sábado, 11 de julho de 2015

Gilmar Mendes agiliza julgamento de Dilma no TSE em férias forenses

Durante o julgamento das contas de campanha da presidente Dilma Rousseff, entre novembro e dezembro de 2014, o ministro do STF e do TSE, Gilmar Mendes, era o relator do processo e tomou decisões aos finais de semana, em horários que extrapolam a carga horária do Judiciário, além das próprias férias forenses - quando os ministros e magistrados se ausentam e apenas tomadas urgentes são definidas nos plantões. Seis meses passaram-se, as contas da presidente voltaram a julgamento e novo recesso forense. Ainda que respaldado pelas normas internas, Gilmar Mendes utiliza-se do exercício de substituto da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir pautas e agilizar o julgamento de Dilma na Corte.


Leia mais no Jornal GGN

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sardenberg merece ganhar o prêmio Ig-Nobel de Economia por seu comentário sobre a crise grega

Está sobrando ódio no debate político brasileiro.
E, consequentemente, está faltando humor.
Por isso, é mais que bem-vinda a resposta que Lula deu ao jornalista Carlos Alberto Sardenberg a propósito de uma análise dele que atribuía a culpa da encrenca grega ao PT.
Sardenberg fez uma bizarra conexão entre encontros entre o premiê grego Tsipras com Lula e Dilma, algum tempo atrás.
Tsipras teria sido induzido a acreditar que você pode enfrentar uma crise econômica sem ajuste fiscal. Daí, segundo Sardenberg, a tormenta grega e europeia.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Piketty: “Se a Alemanha não pagou as dívidas, por que a Grécia deve pagar?”

A Grécia, sob o governo do partido de esquerda Syriza, decidiu por referendo popular não pagar as dívidas neste dia 5 de julho de 2015. Dias antes, em 27 de junho, o economista francês Thomas Piketty deu uma entrevista ao jornal alemão Die Zeit, de Hamburgo.“A Alemanha nunca pagou suas dívidas”, disse o autor do livro “O Capital no Século XXI”.


Leia mais no Diário do Centro do Mundo

Lista da Forbes é a prova de um mundo desigual

A Forbes, revista de negócios norte-americana, publica anualmente uma lista avaliando o patrimônio dos bilionários em todo o mundo. A edição deste ano novamente apresenta nas três primeiras posições Bill Gates, fundador da Microsoft; Carlos Slim Helu, do setor de telecomunicações; e o banqueiro Warren Buffet. Juntos, eles detêm ativos da ordem de US$ 224 bilhões, o equivalente ao patrimônio estimado de cerca de 900 milhões de pessoas.
Os dados ficam ainda mais alarmantes se tomarmos como referência os ativos dos dez mais ricos. Neste caso, chegamos a um total de US$ 551 bilhões, comparável ao patrimônio de algo em torno de 2 bilhões de pessoas no planeta!
Uma análise da referida lista de bilionários da Forbes a partir de 2009, ano seguinte à crise econômica mundial, mostra um crescimento médio anual de 14% no patrimônio do grupo dos dez. Enquanto isso, o PIB mundial evoluiu pouco acima de 3% ao ano.

Continue lendo no Comunique-se.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Grécia: 3 possíveis cenários após a vitória do 'não'

Então, o que podemos esperar agora? Os gregos continuarão usando o euro ou terão de abandonar a moeda única? Ou há ainda a possibilidade de um novo acordo?
Há pelo menos três possíveis cenários: 1) a Grécia deixa o euro após fracassadas tentativas de negociação com a zona do euro; bancos gregos entram em colapso, levando a um resgate da zona do euro ou a uma saída da Grécia; 3) o governo grego convence líderes da zona do euro a concordar com uma revisão do acordo.

Futebol e política: paradoxos brasileiros


O futebol é como a política, cheio de paradoxos.
Os melhores governos para os setores mais pobres da população brasileira, depois de Getúlio Vargas, foram os de Lula e Dilma, o que enlouquece a direita, transformada em paladina da moral por falta de capacidade de ganhar eleições.
Os governos do PT botaram não brancos nas universidades como nunca havia acontecido antes.
Recuperam as universidades públicas sucateadas pelo doutor FHC.
Deram poder de compra à classe C, que comprou carro, televisão de plasma, sofá novo, linha branca completa e passou a ter acesso a aeroportos, enfurecendo coxinhas que se sentiam como usuários exclusivos de aviões.
Criaram programas de assistência como os que existem em qualquer país desenvolvido.
Distribuíram uma rendinha que não saía das mãos dos coxinhas.
Geraram quase pleno emprego, o que gera inflação.
Pleno emprego é como supersafra: o muito bom dá prejuízo.
Tantas fez o petismo que só podia ir para a panela.

Confira no Juremir Machado da Silva, no Correio do Povo

Como se descontroem governos, um raio X da crise

Em algum momento de 2013, Dilma perdeu o eixo. Queda do nível de crescimento, pressão da inflação e, depois de junho, a popularidade despencando. Por cima de tudo, o fenômeno das redes sociais acelerando drasticamente as demandas sociais, inclusive dos recém-incluídos.
Tornou-se um trem desgovernado, agindo de impulso, isolando-se, atropelando regras básicas de política, economia e sociabilidade.

domingo, 5 de julho de 2015

Navio-plataforma é entregue com 65% de conteúdo local

A área de Iracema Norte, do campo de Lula, polo do pré-sal na Bacia de Santos, litoral carioca, recebeu na última sexta-feira (03) o navio-plataforma Cidade de Itaguaí. A embarcação tem capacidade de produção de 150 mil barris e compressão de 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e, nas próximas semanas, será conectada a oito poços produtores e nove poços injetores para começar a trabalhar no terceiro trimestre deste ano. 
 
O Cidade de Itaguaí foi construído com 65% de conteúdo local, ou seja, de peças e equipamentos produzidos por empresas brasileiras. (...)


Confira no Jornal GGN