sábado, 13 de junho de 2015

Beto quem? De onde? Partido? Que partido?

Cheguei a essa listagem de meios de comunicação digitando a expressão “Operação Publicano” na linha de busca do Google. A notícia parece ter sido publicada somente em jornais e sites do Paraná, com raras exceções que merecem destaque. Esse texto pretende cumprir a difícil tarefa de examinar o agendamento da grande mídia, ou seja, a seleção que essas empresas fazem do que é noticiado e, consequentemente, do que não o é. Como é difícil pesquisar o que não existe, quando o caso é de omissão, vamos ter que prosseguir pela comparação cuidadosa e a busca de pistas aqui e acolá.
O fato: O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, cumpriu ordens de prisão de mais de meia centena de pessoas, algumas delas ligadas diretamente ao governador Beto Richa, do PSDB, suspeitas de participarem em esquema de propina milionário na Receita do Paraná. A investigação que gerou essas ordens de prisão ocorre há algum tempo e foi batizada de Operação Publicano.

Confira no Jornal GGN

Como o Jornal Nacional noticiou o desvio de 4 milhões para a reeleição de Beto Richa

O Jornal Nacional focou na fraude fiscal na Receita, sem colocar a campanha de Richa em foco. Ao final da matéria, os apresentadores informaram que, em nota, Beto Richa disse que apoia as investigações contra seu governo. No mesmo informe, o governador sustentou que a corrupção no Paraná é "endêmica", que esse caso na Receita é de conhecimento de todos há mais de 30 anos, mas não dispensou uma linha sequer sobre o que sua gestão fez para impedir os desvios de dinheiro público.


Leia no Jornal GGN

Crianças pobres de Madri terão refeições grátis até os 13 anos

A futura prefeita de Madri, a ex-juíza Manuela Carmena, anunciou nesta sexta-feira que suas primeiras medidas serão garantir que as crianças comam bem e frear os despejos de casas nesta cidade atingida pela crise.

"Estamos com uma certa emoção ante a realidade de que, depois de 25 anos de governo municipal do Partido Popular (direita), estamos enfrentando esta possibilidade de mudança", declarou em uma coletiva de imprensa, na qual confirmou um acordo entre seu partido da plataforma cidadã Ahora Madrid e o Partido Socialista, que lhe permitirá ser a próxima prefeita da capital.



Leia mais no Correio do Povo

Alemanha arquiva investigação sobre supostas escutas dos EUA

A procuradoria federal alemã anunciou nesta sexta-feira que investigação sobre a suposta espionagem da Agência Nacional de Segurança americana (NSA) a um telefone celular da chanceler Angela Merkel será arquivada. "O procurador-geral federal encerrou a investigação sobre as suspeitas de espionagem ao celular utilizado pela chanceler por parte dos serviços de inteligência" americanos, porque as acusações "não podem ser provadas legalmente no âmbito do direito penal", afirmou um comunicado da procuradoria de Karlsruhe (sudoeste).

A justiça alemã havia anunciado o início de uma investigação "contra pessoas desconhecidas", ou seja, sem identificar um suposto responsável, por atos de espionagem e atividades em favor de um serviço de inteligência estrangeiro.


Leia mais no Correio do Povo

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Bombardeio atinge capital do Iêmen e deixa cinco mortos

Um bombardeio aéreo da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita atingiu nesta sexta-feira a cidade antiga de Sanaa, matando cinco pessoas e destruindo três casas na parte histórica, classificada pela Unesco como patrimônio mundial. O ataque, lançado antes do amanhecer, é o primeiro bombardeio direto neste bairro desde o início, em 26 de março, da campanha aérea da coalizão contra os rebeldes xiitas huthis e seus aliados, segundo habitantes da região.

Um míssil caiu sem explodir no bairro de Qasimi, localizado em uma área que compreende milhares de casas de vários séculos de idade, de acordo com testemunhas. O projétil demoliu várias casas e matou cinco pessoas, incluindo uma criança, indicaram fontes médicas e testemunhas.


Confira no Correio do Povo.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

“Maior erro do PT foi seguir estratégia lulista de conciliação permanente”

Autor do livro "História do PT" (Ateliê Editorial), o professor da USP e historiador Lincoln Secco, diz que o partido que governa o país há pouco mais de 12 anos é mais burocrático e menos militante. Filiado a essa legenda, Secco afirma que a maior falha dos petistas foi desenvolver a estratégia lulista: a conciliação permanente.
A entrevista é publicada por El País, 10-06-2015.
Eis a entrevista.
Como o senhor definiria o PT hoje? De esquerda, de centro-esquerda?
Esquerda e direita são localizações no espaço político. Se você considerar os grandes partidos brasileiros, o PT é a esquerda que o país conseguiu ter. É a nossa esquerda institucional que aceita a ordem. Não é uma esquerda anticapitalista.
O que diferencia o PT dos demais partidos?
Basta olhar para a parcialidade com que a grande imprensa trata o PT para ver que há diferenças dele em relação aos demais. Você imaginaria alguém se preocupando com o congresso do PMDB? Ali não há tendências ideológicas, só conflitos de lideranças. O mesmo vale para o PSDB. O PT hoje é um partido que possui um jogo de lideranças ao lado da velha disputa de tendências ideológicas. Ele continua inovador: tem 50% de mulheres na direção e proibiu a reeleição por mais de duas vezes dos deputados.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Onde estão os protestos de João Doria e Walter Feldman contra a corrupção na CBF?

Para os puxa sacos e desavisados de sempre, a gestão Del Nero era vendida como “renovação”. Duas contratações viraram símbolo disso. Walter Feldman, secretário-geral, veio com o mesmo papo magro que usou na campanha de Marina Silva, em que trabalhou como coordenador. Era preciso esquecer o passado, daqui pra frente tudo vai ser diferente etc.
Feldman teve um trajetória triste no PSDB antes de desembarcar na Rede. A ambição nunca se igualou à capacidade de ganhar votos. Foi serrista quando isso existia, saiu do partido atirando em Alckmin, voltou para a medicina — agradecendo a mamãe, naturalmente — e encontrou abrigo com Marina, tornando-se especialista automático em “sustentabilidade”.
Apanhado no tiroteio, pensou que retirar o nome de José Maria Marin da sede no Rio de Janeiro resolveria os problemas. Sua página no Facebook sumiu do ar na semana passada.
A situação de Feldman talvez só não seja tão complicada quanto a do chefe e a de outro personagem cuja nomeação causou surpresa até mesmo em Galvão Bueno: o lobista João Doria Jr..

HSBC cortará quase 50 mil empregos; metade virá de vendas em Brasil e Turquia

O HSBC cortará quase 50 mil postos de trabalho e reduzirá seu banco de investimentos, diminuindo os ativos do maior banco europeu em um quarto em uma medida para simplificar e melhorar sua lenta performance.

O banco disse nesta terça-feira que cerca de metade dos cortes de postos de trabalho virão das vendas dos negócios no Brasil e na Turquia. A outra metade virá de um corte de cerca de 10 por cento do restante dos seus 233 mil funcionários com a consolidação de operações de tecnologia da informação e departamentos administrativos e o fechamento de agências bancárias. Por volta de 7 mil a 8 mil cortes são esperados na Grã-Bretanha.

Confira a notícia da Reuters (via DCM).