sábado, 20 de junho de 2015

O dia em que os Hells Angels brasileiros invadiram Caracas

O que ocorreu com a comitiva é simples de entender.
 
A van que a conduzia foi acompanhada por batedores da polícia venezuelana. A comitiva parou no congestionamento. A presença de batedores despertou a curiosidade de populares. Alguns cercaram o ônibus e deram murros na lataria. Em nenhum momento houve ameaças à sua integridade física, porque os batedores estavam lá garantindo a comitiva.
 
É um episódio da mesma dimensão dos ataques de populares na Paulista a pessoas que vestiam camisas vermelhas. E menos grave do que os tais Revoltados Online atiçando a malta contra repórteres de uma revista tida como de esquerda. Onde existe malta ocorrem problemas típicos de ajuntamento de malta. Simples assim.
 
Esta é a história real.
 
A tentativa de transformar um episódio banal em incidente diplomático é indigna para o parlamento brasileiro. Que o governo da Venezuela pague o desgaste da prisão de oposicionistas. Pretender responsabilizá-lo por problemas de trânsito em Caracas é desmoralizante para o parlamento brasileiro.
 
Valeram-se do mesmo estratagema de José Serra no episódio da bolinha de papel. Seleciona-se uma região claramente hostil ao candidato, já que agrupando ex-funcionários da Funasa demitidos por ele quando Ministro. A comitiva entra provocando e a reação serve de pretexto para a farsa da bolinha.


Confira no Blog do Luís Nassif

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Serra, Lacerda e a Petrobrás


O que não é aceitável é que a corrupção seja utilizada para desmontar a Petrobras e encobrir interesses das grandes petroleiras internacionais. É o caso do projeto de Serra. O mesmo Serra que em telegrama diplomático divulgado pelo WikiLeaks em 2010 prometeu a uma alta-executiva da Chevron –petroleira norte-americana, cujos interesses no pré-sal foram contrariados– que o modelo de partilha seria revisto. Promessa é dívida.
Nem o assunto nem a tática são novos. Aliás, a cada dia que passa os tucanos demonstram seu indisfarçável giro lacerdista. Carlos Lacerda era contra a criação da Petrobras em 1953 e defendia a participação estrangeira na exploração do petróleo. A famosa tática lacerdista de plantar escândalos para colher golpes –que funcionou tão bem no ano seguinte e em 1964– daquela vez falhou.
Agora, Serra a recupera com a PLS 131/15. O que está em jogo é a expansão desregulada do modelo de concessões, que convenhamos não foi interrompido nos governos petistas. Os leilões de campos de petróleo se mantiveram, como no caso emblemático do campo de Libra. Não houve nacionalização do petróleo no Brasil. O que o modelo de partilha fez foi apenas limitar a exploração pelas empresas privadas estrangeiras. E mesmo isso já foi encarado como um ataque ao livre mercado por algumas delas que, sob este argumento, não participaram do leilão.



Confira o texto de Guilherme Boulos, na Folha de São Paulo, disponível em Colagens do Umbigo e da Mosca Azul

Cidade canadense sediará orgia para pessoas com deficiência

Cansados de ver informações equivocadas sobre a sexualidade de pessoas com deficiência, os canadenses Andrew Morrison-Gurza e Stella Parikarova estão organizando uma orgia em Toronto, no Canadá. As informações são do jornal on-line americano "The Daily Dot".
A "Deliciously Disabled" (deliciosamente deficientes, em uma tradução literal do inglês), nome escolhido para o evento, será 100% acessível para aqueles que precisam de uma cadeira de rodas --pessoas sem deficiência também serão bem-vindas. O local escolhido foi o teatro Buddies in Bad Times, que normalmente realiza espetáculos de dramaturgia alternativa.

Confira no UOL Mulher

Sabe qual é a nacionalidade que mais rouba itens de quartos de hotel? Veja

O site de viagens Hotels.com acaba de divulgar o resultado de uma pesquisa pra lá de original realizada com 4.700 viajantes de 28 países.
Eis a pergunta da sondagem: você já levou embora algum objeto de um quarto de hotel onde ficou hospedado? 

Confira no UOL Viagem

A vitória dos Warriors na NBA e o que o futebol pode aprender com o basquete


O melhor do mundo perdeu. O Cleveland Cavaliers, time de LeBron, apanhou do Golden State Warriors. Aqui já vale notar: não é o Warriors, time do Stephen Curry. É outra coisa, um caso diferente do Cavaliers. O Warriors é um time coeso, completo. Um time que, se não tem um gênio, tem vários ótimos jogadores, e isso inclui os reservas.
O slogan do Warriors é muito bonito: “a força dos números”. Isso faz alusão tanto à força da torcida, que faz lotação esgotada há mais de 100 jogos, quanto à força do time, e prova dessa força é que Curry, o cara tido como o melhor jogador do time, não foi considerado o MVP (o melhor jogador, equivalente ao bola de ouro no futebol) afinal. Foi Iguodalla, que começou os playoffs na reserva.
Onde você encontra um reserva sendo MVP? Num time muito coeso, com talentos muito próximos, eis onde.
É interessante ver onde o futebol pode aprender com o basquete. Os brasileiros já tentaram importar algumas coisas, mas sempre as erradas. O mais importante não é a macaquice das cheerleaders, nem o show que se faz em volta do jogo.
O importante é o profissionalismo em algumas áreas.

Caiado deve desculpas públicas por mentir psicoticamente no furdunço do vôo à Venezuela

Caiado mentiu deslavadamente desde o primeiro momento. “O governo venezuelano acaba de desautorizar nossa viagem. Isso é uma afronta. Nós temos que fazer uma moção de repúdio pedindo a exclusão da Venezuela do Mercosul e rompendo todos os acordos legislativos do Brasil com aquele país”, disse de imediato.
“É algo inimaginável, que só existe em ditaduras.” Ele exigia a retratação. Dilma precisava decidir “se fica ao lado de tiranetes ou do Congresso Nacional”.
A Venezuela autorizou o vôo (pago por você) na tarde de terça-feira, dia 16. O ministro Jacques Wagner havia explicado o que aconteceu: “Qualquer avião da FAB, para sair daqui e ir a qualquer lugar, pede ordem de passagem pelo espaço aéreo e para o pouso. Aquilo lá é outro país”. Sério?
Caiado se aproveitou do interregno entre o requerimento e a permissão para fazer sua pregação antibolivariana doidivanas. Espécie de revoltado off line, seu terreno é o da paranoia e da mistificação. Dado o ok, dirá que foi fruto da pressão dos parlamentares.
Ainda que não fosse fornecida a permissão, por que diabos deveria um país liberar a visita de estrangeiros manifestamente contra o regime? Os EUA, por exemplo, vetam frequentemente ativistas e artistas. Fernando Gabeira está banido. Até gente como Amy Winehouse e a apresentadora de programas de culinária Nigella Lawson não puderam pisar lá.

Japão condena construção das ilhas artificiais chinesas em zona em disputa

O Japão condenou nesta quarta-feira a construção das ilhas artificiais chinesas em zonas disputadas do Mar da China Meridional, unindo sua voz aos protestos dos Estados Unidos. "Não podemos aceitar esta forma de atuar de políticas de fatos consumados", declarou o porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, enfatizando a preocupação do Japão a respeito.

Os chineses são acusados de realizar grandes operações no Mar da China Meridional para transformar recifes de coral em portos e infraestruturas com o objetivo de formar terreno sobre as águas - 800 hectares nos últimos 18 meses, segundo Washington - e estender assim sua soberania.


Confira no Correio do Povo

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Terremoto do Nepal deslocou monte Everest, diz estudo chinês

terremoto de 7,8 graus que abalou o Nepal no dia 25 de abril deslocou o monte Everest, a maior montanha do planeta, em três centímetros para o Sudoeste, afirma a Administração Nacional de Topografia, Cartografia e Informação Geológica, citada pela imprensa de Pequim. Segundo um estudo do organismo, o Everest (8.848 metros) aumentou três centímetros nos últimos 10 anos e se deslocou quase 40 centímetros para o Nordeste.

Confira no Correio do Povo

Tribunal egípcio confirma pena de morte contra Mursi

Um tribunal egípcio confirmou nesta terça-feira a pena de morte contra o ex-presidente islamita deposto Mohamed Mursi por fugir da prisão e por ataques contra a polícia durante a revolta de 2011.

O juiz já havia condenado à pena capital no mês passado Mursi e uma centena de acusados. A confirmação da sentença nesta terça-feira chega depois que o tribunal consultou o grão-mufti, a maior autoridade religiosa do país na interpretação da lei islâmica, a quem o governo concede um papel consultivo.

Reprodução do Correio do Povo

Twitter: limite de 140 caracteres chega ao fim em mensagens diretas

A partir de julho, o Twitter vai abandonar a restrição de 140 caracteres em mensagens diretas. A mudança foi anunciada nessa quinta-feira, 11, pelo diretor de produtos da companhia, Sachin Agarwal, em postagem no blog para desenvolvedores da rede social. 

O limite continua valendo para tuítes e mensagens públicas, mas o novo posicionamento altera uma das características mais marcantes do microblog, deixando-o mais próximo de outras plataformas como Messenger e WhatsApp. 


Leia mais no Comunique-se

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Nicarágua treina prostitutas para mediar conflitos na Justiça

A prostituição é legal na Nicarágua. E agora, em um sinal dos avanços das conquistas profissionais do país, a Suprema Corte do país (CSJ, na sigla em espanhol) decidiu nomear algumas prostitutas como mediadoras judiciais.

As prostitutas atuam em casos em que a lei admite a mediação como mecanismo para evitar conflitos. A CSJ disse que o objetivo do programa é treinar e credenciar trabalhadoras sexuais como mediadoras para que estas "possam resolver conflitos entre elas mesmas e dessa forma evitar violência".

Mas elas também atuam em casos de violência doméstica e delitos menores.


Confira a notícia da BBC Brasil no UOL

Réus graúdos levam Zelotes para longe dos holofotes

A investigação de crimes praticados por grandes empresários, detentores de fatia considerável do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, caminha relegada ao desinteresse por falta de associação a um escândalo que reverta em dividendos ou prejuízos políticos. O tratamento dado por parte do Judiciário e da imprensa à Operação Zelotes é uma amostra disso, se comparado à Lava Jato. Essa tem sido a constatação de parlamentares, representantes do Ministério Público, analistas econômicos e profissionais do meio jurídico, que se debruçam sobre a elucidação de um escândalo que pode chegar R$ 19 bilhões desviados do Tesouro Nacional.
A Operação Zelotes foi deflagrada em 28 de março por diversos órgãos de investigação em conjunto com a Polícia Federal. Resultou na descoberta de uma fraude com a Receita Federal, no período de 2005 a 2013 – grandes empresas subornavam integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado à Fazenda, para serem absolvidas do pagamento de impostos ou reduzir de forma significativa o valor a ser pago. Entre as empresas investigadas estão grandes corporações, como RBS (maior afiliada da Rede Globo), Gerdau, Votorantim, Ford, Mitsubishi, BRF (antiga Brasil Foods), Camargo Corrêa, e os bancos Santander, Bradesco, Safra, BankBoston, Pactual, Brascan e Opportunity.

Continue lendo na Rede Brasil Atual, via Jornal GGN

Serra e Renan querem implodir o pré-sal


Senadores prometem lutar para impedir a votação do projeto de José Serra que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do Pré-sal.


Confira na Carta Maior, via Jornal GGN.