sexta-feira, 29 de maio de 2015

Globo esconde que J. Hawilla é sócio de filho de João Roberto Marinho

Ao noticiar o escândalo de corrupção internacional de subornos no futebol que levou à prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, o Jornal Nacional da TV Globo omitiu informações relevantes ao telespectador.
A começar pelo fato de J. Hawilla ter sido diretor de esportes da própria Rede Globo em São Paulo – tendo sido antes repórter de campo – e já nessa época, começou paralelamente a comercializar placas de publicidade em estádios. Ali nascia o empresário com forte ligação com a emissora.

Confira na Rede Brasil Atual, via Jornal GGN

Governo dos EUA retira Cuba de lista de países que patrocinam o terrorismo

O governo dos Estados Unidos retirou formalmente a partir desta sexta-feira Cuba da lista do Departamento de Estado de países que promovem o terrorismo, informou o Departamento de Estado em uma nota oficial. "O prazo de 45 dias de notificação ao Congresso expirou, e o Secretário de Estado tomou a decisão final de rescindir a designação de Cuba como Estado Patrocinador do Terrorismo, que se torna efetiva hoje, 29 de maio", expressou o porta-voz do Departamento de Estado, Jeff Rathke, em sua nota. 

De acordo com o Departamento de Estado, os Estados Unidos têm "preocupações e divergências significativas" com Cuba em diversos assuntos, mas que estão "fora dos critérios relevantes à rescisão" de sua designação para a polêmica lista.  A Cuba estava na lista ao lado de Irã, Síria e Sudão. O país, afirmou a nota, "não forneceu nenhum suporte ao terrorismo internacional nos últimos seis meses" e, além disso, "forneceu garantias de que não apoiará atos no futuro". 


Leia mais no Correio do Povo

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ação orquestrada pela justiça americana expõe corrupção na Fifa

Era previsível que a Fifa voltasse às manchetes esta semana, afinal a entidade escolheria o seu novo presidente na Suíça — ou, mais provável, reelegeria Joseph Blatter para outro mandato. De fato a entidade foi protagonista, mas por outro motivo, bem pior. Uma ação orquestrada pela Justiça norte-americana prendeu sete dirigentes ligados à Fifa, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin. 


Confira no Correio do Povo

Prender Dirceu e Genoíno é fácil. Difícil, no Brasil, é prender Marin.

A prisão de Marin é um retrato do Brasil: ele foi obrigado a viajar para ser preso.
Marin é, ou era, um daqueles intocáveis no país. Apesar da ficha carregada de delinquências, ele jamais foi importunado pela justiça, pela polícia e, muito menos, pela imprensa.
Isso com 83 anos.
Fosse mais comedido, ou menos ávido por propinas e atividades, Marin teria chegado ao túmulo bem longe de coisas desagradáveis como cadeia.
Prender Dirceu e Genoíno é fácil no Brasil destes tempos. Mas Marin pertence a outra casta: a do 1%. Isso significa imunidade.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Hamas executou palestinos durante conflito com Israel em 2014, diz Anistia

O grupo islâmico Hamas, no poder na faixa de Gaza, utilizou o conflito com Israel no enclave para executar adversários palestinos, matando ao menos 23 pessoas, o que pode constituir crimes de guerra, revela nesta quarta-feira a Anistia Internacional.

Um novo relatório da ONG com sede em Londres sobre a guerra na faixa de Gaza, em julho e agosto de 2014, denuncia "uma campanha brutal" do Hamas envolvendo sequestros, torturas e crimes contra palestinos acusados de "colaborar" com Israel.

O Hamas, que governa Gaza desde 2007, rebateu as acusações e afirmou que o relatório "está dirigido contra a resistência palestina" e contra o próprio movimento.


Notícia da AFP, no UOL.

Esvaziada, marcha que saiu de SP para pedir impeachment chega ao Congresso

Integrantes da Marcha pela Liberdade, movimento liderado por organizações contrárias à presidente Dilma Rousseff (PT), chegaram nesta quarta-feira (27) ao Congresso Nacional onde irão ingressar com um pedido de impeachment contra a presidente. Apesar de terem informado que até 40 mil pessoas poderiam participar do protesto marcado para a tarde desta quarta-feira, pouco mais de 300 pessoas, de acordo com a PM do Distrito Federal, compareceram ao evento.


Confira no UOL Notícias

Já tem programação para os próximos dias? “Vai Prá Cuba”

Porto Alegre recebe desde a última quarta-feira a exposição fotográfica “Vai Prá Cuba” na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Centro Histórico. São 25 fotografias em preto e branco feitas, em 2012, pelos fotógrafos Lidia Fabrício e Rogério Amaral Ribeiro em Havana, capital do país, e Santiago, segunda maior cidade.

Leia mais no Sul21 - via Jornal GGN.

Onda de calor mata 800 pessoas na Índia

Pelo menos 800 pessoas morreram na sequência da onda de calor que ocorre há mais de uma semana na Índia, sobretudo nos estados do Sul do país, disseram nesta terça-feira as autoridades do país. No estado de Andhra Prades, ul da Índia, o mais atingido, ao menos 551 pessoas morreram na última semana.

Nessa segunda-feira, a temperatura registrava 47º Celsius (ºC), o que levou as autoridades a colocar em prevenção os hospitais do estado e recomendar à população que evite sair à rua. (...)


Continue lendo no Correio do Povo.

terça-feira, 26 de maio de 2015

A culpa é sempre do FHC ou do PT

Para o ignorante a ciência é sempre neutra.
Para o petista de antolhos a culpa é sempre do FHC.
Para o machista a culpa do estupro é sempre da estuprada, que provocou com sua saia curta.
Para a direita atual a culpa é sempre do PT.

Países descobrem qualidade do vinho nacional

As exportações brasileiras de vinhos finos, incluindo espumantes, superaram as expectativas no ano passado. Em valor, o aumento foi de 83,7%, com destaque para os espumantes, que sozinhos conquistaram alta de 127%. Ao todo, foram exportados quase 10 milhões de dólares em vinhos e espumantes. O crescimento não foi por acaso, mas resultante de diversas iniciativas para potencializar a presença dos vinhos e de espumantes nos outros países. 

Merece destaque o trabalho realizado especialmente no Reino Unido, que lidera as exportações em valor. O Brasil firmou um acordo, em 2013, com grandes varejistas neste país. Isso fez com que houvesse um crescimento de 422% nas exportações entre 2013 e 2014, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Além do Reino Unido, os países que mais compraram produtos brasileiros, em total de valores, foram Bélgica, Paraguai, Holanda e Alemanha. 

Em litros, as exportações atingiram crescimento de 74,8% no ano passado, na comparação com 2013. O país que mais recebeu o produto brasileiro foi o vizinho Paraguai, com mais de 508 mil litros, sendo seguido pelo Reino Unido e pela Bélgica. O Brasil conseguiu exportar ainda, apesar do volume pequeno, para a Argentina. Outro fator que potencializou as exportações foi a categoria vinho fino. Após a realização da Copa do Mundo, em junho e julho do ano passado, houve um crescimento na procura pelos produtos. “Trouxe uma exposição muito grande. Esperamos repetir o sucesso nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016”, projeta o presidente do Ibravin, Moacir Mazzarollo.

Confira no Correio do Povo. Destaque do editor do blog. 

Leia também: Vinhos, espumantes e sucos têm caído no gosto do brasileiro.

“Comunista! Cachorro!”: Jô Soares apanha por negar o Pensamento Único

Jô Soares é comunista. É também petralha e vendido. Ah, sim: e um cachorro.
A patrulha ideológica sobre o apresentador atingiu níveis inéditos de cafajestagem após uma conversa que teve com Dilma no Planalto.  Danilo Gentili, seu concorrente, admirador até ontem, o comparou a um cão nas redes sociais: “Senta. Deita. Rola. Parabéns! Um biscoitinho pra vc.”
(Esse é o mesmo Gentili que se queixa de perseguição, de censura, de ser vítima da ditadura do politicamente correto e por aí vai. Alguém com um ponto de vista diferente do seu é um animal.)
A transformação de Jô em socialista vagabundo não vem de hoje. Começou com suas críticas à fantasia da bolivarianização do Brasil e continuou com a cacetada que deu na busca do PSDB pelo impeachment (“Parece uma coisa de república de patetas”).
É uma velha tática macartista. (...)

Continue lendo no Diário do Centro do Mundo

Eleições marcam avanço esquerdista na Espanha

As eleições municipais e regionais realizadas neste domingo (24/05) marcam o avanço de legendas esquerdistas na Espanha. O conservador Partido Popular (PP), do premiê Mariano Rajoy, sofreu grandes perdas, enquanto que a nova força esquerdista Podemos conseguiu êxitos surpreendentes em Madri e Barcelona.
As candidatas das alianças locais, Manuela Carmena e Ada Colau, poderão se eleger prefeitas, respectivamente, da capital espanhola e da metrópole catalã. Segundo os resultados divulgados nesta segunda-feira, elas vão precisar, no entanto, do apoio de outros partidos.

Leia mais no Deutsche Welle, via DCM.

Por que estou com Nassif

Estou com Nassif nas batalhas judiciais que ele trava com Ali Kamel, Eduardo Cunha e Gilmar Mendes.
Por três razões.
Primeiro, o mundo pelo qual se bate Nassif é muito melhor – mais justo, mais igualitário – do que o representado por Kamel, Cunha e Mendes.
Os três simbolizam o 1%, a plutocracia predadora.
Nassif claramente está com os 99%. Combate o bom combate.

Continue lendo no Diário do Centro do Mundo

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Orgulho nerd e dia da toalha

Algumas lendas cercam o dia da toalha, hoje, 25 de Maio - que é também (e não por coincidência) o dia do orgulho nerd. Uma coisa está intimamente ligada à outra, como os dois lados de uma bolacha recheada.
Don't panic! - o bordão mais conhecido do Guia do Mochileiro das Galáxias acaba sendo o grito de guerra (ou de socorro, depende do ponto de vista!) dos nerds orgulhosos de hoje. Não entre em pânico, está tudo sob controle e, cá entre nós, se você é um nerd hoje suas chances de ser alguém charmoso e interessante, além de inteligente, te levam pra lugares jamais dantes explorados, como pro lado de uma mulher-gata, por exemplo. Nunca foi tão fácil ser nerd e, acredito, o dia da toalha acabou contribuindo um tanto pra isso, com seus nerds delineados nas academias da vida desfilnado em fotos ou ao vivo mesmo, pelos corredores, trajando apenas o item de celebração do dia. Ah, que saudade dos meus tempos áureos...

Leia mais no Jornal GGN

Vale “desova” navios-fantasma que Agnelli comprou lá fora

Quase sem registro na imprensa, a Vale se livrou de parte do problema criado com os meganavios que Roger “Queridinho da Mídia” Agnelli mandou construir na China e na Coreia.
A mineradora vendeu – e afretou em seguida – quatro navios de minério (VLOC – Very Large Ore Carrier) por US$ 445 milhões, o que representa uns 20% menos do que custou cada unidade, além do custo financeiro.
Com este, já são oito os megamineraleiros que a Vale deixa de operar. E, com isso, além de se livrar das restrições que os armadores chineses tinham criado para a atracação dos navios gigantes – 400 mil toneladas de porte bruto, os maiores do mundo – alivia seu caixa num momento em que os preços do minério estão baixos no mercado mundial.
E resolve o problema de subutilização de embarcações caríssimas.
Não foi mau negócio para a empresa, dados os problemas que tinham sido criados.
Mas foi um mau negócio para o Brasil, lá no seu nascedouro.

Leia mais no Tijolaço, via Jornal GGN

A ameaça à liberdade de imprensa


Censurando os críticos, asfixiando-os economicamente, quem conterá os abusos de Gilmar, de Cunha e de Kamel?
Há uma ameaça concreta à liberdade de imprensa nessa enxurrada de ações.

Confira no Blog do Luís Nassif