sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Asteróide vai passar perto da Terra

Um raro fenómeno astronómico vai acontecer no próximo domingo: um asteróide vai passar a uma distância muito curta da Terra, informou a NASA no seu site oficial. 

Os cientistas calculam que o astro vai estar a apenas 40 mil quilómetros das nossas cabeças. Para se ter uma ideia, esta distância é 10 vezes menor que aquela que separa o planeta da Lua.


Confira no TVI24.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Por que Dilma fez muito bem em não ir ao Jornal da Globo

Errar uma vez, tudo bem.
Mas duas, uma em cima da outra?
Acho que foi mais ou menos esta a lógica que governou Dilma ao recusar participar da entrevista-suplício para a qual fora convidada-intimada pelo Jornal da Globo.
Depois da experiência excruciante da entrevista no Jornal Nacional, seria incrível que Dilma comparecesse ao Jornal da Globo.
Foi um ato de sanidade o WO presidencial.
Ter Dilma seria bom para o JG. Mas e para ela?

General Inverno virá em socorro de Putin

Quem leu como foram derrotados Napoleão e Hitler sabe que o frio é a arma secreta da Rússia. Em 1812, esmagou os franceses. Em 1942-1943, desferiu aos nazis um golpe fatal em Estalinegrado. Promete ser agora decisivo na crise na Ucrânia, explicando por que Putin prolonga o braço-de-ferro com o Ocidente. Quando o Leste Europeu gelar, o Kremlin tirará vantagem.


Confira no Diário de Notícias (de Portugal). 

Mais uma da turma criadora de dificuldades inexistentes na economia (para vender facilidades que só eles têm)

Recentemente, em um evento da consultoria Empiricus (olha a turma aí novamente…), um famoso economista brasileiro, também filósofo, atualmente assessor da campanha do PSB (Eduardo Campos e depois Marina Silva) à presidência da República, de nome Eduardo Giannetti da Fonseca, afirmou que o “Estado Brasileiro não cabe no PIB” (declaração ao Jornal Valor Econômico, de 18/08/2014). Frase boa, daquelas que parece comprovar-se pela própria força. Só que não. Por que não?
O Brasil terá em 2014, segundo as projeções do FMI, um PIB de 2,2 trilhões de dólares e um gasto público que corresponde a 40% deste. Vejamos o quanto gastam os Estados Nacionais com PIB semelhante ao Brasil, para ver se estamos no desvio do padrão. Os dados que serão apresentados a seguir são todos resultantes de projeções para 2014 do FMI. Comecemos com os países de PIB mais próximo ao nosso. Digamos no máximo módicos cem bilhõezinhos de dólares abaixo (não há países com a mesma diferença para cima):
Grupo 1
PaísPIBDespesa Pública/PIB (%)
Brasil2.215.95340
Itália2.171.48251
Rússia2.092.20538
Alguma conclusão? Sim, ou gastam bem mais ou estão bem pertinho do Brasil.

Continue lendo no Sul21.

Marina sugere o fim do modelo estatal na Tecnologia

Mas pelo menos num pequeno trecho Marina Silva foi clara e pareceu pregar o retrocesso em relação aos Governos Lula e Dilma: ela defende claramente a terceirização como solução para os problemas econômicos do país. Diz querer se livrar do peso estatal em determinados setores, que ainda são grandes empregadores de mão de obra, como ocorre em Tecnologia da Informação no setor público.
“Os impulsos da empresa na era da tecnologia da informação apontam descentralização, mobilidade e terceirização. Ganha campo a experiência da empresa-rede, gestora de um complexo articulado onde a produção é descentralizada, e desaparece a grande fábrica concentradora de recursos e trabalhadores”.
Isto, sim, é uma novidade no programa de governo. O que Marina Silva quer dizer com “desaparece a grande fábrica concentradora de recursos e trabalhadores”? Será que ao pé da letra podemos interpretar como: Serpro, Dataprev, Cobra Tecnologia, entre outas estatais federais concentradoras de recursos e mão de obra irão desaparecer, para dar lugar a estruturas gestoras enxutas e contratadoras de serviços descentralizados?


Confira no Capital Digital

Universitária dos EUA carrega colchão onde foi estuprada como protesto

Emma Sulkowicz, 21, estudante de artes da Universidade de Columbia, em Nova York, foi estuprada por outro aluno dentro do seu dormitório em agosto de 2012. Inconformada com a postura da faculdade, que inocentou o agressor por 'falta de provas', a jovem resolveu carregar para todos os lados o colchão onde o crime ocorreu.


Confira no UOL Notícias

Programa de Marina Silva prega terceirização irrestrita, alerta jurista

O programa econômico da candidata Marina Silva (PSB), lançado na sexta-feira, 29/8, além de defender a autonomia do Banco Central, propor a redução do papel dos bancos públicos, acabar com a política de créditos direcionados, também propõe a terceirização ampla e irrestrita para todas as empresas, o que fere a Constituição Federal, precariza as relações de trabalho e representa uma ameaça para os trabalhadores. A avaliação é do advogado trabalhista Maximiliano Nagl Garcez, diretor para Assuntos Legislativos da Associação Latino-Americana de Advogados Laboralistas (Alal) e pesquisador-visitante na Harvard Law School.

"O posicionamento dessa candidatura a respeito desse tema é extremamente assustador, porque já enfrentamos no sistema financeiro uma crescente terceirização, que reduz salário e retira direitos. E estamos correndo o sério risco de legalização da terceirização com os dois projetos em tramitação no Congresso (o PL 4330 na Câmara e o PLS 087 no Senado) e o julgamento de Recurso Extraordinário com Repercussão Geral no STF", alerta Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Com Marina Silva, Pedro Simon pode ser o futuro ministro da Justiça

Com Marina Silva, Pedro Simon pode ser o futuro ministro da Justiça

Senador é ícone da moralidade pública do político brasileiro


Próceres de Marina Silva afirmam que sua grande preocupação é fazer um choque de moralidade no país.
Nos seus 20 anos de Brasília, Marina vê em Pedro Simon o ícone da moralidade pública do político brasileiro.  
Ninguém vai se surpreender se Simon se transformar num futuro ministro da Justiça, se Marina for eleita. 
Pedro Simon que foi o grande lutador para instalar no Congresso a CPI dos corruptores.
Feito isso, a corrupção acaba no Brasil.

Reprodução de editorial do Jornal do Brasil

Citi diz que programa de Marina é favorável a bancos e pode ser ruim para parte da indústria

O programa de governo da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, divulgado na semana passada, caso implantado traria benefícios a bancos privados e a concessionárias de infraestrutura, mas poderia ser negativo para algumas empresas do setor industrial, apontaram analistas do Citi em relatório nesta terça-feira.

Leia mais no Diário do Centro do Mundo

Foguete brasileiro com etanol é lançado com sucesso em Alcântara

O lançamento do primeiro foguete brasileiro com motor a propelente líquido foi feito na noite de ontem (1º) no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Todos os requisitos técnicos de sucesso da missão foram atingidos, segundo o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, coordenador da operação.
O experimento funcionou durante o período previsto de 90 segundos. A carga útil embarcada, denominada Estágio Propulsivo a Propelente Líquido, consiste em um motor que utiliza etanol e oxigênio líquido. O sistema foi desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia em parceria com o IAE.

Leia mais no Jornal GGN

Kiev anuncia acordo de cessar-fogo no leste da Ucrânia

Kiev anunciou nesta quarta-feira um acordo de cessar-fogo permanente com Moscou no leste separatista da Ucrânia, o que foi desmentido pela Rússia, que insiste que não é parte do conflito. "É muito cedo para dizer o que significa este cessar-fogo", disse o presidente americano Barack Obama na Estônia, país que visita com o objetivo de manifestar o apoio de Washington às repúblicas bálticas preocupadas com a Rússia. 


Confira no Correio do Povo.

Presidenta Dilma apoia o Plebiscito pela Constituinte da Reforma Política



A presidenta Dilma Rousseff (PT) anunciou, na terça-feira 2, seu apoio ao "plebiscito popular" que será realizado até o dia 7 com o intuito de verificar se a população deseja ou não a convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para realizar a reforma política. A intenção da mobilização é demonstrar o desejo popular por mudanças no sistema político e pressionar o poder público a convocar um plebiscito oficial sobre a reforma política.

“Pela importância da reforma política, por tudo o que ela carrega, pelo fato de ser necessária uma transformação de todas as instituições, a participação popular é questão fundamental. Sem ela não se fará reforma política no Brasil”, afirmou Dilma durante caminhada em São Bernardo do Campo (SP).
CLIQUE AQUI  para ler mais.

É impossível encontrar um livro nesta novíssima biblioteca

Você entra na nova biblioteca da Universidade Politécnica da Flórida. Iluminada, brilhante, cheia de belas curvas e… não tem sequer um livro nas estantes para contar história?
Sim, você leu corretamente. O novo prédio da instituição (veja em vídeo), de pouco mais de mil metros quadrados e projetado por Santiago Calatrava ao custo de US$ 60 milhões, não tem um único livro de papel disponível aos alunos. É, de fato, um belo espaço para trabalhar e ler – desde que todo o seu material seja digital.

Leia mais no Gizmodo Brasil

Anistia Internacional diz que há uma 'limpeza étnica' no Iraque

A Anistia Internacional (AI) divulgou um relatório nesta terça-feira (2) em que acusa o Estado Islâmico de fazer uma "limpeza étnica de dimensões históricas" no norte do Iraque. Segundo a entidade, o grupo islâmico pratica "crimes de guerra", com assassinatos sumários e sequestros em massa de pessoas que pertencem às minorias religiosas.  


Confira a notícia - ANSA / UOL

Como se vê que a Rússia não invadiu a Ucrânia

5ª-feira passada, o governo ucraniano, ecoado por porta-vozes da OTAN, declarou que militares russos estariam agora operando dentro das fronteiras da Ucrânia. Ora... Pode ser que sim, pode ser que não. Como ter certeza? Já disseram coisa semelhante antes, a data mais próxima, dia 13 de agosto, depois outra vez dia 17 de agosto, e prova nenhuma, nem que fosse prova plantada ou prova-que-não-prova. Mas concedamo-lhes o benefício da dúvida. Seja você mesmo o juiz.

Ofereço aqui essa útil listinha de dez sinais CLARÍSSIMOS, indiscutivelmente claros, que permitem que, ante qualquer um deles, você possa ter certeza de que sim, a Rússia invadiu a Ucrânia; ou de que, na ausência do sinal, você possa ter certeza de que não, a Rússia não invadiu a Ucrânia na 5ª-feira, e as 'notícias' da 5ª-feira não passam de fabulação (créditos para Roman Kretsul).

Porque se a Rússia tivesse invadido a Ucrânia na 5ª-feira, já logo no sábado à tarde a situação em solo seria do seguinte tipo:

1. A artilharia ucraniana teria mergulhado em silêncio sepulcral quase imediatamente. Já não estaria bombardeando os distritos residenciais de Donetsk e Lugansk. Isso porque antes da invasão os russos já teriam localizado as posições deles, e na 5ª-feira à tarde aquela artilharia teria sido varrida do cenário, por ataques aéreos, de artilharia e com fogo de foguetes em terra, como item um da agenda do business. Os residentes locais estariam nas ruas, festejando o fim do horrível suplício a que estão submetidos.

Confira a reprodução do blog Club Orlov no Pravada

A “liberdade de expressão” da grande imprensa nas eleições

Folha, Estadão, Uol, Zero Hora, Gazeta do Povo, Google, Ibope e Datafolha uniram-se para lançar um portal que monitora processos judiciais contra publicações da imprensa sobre candidatos às eleições de 2014. A ideia original e, em um primeiro momento, de interesse público busca mostrar a censura judicial praticada por candidatos, de acordo com partidos e regiões brasileiras, tornando-se um censo e mapeamento de postulantes aos cargos representativos que bloqueiam a ampla e livre divulgação das informações que os eleitores têm o direito de saber.
Entretanto, os únicos veículos de comunicação que podem fazer o registro das ações sofridas são os parceiros, acima descritos, ou seja, restrito à grande imprensa. A ideia passa a ser, portanto, fazer um balanço das tentativas de bloqueio de informações da grande mídia.

Confira no Jornal GGN

Analista revelou vírus de computador instalado pelos EUA no Irã

Diretor da empresa de segurança F-Secure, o finlandês Mikko Hyppönen, 45, atuou em uma força-tarefa de especialistas que revelou o vírus Stuxnet –instalado pelos Estados Unidos em uma usina iraniana. A descoberta parece histórias de espião, com pistas em fotos e paranoia por parte dos pesquisadores. Hyppönen esteve em São Paulo na segunda (25), para evento de cibersegurança, quando falou à Folha.


Confira no Colagens do Umbigo e da Mosca Azul, reproduzindo a Folha de São Paulo.

Boko Haram invade cidade na Nigéria; dezenas de pessoas morrem e milhares fogem

Insurgentes islamistas do grupo Boko Haram invadiram grande parte da parte da cidade de Bama, no nordeste da Nigéria, após horas de confrontos em que várias pessoas morreram e milhares de moradores ficaram desabrigados, disseram fontes de segurança nesta terça-feira (2).
Os islamistas lançaram um ataque contra Bama, a 70 km de Maiduguri, capital do Estado de Borno, na segunda-feira. Eles chegaram a ser repelidos, mas retornaram em maior número durante a madrugada, disseram fontes e testemunhas.



domingo, 31 de agosto de 2014

Senador Paim (PT/RS) apóia o Plebiscito Popular pela Constituinte da Reforma Política!




*Canoas/RS - O Centro de Integração Paulo Paim - CIPP, juntamente com o Comitê Popular Municipal em apoio ao  Plebiscito da Constituinte pela Reforma Política organizou recentemente uma concorrida 'reunião-debate' com o intuito de esclarecer e divulgar o Plebiscito que ocorre nacionalmente à partir da próxima segunda-feira, dia 01/09, estendendo-se até o dia 7 de setembro. Na oportunidade, o Senador Paulo Paim declarou seu apoio integral ao Plebiscito p/Constituinte da Reforma Política e comprometeu-se, inclusive, em ajudar a organizar/divulgar  a votação através de uma urna que ficará instalada nas dependências do CIPP e de um panfleto sobre o mesmo.  (...)

Clique Aqui  para continuar lendo.

Economia encolhe 0,6% no segundo trimestre, e Brasil entra em recessão

A economia brasileira, medida pelo PIB (Produto Interno Bruto), encolheu 0,6% no 2º trimestre em relação aos três meses anteriores. Além disso, os resultados do 1º trimestre foram revisados de alta de 0,2% para queda de 0,2%.
Com dois trimestres seguidos de resultado negativo, considera-se tecnicamente que o país está em recessão. Isso não acontecia desde a crise financeira global de 2008 e 2009.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Leia mais no UOL Economia