sábado, 4 de julho de 2015

Por que PSDB apoiou em peso a redução da maioridade penal na Câmara?

"Impressionante. Que país é esse aqui que, para reduzir a criminalidade, tem que reduzir a idade? Nós só queremos fazer adultos criminosos? Que bobagem é essa? Eu sou rigorosamente contra. Não vejo nenhuma razão que, para você resolver o problema da criança infratora, você tenha que diminuir a idade da pena, de 18 anos passa a ser 16 anos."

Essa foi a resposta do então governador de São Paulo Mário Covas, um dos fundadores do PSDB, ao ser questionado sobre a redução da maioridade penal no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1999. Um vídeo com declarações dele sobre o tema passou a circular nas redes sociais depois que a Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, ainda em primeiro turno, a redução da idade mínima para que um jovem possa ser julgado como adulto de 18 para 16 anos, no caso de alguns crimes graves.

A bancada do PSDB na Câmara apoiou em peso a proposta e foi fundamental para a aprovação, que passou com margem de 15 votos - foram a favor da mudança 49 dos 52 tucanos presentes na sessão (são 53 no total). Entre os que votaram "sim", estava Bruno Covas, neto do ex-governador paulista.


Confira a reportagem da BBC Brasil reproduzida no UOL

Com a cumplicidade da mídia, Eduardo Cunha age como se não houvesse acusações gravíssimas contra ele

Vamos voltar alguns meses.
Eduardo Cunha apareceu na célebre Lista de Janot.
Depoimentos de gente como o doleiro Youssef – um homem absolutamente acreditado pela mídia quando cita o PT e ignorado quando fala em amigos do barões da imprensa – colocaram Cunha numa situação insustentável.
Cunha, numa palavra, achacou.
Uma empresa que regularmente fornecia propina para ele e seu partido, a Mitsui, fechou a torneira.
Youssef disse que, diante disso, Cunha em retaliação mandou uma Comissão no Congresso fazer uma devassa completa na Mitsui.
Repito: a isso se dá o nome pouco edificante, mas certeiro, de achaque.
Não ficou apenas no plano das palavras. Documentos que vazaram mostram que, de fato, aliados de Cunha fizeram “pressão pública” – a expressão é do insuspeito Globo – sobre a Mitsui.
Isto foi em março.
Era presumível que Cunha enfrentasse algum tipo de problema por conta das revelações.
Imagine que ele fosse do PT.

Ministro do STF diz que objetivo de delatores é “salvar a própria pele”

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira que o objetivo maior dos delatores é “salvar a própria pele” ou amenizar uma pena futura. Ao deixar a última sessão do STF antes do recesso de julho, o ministro também disse esperar que as delações assinadas na Operação Lava Jato tenham sido espontâneas.


Leia mais no Correio do Povo

Maioria que votou pela redução da maioridade aprovou também a terceirização

Dos 303 parlamentares que foram favoráveis à redução da maioridade penal, 80% (242) também votaram a favor da terceirização ampla no dia 8 de abril, quando foi aprovado Projeto de Lei (PL) 4.330. As duas pautas têm também em comum o apoio ostensivo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


Confira no Sul 21.

A estranha reação dos eleitores do PSDB ao avatar com as cores LGBT

Na última sexta-feira (26), o casamento igualitário para gays e lésbicas nos Estados Unidos foi aprovado pela suprema corte norte-americana, gerando uma comoção das pessoas, héteros ou homossexuais, cisgêneros ou trans, com avatares coloridos no Facebook. Entre os políticos brasileiros, Lula foi o primeiro a se manifestar, seguido por Dilma Rousseff, Luciana Genro, Eduardo Jorge, Eduardo Suplicy, a deputada Mara Gabrilli, entre outros.
Os senadores Aécio Neves e José Serra, além do governador Geraldo Alckmin, não se manifestaram e até reduziram as interações nas redes sociais no final de semana. Nem a ex-presidenciável Marina Silva fez qualquer aceno de simpatia à causa gay. Seguiram a mesma cartilha de Levy Fidelix e Pastor Everaldo, políticos nitidamente reacionários.
Ou seriam todos eles reféns de eleitores reacionários?
Um tucano ajuda a responder esta pergunta. No dia seguinte à aprovação do casamento gay, Fernando Henrique Cardoso foi uma exceção no PSDB e colocou dois avatares coloridos, um com sua foto e outro com diversas causas pró-minorias.
Um leitor e provavelmente seu ex-eleitor prontamente se manifestou: “Achei ridículo, me perdoe a sinceridade”. “Ir nessa modinha besta é uma bola fora”, disse outro. A cereja do bolo ficou com um terceiro: “Fernando Henrique Cardoso não tem nada a ver com a direita conservadora. Sempre foi baba ovo de Antonio Gramsci e promotor do marxismo cultural”.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Padura: “Sou de uma geração cubana que viveu a revolução e depois perdeu possibilidades de realização”

Eu já disse outras vezes, há uma esquerda romântica que vê Cuba como paraíso socialista e há uma direita muito agressiva, que nos vê como um inferno comunista. E Cuba não é uma coisa nem outra. Parece mais o purgatório.


Confira a entrevista com o escritor cubano Leonardo Padura, no Sul 21

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Após ataque em Charleston, pelo menos outras seis igrejas negras foram incendiadas nos EUA

Após o massacre que matou nove pessoas em uma igreja metodista historicamente frequentada pela comunidade negra da cidade de Charleston, na Carolina do Sul, o Southern Poverty Law Center, organização de advocacia especializada em direitos civis, afirmou que pelo menos outras seis igrejas frequentadas predominantemente por negros foram danificadas ou destruídas com fogo na última semana.


Confira no Opera Mundi

Delação de Pessoa é insuficiente para impeachment

As grandes empreiteiras que são alvo da Lava Jato contribuíram para os principais partidos. Em relação ao PT, há a acusação de que doações de campanha tiveram origem em propinas de contratos das empresas com a Petrobras. No entanto, essas empresas também realizaram obras em Estados importantes governados pela oposição. Por que apenas as contribuições ao PT e seus aliados teriam tido origem criminosa? É um indagação feita pelo PT, que apresenta um ponto pertinente.
Se Ricardo Pessoa contribuiu, como dizem os relatos, para abrir canais com quem poderia lhe dar contratos públicos, isso deveria valer para todos aqueles que receberam contribuições eleitorais do dono da UTC e da Constran. Os valores são milionários para integrantes de partidos do governo e também da oposição.

domingo, 28 de junho de 2015

Resolução Política da Executiva Nacional do PT




A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores definiu, durante reunião nesta quinta-feira (25), a novaresolução política da legenda, após uma análise da conjuntura recente do País.
No documento, o PT critica a tentativa da oposição e da mídia em criminalizar a legenda e atingir a popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, volta a se posicionar contra a redução da maioridade penal, contra a reforma política em curso na Câmara dos Deputados e a favor do combate à corrupção.
“O PT, que sempre esteve na linha de frente do combate à corrupção, é favorável à apuração de qualquer crime envolvendo apropriação privada de recursos públicos e eventuais malfeitos em governos, empresas públicas ou privadas, bem como a punição de corruptos e corruptores”, diz o texto.
Além disso, no documento, o PT repele a negativa da revogação da prisão preventiva do ex-secretário de Finanças, João Vaccari Neto, e também sai em defesa da Petrobras e do pré-sal.(...)
CLIQUE AQUI para ler na íntegra.