quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O tratamento VIP do Bom Dia Brasil a Marina

Não fui eu que disse. Foi a Sheherazade loira, Joice Hasselman, da TV Veja. Ela fez a seguinte avaliação da entrevista concedida por Marina ao Bom Dia Brasil.
“Marina nadou de braçada. Ela falou o que quis e bem entendeu. Não foi interrompida e nem colocada contra a parede (…). Em condições tão favoráveis, fez bonito: sorriu, brincou e atacou. Cada vez que uma bola era levantada, Marina cortava e de forma certeira. E o alvo era a adversária, Dilma Rousseff.”
Joice estava, naturalmente, elogiando a entrevista e a entrevistada. Fora rugas e estrias, provavelmente a coisa que Joice mais abomina na vida é Dilma.
Não havia, portanto, nenhum ar condenatório em sua avaliação da sabatina de Marina no Bom Dia Brasil.
E no entanto essa diferença brutal de tratamento é o triunfo do antijornalismo e da desonestidade intelectual.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Genro de Bin Laden é condenado à prisão perpétua em Nova York

O genro de Osama Bin Laden e ex-porta-voz da Al-Qaeda, Souleymane Abou Ghaith, foi condenado à prisão perpétua nesta terça-feira (23) em um tribunal de Nova York.
O ex-imã de 48 anos, proveniente do Kuwait e que defendeu os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos algumas horas depois do ocorrido, foi considerado culpado pelo júri, no dia 26 de março, de conspirar para matar americanos e de fornecer apoio material aos terroristas.

Confira no G1

EI executa ativista de direitos humanos em praça do Iraque

EI executa ativista de direitos humanos em praça do Iraque

Ativista chamou de "ação bárbara" a destruição com explosivos, por parte dos jihadistas, de várias mesquitas e mausoléus sunitas em Mossul


O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) executou a tiros nesta terça-feira uma ativista de direitos humanos em uma praça de Mossul (norte do Iraque), cidade sob o controle da organização extremista desde junho passado.

Samira Saleh al-Noeimi foi assassinada após permanecer mais de uma semana detida pelo EI por chamar de "ação bárbara" a destruição com explosivos, por parte dos jihadistas, de várias mesquitas e mausoléus sunitas em Mossul, capital da província de Ninawa, no norte do Iraque.


Confira no Terra.

Arqueólogos descobrem mais de 50 desenhos no solo do Cazaquistão

Mais de 50 geoglifos, figuras desenhadas no solo, com várias formas e tamanhos, foram descobertos em todo o norte do Cazaquistão, na Ásia Central, segundo arqueólogos.
Estas vastas estruturas formam o tipo de arte mais famosa na paisagem de Nazca, no Peru.
Descobertos usando o Google Earth (ferramenta do Google que possibilita ver a Terra por satélite), os geoglifos são projetados em uma variedade de formas geométricas, incluindo praças, anéis, cruzes e suásticas (a suástica, difundida como símbolo nazista, também foi um desenho usado durante a Antiguidade), que variam de 90 até 400 metros de diâmetro.

Confira no UOL Notícias.

Bombardeios dos EUA na Síria deixam pelo menos 58 mortos

Pelo menos 58 pessoas morreram nos bombardeios liderados pelos Estados Unidos contra os jihadistas do Estado Islâmico na Síria, informou o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahman nesta terça-feira. Segundo ele, 50 delas eram combatentes da Frente Al Nosra, o ramo sírio da Al Qaeda, mortos num ataque com mísseis contra uma das suas bases em Alepo, no Norte do país. Os outros oito mortos eram civis, entre os quais duas crianças e uma mulher, vítimas de um bombardeio da coligação internacional contra a região de Kafr Darian, na fronteira das províncias sírias de Alepo e de Idleb.


Confira no Correio do Povo.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

“Aparelhamento” do Estado: mito ou verdade? (Parte 2)

Na primeira nota sobre o assunto, o Brasil Debate mostrou que não há motivo para acreditar que há aparelhamento do Estado pelo governo. Dentre outras informações, observou-se a relação entre funcionários públicos por mil habitantes em 2010 era a mesma de 2000, de 5,09 funcionários públicos por mil habitantes.
A nota gerou diversos comentários que avaliavam que a questão do aparelhamento do Estado se dava não no campo dos funcionários concursados, mas sim dos comissionados.
Cargos comissionados são aqueles destinados à direção, chefia e assessoramento, preenchidos por livre escolha da autoridade. Podem ser ocupados por servidores concursados ou por pessoas sem vínculo com o governo.
A ideia é de que multiplicou-se o número de cargos em comissão, generosamente remunerados e ocupados por pessoas sem qualificação indicadas pelo partido governante.
Confira no Brasil Debate.

“Aparelhamento” do Estado: mito ou verdade?

A ideia de que tem havido um aparelhamento do Estado pelo governo federal é recorrente em discussões de articulistas de jornais, fóruns de discussão e até mesmo no discurso de vários políticos.
Analisando a tabela, que mostra dados a respeito do funcionalismo público federal de 1991 a 2010, torna-se evidente que essa hipótese é um mito:
1. De 1990 a 2002, a tendência era de queda no número de funcionários públicos ativos. O ano de 2002 foi particularmente marcante: apenas 30 funcionários foram admitidos por concurso público;
2. Desde 2003, a tendência tem sido de crescimento do número de funcionários públicos federais. O quadro de funcionários aumentou de 809.975 em 2002 para 970.605 em 2010, um acréscimo de 160.630 pessoas;
3. 155.534 foram admitidos por concurso público desde 2003. Mesmo com o aumento do número de funcionários públicos, em 2010 a administração federal tinha 21.391 funcionários a menos do que em 1991;
4. Considerando a população de 1991, de 146.815.815, e a de 2010, 190.755.799 (dados do IBGE), o número de funcionários por 1000 habitantes era de 6,76 em 1991 e de 5,09 em 2010. Portanto, o estoque de funcionários públicos federais caiu em relação à população total;
5. No Censo 2000, a população brasileira era de 169.872.856e o número de funcionários públicos federais era de 864.408, o que resulta em 5,09 funcionários públicos por 1000 habitantes. A mesma taxa de 2010.

O texto completo no Brasil Debate.

domingo, 21 de setembro de 2014

EUA, suspeitos e beneficiários das tragédias aéreas

Quanto ao voo MH17, estão sem explicações os seguintes fatos:
i) A caixa-preta se encontra há semanas em Londres, sem que as autoridades disponibilizem sequer trechos das gravações nela contidas [1];
ii) As aeronaves de guerra SU25 ucranianas detectadas pelo governo russo pouco antes da queda, que se aproximaram entre 3 à 5 quilômetros do Boeing 777 [2];
iii) As imagens de fragmentos da aeronave as quais um especialista alemão indicou serem perfurações à bala [3];


Por que a Escócia rejeitou a independência?


Os escoceses tiveram a oportunidade histórica de decidir em plebiscito se queriam a sua independência do Reino Unido e rejeitaram a opção - 55% dos eleitores votaram contra a separação.

A decisão veio após meses de uma campanha acirrada. A campanha do "Sim" (pela independência) foi liderada pelo Partido Nacionalista Escocês. Apesar de predominante na política local, a proposta do partido foi derrotada pela campanha do "Não".

Mas quais foram os fatores que acabaram influenciando o voto pelo "Não"? A BBC ouviu especialistas e aponta para 5 fatores:Os escoceses tiveram a oportunidade histórica de decidir em plebiscito se queriam a sua independência do Reino Unido e rejeitaram a opção - 55% dos eleitores votaram contra a separação.

A decisão veio após meses de uma campanha acirrada. A campanha do "Sim" (pela independência) foi liderada pelo Partido Nacionalista Escocês. Apesar de predominante na política local, a proposta do partido foi derrotada pela campanha do "Não".

Mas quais foram os fatores que acabaram influenciando o voto pelo "Não"? A BBC ouviu especialistas e aponta para 5 fatores:


Confira a análise da BBC no UOL.

Globo X Garotinho: quem acredita em Mariana Gross acredita em tudo

Para encurtar, documentos vazados pelo site Cafezinho mostraram, há cerca de um ano, que a Receita Federal flagrou a Globo num delito fiscal na compra dos direitos de transmissão da Copa de 2002.
A Globo tergiversou, e foi ajudada pelo silêncio da mídia e da própria Receita.
Agora, em resposta a Garotinho, ela afirma que acertou a dívida pelo Refis, um sistema de refinanciamento para devedores de impostos.
Mas um momento.
Por que o Refis para a Globo? Ela precisa? Não tem condições de pagar o que deve?