M. D. M. R., uma jovem negra de 20 anos, colocou uma foto sua com o namorado no Facebook, ela não imaginava do que seria vítima. Ela foi atacada em uma enxurrada de comentários com ofensas racistas.
Em um primeiro momento, a vítima, que pediu para ser identificada apenas pelas iniciais de seu nome, mas autorizou o uso da imagem, disse ter ficado triste com a situação. Com o apoio da família e do namorado, resolveu procurar a polícia e denunciar o caso. Ela diz também ter recebido muitas mensagens de conforto. Em uma delas, um advogado de Brasília a aconselhou a procurar as autoridades. 

Leia mais no UOL Notícias.

Ferguson, Missouri - Detenção de repórteres chama atenção para truculência policial


As prisões de profissionais de imprensa durante a cobertura dos protestos violentos na cidade de Ferguson, nos EUA, deram início a um debate, nas redes sociais, sobre abuso de poder e o despreparo das autoridades policiais diante de manifestações populares. Três jornalistas alemães foram presos na cidade na terça-feira [19/8].
(...)
Na internet, circulam diversos vídeos mostrando a truculência policial. Em alguns deles, os policiais são ríspidos com manifestantes – apontando armas, fazendo ameaças de morte e usando palavreado chulo –, e em outros chegam a ordenar aos jornalistas que desliguem suas câmeras.
Um policial de Ferguson foi afastado de seu posto por tempo indeterminado após apontar um fuzil semiautomático para um manifestante e ameaçar matá-lo, durante uma manifestação pacífica na noite de terça-feira [19/8]. Brian Schellman, porta-voz da polícia do Condado de St. Louis, disse que o incidente foi lamentável e que não representava os profissionais que “trabalham diariamente em Ferguson para manter a paz”.

O que levou Larissa a ficar com Roger?


Tudo se encaixa na história, a meu ver.
Exceto uma coisa: o habeas corpus dado a Abdelmassih por Gilmar Mendes quando já se sabia que ele estuprara dezenas de mulheres de uma forma particularmente abjeta.
Me dei ao trabalho de ler a sentença completa de GM, lavrada em dezembro de 2009.
O ponto que mais me chamou a atenção foi o seguinte. Gilmar Mendes afirmou que, como Abdelmassih sempre se apresentara quando chamado pela Justiça no período em que estava em liberdade, não havia razão para temer que ele se aproveitasse do habeas corpus para fugir.
Quer dizer: para o juiz, Abdelmassih tinha princípios morais que o fariam aceitar sua pena estoicamente.
No mundo encantado de Gilmar,  Abdelmassih renunciaria a seus luxos, aos prazeres carnais proporcionados pela jovem mulher, à liberdade – a tudo, enfim, para obedecer à Justiça.
As vítimas de Abdelmassih manifestaram, nestes dias, compreensivelmente, ódio também de Gilmar Mendes.

Confira o texto no Diário do Centro do Mundo

O jornalismo jihadista da Band no debate com os presidenciáveis

O trio de jornalistas que entrevistou os presidenciáveis no debate da Band virou notícia, não necessariamente pelos melhores motivos. Bonner e Patrícia Poeta deram o tom dos encontros com os candidatos no JN: agressivos, pretensamente equânimes, falando muito.
Na Band, a fórmula foi aplicada com um resultado piorado e ideologicamente mais contaminado.
Se Fábio Panunzio foi mais contido, Boris Casoy e José Paulo Andrade lançaram mão de todos os clichês reaças para inquirir Dilma e Marina e alertar a população brasileira para o risco que corremos.

Lemann é o mais rico do Brasil pelo 2º ano, após empatar com Eike em 2012

Jorge Paulo Lemann é novamente o homem mais rico do Brasil em 2014, segundo levantamento da revista "Forbes Brasil", divulgado nesta quarta-feira (27). Ele, que já esteve empatado com Eike Batista em 2012, liderou o ranking dos ricaços brasileiros também no ano passado.


Confira no UOL Economia

Brasil tem mais de 202 milhões de habitantes, aponta IBGE

O Brasil tem uma população de 202.768.562 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. O estado mais populoso, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes. Já no estado menos populoso, Roraima, vivem 496,9 mil pessoas.


Confira no Correio do Povo.

Plebiscito Popular p/Constituinte da Reforma Política




http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Golpe no golpe


Na Ucrânia, atendendo forças conservadoras e fascistas que o apoiam, o atual presidente, ele mesmo resultado de um golpe de estado posteriormente “legalizado” (após deposição pela força do presidente eleito, a situação foi “regularizada” pela maioria no parlamento e seguiram-se eleições), dissolveu o parlamento e convocou novas eleições.
Ele não esconde os objetivos: acabar com a oposição feita atualmente pelos congressistas que representam a população russa ou têm posições conciliatórias. A população russa não poderá votar, vez que os territórios que ocupa estão sendo devastados por uma guerra civil. Ao presidente e forças que o apoiam, não basta ter maioria; é preciso calar a oposição.
Não se nota um único sinal de reprovação na comunidade europeia, mais interessada em atrair definitivamente a Ucrânia para sua zona de influência. Em vez de pacificação, pode haver um suicídio. As novas eleições aumentarão o poder dos fascistas no parlamento.

Confira no Jornal GGN

Marca suspende venda de camiseta infantil de aparência nazista

A marca de roupas espanhola Zara retirou nesta quarta-feira, de seu catálogo de vendas, uma camisa infantil estilo marinheiro decorado com uma estrela amarela, que provocou protestos por sua semelhança com o distintivo imposto pelos nazistas aos judeus. 

Leia mais no Correio do Povo

Menina de 9 anos mata instrutor com tiro acidental de submetralhadora

Uma menina de 9 anos de idade matou seu instrutor de tiro por acidente ao manusear uma submetralhadora Uzi no Estado americano do Arizona.
A criança participava de uma aula no estande de tiro Last Stop, em White Hills, na segunda-feira (25), quando perdeu o controle da arma.
O instrutor Charles Vacca, de 39 anos, foi atingido na cabeça e morreu ao ser transportado de helicóptero para um hospital local.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Marina come do fruto da demonização da política

Nesses períodos que antecedem a campanha eleitoral, até mesmo argumentos de que a mídia não tem nada a ver com a demonização do PT começam a surgir em comentários de pessoas ditas “progressistas”. Percebe-se que a votação não será baseada em partidos, mas sim no candidato, pelo menos no caso de Dilma e Marina.
As chamadas jornadas de Junho de 2013 foram exaustivamente analisadas como descontentamento com a política e nesse vácuo oportunistas começou gerar o discurso de pairar acima da atividade mais básica de uma sociedade:  a Política.

Confira no Jornal GGN

Sem água, palestinos lançam desafio do balde de escombros

Aproveitando a febre mundial na internet do desafio do balde de gelo (“ice bucket challenge”), que tem o objetivo de aumentar a arrecadação dos fundos de pesquisa para a descoberta da cura da doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), um jornalista palestino decidiu criar uma nova versão da campanha.

Na gravação, Ayman Aloul aparece em meio a ruínas de edifícios destruídos pela recente ofensiva de Israel a Gaza e joga um balde com escombros na cabeça.

Leia mais no Opera Mundi.